Odisséia

Sanoli 06/02/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/02/homero-odisseia.html

Gislayllson 22/02/2017

Livro emocionante
Com a leitura de Odisseia fecho o doblete homérico iniciado com Ilíada. Aqui viajamos juntamente com Odisseu(Ulisses) em sua sofrida volta pra casa. Realmente muito emocionante as situações que Odisseu se ver obrigado a passar antes de chegar em casa e, alcançando a terra natal, ter de derrotar a quem o queria longe e morto. Recomendo.

Henrique 25/06/2017

adorei o livro
O livro conta a ida de Ulisses para sua terra natal Ítaca a espera de sua esposa Penelope e seu filho Telêmaco,neste caminho de Ulisses ele encara varios desafíos como o canto das sereias e ate mesmo o Ciclope

Joao.Gabriel 15/09/2017

ADOREI!
Namoral esse livro é um classíco da literatura. Melhor adaptação de todos os livros que eu já li...
NOTA 10! Ele conta a história de uma forma bem resumida, mas não deixa de deixar os principais acontecimentos.

Cristiano.Santos 09/11/2017

Grande viagem da vida
"É bem curta, sem dúvida, a vida dos homens. Quem é grosseiro e com os outros somente asperezas pratica, imprecações só recolhe de todos os homens terrenos, enquanto vivo; depois que se fina, maldizem-no todos. Mas, quem se mostra benigno e só sabe espalhar benefícios, os estrangeiros a fama excelente por longe lhe exaltam entre os mortais, sendo muitos os homens que nobre lhe chamam." (fala Penélope ao hóspede recebido em sua casa. Odisseia, p. 320)
A famosa e antiga estória de Odisseu, ou Ulisses na versão latina, é uma grande viagem repleta de vida, morte, sabedoria, exemplos de amizade sincera...
O que me chamou a atenção foi a acolhida que o herói recebeu em várias terras em que desembarcou. Ao longo da viagem, no poema Homero descreve povos que por costume acolhem com alegria e sem distinção aos estrangeiros, tal como se da família fossem, ou amigos muito chegados.
Este é só um ponto a destacar no épico. Como não tenho profundo conhecimento da obra, não arrisco fazer uma avaliação muito extensa.
Odisseia se tornou sinônimo de grande viagem ou grande busca. É natural se esperar boa acolhida quando partimos para longe.
Os exemplos apresentados na obra são inspiradores. Servem para todos que acompanharem a grande viagem da vida ao longo de seus versos.

Cris 11/01/2018

Épico!
Eu li este livro através de um áudio book.

Sempre tive curiosidade em ler a obra, mas por ser considerado um clássico, eu já imaginava que seria uma história muito chata, na verdade, eu nem sabia bem do que se tratava.

Fiquei bem surpresa quando me vi envolvida por uma história épica, muito rica em detalhes, e com grande quantidade de personagens.

A história de Ulisses, as descrições das viagens, das batalhas e a influência da mitologia são muito interessantes de se acompanhar e eu amei o final. Épico!

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Marque a Página 30/01/2018

RESENHA DE: A ODISSEIA | #resenhamarqueapagina | NOTA: 5/5 🌟
#resenhamarqueapagina
Nome: A Odisséia
Autor: Homero
Editora: difusão cultural do livro aka DCL
Páginas: 87 ( com informações adicionais 95)
Nota: 5/5🌟

A Odisséia conta a história de Ulisses e de sua família depois que o mesmo ganhou a guerra contra Tróia (o episódio do cavalo gigante de madeira foi idéia dele). No "prólogo" do livro, Homero fala: " A viagem de todos foi difícil, cheia de imprevistos criados pelos deuses, mas a de Ulisses foi uma verdadeira epopéia, ou melhor, uma odisséia. (...) Sua viagem de volta levou 10 anos, a mesma duração da Guerra de Tróia". Esse prólogo me fez amar o livro de cara. Só pelo fato da piada com o nome do livro e o fato da duração da volta de Ulisses.
Enquanto Ulisses tentava chegar em Ítaca, ilha que governava. Seu filho, Telêmaco e esposa, Penelope, passavam por poucas e boas. Mesmo depois de 20 anos, Penelope negava a se casar de novo. Então, Telêmaco tenta, com ajuda divina, a tomar as rédeas da situação. Mesmo que o plano de Penelope tenha funcionado por 4 anos, ele precisava fazer o necessário para tirar de sua terras todos os homens que queriam sua mãe como esposa. ( O plano da Penelope é bastante simples e fácil. Por toda manhã ela costurava um manto para o sogro. Porém, à noite, ele desfazia seu trabalho)

Bom, ao decorrer do livro vemos as dificuldades do Ulisses e os esforços para que a família tenha seu final feliz.
Um fato interessante é o fator religiosidade do livro. Eles acreditam nos deuses e Homero deixa bem claro que antes mesmo de começar a história ele pede ajuda as Musas para poder escrever.

site: https://www.instagram.com/p/BebVnGZFJbV/?taken-by=marqueapagina2

Bruno 03/04/2018

Odisseia, que obra!
Odisséia, de Homero, mais uma obra!
Odisséia nós relata como foi a volta de Odisseu para Ítaca, sua terra natal, depois da guerra de Tróia que durou 10 anos.
Nessa volta, Odisseu passa por várias aventuras, desde sereias, ciclopes e até uma visitinha ao Hades. Nosso herói com muita inteligência e astúcia, vence seus combatentes e volta para a casa depois de mais 10 anos. 😑

Com sua casa cheia de pretendentes para Penélope (já que todos pensam na possibilidade de sua morte), Odisseu, junto com a ajuda dos deuses e de seu filho que agora já tem 20anos, trama uma vingança que é relatada como um presente para leitor que tanto espera essa represália.
Odisséia é bem diferente de Ilíada, mas as duas são extremamente fantásticas. Recomendo ler Ilíada antes de Odisséia, mas não é necessário ler as duas obras ou uma seguida da outra, já que são histórias diferentes.

site: https://www.instagram.com/maisumlivropfv/

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

Boa Tradução
?Odisseia" é uma das mais antigas obras da literatura ocidental, data aproximadamente do final do século VIII a.C. e é atribuída a Homero, um aedo cego de origem jônica. Curiosamente, não há qualquer comprovação de que ele tenha existido, portanto, sua produção intelectual poderia ser uma "personificação coletiva de toda a memória da Grécia Antiga".

Apresentando 24 cantos, trata-se de um poema épico com doze mil versos hexassílabos que foi criado e legado oralmente de geração em geração, para só depois ser vertido para a modalidade escrita e até hoje, continua a ser pesquisado, estudado e traduzido para os mais diversos idiomas.

Enquanto que "A Ilíada" retrata a guerra e atos heróicos, "Odisseia", sua sequência, descreve jornadas e experiências extraordinárias. Seu protagonista é o rei de Ítaca, Odisseu ou Ulisses, que após o final da Guerra Troia, ao enfrentar uma tormenta, acaba se perdendo no mar. Submetido a duras provas, ele só consegue retornar para casa dez anos depois para encontrar Penélope, sua esposa, cortejada por inúmeros pretendentes interessados em assumir seu lugar no trono.

Seu texto é dividido em três partes. A primeira, chamada "Telemaquia", vai do canto I ao IX e quem comanda a ação é "Telêmaco" que parte à procura de Ulisses, seu pai. Na segunda, canto V ao XII, são narradas as aventuras do herói durante sua viagem de volta e na última, é relatada sua vingança sobre os rivais.

Com um enredo não linear, chama a atenção a importância do papel das mulheres e dos escravos na condução da trama, o que torna o caráter épico da obra um tanto quanto atípico. Outro ponto peculiar é seu título, "odisseia", que passou a significar uma espécie de viagem heroica (algumas vezes, rumo ao autoconhecimento) em quase todas as línguas ocidentais.

Publicada pela L&PM, essa edição foi traduzida por Donaldo Schuller diretamente do grego. Professor, escritor além de tradutor premiado, sem dúvida, ele tem competência para enfrentar essa dicil tarefa e como esperado, apresenta um belo trabalho, indiscutivelmente ousado, com uma mistura sob medida de registros e ritmos. Boa leitura!