O corvo e outros contos

O corvo e outros contos Edgar Allan Poe

Resenhas - O corvo e outros contos

Vitória Bergamo 24/12/2019

Poe e suas diversas facetas
O corvo - 1845
Apesar da tradução interessante da Marta Fagundes nesta edição, sugiro a leitura no original (the Raven), onde as rimas são melhor apresentadas e a dinâmica da leitura mantém sua significância intacta. No mais, a escrita é genial, muito bem construída e complexa. Poe cria aqui um universo terrivelmente encantador e doloroso. As tendências do estilo gótico são bem marcantes.

O coração delator - 1843
A narrativa do conto é extremamente fluída e tensa. O bizarro e o horror andam juntos em um linha muito tênue, o que contribue para uma ambientação interessante. O coração, tido como um ponto chave da história, foi muito bem apresentado: seriam suas batidas o som da própria culpa?

O barril de Amontillado - 1846
"Ninguém me fere impunemente" (p. 41)
Obscuro e intrigante! Coloca em pauta aspectos da confiança e da vingança com um toque de psicopatia.

A verdade sobre o caso do Sr. Valdemar - 1845
A crítica implícita às práticas de mesmerismo da época são intrigantes. O conto é construído de forma grotesca, com ausência do toque sobrenatural. Lembrou-me o conto "Ar frio" do H.P. Lovecraft

Os assassinatos da rua Morgue - 1841
O conto é o mais longo do livro, com uma narrativa extensa e detalhista. Aqui, a obra é dotada mais de mistério investigativo do que terror clássico propriamente dito. Notavelmente, esse conto foi um precursor para a criação do famoso Sherlock Holmes de Conan Doyle. Inclusive, no livro "um estudo em vermelho", Doyle faz menção ao personagem de Poe, com um toque bastante sarcástico.
Nayra 26/12/2019minha estante
Inclusive, logo no início tem uma passagem bem similar a uma conversa do Sherlock com Watson, não me recordo em qual história agora.
Achei bem interessante essa similaridade.

Nayra 26/12/2019minha estante
Acabei de ler esse livro. E o conto Os assassinatos da rua Morgue me fez achar que estava lendo Sherlock Holmes. Inclusive,logo no início tem uma passagem bem parecida com uma conversa do Sherlock com Watson, não me recordo em qual história agora.
Achei bem interessante essa similaridade.

Vitória Bergamo 27/12/2019minha estante
Nayara, tive essa mesma impressão! Muito interessante mesmo!

Vitória Bergamo 27/12/2019minha estante
Nayra, tive essa mesma impressão! Bastante interessante né?!

Nayra 27/12/2019minha estante
Demais. Eu até parei um minuto, para confirmar qual autor estava lendo, kkkk.
A conversa muda quase que só alguns detalhes, de um autor para o outro!

Thamires.Moreira 16/01/2023

Classico!
O Corvo é um clássico do Poe e sempre tive curiosidade de ler. Escrita um pouco difícil a do poema, nos demais contos a escrita já é mais fácil e rápida. Barril de Amontillato com certeza o melhor pra mim.
Roberta 16/01/2023minha estante
Li poucos contos dele, mas "Coração delator" com certeza vale muito a pena ser lido

Thamires.Moreira 16/01/2023minha estante
Este eu li também, muito bom!

Luchi 27/05/2021

Me deu pesadelos, ameeeii!! ??
Foi uma leitura muito melhor do que eu esperava, foram vários contos bem diferentes e cada um interessante, ao seu modo. Um terror de arrepiar a espinha.

- O corvo:

Nunca tinha lido um poema de terror, foi uma experiência totalmente nova, e eu gostei bastante.
____
"Então o corvo respondeu: 'Nunca mais'."

- O coração delator:

O fato de ser em primeira pessoa é fundamental para o impacto da história, ver a perspetiva do assassino/psicopata e sua satisfação demoníaca com o crime é interessante e revoltante, ao mesmo tempo. É como se o protagonista sentisse uma êxtase inquietante, quase desejando que fosse descoberto.

- O barril de amontilado:

Eu, com certeza, não gostaria de ter o protagonista como "amigo". A forma como ele narra seu ato, como se fosse algo tão natural quanto sair pra comprar leite, me fez ter arrepios, mas também me fez favoritar. ??

- A verdade sobre o caso do senhor Valdemar:

Esse foi o conto que eu demorei mais para terminar, porque a história não me prendeu tanto. Ainda assim, foi interessante, apesar de muuuito fantasioso, o caso do senhor Valdemar.

- Os assassinatos da Rua Morgue

Esse foi o meu favorito, amo suspense policial, e esse não deixou a desejar, as habilidades de Dupin são extraordinárias, e quase improváveis, mas ainda assim amei, e não esperava que ?essa? fosse a solução para o caso, totalmente feita de trouxa. ??
"O conhecimento necessário é o do que observar."  - Pág. 68
"Negar o que é e explicar o que não é." - Pág. 119
Marisa.Olegario 27/05/2021minha estante
O coração delator eu conheci no 6° ano. O professor de português leu pra turma ? eu achei muito bom na época, mas não lembro muito da história

Luchi 27/05/2021minha estante
Achei ele muito bom, e é quase cômico, o prota me lembra um pouco o coringa, por causa da necessidade de ser "reconhecido" pelo crime, quase como se ele precisasse dizer "fui eu que fiz"

Carolina 20/03/2021

Diferente
Apesar de, nessa obra, o destaque ser para o conto do Corvo, me surpreendeu muito mais O Coração Delator e Os assassinatos da rua Morgue. O do coração foi por indicação que vi na série Desejos Sombrios, realmenre é tudo isso. Sobre o corvo... bem, não vi essa coisa toda. Será que li errado? Será que devo ler novamente?
ElaManoela 21/03/2021minha estante
Acho que O Corvo tem toda uma leitura de rima e ritmo que se perde do inglês para o português... Dá uma procurara no YouTube a leitura feita pelo Christopher Lee, é maravilhosa, de arrepiar ??

Carolina 21/03/2021minha estante
Valeu, Manô! Vou ver sim ??

gab 08/10/2021

Assim, esperava mais de O corvo, mas foi o que eu menos gostei entre inúmeras obras de arte do Edgar. Não entendi a poesia e acredito que ele tem outros trabalhos que valem bem mias o deslumbre.
Nerd00F 08/10/2021minha estante
Os livros do poe são bacanas

katesamos 13/04/2024

Terror e Sherlock
Quis ler pela série a Queda da Casa Usher e a série é completamente baseada em vários contos, muito bom, Edgar escreve muito bem me sinto burra as vezes
Julianomeskita 21/04/2024minha estante
Um mestre de fato

Clari 28/12/2021

O primeiro conto foi o melhor. O ultimo tinha tudo para ser incrivel mas decepcionou um pouco com o desfecho mais que inesperado
Erika.Ravanelli 28/12/2021minha estante
Poe é um gênio

Abu 24/08/2021

?Convencido eu o mesmo, não procuro convencer os demais?
meu primeiro contato com a escrita do Allan Poe e eu amei, de verdade
Ele é meio louco e faz umas reflexões meio sem sentido e isso faz o livro ficar 1000X melhor
Confesso que não entendi muito bem alguns contos, mas a leitura foi taaaooo fluida que não me faz tirar muitas estrelas do livro
A parte que eu mais gostei foram as mini poesias no início de cada conto kkkkkk

fun fact: ele fazia aniversário no mesmo dia q eu
ana 24/08/2021minha estante
a escrita dele é uma das melhores que ja li

Ciaa_p 01/04/2022minha estante
Essa edição é tão linda

Karina Vaz 08/05/2023

O Coração delator e Os assassinatos da Rua Morgue são os melhores contos deste volume com 5. O Corvo, definitivamente não é para mim.
Ymoonks 08/05/2023minha estante
Achei extremamente chato

Julia2354 29/01/2023

Belo e terrível.
Acredito que são alguns dos adjetivos capazes de traduzir a literatura do Poe. O poema "O corvo" e o conto "Os assassinatos da Rua Morgue" se destacam nesse livro. Simplesmente incríveis!

Na parte mais técnica, vi uma melhora significativa na revisão de texto desse livro em comparação com os outros dois do box, onde encontrei uma porção de erros de digitação.
Adrielle15 10/02/2023minha estante
Amooooo??

Guilherme.Maia 03/03/2021

Um clássico de respeito!
A um tempo estou me programando, para ler contos de Edgar Allan Poe, quase todos leitores já ouviram falar dele, e tive que tirar minhas próprias conclusões.
Por ser contos clássicos, senti bastante dificuldade de entrar nas histórias, a escrita é um pouco diferente do que já estou acostumado.  Os contos são perfeitos, diferente de tudo que já li, bem obscuros, alguns dão arrepios, é um misto de sensações, o poema o corvo é fantástico, faz sentir emoções que não da para descrever.
Para aqueles que querem conhecer a escrita do autor, recomendo demais começar pelo livro, mas vá se preparando, pois da pra sentir o peso nos contos, é algo que não da pra descrever apenas sentir.
Guilherme.Maia 04/03/2021minha estante
Mais uma dica sua, obrigado por tudo, não tenho palavras pra te agradecer.
Estou aprendendo com a melhor. ?

Renata.Reis 14/10/2019

Li o conto a verdade sobre o caso do senhor Valdemar
O narrador usava o método de hipnose como teste em pessoas. Até que encontrou o senhor Valdemar, este que estava com tuberculose e perto da morte. Valdemar concordou em ser cobaia antes da morte. Ao ser hipnotizado, dias após o óbito, ocorreram coisas estranhas. Parecia que havia outro alguém naquele corpo, apenas a língua se movia e dava as respostas, o resto do corpo parecia completamente sem vida.
Nem mesmo os médicos e enfermeiros ali acreditavam no que presenciavam naquele quarto.

h_vallenn 25/04/2024

O Corvo!
Essa minha 1 estrela vai única e especialmente para O Corvo, foi o único conto q eu amei, de resto nem entendi.

Filipe Campos 10/04/2020

Tinha uma expectativa bem grande para O Corvo. Talvez por isso não tenha gostado tanto.
Considero os outros contos do livro melhores do que o próprio poema.