A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Omae 08/12/2021

Ainda que demore para desenvolver, a história promissora chama a atenção com seus conceitos inovadores, renovando o gênero de fantasia juvenil.

Vitória 08/12/2021

Não sei pq demorei tanto pra ler, é um livro muito bom e deve ser maravilhoso ler quando se ainda é criança. To ansiosa para o próximo

Graziela 08/12/2021

Que fantasia incrível!
Eu nunca tinha lido A Bússola de Ouro, eu havia assistido o filme mas não me lembrava de absolutamente nada. Logo, essa leitura foi uma total surpresa e estou encantada.

Eu amei a escrita desse livro, as descrições dos ambientes, das pessoas, dos cheiros, de tudo. Achei tão imersivo que eu sentia a agonia da Lyra em muitas partes, o sufoco, o alívio e alegria.

Que jornada! Me senti totalmente envolvida do início ao fim, e mal posso esperar para ler os próximos!

Monteiro 30/11/2021

Nada do que parece é o que realmente é
Eu tô realmente muito muito chocada sobre o que é o Pó, mas se eu tivesse parado para pensar realmente ao invés de deixar a história me levar teria percebido que faz sentido ser o que é. Os pais da Lyra são escrotos em um nível muito grande e fogo na igreja. Lyra eu vou te amar pra sempre e obrigada por ser esplêndido Iorek Byrnison, você tem todo meu amor.
Obs: eu quero um daemon.

Humberto 30/11/2021

Meu Deus aquele filme é horrível!
Não vou mentir... quando eu era pequeno, amava o filme que fizeram desse livro. Achava tudo e queria ter um daemon (ainda quero). Comprei o box de Fronteiras do Universo baseado no filme que tinha assistido anos atrás.
Que filme horrível viu, meu pai.
Cortaram muitos plots que fazem total sentido para a construção da história. Enfim, Hollywood né...

mhysafey 30/11/2021

Infância
Li esse livro quando tinha apenas 10 e não me lembro tanto de todos os detalhes, mas lembro que amei, porém não li os outros que são continuidade. Está nos meus planos reler em 2022.

Lucas.Zanco 17/11/2021

A Bússola de Ouro
Livro incrível e fantástico, personagens muito cativantes e intensos, cheios de criaturas misteriosas que são ligadas a seus humanos, essas criaturas são chamadas de daemons, eles se parecem com animais, mas falam e conversam com seus companheiros humanos e com outros humanos normalmente, quando um humano ele está na infância seu daemon tem a capacidade de alterar sua forma para a forma de diversos animais que ele quiser, mas quando a criança começa sua adolescência o daemon parte sua capacidade de alterar de forma, conquistando assim a sua forma permanente o que sinaliza a maduração física e mental do humano conectado ao daemon. O foco da historia é a pequena, doce e destemida Lyra Belaqua e seu daemon Pantalaimon carinhosamente chamado de Pan pela garota, eles vivem na faculdade de Jordan onde ela é criada pelos catedráticos da instituição, seu tio é o Lorde Asriel um homem de grande influencia em Londres e com grandes ambições. A garota e seu Daemon saem em uma grande aventura ao receberem um misterioso objeto mítico chamado de aletiometro ou mais comumente conhecido O Leitor de Simbolos que se assemelha muito as bussolas mas ele possui 3 ponteiros pequenos que podem ser manuseados manualmente e um ponteiro maior que se move sozinho, ele tem a capacidade de responder as perguntas mais complexas já feitas e este instrumento irá ajudar Lyra e Pan em suas incríveis aventuras

Livs 09/11/2021

Agridoce
A Bússola de Ouro é um livro muito bem escrito, com rápida capacidade de imersão na história. Uma ficção muito diferente que já li, e sem dúvida agridoce ao colocar na mesma história personagens infantis e experiências com crianças. Confesso que essa última parte me deixou muito desconfortável (com o filme senti o mesmo) mas com certeza foi o intuito. Além disso, os personagens que fazem os pais dela também me deram sentimentos agridoce na relação deles com o suspense e na forma que tratam sua filha.

O plot twist desse livro um é bem construído e articulado, não sendo muito um elemento de surpresa, mas sim de construção da história que continuará nos próximos livros.

Um ficção que consegue a leveza de ter uma protagonista criança e o peso de ser tema pesado dentro de um universo diferente .

Sabrina758 30/10/2021

Ótimo, final ruim
Sinopse ?

Em a Bússola de Ouro, a alma dos seres
humanos toma a forma de um animal,
companheiro inseparável chamado
daemon. Além disso, existe um objeto
capaz de responder a qualquer
pergunta com a verdade, embora
ninguém consiga ler as respostas.
Lyra tem doze anos e mora
na Faculdade Jordan, onde cresceu
livre em meio aos catedráticos
e serviçais. Até que crianças começam a desaparecer.
Os rumores são cada vez mais
sombrios experimentos em
laboratórios no norte, uma curiosa
particula elementar chamada Pó,
pesquisadores mortos em expedições.
Nada disso deveria afetar a vida
da menina, até que Roger, seu melhor
amigo, desaparece.

Minha opnião ?

O livro é bom, você quer descobrir o que aconteceu com as crianças e o que é o Pó, as amizades que ela faz, totalmente
satisfeita. Mas o final, HORRÍVEL. Não dá vontade de continuar a trilogia, todas conquistas da Lyra ao longo do livro, pareceram que não valeram a pena. Minha nota: 4 ??

Jônatas Rafael Garpin 29/10/2021

Em "A bússola de ouro" acompanhamos Lyra, uma órfão de 11 anos, e Pantalaimon ou Pan, o seu Daemon que ainda não tem uma forma específica. Ela foi criada na Universidade Jordan, em Oxford e tem contato com o seu tio, Lorde Asriel as vezes uma vez no ano. Foi em umas dessas visitas que Lyra descobriu a existência do Pó, uma substância que aparentemente preocupa a todos que sabem sobre.
A jornada começa com os desaparecimentos de algumas crianças e a crença de que são levados pelos Goblers, e que fazem grandes crueldades com as crianças, após ser levada pela Sra Coulter para ser sua assistente, receber um artefato raro e descobrir que seu amigo Roger sumiu, Lyra se ver em uma jornada com feiticeiras, ursos de armadura, e muitos segredos a serem revelados.
???
É um livro que se passa em um universo parecido com o nosso, com criaturas muito bem trabalhadas, um enredo muito bom e rápido de forma que não tem como desanimar da leitura, diversas situações bem descritas que não deixam o leitor se perder e personagens que não sabemos de são bons ou maus.

Bella 25/10/2021

Fazia tanto tempo que eu queria ler esse livro e agora fico me perguntando qual o motivo de não ter lido antes. O universo é maravilhoso, os personagens cativantes, amei!

limastevie 24/10/2021

Eu amo livros de ficção/fantasia, são super a minha praia. Esse livro eu conheci em 2019 pro conta da série da HBO, His Dark Materials, que é uma série baseada na trilogia Fronteiras do Universo, onde a Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia.

Comecei a leitura desse livro em 2019, porém por conta da faculdade eu acabei largando. Em 2020 peguei o livro do início pra ler porém acabei largando de novo, mas esse ano foi.

Apesar de eu ter largado o livro algumas vezes, a história é muito boa e envolvente. São muitos acontecimentos durante todo esse primeiro livro, algumas coisas te fazem pensar bastante e outras te deixam um pouco confusa, é o tipo de história que te permite criar teorías sobre o que virá a acontecer e o por que de certas coisas estarem acontecendo.

Eu sou super empolgada pra começar o segundo livro e ver no que vai se desenrolar essa história.

Obs: A série da HBO já possui duas temporadas, referentes ao primeiro e segundo livros, a terceira temporada já está sendo gravada e deve ser lançada ano que vem. Assistam, a série é maravilhosa também.

Ivi 21/10/2021

Das melhores fantasias que já li.
Fazia tempo que tinha lido algo tão bem escrito. Leio tanto romance de época, com histórias que já sabemos o fim, que tinha esquecido como era um universo diferente e fantástico, onde cada capítulo tem uma surpresa. A escrita é realmente excelente.
A bússola de Ouro se equipara à todas as minhas fantasias preferidas. O universo criado nesse primeiro volume é tão rico quanto o de Eragon. Os personagens são tão mágicos quanto os de Nárnia.
Me sinto amiga íntima de Lyra. Sofro quando ela sofre e me alegro quando ela prospera. Tão bem construída nossa heroína mesmo sendo uma criança!
Dos próximos só espero aventuras tão fantásticas para Lyra quanto as que ela viveu até o momento.
bydanier 06/11/2021minha estante
Meuuuu Deuuussss que análise perfeita, senti tudo que você quis dizer moça, me inspirou a ler essa obra completamente, amei tudo.