A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Letícia Azevedo 10/02/2022

Lyra é muito corajosa
Uma fantasia bem escrita, já conhecia a história pelo filme/série, e gostei muito da leitura.
Queria mais do Lee Scoresby gostei muito dele na série de tv, achei que teria mais dele no livro, o final foi eletrizante, estou curiosa pra ver o que vem pela frente.

Julizaa 08/02/2022

mds
Juro, odeio todos os adultos desse livro. Ok, não todos, mas a maioria. Eu já tinha visto o filme algumas vezes e gosto bastante do mesmo, o livro me surpreendeu muiiitooo e espero que a trilogia seja tão boa quanto dizem que é

Giu 06/02/2022

Divertido desde a primeira página, e bem diferente de outras fantasias por ter uma base científica.

Só achei a relação que o autor tentou fazer com religião um pouco fraca - pra mim era desnecessária (apesar de que não duvido nem um pouco que a Igreja agiria exatamente como Pullman descreveu).

Mas adorei os personagens e os dimons =]

Eduardha 04/02/2022

Eu ameeei! Quando coloquei nas minhas metas de leitura nao imaginei que fosse gostar tanto assim. Estou ansiosa para começar o próximo livro

Wênnio 31/01/2022

Incrível
Esse livro é um prato cheio pra você que é fã de Harry Potter e Percy Jackson, acredite, vale muito a pena a leitura!

Lissa Marry 26/01/2022

ly(i)ra
fazia anos desde que li uma trilogia ou saga, então quando comecei a ler a bússola de outro (trilogia: fronteiras do universo) fui sem expectativas, algo bom, pois a narrativa conseguia me surpreender a ponto de ler várias páginas por dia ? algo não usual atualmente.

lyra. que personagem completa. defeitos e qualidades misturados em uma criança de 12 anos. além dela, personagens intrigantes, bons e maus; relações conturbadas onde o certo e errado se misturam.

o começo do livro foi bom, o meio foi ótimo e o final voltou a ser bom. esperava mais do desfecho final, não percebi importância na morte ? sem especificações ? e um déficit na explicação das emoções da lyra.

alguns personagens ficaram a ver navios em, contudo ainda têm dois livros pela frente, ou seja, muitos caminhos a serem tomados e explicados.

p.s.: meu último nome é ?lira? e achei muito legal ler a pronúncia do meu nome durante a leitura kkk

Yanna Paula 25/01/2022

Razoável
Queria tanto ler essa trilogia e confesso que comecei sem expectativas tendo a curiosidade como grande motivador, mas de um começo interessante percorri um caminho de altos e baixos para chegar em um destino razoável.

O universo desse livro é incrível cheguei a pensar em dar 4 estrelas em 75% da leitura, mas foram tantas coisas que me deixaram com raiva que ficou difícil terminar e realmente gostar.

O autor faz com que os personagens apareçam do nada em situações que isso seria bem difícil, deixa de lado objetivos almejados num piscar de olhos sendo que num mesmo capítulo ele fomenta essa busca e corre quando algo interessante pode ser mais aprofundado.

Para mim é difícil dizer isso, mas acredito que não terminarei a trilogia.

Alex64 24/01/2022

Amava esse
Universo incrível, amava esse livro.
Faz anos que li, e preciso ler novamente, a história, os personagens e cada cenário são bem construídos.
Jucorujinha 03/02/2023minha estante
Estou pra ler o livro 3. Tbm vi a série e simplesmente amo tudo desse universo até onde eu li. Livro 2 é ???

Mandy do @blogsobrealeitura 23/01/2022

Não imaginava que seria assim
Eu tô bem surpresa. Imaginava que o livro seria bobinho, talvez reflexo de lembranças sobre o filme, mas é muito bom e bem mais profundo, violento e triste do que eu imaginava. Pullman foi bem audacioso e genial nessa obra.
BrunoFF 23/01/2022minha estante
essa trilogia é incrível

Nih 22/01/2022

A bússola de ouro
Caramba, eu não sei nem o que falar sobre esse livro, eu amei ele a cada segundo que eu li, a casa capítulo você descobre coisas novas que te deixam mais chocado ainda.

O final foi um terremoto para mim, eu achei que iria acabar com um final feliz e bonitinho, quando no próximo capito, o início é conturbado e você entende que nada daquilo que você estava pensando, era de fato o que ia acontecer.

O meu único ponto negativo, que fez com que eu não favoritasse o livro, foi a linguagem, as vezes eu achei um pouco difícil, tem algumas palavras diferentes, as vezes parágrafos bem grandes e pesados, com que eu ficasse um pouco confusa as vezes, mas isso não tira o fato desse livro ser incrível.

Maria 21/01/2022

apesar de ter menos de 400 páginas, é um livro fluído com uma narrativa de ação muito boa. cada humano tem o seu daemon (dimon), que é uma manifestação corpórea da alma, inclusive eles trocam de forma a todo instante quando o humano ainda é uma criança, na puberdade eles escolhem uma forma só pro restante da vida.

a construção da personagem da lyra é excelente, apesar de ser uma criança ela já possui uma liderança nata, deixada pelo tio lorde asriel na universidade de oxford a bichinha pega fogo, sobe em telhado, faz disputa com outras crianças, etc.

leiam porque vale muito a pena, tô ansiosa pra ler o restante da trilogia!

Ramom.Almeida 18/01/2022

Incrível
Livro muito bem escrito, com personagens extremamente carismáticos e cativantes, principalmente a protagonista Lyra.
Philip Pullman desenvolve um universo que transita entre a fantasia e a ficção científica de forma tão natural e consistente, muitas vezes fazendo aquilo que a gente ler parecer algo profundamente crível.
Na minha opinião é um ótimo primeiro livro para um começo de saga!!!
Lau 18/01/2022minha estante
Prepare se por que nos proximos livros dessa saga vc vai se decepcionat

Ramom.Almeida 18/01/2022minha estante
MDS??? com medo já...

Isa Luz 14/01/2022

A Bússola de Ouro
Ótima leitura.
Leve, fácil, e cheio de aventuras.
Uma história de fantasia, não achei tão mágica, mas ainda estou no primeiro livro da trilogia.
Espero me surpreender com os acontecimentos do próximo.

Patcha 12/01/2022

Sim, existem bons livros infantojuvenis
Devo dizer que, durante a minha adolescência, nunca gostei de livros infantojuvenis. As personalidades rasas e a presença clara de uma fórmula, embora amigáveis para leitores iniciantes, me incomodava muito. Foi então que, rapidamente, migrei para a literatura adulta e fui buscar outros tipos de histórias.
Muitos anos depois, já sendo um leitor experiente, fui apresentado a esse livro por minha companheira, que me assegurou ser uma excelente e obra. E como ela estava certa!
O universo é muito bem construído, os personagens são cativantes e todos os momentos de tensão são extremamente eficazes. O autor consegue viajar entre a fantasia e a ficção científica sem que soe forçado ou tirado do nada, em um mundo consistente e que não parece existir só para sustentar o roteiro.
O que mais me chamou a atenção foi que os diálogos são bem construídos. Você não se depara, em momento algum, com um diálogo expositivo. Se uma informação será importante no final da história, essa lhe é entregue de forma orgânica e instigante, convidando o leitor a resolver o mistério junto ao protagonista.
Recomendo fortemente a leitura, tanto para jovens quanto adultos. Não é a toa que Philip Pullman é colocado ao lado de J. R. R. Tolkien quando falam de fantasia.

Lulu 03/01/2022

Bommm
Off: Esse é o segundo livro que eu leio em inglês e foi uma aventura e taaaanto. A construção de universo do autor é muitoo boa, e a personagem principal me fez entrar mesmo no universo (eu não sou muito de ler ficção científica - ou seria fantasia? - por não me conectar muito com os personagens, mas o livro superou isso!!).

O começo foi um pouco lento e demorou um pouco para pegar ritmo, mas acho que a partir da metade da parte 2, o livro tem um rumoo incrível que me obrigou a terminá-lo!!! Mas assim, senti como se ele tivesse altos e baixos, mas com alguns momentos bemm marcantes.
O que eu gostei bastante é que o autor realmente sabia do que ele estava falando, como se tudo estivesse planejado, acertadinho, ele não tem pontas soltas. E alguns plots são muito bem feitos mesmoo!!!!

O final pra mim, não foi lá muitoo bem feito, sei lá faltou um temperinho kkkkkk, mas a terceira parte eu devorei muito rápido, pq tava muitoo bommm

Enfim, o livro tem uns momentos chatinhos e outros muito bons mas vale a pena se aventurar nesse mundo com ursos que falam, bruxas e humanos com daemons, amei demais!!!!!