Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Elizabete 02/07/2022

É um bom livro, diferente de tudo que já li!!!
Quando o livro estava no início, achei que iria abandonar,mas foi ao contrário,ele me prendeu, não queria parar de ler.

Alícia 10/07/2022

...Existe o hoje.
* Afinal, nossas escolhas nos define?... *

Diante do grande momento que é entrar em seu último ano de colegial, Lena, vê todas as possibilidades que estão ao seu redor. A alegria que é viver o agora, mas também a emoção de expectativas de esperar o amanhã de risadas, e de novas oportunidades.

No momento, tudo que a deixa extasiada é o sonho de seu futuro na universidade, seus livros que a levam para fora desse mundo, e o grande amor que sente por seu melhor amigo/vizinho, Sebastian.

Porém, por um segundo, e por uma escolha tudo muda.

E agora, Lena, se vê com os pés pousados em uma nova realidade, dívida entre o caos da culpa e o poder da transformação sobre as necessárias fases da vida...

"Você sabe o que aconteceu, e o que poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Isso nunca vai mudar. Você vai ter que aprender a viver com as decisões que
delas." - Se Não Houver Amanhã

**Lindo, necessário e reconfortante essa resiliente história da vida de Lena. Uma delícia de leitura que foi além de simplesmente ser sobre uma bela escrita, mas também no fato de que fez me sentir acolhida e abraçada, já que o aprofundamento da história apesar de ter seu tópico central, abrange de forma surpreendente sobre diversos casos da vida, onde nem tudo está ao poder de nossas mãos, e que caso esteja e ocorra de uma forma diferente ao imaginado, qual deve ser a melhor forma de se seguir. Afinal, o amanhã não é garantido, mas o hoje e o agora, sim. Jennifer L. Armentrout completa seu trabalho de forma impecável ao fazer o leitor refletir sobre as inesperadas circunstâncias da vida, e como diante delas podemos seguir com a vida, ao lado da escolha certa de aceitamos ser escutados e ajudados por aqueles que amamos.**

Gabi742 16/03/2020

E se tudo aquilo que deixamos para amanhã nunca tivesse tido a chance de acontecer?
Acho que todo mundo já disse aquela frase “Ah faço isso amanhã” ou o famoso “deixa para depois”, mas e se nós não tivermos o amanhã? E se nossa vida mudasse completamente em segundos e tudo o que havíamos planejados fosse por ralo a baixo? Por que nunca pensamos que a vida é curta e que devemos aproveitar o hoje? O amanhã pode ser tarde demais.

Esse livro me deixou diversas reflexões, Lena, a personagem principal, tomou uma decisão errada e que diversas vezes os adolescentes cometem isso. É super comum entrar na onda dos amigos, não dizer o famoso “não” por medo de ser o chato da turma, e na maioria das vezes não pensamos que isso pode ter consequências, mas tudo tem consequências.

“A culpa não é sobre fazer alguém se sentir terrível por suas ações e não é sobre ferir os sentimentos das pessoas. Ações e falta de ações têm consequências. Se não aceitamos a responsabilidade ou a culpa por elas, estamos correndo risco de repeti-las.”

Lena se culpa pelo o que aconteceu, por não dizer o não e fazer algo contra. Na cabeça dela, ela era a culpada por tudo e é horrível ver isso, pois sabemos que ela não é culpada, mas parte de nós pensa que se ela tivesse feito algo diferente tudo poderia ser diferente. Mas ninguém pode mudar o passado, ela cometeu um erro e ela tinha que aprender com ele e não se entregar para a culpa que a consumia.

“Você sabe o que aconteceu, e o que poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Isso nunca vai mudar. Você vai ter que aprender a viver com as decisões que tomou, aceitá-las, aprender com elas, crescer com elas e se tornar uma pessoa melhor por causa delas.”

A construção da história é incrível, os personagens são construídos de uma forma muito realista e permite que vejamos todos os lados da história. Da pessoa que passou por tudo aquilo e se culpa por ter sobrevivido, das pessoas que eram amigas de quem não está mais presente e vê suas vidas mudarem, da família que vê tudo aquilo e tenta ajudar da melhor forma.

É uma história realista, e acho que esse é o ponto forte. Pode acontecer comigo, com você ou com qualquer um. Ensina sobre a culpa, a responsabilidade, o perdão e a superação. É um livro essencial para todos.

Luizinho 04/04/2020minha estante
Muitas vezes kkkkkk

Mayne 26/09/2022

Um ótimo livro!
Não foi um livro que me tocou como tantos outros, mas é um livro excelente. Vou procurar mais livros da mesma autora!

Lissa 02/01/2023

o livro chegou em minhas mãos em um momento de luto, pude passar por ele junto a Lena e usufruir de cada pensamento que tinha que a levava avançar no estágio da superação.

Larissa3149 02/11/2021

Sobre escolhas e consequências.
Esse livro passa uma mensagem muito forte sobre como nossas escolhas impactam nossas vidas e as vidas das pessoas ao nosso redor, as vezes as consequências são boas, as vezes, ruins, mas apesar disso, temos que enfrentar tudo, pensando sempre que o amanhã será melhor. Isso foi de longe o que mais gostei no livro. Além disso, achei o romance fofo demais, eu adoro esse negócio de "garoto da casa ao lado", todos os livros que li até hoje com essa vibe eu amei, não tem jeito, é fofo demais. Só não se tornou um favorito pois achei que houve muita enrolação, em certas partes, muitas situações que iam se prolongando sem muita necessidade, mas fora isso, adorei!

Leticia2513 26/02/2023

Finalmente acabou!
Nossa, que livro longo e chato. Eu sei que sou suspeita a falar porque sou uma das maiores haters dessa autora, mas pqp. A personagem é uma chata e quer pagar de diferentona, a melhor amiga do cara que é apaixonada mas é super diferente da namorada dele e blá blá blá. Sei que esse não é o foco, mas o romance é pura chatice, o Sebastian (n tanto no final, mas no início) parece aqueles caras que não querem nada com você mas fica jogando cantada ou provocando só porque acha legal e divertido. O acontecimento do livro foi um tipo de plot twist porque eu tinha esquecido completamente que qualquer acidente acontecia, aí foi bem chocante e afins. Mas, sinceramente? Achei completamente repetitivo e a protagonista passou o livro inteiro confessando a mesma coisa pra cinco mil pessoas secundárias. Tanto que chegou alguns momentos que eu pulei pra manter minha sanidade em dia senão ia endoidar. Enfim, minha experiência não foi nada boa, mas achei o tema importante. Só acho que poderia ser escrito bem melhor, mas não esperava muito da Jennifer

anavics 17/01/2021

Lena é apenas mai alguma garota a caminho do último ano do colegial. Não tem nada dela que a difere das demais garotas. Dedicada, inteligente e divertida a adolescente vive a vida da melhor forma possível. Conciliando as saídas com as amigas, os estudos e os treinos de vôlei. Ela só esconde que esta caidinha pelo melhor amigo de longa data. Aquele clássico clichê... Ela vê o fim do mundo, quando por um acidente, acaba se jogando nos lábios de Sebastian, o garoto por qual escondeu seus sentimentos a vida toda. Tudo parece estar perdido, ela só não esperava que isso não seria nada comparado ao que viria a seguir.

Em uma noite de bebedeira com os amigos, a protagonista acaba tomando decisões erradas e se envolvendo em um acidente trágico. Lena é a única sobrevivente de um acidente de carro, em que todos seus amigos faleceram. Pesado, eu sei... Agora a jovem vai ter que aprender a não lidar apenas com o luto, ou a tristeza, mas também com a culpa, o remorso e o arrependimento. Sentindo se culpada, de algo que nem ela, nem ninguém, poderia controlar, a personagem principal acaba se afundando em uma melancolia e aprendendo da maneira mais difícil que o amanhã está ai, porém não para todos.

A luta de Lena para superior o ocorrido é muito comovente, e conseguimos sentir na pele todo o medo que a personagem vive. O medo em recomeçar, em superior, e de dar um ponto final a aquela história. É muito prazeroso ver o amadurecimento da personagem e a solidariedade de seus amigos. Realmente aquece o coração.
De bônus ainda temos Sebastian, que é extremamente fofo e compreensível, adoçando o romance que preenche a história. É muito gostoso ver como o enredo do casal é construído aos poucos, junto com os sentimentos dos protagonista que surge de forma natural.

Indico esse livro para todos que gostem de se emocionar, e aprender com a vida. E vale lembrar que, o amanhã é incerto, aproveite o hoje. Ele pode ser tudo que temos

Anny50 16/05/2023

Peso na consciência
Um YA sobre os perigos da omissão diante de situações que sabemos ser erradas, sobre a culpa do sobrevivente e como seguir em frente depois de um desastre

Rayssa 26/07/2020

Esse livro trás muitas lições, muitas mesmo. Apesar de ser jovem essas lições servem para qualquer idade. Ele fala sobre família, amigos, tragédia e também aquele romance que eu adoro. Gostei muito dele.

Caamaar 02/08/2020

Incrível!
O livro vai focar na história de lena, uma adolescente que está no último ano da escola, e em suas metas para começar sua jornada na faculdade.
Ela tem bons amigos, sempre foi bem na escola e esta secretamente apaixonada pelo seu melhor amigo Sebastian, ela só quer curte o tempo com seus amigos e focar nos estudos.

O livro é narrado em primeira pessoa pela lena, e no decorrer dos capítulos vamos conhecendo a fundo os dramas adolescentes que ela e sua turma passam.

Mas uma tragédia abala o mundo da lena e de seus amigos, deixando pra trás todos os seus anseios e suas banalidades de antes. E eles vão ter que lidar com as consequências do ocorrido, principalmente nossa protagonista, já que ela se sente responsável pelo que aconteceu.

Foi um livro que me fez refletir bastante e no encheu de ensinamentos, sobre aproveitarmos o hoje, porque o amanhã não é garantido. Que todas as ações tem consequências as vezes não são boas, e como não podemos mudar o resultado temos que aprender com nossa ações e buscar não repeti-las novamente. e também o valor de uma amizade, aquelas de verdade, que te dão bronca, te criticam, mas estão sempre ali.

simplesane 20/09/2023

Pobreza de conteúdo, e falso esforço para se mostrar um livro novo e cultural. Sinceramente é tão babaca escritores que fazem a protagonista virar uma pessoa "burra" quando está apaixonada e se contentar em ser escolhida, sem falar que o casal em si é bem parecido com fanfic do wattpad, as reviravoltas também e eu me arrependo de ter lido.

leituraseinspiraca 18/08/2020

Incrível
Uma decisão muda todo o futuro e a vida de Lena. Agora ela precisa aceitar as consequências de sua escolha. E voltar a viver. Um processo doloroso, porém necessário para ela.