Noites Tropicais

Noites Tropicais Nelson Motta

Resenhas - Noites Tropicais

Afonso74 02/05/2010

relato da história da cultura brasileira pelo grande "boa-praça-amigo-de-todos" Nelsinho Motta
Deleitem-se aqueles que querem saber mais da música e cultura brasileira das décadas de 1960 à 90 sob o olhar privilegiado de Nelson Motta.

O autor, com um texto ágil e sem cair em níveis de detalhe que só interessariam aos que viveram tais épocas, acaba cativando o leitor mais jovem à querer conhecer mais sobre cada um dos músicos mencionados no livro. E assim acabei adquirindo o "Chega de Saudade" do Ruy Castro logo após a leitura do Noites Tropicais.

(o livro Noites Tropicais já conta com versão de bolso, portanto mais em conta)

Joubert 21/09/2010

História da Música ou Biografia?
Não sei se foi intencional ou acidental... Porém um livro que se apresentou como a história da música brasileira dos anos 50 até 90 se transformou numa perfeita, bem contada e divertida autobiografia. Ainda bem!! Pois comecei a ler o livro esperando ver causos da músicas contado pelo "parceiro do Lulu Santos"... quebrei a cara e queimei a língua... Nelson Motta foi e é onipresente em todos os momentos da MPB (Música Popular Brasileira ou Música Pra'pular Brasileira), do teatro, da vida noturna carioca e paulista.... criador de jingles eternos... criador de músicas inesquecíveis... Descobri Nelson Motta como o coadjuvante mais "estrela" do universo artístico brasileiro...

Gabriel Lucas 24/12/2010

ESSENCIAL!

Mesmo que alguns improvisos soem ficcionais, NelsonMotta é quem pode tecer tal retrato tão amplo!

Natalia Cunha 04/07/2011

Esse livro é maravilhoso, com certeza uma das melhores biografias já escritas. Na verdade, a trama é tão cheia de fatos históricos e histórias de nomes conhecidos por todos nós, que nem se parece com uma biografia. O livro fala de praticamente todos os estilos musicais existentes no Brasil, desde a Bossa-nova até o início do Sertanejo, falando da vida íntima dos artistas e contando curiosidades e fatos sobre eles. A escrita é boa, a divisão em capítulos pequenos auxilia na leitura, pois a deixa mais fluida. Adoro o jeito como ele começava a falar de um artista e só dava suas características, fazendo com que nós, leitores, ficássemos curiosos e tentando descobrir de quem ele estava falando, para descobrirmos somento no final dos capítulos. Muito genial, faz você querer passar logo pra próxima página.
Pra qualquer amante de música brasileira, um relato de alguém que estava dentro de tudo que acontecia e sabe escrever maravilhosamente bem. Todos deviam ler, é muito bom!

Raquel 25/07/2011

Muito bom!!!

Tais 24/01/2012

Um passeio pela História do Brasil musical
Com linguagem coloquial, Nelson Motta nos leva desde os anos 1960 até o início dos anos 1990, narrando fatos pitorescos da cena musical e histórico-cultural brasileira. Não gonsegui largar o livro, pois tudo era muito interessante. Para quem se interessa por cultuta e deseja entender os porquês os fatos aconteceram como aconteceram, indico.

Antonio Maluco 08/08/2018

Música
o livro fala 1 pouco da história de Nelson Motta e de alguns estilos musicais brasileiros até o ano de 1990 e Nelson Motta conta essas histórias nesse livro

Renato Pimenta 28/09/2014

Uma viagem e tanto
Nelsinho, retrata de maneira jornalista a sua própria vida na MPB nesta época onde tudo foi muito intenso. É uma delícia ouvir de quem fez e participou ativamente, junto meus ídolos, da estória da MPB; saber como as coisas aconteciam, relembrar dos festivais as Disco é sem dúvida uma viagem e tanto.
Como sempre esse cara retrata tudo muito bem.

Luciana 28/02/2015

Amei!
Gostaria de ter lido ouvindo cada música, cada disco, amei!

John Snow 11/03/2015

Homem multi-tarefa
Dentre algumas das minhas últimas leituras biográficas, essa é mais sincera, em que o autor mostra não só os seus sucessos, como também seus fracassos; seus vícios e virtudes; suas alegrias e tristezas. É um ótimo panorama das últimas décadas da música no Brasil !

deboni 07/11/2015

História da Trilha Sonora dos anos 60,70 e 80
Noites Tropicais nos conta os bastidores da música brasileira entre os anos 60, 70 e 80, narrado pelas memórias de Nelson Motta. Ele é produtor musical, crítico e letrista de sucessos como O Cantador de Elis, Como uma Onda e Tesouros da Juventude do Lulu Santos, Bem que se quis de Marisa Monte, Coisas do Brasil de Guilherme Arantes e Dancing Days e Perigosa das Frenéticas entre tantos outros. Conviveu intimamente com João Gilberto, Tim Maia, Elis, Caetano, Chico e tantos outros. Um texto ágil, agradável, honesto e altamente recomendado pra quem quer entender, ou como eu reviver, um pouco da história do Brasil e sua música popular.

Wsbraz 27/01/2016

Conhecendo Nelson Motta
Comprei o livro devido à curiosidade pela época vivida por grandes nomes da escrita e do canto. Me deparei com uma leitura interessante e ágil, capaz de prender e fazer com que páginas fossem devoradas em uma semana.
Nelson Motta foi genial ao escrever sobre a estória da música popular brasileira utilizando fatos reais vividos por ele e os Seus.

@zurcenila 05/11/2016

Noites Tropicais - Nelson Motta
É difícil definir este livro.. "memórias", "autobiografia", "história"... não sei! Qualquer uma das possibilidades define "Noites Tropicais".
O protagonista é o próprio autor (Nelson Motta), que não se limita a contar sua vida ligada a música; fala dos pais, filhas, namoradas, esposas e de seus amigos.. (nada mais, nada menos que todos os ídolos da MPB). João Gilberto, Elis Regina, Caetano, Tim Maia, Chico, Gil, Marisa Monte, Lulu Santos, Vinicius de Moraes, Toquinho e tantos outros tem muito de suas histórias retratadas ali.
O livro começa junto com o início da Bossa Nova, com o lançamento de "Chega de saudade" de João Gilberto..
Os detalhes dos bastidores dos festivais são um deleite ao leitor, que como eu, nasceu muito depois do auge destas disputas de cantores e compositores mas ama essa história, é apaixonado por música e contagia-se com todas as nuances daquela época. Os programas de televisão que eram verdadeiros musicais também são descritos em detalhes, incluindo os apresentados por Elis, Jair e Vanderleia, Roberto e Erasmo (Jovem Guarda), ambos pelo Record e que provocavam uma rivalidade entre estes mitos de nossa música.
O papel de Nelson como jurado em alguns programas tem destaque em sua narrativa deste período que termina com o declínio dos festivais e a ascensão das telenovelas e do "Programa Silvio Santos".
Outro destaque é o nascimento do Tropicalismo tendo como pano de fundo os primeiros anos do regime militar. Relatos sobre a repressão e censura, a prisão de Chico, Caetano e o exílio deles e de muitos outros. Neste período Motta narra a grande popularidade de Wilson Simonal e sua queda acusado de ser dedo duro para a máquina de repressão dos militares. O surgimento da carreira de Tim Maia é contada com entusiasmo pelo autor.
A vida amorosa de Nelson Motta se torna interessante quando ele conta o seu romance extra-conjugal com Elis Regina e depois o casamento com Marília Pera...
Os pontos de destaque da década de 1970 são o surgimento de Raul Seixas e seu parceiro musical Paulo Coelho, o movimento disco, o auge das discotecas no fim da década, o sucesso das Frenéticas e o início de sua carreira como dono de casas noturnas. Entre estas casas a quase mítica Noites Cariocas.
Já na década de 1980, a morte de Elis e John Lennon dão um toque de dramaticidade ao livro. Mas logo o clima se eleva de novo com surgimento do Rock Brasil com a Blitz, Gang 90, Paralamas entre muitos outros citados por Motta.
Para o fim Nelson Motta deixou a descrição de como orientou uma garota - então com 19 anos - até chegar hoje a ser, para muitos incluindo eu, uma das maiores cantoras do Brasil: Marisa Monte.
Alongaria muito mais já que são muitas histórias fantásticas, mas termino aqui a resenha e a vocês desejo boa leitura!

Fahad 03/04/2017

Música aos olhos
Na realidade ao ler este livro você sente a música e a história da MPB o Nelsinho Motta é participante ativo da história...leia e prepare o tablet para ouvir as músicas é perfeito!

Rittes 27/10/2017

Nelsinho, o onipresente
Interessante o livro de Nelson Motta. Mistura de biografia dele mesmo e também da música popular brasileira, apenas passa a sensação de que ele é o grande nome por trás de quase tudo de importante que se fez na MPB. De Roberto Carlos, Jorge Benjor, Tim Maia até Titãs e Marisa Monte, o dedo mágico de Nelsinho parece estar em todas. Fora essa onipresença, que pode incomodar alguns, até que é interessante...