Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Larissagris 03/02/2022

SE NÃO HOUVER AMANHÃ (JENNIFER L. ARMENTROUT)
Porque às vezes os finais felizes só existiam nos livros que eu lia. (Pág. 17)

Eu era uma corredora também, mas não a do tipo saudável; eu fugia. Quando as coisas ficavam muito feias, eu caía fora, exatamente do jeito que meu pai tinha feito. Para mim, era uma arte olhar para o amanhã em vez de me focar no hoje. (Pág. 41)

Quando as pessoas nos deixavam e não viam mais a gente todos os dias, elas paravam de querer nos ver. Eu, mais do que ninguém, sabia que era verdade. (Pág. 94)

Mas eu queria ficar brava, porque ficar brava era melhor do que sentir vergonha, mágoa e decepção. (Pág. 113)

Como a pessoa supera uma coisa dessas? Como a dor diminui mesmo ao longo dos anos? Como é que um buraco na nossa vida, o lugar que pertencia à outra pessoa, vai conseguir ser preenchido algum dia? Como seguir em frente? (Pág. 154)

E sabe de uma coisa? Esperar é arriscado demais. Não existe uma hora ruim para dizer que se ama uma outra pessoa. (Pág. 189)

O que a espera faz? Nenhum de nós tem a garantia de um amanhã. Aprendemos isso, não aprendemos? Nem sempre temos um depois. [...] Cansei de viver como se tivéssemos. (Pág. 189)

A culpa de viver quando todo mundo morre é um fardo pesado para se carregar sozinha, Lena. Culpa de sobrevivente não é brincadeira. Você nunca vai realmente se livrar desse fardo, mas podemos diminuí-lo. Podemos torná-lo suportável. (Pág. 198)

Minhas mãos estavam úmidas quando as arrastei sobre o rosto. Tudo dentro de mim parecia ferido, esfolado. Uma noite mudou a nossa vida irrevogavelmente. Uma escolha tinha alterado o curso do que todos nós deveríamos nos tornar. O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente. (Pág. 251)

A culpa não é sobre fazer alguém se sentir terrível por suas ações e não é sobre ferir os sentimentos das pessoas. Ações e falta de ações têm consequências. Se não aceitamos a responsabilidade ou a culpa por elas, estamos correndo risco de repeti-las. (Pág. 253)

Bem, muitas vezes é difícil para as pessoas admitirem que elas também já fizeram escolhas que potencialmente poderiam ter transformado vidas, mesmo que não tenham recebido as consequências dessas ações. É ainda mais difícil para as pessoas olharem para si mesmas e reconhecerem que não são perfeitas, que às vezes, na vida delas, elas também foram essa pessoa. Que elas também tomaram decisões que poderiam ter terminado em desastre. (Pág. 262)

É sempre mais fácil apontar às falhas nos outros e ignorar as nossas. (Pág. 262)

Você sabe o que aconteceu, e o que poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Isso nunca vai mudar. Você vai ter que aprender a viver com as decisões que tomou, aceitá-las, aprender com elas, crescer com elas e se tornar uma pessoa melhor por causa delas. (Pág. 263)

Há uma coisa que quero que entenda. Você não matou seus amigos, Lena. Você tomou uma decisão ruim naquela noite. Eles também tomaram decisões ruins naquela noite. Mas você não os matou. (Pág. 264)

Uma das coisas que eu tinha aprendido era que, quando alguém oferecia a mão, a gente pegava. E às vezes era difícil enxergar a oferta ou aceitá-la, mas a vida era mais fácil quando a gente conseguia. (Pág. 310)

Viver quando os outros morriam não era algo que a gente acordava um dia e superava, mesmo que às vezes parecesse que era assim. (Pág. 311)

A questão é que era preciso tempo, família, amigos de amor para aceitar o fato de que a vida seguia em frente. A vida continuava, e não podíamos ser deixados para trás vivendo em um passado que não existia mais. (Pág. 311)

Um segundo depois, os dedos de Sebastian encontraram os meus, e eu sabia, quando dei o primeiro passo, que, embora o amanhã não estivesse garantido, nunca prometido, haveria muitas possibilidades. (Pág. 312)

Ana 09/06/2021

EU AMEI
Que livro maravilhoso!! Estou completamente destruída com essa leitura. A autora fez um trabalho fenomenal com esse livro. Chorei MUITO com ele e aprendi bastante também. Amei o romance e amei a jornada da Lena! Esse livro merecia mais hype com certeza!

Vivian Fernandes 22/07/2021

nossa, ok
a escrita da autora é incrível, gostosa, imersiva, mas nossa... comecei achando que ia ler uma coisa e me decepcionei kk a promessa do livro é incrível, mas eu fui querendo um romance arrebatador e fiquei vagando encima de luto. Se o romance tivesse sido mais desenvolvido talvez tivesse me animado mais, se a personagem principal tivesse usado tudo que ela leu da literatura na vida dela, seria tão incrível, divertido, original... agora eu fico pensando o que eu li no começo e o rumo que tudo foi tomando, sei la, foi bom, foi ok, mas nada surpreendente, nada uau, nada que me prendeu. Só lembro do nome do sebastian, do resto nada.

Vanêssa 02/06/2021

Livro maravilhoso, conseguiu tirar algumas lágrimas de mim.
Fala sobre sermos firmes no que achamos que é o certo e q nem sempre o amanhã chega, ou seja, vamos tentar aproveitar o dia de hoje!
Bell 02/06/2021minha estante
Esse livro é incrível! É aquela leitura que todos precisam fazer!

Vanêssa 03/06/2021minha estante
Com certeza!!!

Gabii 08/05/2021

Uma história que te faz refletir...
?Tinha consciência de que não poderia voltar e começar de novo. Não poderia rescrever o meio da história. Só o que eu podia fazer era mudar o amanhã, contanto que houvesse um amanhã.? - Lena ??

Eu não tenho nem palavras pra dizer como esse livro me tocou...
Enrolei mtooo pra ler.
Ele estava na minha lista a um tempo e resolvi dar uma chance pra ele, e foi a melhor decisão que eu tomei.

A história da Lena me tocou d+.
É impressionante como a gente sempre pensa: ?ah, amanhã eu resolvo isso?, ?amanhã eu falo com tal pessoa?, mas e Se Não Houver Amanhã?
Esse livro me ensinou mto... coisas que vou levar pra vida toda.

Xoxofana 29/06/2021

Foi okay
Eu comecei o livro gostando dele e até certa parte do final, ele ainda me agradou. Mas existem certas coisas no livro que ficam maçantes, chatas e repetitivas. Esse livro fez eu me arrepender de ter começado ele. Foi fraco em relação a construção de personagens. Mesmo que eles sejam adolescentes, que estejam aprendendo e se descobrindo, algumas coisas não me agradaram.

Lucas 17/07/2021

V e r d a d e i r o
Esse livro conseguiu me surpreender de forma que poucos fizeram. No começo era só mais uma história de romance adolescente mal resolvido (que eu tbm amo ler), mas a partir da página 100 ele toma rumos inesperado e importantíssimo de ser debatido.

O que mais gostei foi da autora ter escolhido por finalizar de forma realista, mostrando que nem tudo será perfeito, que a vida tem seus nuances.

Adorei a Lena, super me identifiquei e aprendi muito com ela. (Sobre o Sebastian não tem nem o que dizer, QUE HOMEM).

Pri 02/06/2022

Um livro bom
Eu gostei, achei a forma como ele abordou a superação e a questão da amizade muito bem. Só uma crítica pra editora que traduziu e editou ele muito mal kkkkk mas nada que atrapalhe, é bem fácil de ler e entrar na história

guigagirl 25/07/2020

Tocante e simples
Um livro belo que fala sobre uma situação que pode acontecer com todos. Tocante quando trata da superação dos traumas causados. Rápido de ler, vale a pena!

bia.xavier 03/08/2020

A gente sempre tem o amanhã?
Esse livro me tocou, me fez chorar muito porque ele é real em tudo, o amanhã nunca está garantido e a Lena aprendeu isso da pior forma tanto quanto os outros. Sebastian foi um fofo e maravilhoso mesmo que não focasse no romance foi muito bonita a história deles. Super recomendo essa leitura

Helida 14/02/2022

Só pensa no agora
Gente, é difícil descrever um sentimento como esse, acredito que só quem já passou por isso vai realmente entender. Foi muito difícil ler, não porque é uma história ruim, mas sim muito emocionante. Começa com uma lida história entre amigas(os), muita curtição e sonhos, muitos sonhos. É difícil aceitar coisas que a vida coloca em nossa frente, em todo momento que eu estava lendo eu de certa forma estava me colocando no lugar dela e não sei dizer se não teria feito o mesmo que ela. Não sei se teria conseguido sair do abismo que ela estava. Enfim, é uma história que vale muito a pena ler, em nenhum momento me decepcionei, mas o único aviso que dou é que quando você estiver um pouco antes da metade do livro você vai começar a chorar e não vai parar até terminar o livro, foi assim que eu fiquei, acordei com o rosto inchado, nariz assado e completamente esgotada, mas valeu cada segundo que passei vivendo essa incrível história de superação e amor. Esse livro vai mexer muito com você e fazer repensar todos os momentos de sua vida.

Dodô 17/02/2022

Se não houver amanhã
Esse livro me surpreendeu, e muito.
No início pensei que seria um simples romance entre dois adolescentes, e foi isso, mas com uma reviravolta que mudou completamente o rumo da história?

Lena tem 17 anos e vive em Virgínia, Estados Unidos. Tem uma vida normal, com amigos, sua família, escola, vôlei, um amor não correspondido e preparação para a faculdade. Mas, um dia, Lena sofre um grave acidente de carro e seu destino, e de quem está a sua volta, mudará para sempre.

Com muita emoção, essa história lindíssima envolve o leitor em uma jornada nada fácil. A personagem principal, Lena, após passar pelo trauma, quer desistir de tudo, pois a dor da perda é grande demais. Mas com ajuda de Sebastian e do Dr. Terry, aos poucos, a dor vai sumindo e ela sente que pode ser feliz sem se sentir culpada pelo o que aconteceu.

Uau, essa história me tocou demais e a leitura foi muito agradável. A escrita é excelente, o enredo é muito bom e os persongens são maravilhosos.
Um livro incrível!

Elisa.Gabriela 23/08/2020

Maravilhoso
Nossa esse é o YA perfeito!!! Ao contrário dos outros livros desse gênero que eu li recentemente, ele tem uma coisa que me marcou muito durante a leitura: a responsabilidade.
A esmagadora maioria dos YA que eu li funciona assim: personagem passa por um trauma e conhece outro personagem e com ajuda dele consegue superar esse trauma. Essas realmente foram minhas expectativas p esse livro qnd comecei a ler, mas foi bem mais responsável, bem mais REAL. Deixou extremamente claro a necessidade de acompanhamento profissional e que não dá p usar namorado p superar traumas... E FALANDO EM NAMORADO......... Eu amei o Sebastian MEU DEUS!!!!!!! Ele é um fofo sem defeitos.
E as inseguranças da Lena são tão reais e compreensíveis... Eu não mudaria nada, sinceramente. Não foi aquele drama forçado que vc olha p protagonista e pensa meu deus supera... Realmente deu p senti o peso do que ela tinha passado e eu achei isso perfeito.
Fora o assunto muito importante que o livro aborda e a mensagem de que todo mundo comete erros e que isso poderia ter acontecido com qualquer um.
Aí nem consigo expressar o quanto eu gostei, sério!!! Recomendo MUITO!!!!

Andressa 27/08/2020

Se não houver amanhã?
O Livro bom, ele se torna cansativo em algum momento mais se pararmos para avaliar, se torna cansativo porque estamos acompanhando e vivendo o sofrimento da Personagem, a culpada que ela sente e a consequência das escolhas que fez, e como isso reflete na vida de seus amigos, e da sua família.
Esse livro nós mostra que quando sabemos que algo não é certo e escolhemos não falar sobre isso, assumindo-nos o risco de errar, e ser culpado por isso, mesmo que isso não tenha nosso mão diretamente.