Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Dan 09/03/2021

Obra prima
Odisseia não tem um enredo com tanta qualidade quanto Ilíada porém é bem mais divertido e tem uma narrativa mais sofisticada, considerando que é uma história do século VIII A.C. Ulisses é um ótimo protagonista e Homero consegue fazer o leitor se apegar a ele e ter raiva dos antagonistas. Livro totalmente recomendado.

Gustavo.Neves 11/09/2023

O puro suco da aventura
Odisseia é uma obra prima que compõe a base da aventura épica ocidental. E definitivamente, isso não é à toa.
Não obstante o fascínio que a aventura do Odisseu exerce sobre o leitor, a trama também passa por intrigas, drama, ação e até certa dose de suspense.
O Odisseu é um protagonista fascinante e é fácil se conectar com seu arco e torcer por ele e por sua família, o que constrói uma carga emocional forte e consistente na trama.
Uma jornada épica, saídas inteligentes, construção narrativa impecável, um arco narrativo belo e emocionante... Odisseia tem tudo que esperamos de uma bela história de aventura, sendo que foi aqui que Homero ergueu os alicerces do gênero, sem deixar de lado todo o aspecto emocional que envolve o drama que acomete a família principal da trama, criando assim uma história poderosa, repleta de simbolismos e camadas.
Simplesmente uma leitura indispensável, envolvente, culturalmente rica e belíssima. Certamente tornou-se uma das grandes leituras da minha vida.

gab 31/03/2022

não esperava dar tanta gargalhada com um clássico como eu fiz com odisseia. o Ulisses é comédia pura.

grazi225 02/07/2023

Comecei a ler esse porque achei de repente aqui em casa. Já planejava ser Homero inteiro queria ser essa versão menor tbm.
A arte desse livro é muito linda. Achei que faltou uma parte mais grotesca do original,mas como essa versão tinha essa proposta não é uma reclamação válida.

Maria.Batagin 22/07/2023

Odisseia
A Odisseia é um poema épico, escrito por Homero, que narra o percurso atribulado do herói Ulisses para voltar para casa depois da Guerra de Troia.
A história começa com Ulisses e seus homens presos em Ítaca, devido aos deuses que o puniram por ofender Poseidon, deus do mar.
Eles são libertados e Ulisses começa sua jornada de volta para casa. Nessa jornada, ele enfrenta muitas dificuldades, incluindo encontros com monstros, um ciclope e a raiva de Poseidon.

Samarithan 23/03/2021

Redenção
Enquanto a Ilíada é marcada por combates ferozes e frenéticos, onde os guerreiros buscam no ato heróico dar um sentido a uma existência efêmera e conquistar a glória eterna, a Odisséia aborda um outro aspecto da vida: a transformação/evolução do ser humano por meio das situações impostas pelo destino.

Odisseu (Ulisses) é considerado o mais astuto e inteligente dos heróis gregos, e mesmo sendo muito poderoso em comparação com outros guerreiros, é inferior à Aquiles ou Ájax, por exemplo. Sua fama se dá pela boa lábia, astúcia e capacidade de articulação, e são estas qualidades que vão salvar o multi-sofrido herói e levá-lo de volta à Ítaca e aos braços da esposa e do filho, 20 anos após deixá-los para se aventurar na batalha de Troia.

Os diferentes simbolismos por trás da jornada de Odisseu é talvez o aspecto mais interessante da obra. Mesmo mais forte e corajoso do que a maioria dos humanos, estas qualidades não são suficientes diante de determinadas situações, é com sua inteligência e desenvoltura que ele consegue se sobressair e escapar das armadilhas do destino. Olhando a literatura de modo especular, nem sempre (ou quase nunca) os problemas da vida são resolvidos na base da força ou com um simples ato de coragem, em muitos casos, precisamos analisar os diferentes cenários expostos, controlar nossos instintos e dar um passo atrás antes de tomar a melhor decisão. Foram estas qualidades que permitiram a Odisseu se manter vivo. Este é o aspecto que mais diferencia os protagonistas dos dois grandes poemos escritos por Homero. Aquiles, diferente do seu companheiro Itaciense, chega ser infantil em muitas de suas atitudes.

Outro aspecto que vale destacar é a transformação que sofre Odisseu ao longo da história. Ele e seus companheiros cometeram muitos excessos no período que se estendeu da partida das naus até a derrubada de Troia: saques, mortes, roubos, etc. Os deuses não negligenciaram estas atitudes e vários heróis tiveram um destino trágico após a queda da fortificada cidada (como Agamemnon, morto traiçoeiramente pelo amante da esposa). No caso de Odisseu, ele contou com o apoio de Pallas Atena, que o guia durante sua sofrida jornada. Atena é a deusa da sabedoria e aqui encontramos o simbolismo que caracteriza a transformação do herói do poema: somente com sabedoria vamos deixar para trás nossa arrogância e prepotência e aprender a lidar com os problemas como eles realmente devem ser encarados. O Odisseu do final da história é bem diferente do guerreiro invasor de cidades que resolvia as coisas na base da violência ou debochava dos seus inimigos (como no caso do Ciclope Polifemo). As várias humilhações que se sucedem após seu retorno à Ítaca estando disfarçado de mendigo, refletem muito bem a evolução do personagem.

Muitos leem a Iliáda e a Odisseia apenas como histórias antigas que influenciaram de alguma forma a literatura ocidental e não conseguem captar seu verdadeiro significado. Buscar entender o aspecto simbólico, alegórico e moral dos poemas e o que ambos representavam para a sociedade grega do seu tempo, certamente é um exercício que ajuda a compreender não só as duas obras, mas nossa própria realidade.

ACASO (Ana) 06/01/2021

Triste
Não gosto de literatura mitológica...
Mas achei a história legal, me prendeu. Muito triste em tese.

Ana 12/11/2021

As vezes achava que não estava entendendo nada, aí lia mais um pouco e via que era verdade. Mas é muito bom apesar de ter algumas coisas mais difíceis de entender.

Jéss | Jazz 15/05/2021

Sobre os personagens...
De todos os livros que eu já li, nunca vi qualquer personagem que fosse:

Tão Burro como Ulisses (ou Odisseu)
Tão Sonsa como Penélope
Tão Fofo como Telêmaco
Tão Hipócrita como O Ciclope
Tão Dramático como Poseidon
Tão Indiferente como Zeus
Tão Abusiva como Calipso
Tão Inteligente como Palas Antenéia (Atenas), tanto que sem ela, a história nunca teria acontecido.

Peselin 25/04/2021

Texto fundador
Bom o que dizer da Odisseia? Todos já sabem a história, sendo contada durante séculos e mais séculos.
Não é um texto fácil, custa se acostumar com a linguagem, mas acredito que essa tradução do Carlos Alberto Nunes ajuda muito.
O que não gostei foi que o texto não é dividido em versos, o que fez eu me perder algumas vezes.
Apesar de ter momentos pedantes, ?O relato de Odisseu? é uma das melhores coisas que eu já li.
Vale muito a pena ler, principalmente quem gosta de mitos gregos.

Ana 28/03/2023

Como a edição de um livro é importante
Primeiramente, quero deixar claro que a nota que eu dei é acerca mais da edição em si do que do conto. Por ser uma epopeia, a leitura em si já é bem difícil. Por isso que sempre tem bastantes notas e apêndices. Sabendo disso, seria bem melhor se as notas fossem na mesma página que o autor achou necessário acrescentar algo. Pois esse negócio de ficar indo no final do livro, e ainda ficar procurando em qual parte está a nota, se tornou ainda mais cansativo.
Porém gostei do tradutor ter justificado o do por quê a linguagem está assim tão áspera, pois de acordo com ele, quis que fosse o mais fiel possível ao original. Porém, pela minha opinião, isso nos obriga a estudar mais a obra - seja relendo em uma versão mais fácil/contemporânea, seja vendo um vídeo de resenha, ou lendo livros que explicam o mesmo.
Ou seja, pra quem tem interesse nessa edição, já fica a dica.
De resto, gostei bastante desse belo presente que ganhei de aniversário do meu irmão. O layout do box (vem junto o Ilíada) é lindo!
Agora bora estudar sobre essas belas obras de Homero, pra ficar ainda mais maravilhada com os feitos do Ulisses! ??

Sparr 06/12/2020

Uma viagem e um desbrave
Impossível encontrar meios de tecer uma sinopse, decidi resenhar de maneira direta, já com meus apontamentos.
Nesta Epopeia, iremos acompanhar a trajetória de Odisseu tentando voltar para casa após a guerra de Troia, mas sendo impedido por Poseidon de todas as maneiras possíveis e imagináveis.
Enquanto isso, os anos passam. Foram dez anos de guerra, mais dez anos sendo impedido de chegar em Ítaca, seu lar.
Em Ítaca, apenas Telêmaco, seu filho, (agora adulto) e Penélope, sua esposa, acreditam em seu retorno. Devido ao tempo, muitos pretendentes aparecem para Penélope, que os recebe e os enrola tecendo uma mortalha durante o dia e a desfazendo durante a noite, sem escolher a nenhum deles. Odisseu chega a ficar sete anos preso com Calipso (não tô falando da banda de forró), enfim regressa vestido de mendigo e junto com Telêmaco, livra Ítaca daqueles maus pretendentes e restaura seu reinado.
Basicamente é isso.
São 24 cantos, em cerca de 12 mil versos hexametros. A leitura é sim desafiadora e exige pesquisa, sobretudo, da mitologia grega. Sugiro ser lido depois de Ilíada. Em Ilíada, vemos apenas 52 dias do nono ano da guerra de Troia, ainda assim, muitos personagens aparecem aqui no pós guerra. Inclusive no Submundo. Odisseu passa por desafios enormes, que remetem aos 12 trabalhos de Hércules. Conta com o apoio de Atena e tem de provar seu valor a outros deuses até o merecido regresso.
Existe quem considere Odisséia um livro para mulheres, dado o enaltrcimento da beleza, sabedoria, destreza e perspicácia. Entretanto, achei Odisséia de certo, machista em muito. Principalmente em relação ao próprio Odisseu, garanhão das capturadoras. Impossível passar a vocês a experiência que foi, em singelo post. Mas recomendo fortemente a leitura dessa obra-prima. Inclusive, é exigido na cadeira de literatura clássica, no curso de Letras. Enfim, se desafiem e desbravem o mar maravilhoso apresentado aqui.

Dani 25/07/2023

O maior dos clássicos
Uma história incrível com uma tradução impecável!!

Frederico Lourenço fez uma tradução incrível, ainda mais disputando com tantas ao longos dos séculos. Torna a experiência mais leve e aprazível para o leitor, aproximando de uma história que se distancia tanto dos tempos atuais.

É perfeito para se observar as tantas técnicas literárias que até hoje existem e são utilizadas, além da história ser extremamente interessante com diversas nuances que merecem ser estudadas.

Todos deveriam ler um dia!! (Apesar de tudo, para o meu gosto pessoal, amo mais ilíada!! Mas as pessoas costumam preferir odisseia)
Fábio Yeshua 25/07/2023minha estante
Tenho o mesmo sentimento que vc Dani. O professor Frederico é um excelente tradutor. Tenho preferência literária pela Ilíada, mas o desenvolvimento da odisseia não fica atrás.
Acredito que alguém que gosta de ler e não leu Homero está indo a uma casamento e ficando na rua esperando a festa acabar.

Dani 25/07/2023minha estante
Com toda certeza!! Ao ser lido, é capaz de se perceber porque sobreviveu tantos séculos!!

Fábio Yeshua 26/07/2023minha estante
Não há dúvida pq é um clássico dos clássicos da humanidade ??

Amanda Silva 23/01/2021

Mais uma obra readaptada e rescrita que faz com que o leitor se prenda a narrativa e deseje saber cada novo passo ou aventura que surge para Ulisses.

O que mais me chamou atenção neste livro, são os desenhos ao decorrer da história e o glossário ilustrado ao fim do livro.