Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Maria.Batagin 22/07/2023

Odisseia
A Odisseia é um poema épico, escrito por Homero, que narra o percurso atribulado do herói Ulisses para voltar para casa depois da Guerra de Troia.
A história começa com Ulisses e seus homens presos em Ítaca, devido aos deuses que o puniram por ofender Poseidon, deus do mar.
Eles são libertados e Ulisses começa sua jornada de volta para casa. Nessa jornada, ele enfrenta muitas dificuldades, incluindo encontros com monstros, um ciclope e a raiva de Poseidon.

Amanda Silva 23/01/2021

Mais uma obra readaptada e rescrita que faz com que o leitor se prenda a narrativa e deseje saber cada novo passo ou aventura que surge para Ulisses.

O que mais me chamou atenção neste livro, são os desenhos ao decorrer da história e o glossário ilustrado ao fim do livro.

Gabriel 25/10/2022

Odisseia - Homero
"Odisseia" é um poema épico cuja a autoria é atribuída ao sedo grego Homero e que se utiliza do hexâmero datílico e de recursos da oralidade para narrar o retorno de Odisseu (Ulisses) à Ítaca após o término da guerra de Troia.
Ulisses havia deixado sua esposa Penélope e o filho Pelêmaco para lutar na guerra de Troia, cuja duração fora de dez anos. No entanto, após o fim do conflito, tem de lidar com uma série de desafios e obstáculos para retornar, o que demora mais dez anos, sendo que, ao chegar, ainda tem de lidar com um grupo de pretendentes que queriam se casar com Penélope e tomar o poder de Ulisses em Ítaca.
A obra é dividida em três partes: telemaquia, apólogos e mnesteroforia. A primeira trata de Telêmaco; a segunda trata das aventuras de Ulisses e a terceira, por fim, trata da vingança de Ulisses contra os pretendentes de Penélope.
Uma obra essencial para aqueles que desejam te contato com grandes clássicos da literatura.

ACASO (Ana) 06/01/2021

Triste
Não gosto de literatura mitológica...
Mas achei a história legal, me prendeu. Muito triste em tese.

Edoarda 20/12/2022

Enquanto a Ilíada é repetitiva em muitos momentos, a Odisseia é simplesmente deliciosa, por ter uma cadência de fatos decorridos com o ardiloso Ulisses (ou, originalmente, Odisseu). Certas desventuras são tão curtas na narrativa que dá dó - e a vontade que fosse um livro de prosa, não poesia.

Leciane.Castilho 03/12/2022

Ilíada
Esse livro, até o momento, é o mais especial da minha vida. ?
Homero narra nos cantos todas as batalhas heróicas e os conflitos divinos de uma forma tão linda que você se sente em uma viagem, acompanhando tudo que houve em Tróia como se estivesse lá e fizesse parte da tripulação.
Mas o ponto alto pra mim foi a dor de Aquiles pela perda de Patroclo. :(
Nunca li nada mais bonito e romântico que o luto do grande herói por seu companheiro, É LINDO, confesso até que chorei, não por tristeza, mas por ser realmente emocionante e atemporal.
Joao.Alessandre 03/12/2022minha estante
Adorei a resenha. Tá esperando na minha estante pra 2023.

Leciane.Castilho 03/12/2022minha estante
Não irá se arrepender! ?

cat 20/02/2023

Gostei bastante dessa edição, é mais simples de ler do que a versão que eu tinha lido anteriormente, principalmente em termos de tradução e adaptação.

Karla.Kassiane 15/02/2024

Ó divinal Odisseu!
Este clássico ficou guardado na minha prateleira quase o mesmo tempo que Odisseu levou pra retornar pra sua querida Ìtaca, depois de doze belos anos fiz a leitura e voilar, que maravilha grega senhoras, senhores e deuses do Olimpo.
A Odisseia, do grande poeta grego Homero, conta a história do divinal Odisseu, que partiu de sua terra natal Ítaca onde era rei para lutar nas batalhas de Tróia, deixando para trás sua esposa Penélope, seu pequeno filho Telêmaco, seu pai Laertes, além de muitos súditos fiéis. Passado tempo com o fim da guerra e tendo passado 20 anos sem que Odisseu retornasse todos o tinham como morto, então os jovens ricos da cidade começaram a cobiçar Penélope, mas ela não cedia. Ao mesmo tempo Odisseu tentava retornar ao lar, enquanto Telêmaco saía em busca de notícias do pai há muito desaparecido. Tudo isso contando com a ajuda da ?protetora? de Odisseu, filha de Zeus, Atena.

Madu 13/06/2022

Odisseia
Caramba, que obra maravilhosa!!!!
Toda a humanidade deveria ter conhecimento sobre tal obra.
Bem reflexiva, a história é perfeita, o aprendizado também e a questão da inspiração da mesma, muito bom!!

Onassis Nóbrega 31/03/2024

Uma jornada inesquecível!
A Odisseia é o poema épico de Homero que narra o difícil retorno de Odisseu/Ulisses para casa após o final da guerra de Tróia. Semelhante à Ilíada, o outro poema Homérico que narra um evento da guerra, aqui temos os Deuses do Olimpo o tempo todo interferindo (na Ilíada, temos a impressão que tudo foi orquestrado por eles como um teatro). Aqui temos uma prevalência total de Atena, que protege Ulisses. A narrativa, aqui, é um pouco diferente. Na Ilíada, ela acontece linearmente e com foco nas batalhas e suas consequências, tendo vários personagens tão ou até mais importantes (Heitor?) que Aquiles. Aqui não. Ulisses é o protagonista, com seu filho e sua esposa como coadjuvantes de respeito. Neste poema, novamente, temos um reflexo da humanidade, com personagens imperfeitos, ora heróicos , ora com atitudes controversas. Um livro que serve tanto como aula de filosofia como com roteiro para um blockbuster cinematográfico (não sei como não teve um revival recente em filme ou série).
Novamente nesta leitura, usei duas traduções simultaneamente. Esta, do professor português Frederico Lourenço e a tradução clássica do brasileiro Carlos Alberto Nunes. E gosto de dizer o mesmo que digo na briga em Playstation e Xbox nos videogames: o cliente ficará satisfeito com qualquer das opções. O Frederico Lourenço é muito claro na sua tradução, sem perder a erudição. Carlos Alberto Nunes consegue manter uma leitura poética mais próxima, mas sem deixar de ser inteligível.
Quanto as edições, esta da Penguim (Frederico Lourenço) tem uma monstruosidade de textos de apoio. Mas desta vez preferi partir direto para o poema e estou lendo eles aos poucos. Capa mole (ruim, mas aceitável pelo preço), folhas de boa gramatura e amarelas. Não tem custo benefício maior.
Para a tradução de Carlos Alberto Nunes, usei duas versões: o box da Nova Fronteira, com os dois poemas Homéricos em capa dura e box rígido, que faz jus a uma obra desta decide magnitude e tb tem alguns textos de apoio. E uma versão do Kindle da Editora Sétimo Selo, com boa diagramação para o aparelho e tb textos de apoio e notas elucidativas na medida.
Não posso deixar de estimular a leitura deste clássico em quaisquer destas traduções acima.
Ellen Seokjin 01/04/2024minha estante
É muito bom quando a gente acerta na tradução, eu li numa da Cosac naify que encontrei. Vi que essa da penguin e companhia é bem elogiada. Não consegui avançar na edição da Nova fronteira, e também tentei em outra edição não lembro qual. Parei no canto 12, pretendo voltar quando estiver com paz de espírito pra continuar, ou seja, depois da minha prova. Se eu passar, lerei, se não, pena...?

Onassis Nóbrega 02/04/2024minha estante
Esta da Penguin é massa. Só não é melhor por não ser capa dura. Como um livro destes eu demoro e fico levando para vários cantos, acaba deteriorando aos poucos. Eu comprei a da Nova Fronteira na promo da Amazon bem barato. Queria ter o box e capa dura.

Arthur 13/02/2023

Odisseia
Provavelmente meu poema épico preferido (junto de Paraíso Perdido), muito interessante a maneira com que a história é contada, tem uma estrutura próxima de um romance, começando in media res, com retornos narrativos, possuindo um começo, meio e fim bem claros, a história se encerra quando o poema termina, diferente do que ocorre em Ilíada, por exemplo. Odisseu sempre sendo um personagem interessante e com um profundidade moderna.

Samarithan 23/03/2021

Redenção
Enquanto a Ilíada é marcada por combates ferozes e frenéticos, onde os guerreiros buscam no ato heróico dar um sentido a uma existência efêmera e conquistar a glória eterna, a Odisséia aborda um outro aspecto da vida: a transformação/evolução do ser humano por meio das situações impostas pelo destino.

Odisseu (Ulisses) é considerado o mais astuto e inteligente dos heróis gregos, e mesmo sendo muito poderoso em comparação com outros guerreiros, é inferior à Aquiles ou Ájax, por exemplo. Sua fama se dá pela boa lábia, astúcia e capacidade de articulação, e são estas qualidades que vão salvar o multi-sofrido herói e levá-lo de volta à Ítaca e aos braços da esposa e do filho, 20 anos após deixá-los para se aventurar na batalha de Troia.

Os diferentes simbolismos por trás da jornada de Odisseu é talvez o aspecto mais interessante da obra. Mesmo mais forte e corajoso do que a maioria dos humanos, estas qualidades não são suficientes diante de determinadas situações, é com sua inteligência e desenvoltura que ele consegue se sobressair e escapar das armadilhas do destino. Olhando a literatura de modo especular, nem sempre (ou quase nunca) os problemas da vida são resolvidos na base da força ou com um simples ato de coragem, em muitos casos, precisamos analisar os diferentes cenários expostos, controlar nossos instintos e dar um passo atrás antes de tomar a melhor decisão. Foram estas qualidades que permitiram a Odisseu se manter vivo. Este é o aspecto que mais diferencia os protagonistas dos dois grandes poemos escritos por Homero. Aquiles, diferente do seu companheiro Itaciense, chega ser infantil em muitas de suas atitudes.

Outro aspecto que vale destacar é a transformação que sofre Odisseu ao longo da história. Ele e seus companheiros cometeram muitos excessos no período que se estendeu da partida das naus até a derrubada de Troia: saques, mortes, roubos, etc. Os deuses não negligenciaram estas atitudes e vários heróis tiveram um destino trágico após a queda da fortificada cidada (como Agamemnon, morto traiçoeiramente pelo amante da esposa). No caso de Odisseu, ele contou com o apoio de Pallas Atena, que o guia durante sua sofrida jornada. Atena é a deusa da sabedoria e aqui encontramos o simbolismo que caracteriza a transformação do herói do poema: somente com sabedoria vamos deixar para trás nossa arrogância e prepotência e aprender a lidar com os problemas como eles realmente devem ser encarados. O Odisseu do final da história é bem diferente do guerreiro invasor de cidades que resolvia as coisas na base da violência ou debochava dos seus inimigos (como no caso do Ciclope Polifemo). As várias humilhações que se sucedem após seu retorno à Ítaca estando disfarçado de mendigo, refletem muito bem a evolução do personagem.

Muitos leem a Iliáda e a Odisseia apenas como histórias antigas que influenciaram de alguma forma a literatura ocidental e não conseguem captar seu verdadeiro significado. Buscar entender o aspecto simbólico, alegórico e moral dos poemas e o que ambos representavam para a sociedade grega do seu tempo, certamente é um exercício que ajuda a compreender não só as duas obras, mas nossa própria realidade.

Felipe Philipp 08/08/2020

Aquela viagem que nunca fiz
Não tem muito o que dizer sobre a Odisseia que já não tenha sido dito, porém reafirmo, é um livro incrível. Somente de pensar que esse livro foi escrito em VIII aC, e antes disso era poema oral... É incrível, é uma das maiores obras literárias do mundo! Realmente, muita gente leu essa obra, e você ter a oportunidade de lê-la, é algo sem palavras. Aos amigos, espero que façam essa viagem de Odisseu (Ulisses) pela Ítaca.

Kenny 20/08/2020

Extraordinário
De fato uma história perfeita.

Personagens louváveis e uma escrita excelente. A tradução de Carlos Alberto Nunes é maravilhosa, as vezes difícil, mas ainda deixa a leitura fluida. Além disso, sua tradução consegue criar uma imersão que jamais vi em qualquer outro livro.

A história em si é bem diferente da iliada, sendo uma jornada de herói ao invés de uma investida militar (O que me agradou mais).

Leitura necessária para quem gosta de mitologia grega e uma ótima iniciação para quem gostou de Percy Jackson e o mar de monstros.