Noites Tropicais

Noites Tropicais Nelson Motta

Resenhas - Noites Tropicais

majuluna 25/11/2023

Histórico
Livro leve, divertido, cheio de histórias inesperadas e de encontros musicais ainda mais inesperados que contam a história da musica brasileira que existe hoje.
Vale cada minuto de leitura ?
AndrAa58 26/11/2023minha estante
Me deu vontade de ler ?

Manfredo 13/08/2012

O Nelson não fala mal de ninguém , nunca , incrível Bem o livro é ótimo e coloca você no meio, dentro da música popular brasileira.

@Cb.victorpi. 07/12/2013

Parece escrito pelo Forrest Gump. A diferença é que não há citações sobre guerras ou caixas de chocolates.

Felipe 10/02/2010

Um passeio junto com nosso ídolos
É difícil definir este livro de Nelson Motta, exitem algumas possibilidades: de memórias, uma autobiografia, uma biografia da música brasileira da segunda metade do século XX ou ainda um romance histórico ou baseado em fatos reais. Qualquer uma das possibilidades define bem "Noites Tropicais".
O protagonista é o próprio Nelson Motta, que não se limita a contar sua vida ligada a música; fala dos pais, filhas, namoradas, esposas e de suas angústias - quase uma análise. Os coadjuvantes principais já são por si só um motivo para lê-lo: João Gilberto, Elis Regina, Caetano, Tim Maia, Chico, Gil, Marisa Monte e todos os monstros sagrados da MPB.
O livro começa junto com o início da Bossa Nova, com o lançamento de "Chega de saudade" de João Gilberto, e junto com a música a paixão de Nelson Motta por ela. No início o que tedia um pouco o leitor são vários nomes dos bastidores do movimento da Bossa Nova que são completamente desconhecidos para nós, mas com quem Nelson Motta teve contato e que, segundo sua narrativa, tiveram papel importante para a consolidação da música popular brasileira.
Os detalhes dos bastidores dos festivais são um deleite ao leitor, que como eu, nasceu muito depois do auge destas disputas de cantores e compositores. Os programas de televisão que eram verdadeiros musicais também são descritos em detalhes, incluindo os apresentados por Elis e Jair (O fino) e por Vanderleia, Roberto e Erasmo (Jovem Guarda), ambos pelo Record e que provocavam uma rivalidade entre estes mitos de nossa música. O papel de Nelson como jurado em alguns programas tem destaque em sua narrativa deste período que termina com o declínio dos festivais e a ascenção das telenovelas e do "Programa Silvio Santos".
Outro destaque é o nascimento do Tropicalismo tendo como pano de fundo os primeiros anos do regime militar e o AI-5 em 1968. Com a repressão e censura vieram a prisão de Chico, Caetano e o exílio deles e de muitos outros. Neste período Motta narra a grande popularidade de Wilson Simonal e sua queda acusado de ser dedo duro para a máquina de repressão dos militares. Mas o surgimento da carreira de Tim Maia é contada com entusiasmo pelo autor.
A vida amoroso de Nelson Motta se torna interessante quando ele conta o seu romance extra-conjugal com Elis Regina e a forma como ela o rompeu pelo telefone. Após Elis, Nelson se casa com Marília Pera e Elis tenta retornar o seu romance com ele ao melhor estilo pimentinha, objetivo não logrado de acordo com Motta.
Os pontos de destaque da década de 1970 são o surgimento de Raul Seixas e seu parceiro musical de primeria hora Paulo Coelho, o movimento disco e o auge das discotecas no fim da década e o papel fundamental de Motta para o sucesso das Frenéticas e o início de sua carreira como dono de casas noturnas. Entre estas casas a quase mítica Noites Cariocas.
Já na década de 1980, a morte de Elis e John Lennon dão um toque de dramaticidade ao livro. Mas logo o clima se eleva de novo com surgimento do Rock Brasil com a Blitz, Gang 90, Paralamas entre muitos outros citados por Motta.
Para o fim Nelson Motta deixou a descrição de como orientou uma garota - então com 19 anos - até chegar hoje a ser, para muitos incluindo eu, a maior cantora do Brasil: Marisa Monte.
O único senão do livro é a total ignorância na narrativa do que se passa musicalmente abaixo de São Paulo. Tirando Elis e Lupicínio, Motta não cita nada da música gaúcha. Nem mesmo quando fala das bandas de rock cita Engenheiros do Hawaii ou qualquer integrante da cena rockeira gaúcha que tem força desde a década de 1980. Parece que para Nelson Motta música brasileira é do Paraná para cima, vai ver que é por isto que o livro se chama "Noites Tropicais", e como o Rio Grande do Sul está abaixo do Trópico de Capricórnio não faz parte da história contada de forma tão irrestível por Nelson Motta de parte da música brasileira da segunda metade do século XX.
Daniel 17/01/2013minha estante
Felipe, mas ele narra os fatos e as personalidades que ele acompanhou de perto. Não tinha como ele estar no sudeste e no sul ao mesmo tempo...

DaniM 01/10/2020

Resolvi ler esse livro, porque queria saber mais sobre um personagem que será tema do próximo Drop The Mic(#publi) . É meio que um relato da história da música e uma autobiografia do Nelson Motta e é divertidinho. É uma narrativa que simula uma torrente do pensamento do Nelson, como se ele fosse lembrando e escrevendo, sem muita preocupação com a lógica ou a cronologia. Assim, ruim não é, mas como eu li num comentário do skoob: “Nelson é um Forrest Gump da música brasileira, resta saber se ele realmente esteve lá ou se foi inserido ali digitalmente”.

Gabi 08/08/2019

Vida entremúsicas
Apesar da leitura do livro ter demorado bastante - alguns anos, com paradas, retonadas, releituras - ela foi muito prazerosa!
Já li muitos livros de história da música brasileira, sobre diferentes períodos e com abordagens diversas. Esse livro é bem diferente. Autobiográfico, tem como plano de fundo o período mais rico da história da música brasileria, passando por suas nuances e personagens que nos trazem memórias - musicais/afetivas - a todo momento.
Uma leitura leve e despretensiosa com o potencial de abrir a cabeça, os ouvidos e o coração para a nossa maravilhosa música brasileira.

Luciana 28/02/2015

Amei!
Gostaria de ter lido ouvindo cada música, cada disco, amei!

Carolina Corrêa 30/03/2024

Espetacular
Não conseguiria dar outra nota à nossa maior enciclopédia musical: Nelson Motta.
O homem que esteve em todos os lugares, com todas as pessoas, que conheceu tudo, vivenciou tudo e, impressionantemente, criou quase tudo.
Qualquer resenha mais aprofundada entregará spoilers.
Apenas leiam e "escutem" a narração do autor.

Natalia Cunha 04/07/2011

Esse livro é maravilhoso, com certeza uma das melhores biografias já escritas. Na verdade, a trama é tão cheia de fatos históricos e histórias de nomes conhecidos por todos nós, que nem se parece com uma biografia. O livro fala de praticamente todos os estilos musicais existentes no Brasil, desde a Bossa-nova até o início do Sertanejo, falando da vida íntima dos artistas e contando curiosidades e fatos sobre eles. A escrita é boa, a divisão em capítulos pequenos auxilia na leitura, pois a deixa mais fluida. Adoro o jeito como ele começava a falar de um artista e só dava suas características, fazendo com que nós, leitores, ficássemos curiosos e tentando descobrir de quem ele estava falando, para descobrirmos somento no final dos capítulos. Muito genial, faz você querer passar logo pra próxima página.
Pra qualquer amante de música brasileira, um relato de alguém que estava dentro de tudo que acontecia e sabe escrever maravilhosamente bem. Todos deviam ler, é muito bom!

@zurcenila 05/11/2016

Noites Tropicais - Nelson Motta
É difícil definir este livro.. "memórias", "autobiografia", "história"... não sei! Qualquer uma das possibilidades define "Noites Tropicais".
O protagonista é o próprio autor (Nelson Motta), que não se limita a contar sua vida ligada a música; fala dos pais, filhas, namoradas, esposas e de seus amigos.. (nada mais, nada menos que todos os ídolos da MPB). João Gilberto, Elis Regina, Caetano, Tim Maia, Chico, Gil, Marisa Monte, Lulu Santos, Vinicius de Moraes, Toquinho e tantos outros tem muito de suas histórias retratadas ali.
O livro começa junto com o início da Bossa Nova, com o lançamento de "Chega de saudade" de João Gilberto..
Os detalhes dos bastidores dos festivais são um deleite ao leitor, que como eu, nasceu muito depois do auge destas disputas de cantores e compositores mas ama essa história, é apaixonado por música e contagia-se com todas as nuances daquela época. Os programas de televisão que eram verdadeiros musicais também são descritos em detalhes, incluindo os apresentados por Elis, Jair e Vanderleia, Roberto e Erasmo (Jovem Guarda), ambos pelo Record e que provocavam uma rivalidade entre estes mitos de nossa música.
O papel de Nelson como jurado em alguns programas tem destaque em sua narrativa deste período que termina com o declínio dos festivais e a ascensão das telenovelas e do "Programa Silvio Santos".
Outro destaque é o nascimento do Tropicalismo tendo como pano de fundo os primeiros anos do regime militar. Relatos sobre a repressão e censura, a prisão de Chico, Caetano e o exílio deles e de muitos outros. Neste período Motta narra a grande popularidade de Wilson Simonal e sua queda acusado de ser dedo duro para a máquina de repressão dos militares. O surgimento da carreira de Tim Maia é contada com entusiasmo pelo autor.
A vida amorosa de Nelson Motta se torna interessante quando ele conta o seu romance extra-conjugal com Elis Regina e depois o casamento com Marília Pera...
Os pontos de destaque da década de 1970 são o surgimento de Raul Seixas e seu parceiro musical Paulo Coelho, o movimento disco, o auge das discotecas no fim da década, o sucesso das Frenéticas e o início de sua carreira como dono de casas noturnas. Entre estas casas a quase mítica Noites Cariocas.
Para o fim Nelson Motta deixou a descrição de como orientou uma garota - então com 19 anos - até chegar hoje a ser, para muitos incluindo eu, uma das maiores cantoras do Brasil: Marisa Monte.
Alongaria muito mais já que são muitas histórias fantásticas, mas termino aqui a resenha e a vocês desejo boa leitura!

Fahad 03/04/2017

Música aos olhos
Na realidade ao ler este livro você sente a música e a história da MPB o Nelsinho Motta é participante ativo da história...leia e prepare o tablet para ouvir as músicas é perfeito!

Rittes 27/10/2017

Nelsinho, o onipresente
Interessante o livro de Nelson Motta. Mistura de biografia dele mesmo e também da música popular brasileira, apenas passa a sensação de que ele é o grande nome por trás de quase tudo de importante que se fez na MPB. De Roberto Carlos, Jorge Benjor, Tim Maia até Titãs e Marisa Monte, o dedo mágico de Nelsinho parece estar em todas. Fora essa onipresença, que pode incomodar alguns, até que é interessante...

Raquel 25/07/2011

Muito bom!!!