A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Ramom.Almeida 18/01/2022

Incrível
Livro muito bem escrito, com personagens extremamente carismáticos e cativantes, principalmente a protagonista Lyra.
Philip Pullman desenvolve um universo que transita entre a fantasia e a ficção científica de forma tão natural e consistente, muitas vezes fazendo aquilo que a gente ler parecer algo profundamente crível.
Na minha opinião é um ótimo primeiro livro para um começo de saga!!!
Lau 18/01/2022minha estante
Prepare se por que nos proximos livros dessa saga vc vai se decepcionat

Ramom.Almeida 18/01/2022minha estante
MDS??? com medo já...

Isa Luz 14/01/2022

A Bússola de Ouro
Ótima leitura.
Leve, fácil, e cheio de aventuras.
Uma história de fantasia, não achei tão mágica, mas ainda estou no primeiro livro da trilogia.
Espero me surpreender com os acontecimentos do próximo.

Patcha 12/01/2022

Sim, existem bons livros infantojuvenis
Devo dizer que, durante a minha adolescência, nunca gostei de livros infantojuvenis. As personalidades rasas e a presença clara de uma fórmula, embora amigáveis para leitores iniciantes, me incomodava muito. Foi então que, rapidamente, migrei para a literatura adulta e fui buscar outros tipos de histórias.
Muitos anos depois, já sendo um leitor experiente, fui apresentado a esse livro por minha companheira, que me assegurou ser uma excelente e obra. E como ela estava certa!
O universo é muito bem construído, os personagens são cativantes e todos os momentos de tensão são extremamente eficazes. O autor consegue viajar entre a fantasia e a ficção científica sem que soe forçado ou tirado do nada, em um mundo consistente e que não parece existir só para sustentar o roteiro.
O que mais me chamou a atenção foi que os diálogos são bem construídos. Você não se depara, em momento algum, com um diálogo expositivo. Se uma informação será importante no final da história, essa lhe é entregue de forma orgânica e instigante, convidando o leitor a resolver o mistério junto ao protagonista.
Recomendo fortemente a leitura, tanto para jovens quanto adultos. Não é a toa que Philip Pullman é colocado ao lado de J. R. R. Tolkien quando falam de fantasia.

Lulu 03/01/2022

Bommm
Off: Esse é o segundo livro que eu leio em inglês e foi uma aventura e taaaanto. A construção de universo do autor é muitoo boa, e a personagem principal me fez entrar mesmo no universo (eu não sou muito de ler ficção científica - ou seria fantasia? - por não me conectar muito com os personagens, mas o livro superou isso!!).

O começo foi um pouco lento e demorou um pouco para pegar ritmo, mas acho que a partir da metade da parte 2, o livro tem um rumoo incrível que me obrigou a terminá-lo!!! Mas assim, senti como se ele tivesse altos e baixos, mas com alguns momentos bemm marcantes.
O que eu gostei bastante é que o autor realmente sabia do que ele estava falando, como se tudo estivesse planejado, acertadinho, ele não tem pontas soltas. E alguns plots são muito bem feitos mesmoo!!!!

O final pra mim, não foi lá muitoo bem feito, sei lá faltou um temperinho kkkkkk, mas a terceira parte eu devorei muito rápido, pq tava muitoo bommm

Enfim, o livro tem uns momentos chatinhos e outros muito bons mas vale a pena se aventurar nesse mundo com ursos que falam, bruxas e humanos com daemons, amei demais!!!!!

Jr. 31/12/2021

Uma fantasia consistente que te prende do começo ao fim. A leitura flui muito naturalmente tudo graças aos personagens carismáticos e bem construídos.
A trama não é tão cheia de clichês e as reviravoltas são surpreendentes, gostei de ver o amadurecido da Lyra durante essa jornada inicial.
A história foi bem construída, não deixando pontas soltas e dando um bom gancho pra sequência.

"Assim Lyra e seu daemon deram as costas ao mundo em que nasceram, e caminharam para o céu."

Mario.Gomes 31/12/2021

A órfã Lyra Belacqua vive em um mundo paralelo onde as almas dos humanos se manifestam na forma animal, e são chamadas de daemons. Ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas seu melhor amigo Roger, então vai com Pantalaimon, seu daemon, em busca de respostas. Com a ajuda de um instrumento ancestral e amigos que faz no caminho, Lyra parte em uma jornada que pode mudar o mundo para sempre.

gio freitas 28/12/2021

não gostei?
sinceramente, não gostei. até agr, esse foi um dos piores q já li. eu jurava q eu ia amar ele, mas com o desenrolar dos capítulos me desiludi
ele é um livro confuso logo de cara e o autor não explica quase nada, vc tem q entender por conta própria
tem ler ele mtas vezes, eu começava e nn conseguia ir até o final de tão ruim q achei
não recomendo nem um pouco

karine 27/12/2021

fico feliz de já ter os três livros porque é impossível não ficar curiosa depois desse final bem ???
amei a construção do universo (apesar de muita coisa precisar ser explicada ainda) e durante toda a leitura me senti nessa atmosfera meio diferente (mágica?), então a experiência de ler esse livro foi muito boa! recomendo muito

plucas2003 23/12/2021

Nossa!!
É um clássico então não tem muito o que falar é ótimo! Eu não me surpreendi lendo porque já tinha assistido o filme e visto a série da HBO MAS ler foi uma experiência maravilhosa. Mal posso esperar pra começar os outros.

marina 22/12/2021

muito obrigada lara pelo patrocínio e pelas anotações ao longo desse livro
te amo lyra
achei um livro com uma construção de mundo muito interessante

Vitinho 20/12/2021

Um belo início!
Eu tinha me esquecido de fazer a resenha desse livro!! ????????????????????E já tinha lido ele pela primeira vez a alguns anos mas, apesar de lembrar de muitas coisas, eu não me lembrava completamente do final. ????
Foi ótimo reler a história de Lyra, ver como ela é corajosa e que sempre quer ajudar seus amigos.
Lyra é inteligente, curiosa, as vezes meio mal educada kkkkk, mas nada exagerado também.
Os demais personagens são muito bons, Yorek, Serafina, Lee, os gípsios?, o desenvolvimento deles é muito bom. Já o antagonismo da Sra. Couter é excelente, o verdadeiro tipo de vilã que eu gosto, inteligente, ardilosa, e que não mede esforços para fazer oq está planejando e oq deseja.
Enfim, é um ótimo início para a trilogia, principalmente pelo protagonismo de Lyra.

Gois 15/12/2021

Entretenimento fácil.
Não sei se fui que me desencatei com a ficção fantástica com o tempo, mas achei o livro apenas bom. O Livro não explica muito os conceitos e ideias, introduz pouco o mundo onde ocorre a história e não explica várias coisas da mitologia do livro (talvez seja melhor explicado nos demais livros da trilogia). Mas uma história legal, que ganha um bom ritmo na segunda e terceira parte, com personagens divertidos e faz uma crítica à religião. Leitura fácil.

nokie 14/12/2021

favoritado com toda certeza
A bússola de ouro é um livro maravilhoso, que inicia com uma garotinha que vive uma vida tranquila na faculdade Jordan, em Oxford.
O livro desenrola uma história sem igual, no qual você se conecta com a leitura e com a protagonista.
O jeito que essa escrita prende é outro nível, assim como o leitor se identifica diversas vezes com atitudes e pensamentos de Lyra, essa personagem sem igual. Se vê como criança muitas vezes.
Recomendo muito a leitura, mais um favoritado.

Malphys 12/12/2021

A bússola de ouro é um dos melhores livros de fantasia que já li. A história é consistente e te prende do começo ao fim. Até os clichês são construídos de uma forma que não te desanimam ao longo da narrativa. Lyra, a personagem principal, é uma menina de 11 anos destemida, curiosa, mentirosa mas com uma jornada e um coração imensos. A metáfora em cima das crenças e dos tabus sociais pautados pela igreja tornam o livro uma preciosidade sem tamanho.