A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Grazi 06/03/2022

Uma aventura INCRÍVEL
Meu que final foi esse ????
Eu realmente estou em choque com tudo isso, o livro é ótimo, diria melhor que o filme, a escrita te prende do início ao fim, a história é envolvente e meu esse lance de ter um dimon é sensacional, o livro a história é incrível cara, fiquei só meio bad nesse final e em choque tb como eu disse kkkkk bom vamos a continuação né :3

marcosvinni11 05/03/2022

Boa leitura.
Gostei bastante do livro e a história eu já tinha algum contato por causa da série da HBO (que se mostra ser bem fiel após ler o livro). Ele faz um bom papel de nos deixar bem curioso sobre o destino da Lyra e também sobre o que de fato é o pó. Porém por ser um livro pequeno, achei que podia ser uma história mais dinâmica, as vezes achei ela um pouco afastada. Porém ansioso pra saber o resto dessa história. Obs: Lyra tem os piores pais hahahaha.

Thay 04/03/2022

A bússola de ouro
A construção de mundo nesse livro é sensacional. Não tem diálogos expositivos e as coisas acontecem naturalmente. Mas de 80% pra lá fica um pouco confuso, tem uma crítica a igreja que achei meio embaralhada e difícil de compreender. Mas no geral o livro é bom e vale a pena!

Rub.88 02/03/2022

Do Pó ao Pó
Um totem pode ser descrito como um símbolo protetor de um indivíduo ou grupo de pessoas. Em várias culturas antigas a imagem de animais é comumente usada em roupas e outros utensílios para caracterizar a nação, tribo, aldeia, clã, comunidade, agrupamento e demais focos de civilização. E também para identificar, individualizar, personalizar e dar rumo filosófico e religioso a uma pessoa. A escolha do animal correspondente envolve todos os tipos de rituais e sinais premonitórios que na maior parte das vezes não é controlado pelo maior interessado.
O livro A Bussola de Ouro do escritor britânico Philip Pullman é o primeiro da trilogia Fronteiras do Universo. Esse volume começa com a menina de onze anos Lyra Belacqua que vive na Faculdade Jordan correndo pelos telhados da instituição e fazendo guerra com os meninos da cidade. Um dia ela entra escondido na sala privativa da faculdade para assistir a uma reunião entre os catedráticos que esperam a chegado do tio babaca e pomposo dela. Assistindo tudo sem ser vista ela acompanha a conversa dos homens sérios e fica sabendo de coisas que a deixam mais que curiosa, a coloca em perigo. Enquanto isso crianças estão sendo sequestradas pelas vielas pobre da cidade portuária. Pressagiando perigo o reitor manda a menina Lyra ir morar e ser educada como uma dama pela a Senhora Coulter. Uma deslumbrante lady da sociedade inglesa. E antes de manda-la embora a presenteia com um objeto todo misterioso. A Bussola do título que serve para responder a qualquer pergunta, saber entender a resposta que era o problema.
Um detalhe importante nesse mundo alternativo é que cada pessoa tem um Daimon que é um animal conectado espiritualmente, como uma manifestação da personalidade. Então todos os personagens são duplicados. Uma versão humana e outra animal. Os adultos tem um animal qualquer fixo e as crianças, até certa idade, tem os daimon metamorfos virando qualquer espécie a hora que quiser. E falam e interagem com suas contrapartes humanas, e com outras pessoas e daimons mais restritamente.
Lyra descobre que a Sra. Coulter está envolvida em planos muito sinistros e decide fugi. Quando tenta volta para a antiga casa fica sabendo que um amiguinho sumiu. E embarca numa missão para encontra-lo junto com marinheiros que também tiveram crianças raptadas. Daí segue uma sequência de desventuras que a leva ao Polo Norte onde encontra um urso guerreiro que foi proscrito da seus iguais. E capturada e foge algumas vezes. Viaja de balão perto da aurora boreal. Encontra as crianças sequestrada e razão do cativeiro delas. Descobre a verdade sobre seus pais e a profecia que envolve o seu nome. Criaturas aladas, fantasmas, feiticeiras, universos paralelos e garotinha esperta para caramba.

Clarana 21/02/2022

Nada como uma fantasia sem ser medieval com um leve toque de ficção científica e bichinhos para aquecer o coração dessa leitora aqui.

Bruno236 20/02/2022

O universo criado pelo autor é fantástico e a trama envolvendo questões religiosas é bem intrigante e inteligente. A protagonista Lyra e seu deamon são muito carismáticos (assim como vários outros personagens). Impossível não se apegar e torcer por eles.

e QUE FINAL, HEIN???

Gostei demais! Partiu segundo volume!

Thaís de Souza 18/02/2022

A bússola de Ouro
Leitura de tirar o fôlego. Depois que comecei foi impossível parar, a história é muito envolvente e empolgante.
A coragem e a força de Lyra são incríveis.
Livro maravilhoso. Estou ansiosa para começar a sequência.

Levi.Sabino 17/02/2022

É multiverso que cê quer? Pois tome...
Conseguir ter em mãos esse livro e terminar de lê-lo dessa forma realizam um sonho antigo de uma criança que conheceu essa história através de um filme mal feito, mas que encanta da mesma forma!

Realmente, esse universo e essa história que o Philip Pullman criou são IN.CRÍ.VEIS e apaixonantes de um jeito que eu não consigo explicar. Mesmo já conhecendo o que vai acontecer por já ter visto o filme ou acompanhado a série, esse livro te empolga a cada página, te tira o ar com cada descrição de cenário ou de uma cena de ação e, de um jeito que eu não consigo explicar em palavras à altura dessa sensação, ele te faz viver cada sentimento retardado como se fosse o seu próprio.

Terminando essa resenha às pressas e com rapidez, ansioso pra começar o segundo livro!

Elizs 15/02/2022

A bússola de ouro é um bom livro, eu gostei bastante; o que senti foi a ausência de emoção... Os acontecimentos são bastante arrastados, o que me fez demorar mais do que pretendia para terminar sua leitura.
O universo desse livro é incrível, e dá uma certa invejinha ele não ser real. Os personagens são cativantes e bem desenvolvidos em suas personalidades, que foi o que me ganhou durante a leitura.
O final foi um pouco confuso, mas espero que o próximo livro esclareça as pendências.

Grace santana 14/02/2022

Se um dia critiquei não me lembro
O livro demorou para me pegar. Cheguei a deixar ele de lado 2x, mas quando finalmente me apeguei aos personagens e comecei a entender a história não queria mais parar. Apesar de uma deliciosa fantasia, o livro tem muitas camadas e a escrita trás várias críticas nas suas entrelinhas. Não vejo a hora de começar o segundo.

Mari 13/02/2022

Lyra da Língua Mágica
Os conceitos desse livro são muito fascinantes, tanto dos daemons quanto da cultura dos ursos e as demais criaturas. Gostei tanto que queria que mais tempo do livro fosse dedicado a essa parte do mundo. Na verdade era o que eu esperava: um livro cheio de mágica e fantasia, mas apesar de esses elementos estarem presentes eles não foram o foco.

Embora a magia não ser predominante, eu fiquei impressionada com a habilidade do Philip Pullman de construir o enredo e caracterizar os personagens. Particularmente quanto a Lyra, eu me apaixonei por como ela é ao mesmo tempo uma criança mas ela consegue ser a agente em liderar o enredo e conversa normalmente com os adultos e tem convicção no que ela quer. Ela foi a minha parte preferida do livro.

Achei também que foi muito real a maneira como as crianças se comportaram, como quando na inocência as crianças inventaram uma brincadeira sobre uma ameaça real. O equilíbrio entre o mundo infantil e os aspectos sérios da história foi muito bem mantido.

A tensão também foi muito bem construida, teve partes que eu fiquei chocada e temi pelos personagens.

Agora, não é segredo que esse livro tem a intensão de criticar instituições de poder autoritarias, especialmente a Igreja. O que me deixou um pouco desapontada foi que mesmo concordando com todas as críticas feitas, achei que ela poderia ter sido mais sútil e eu preferia que tivesse uma distinção mais clara entre a instituição igreja e a fé, espiritualidade. E o significado do Pó leva a crítica pontual a Igreja a algo além.

Os outros temas, mais gerais, eu adorei, como aceitar a natureza de quem você é e ter coragem. Várias frases sobre o daemon estavam carregadas de sabedoria.

Eu recomendaria porque do ponto de vista técnico ele é maravilhoso e eu realmente me encantei com o mundo e os personagens. Só um alerta que mesmo sendo infantil ele não passa batido por momentos de violência, sangue e coisas meio nojentas.

Gabriel 11/02/2022

Maravilhoso
Muito interessante esse universo que vem sendo construído. É muito misterioso em relação ao pó que é o que guia a história do livro. Eu espero que até o fim da série tenhamos uma explicação exata dele.

Laís 11/02/2022

Lyra é puro coração selvagem
Bússola de Ouro tem um gostinho muito bom de quero mais. Cheguei na trilogia de livros através da série His Dark Materials. Lyra realmente é uma protagonista única, corajosa, inteligente e envolvente. As descobertas em cada uma das 3 partes vai levando ela pro caminho pra ela precisa seguir. Afinal, é seu destino.

Menção honrosa pra Pan, Lee, Roger e Iorek que ajudam demais em toda jornada. Animada para ler mais livros de ficção! Ansiosa pra começar faca sutil!

Vivi Csordas 11/02/2022

Um frio quentinho

A Bússola de Ouro é um livro bem gostosinho. Personagens carismáticos, bem reais e intrigantes. Por ser um livro infanto juvenil, eu imaginava algo mais bobinho, mas não é nada disso! Tem assuntos mais pesados e uma boa dose de violência, considerando o gênero. Um livro para jovens? Sim, mas acredito que para uma garotada mais séria ou mais madura no mundo literário.

Mesmo com elementos fantásticos, eu senti o mundo muito palpável. Philip Pullman imaginou, e eu acreditei totalmente nele. Méritos para o autor!

Só nao dei cinco estrelas porque senti falta de algumas reviravoltas mais impactantes. A temperatura do livro pra mim não diminuía e nem aumentava muito, sentia o mesmo clima durante toda a leitura. Talvez faltou aquela tensão ou ansiedade, sabe? Mas no geral, um misto de uma história gostosa e quentinha, porém com temas mais tristes e sérios.

Passei o tempo todo torcendo pelos personagens, e o final me instigou. Achei uma delícia a ideia dos deamons, e queria muito um pra mim.😁 Com certeza lerei o próximo da trilogia, e com prazer.

"A luz enchia todo o céu ao norte; sua imensidão mal podia ser concebida. Como se vindas do próprio paraíso, grandes cortinas de delicada luz pendiam e estremeciam. Com seus tons de verde-claro e rosa, transparentes como a renda mais fina, e tendo como bainha uma faixa de um vermelho profundo e gritante como as chamas do inferno, elas balançavam e cintilavam com mais graça do que a mais graciosa bailarina."