Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

bquintans 31/03/2023

Melhor que a Ilíada?
Não tem como comparar! a Ilíada e a Odisseia são livros completamente diferentes, inclusive se acha que não foram escritos pelo mesmo autor, por mais que a fama seja dada à Homero. a Ilíada é um grande drama sobre a Guerra de Troia enquanto a Odisseia é um livro cômico ? sem deixar de ser trágico ? sobre a volta de Ulisses para casa.

pobre homem, Ulisses leva dez anos para voltar para sua querida casa. ao mesmo tempo que senti pena dele, adorei ler sobre o tempo dele com os Ciclopes, com Circe, com Calipso, foi tudo muito divertido e gostoso de ler.

quando ele volta à Ítaca, por fim, é emocionante. ler sobre Ulisses reencontrando todos aquele que ele ama após vinte anos separados é satisfatório! seus servos, sua mulher, seu filho, seu pai, até seu cãozinho! é emocionante!

a parte da chacina também é perfeita. traz uma sensação de finalização, um ponto final para sua história. eu amei!

leiam a Ilíada, leiam a Odisseia! voltemos aos clássicos
Rodrigo007 31/03/2023minha estante
Voltemos aos clássicos ??

Fatima 17/12/2009

Odisséia
ODISSÉIA.
(Homero)

Ao longo do tempo muito se tem discutido sobre a verdadeira autoria de "A Odisséia", atribuída a Homero, embora sem resultados conclusivos. A obra é uma exaltação do povo grego ao herói mortal Ulisses, conhecido também como Odisseu. A história tem inicio quando Menelau, rei de Esparta, e Agamenôn, rei de Atenas, convocam todos os reis e nobres da Grécia para ajudá-los a montar uma expedição contra Tróia. Diante da convocação Ulisses finge estar louco. Descoberta a farsa, só lhe resta partir para a guerra. Após a tomada de Tróia tem inicio a viagem de Ulisses, cheia de peripécias e aventuras, de volta a Ítaca, sua terra natal.

Ju Padilha 27/03/2009

Clássico!
primeiro, é preciso ler simplesmente por ser um clássico (e não é sem razão que um obra vira um clássico), segundo porque é a base da cultura ocidental...
agora cá entre nós, se é difícil ler os milhares de versos(eu li a versão em narrativa!) imagina decorar tudo?!!! pois é, tanto a Odisséia quanto a Ilíada eram poemas cantados, contados oralmente... a compilação é bem posterior! Enquanto a Ilíada é o poema da guerra, a Odisséia é o poema da paz... é há inclusive, dúvidas se as duas obras são do mesmo autor, pois apresentam pontos de vista muito diferentes! De qualquer forma, uma obra que nos permite criar imagens mentais fantásticas!

cfsardinha 26/06/2011

Um clássico da literatura!
A melhor história de aventura, que supõe-se real, já vista.
Foi escrita por Homero, o bardo da antiguidade.
O livro narra as aventuras de Ulysses após a Guerra de Tróia (Ou seja, leia a Ilíada primeiro). O rapaz se meteu numa enrrascada justo com Posseidon, o Deus do Mar, irmão de Zeus. E, por conta disso, nunca consegui voltar pra casa (seu reino era numa ilha.. então já viu, né?). Foram anos de tentativa. Ele conseguiu? Tem que ler pra saber.. hehe.

ralfe 16/10/2011

É um classico, logico. Mas é mais que isso, é uma reflexão sobre o homem, religiao e a filosofia. Você vai se perguntar, depois que ler: será os 12 apostolos leram Homero? Porque muita da historia irá te remeter a elementos biblicos.
Odisseu achava que nao previsava dos deuses e isso lhe trouxe a ira dos ceus (ou melhor, dos mares, pra ser mais preciso). Dai conversa vai, conversa vem, sangue, putaria e coisas tipicas de um filme americano de ação. Recomendassimo.

Gabriela 26/12/2011

Já li e reli muitas vezes, é a melhor aventura que se pode viver através de um livro. Porém recomendo outras ediições mais completas.

Myilena 06/01/2014

Não merecia resenha, mas ode!
A bela narrativa sobre as idas e vindas de Odisseu ( Ulisses, em sua forma latina), apesar de parecer aos olhos dos que a veem por longe um canto de guerra, é em verdade um canto de paz. Cabe à obra que a antecede, Ilíada, ser um canto de cólera. Isso porque sereias, ciclopes, monstros outros e os pretendentes de Penélope são impasses presentes no caminho, mas o desejo e a guia é um descanso aos braços da sua esposa, cansado da guerra de Troia.

Ulisses que por quanto anda, aedo que é, conta como astuciosamente deu-se sua viagem, esse que faz-se de mendigo e faz-se de ninguém, é mais que um personagem literário, senão progenitor da literatura ocidental. O que torna Penélope, a castíssima, também nossa antepassada.

A leitura desta obra é uma obrigação moral para qualquer pessoa que goste de literatura, de ficção, de narrativas, e mais: de música, de glória, de heranças poéticas.

Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Odisseia, de Homero
“É muito difícil aos homens lutar contra os deuses eternos.”
“Quem tem coragem consegue levar a bom termo as empresas em que se mete”.
“A vergonha é ruim companheira de quem necessita”.
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/03/odisseia-homero.html

weley 12/12/2013

O que há de bom em Odisséia de Homero.
Uma das principais características desse conto de Homero,na minha opinião é de como as civilizaçoês antigas prezavam a hospitalidade e a amizade mutua entre si,no livro Odisséia quase sempre vemos relatos de estimas e consideraçoês exacerbadas entre os hóspedes e quem os recebe em sua casa,ou seja o hóspede ou estrangeiro é tratado como um rei em quase todas as rapsódias do livro,é tratado sem dúvida como amigo,nobre sentimento em um livro em que o tema central retrata a guerra,violência e a ambição de arrogantes usurpadores pretendentes,em que o personagem central,o bravo Ulisses,trava a todo momento um árduo e obstinado regresso á sua terra,a fim de expulsar e eliminar os usurpadores pretendentes de sua casa,sem dúvida um excelente livro,para quem tem gosto por histórias de ação e atos heroícos.

Katita2013 01/12/2013

Vestígios de uma civilização Arcaica...
Na Odisseia, Homero continua sua poesia epopeia narrando as aventuras de Odisseu ( ou Ulisses ) quando tenta voltar para a casa, depois de vencer a guerra de Tróia. Ele vai enfrentar de tudo e até mais, desde vendavais em alto mar até Ciclope gigantes e ninfas e magas traiçoeiras.
Eu, para dizer a verdade, gostei mais da Ilíada, porque apesar do tom fantástico dado pelos Deuses, a Ilíada ainda permanece no nível da verossimilhança, dando a essa epopeia um toque de sabor histórico. Mas na Odisseia, apesar da pesada “mão” de realismo fantástico dado por Homero ao nível da narrativa, podemos apreciar muito mais os detalhes da vida quotidiana daqueles gregos da época Arcaica daquele tempo. Sobretudo quando ele usa as famosas “símiles”, ou seja, quando ele compara uma determinada cena narrada na Epopeia com fatos quotidianos, que eram conhecidos por todos os que ouviam a sua poesia cantada ( sim, porque para aqueles que não sabem, estamos falando de 700 anos antes de Cristo, e a escrita estava sendo inventada, portanto as narrações eram feitas em poesia, e além disso eram cantadas ao som da cítara). Um exemplo retirado da Odisseia para ilustrar um símile. É o canto 22, depois do episódio da matança ( chacina ) de todos os pretendentes que queriam casar com a sua mulher Penélope na sua ausência :
…Com os olhos ainda atulhados de cadáveres, observavam os arredores.
Odisseu examinou a casa. Um pretendente,
enfiado em algum canto, poderia ter escapado da
morte. Subia uma montanha ensangüentada de
corpos imundos. Pareciam peixes arrastados do mar alvacento em redes apertadas, empilhados
na areia da praia pelas mãos habituadas dos
pescadores. De nada lhes vale o apelo às ondas.
Os raios brilhantes do sol extinguem-lhes a vida.
Assim jaziam os corpos dos pretendentes….
Na Odisseia, mais que na Ilíada, podemos vislumbrar através das frestas do enredo toda a riqueza de pequenos detalhes daquele mundo de pastores e pescadores da Grécia Arcaica.

Laurinha 08/11/2013

A Odisséia de Homero narra as aventuras de Ulisses durante 10 anos de ausência ao lar, compondo-se de quatro partes a narrativa.

Na primeira parte aparece a Assembléia dos Deuses. Ulisses partira. Muitos eram os pretendentes da mão de sua esposa Penélope. Atena estimula Telêmaco para proteger sua mãe contra esse pretendentes. Entretanto os dias passavam e uma angústia, o desespero apodera-se de Telêmaco. Decide sair à procura de seu pai Ulisses, percorrendo Pilo e após a Lacedônia, porém sem êxito. Enquanto isso os pretendentes em sua casa lançam mão da emboscada.

Na segunda parte, os deuses se reúnem, em assembléia, novamente. Após atender solicitação de Atena, Zeus dá o encargo a Hermes que ordene a Calipso permitir que Ulisses parta, após sete anos de retenção. Uma jangada é construída por Ulisses. Nela se encontrava navegando quando é colhido por uma tempestade. É atirado na Ilha dos Feaces. Adormece. Quem o encontra e dele procura cuidar, acolhendo-o em seu palácio é Náusica, a filha do Rei Alcinoo. Ulisses dá prova de sua forte compleição atlética quando participa no jogo da projeção do disco que é promovido em honra de Náusica, saindo vitorioso da disputa. Sua volta à pátria estava prestes a concretizar-se.

Na terceira parte....

DIÓGENES ARAÚJO 01/10/2013

Uma obra prima da literatura mundial

Um dos melhores livros já escritos, que mescla literatura, poesia e mitologia grega.
Um dos livros de maior influência na historia, mesmo para quem não gosta muito de mitologia grega, vai se encantar com as narrações literárias, que unem poesia e aventura.

Júnior 26/06/2013

Uma bela e emocionante narrativa
Poder ler um dos primeiros livros escritos é realmente magnífico. E não só por isso, seus cantos são empolgantes em sua grande parte, perdendo um pouco o ritmo somente no terceiro ato.

É uma leitura que lhe permite visualizar a natureza humana em tempos remotos dando uma gama de evidências sobre como não evoluímos muito em diversos aspectos no que diz respeito à conduta moral. Somado a isso estão as grandes aventuras da mitologia grega que são narradas nas entrelinhas da epopeia de Ulisses. Isso nos permite criar um interessante panorama acerca da fé contemporânea e aquela dos povos antigos que povoam as páginas da Odisseia, refletindo sobre como se dá a relação do homem para com sua divindade e o que chamam de destino.

Por fim, é importante ressaltar o belo trabalho de tradução que a coleção Clássicos da Penguin vem fazendo. Neste caso, Frederico Lourenço mantém a dinâmica dos cantos, deixando assim prevalecer a história que deve ser passada como era o intuito quando a mesma foi escrita.

Lenísia 21/06/2013

De fato, um clássico.
Merece minhas cinco estrelas. Sou uma amante da História e Mitologia grega, esse livro não podia ter me feito mais feliz.
É perfeitamente compreensível o por quê do livro ser considerado uma obra de arte das mais valiosas da humanidade. As aventuras de Ulisses me divertiram e emocionaram. Pergunto-me por que motivo eu não procurei lê-lo antes.
Um livro que guarda séculos de grandeza e riqueza da literatura. Além de ser uma leitura rápida e descontraída, é bom para todos os momentos.
E para os que tem problemas em achar uma boa tradução, leiam a de Marques Rebelo, achei bem clara. Aí vai a minha dica.