O corvo e outros contos

O corvo e outros contos Edgar Allan Poe

Resenhas - O corvo e outros contos

Maria 24/08/2022

Este foi meu primeiro contato com as obras de Edgar Alan Põe, e definitivamente tive uma ótima primeira impressão. O último conto, com o orangotango, me pegou muito de surpresa.

Lea.0 07/09/2022

Nevermore.
O corvo e outros contos foi o último livro do box contendo três volumes de contos de Edgar Allan Poe lançado pela Pandorga.

Eu me apaixonei muito pelas obras do Poe com esse box. Foi definitivamente uma das melhores experiências literárias que tive nos últimos tempos.

O Corvo não é um conto apenas com um contexto muito interessante como também um poema com uma construção absurdamente genial por trás. A musicalidade por trás das palavras escolhidas gera um sentimento angustiante para aqueles que leem o mesmo. É incrível e definitivamente merece a fama que tem.

Outro conto que me chamou muita atenção nesse volume foi O Coração Delator. Acredito que foi o melhor conto de terror do Poe, ao meu ver.
A maneira na qual a narrativa é construída te coloca em uma situação de angústia e ajuda a construir os cenários perturbadores dentro de nossa imaginação. Além disso, os trechos finais atacam nossa ansiedade e nos colocam no lugar do assassino até o momento que o leva a confessar o crime.

Bcvc 09/09/2022

Ok
De todos os três livros que vieram no kit, esse eu achei que possui os contos mais fracos. Meu favorito desse livro foi "O coração delator"

Viviiz 10/09/2022

Genial
Como podem ver "O Corvo" é a obra mais famosa de Edgar Allan Poe, mas não podemos deixar de lembrar outros muito bons, "O Coração Delator", "O Barril de Amontillado", "A verdade sobre o caso do Senhor Valdemar", e "Os Assassinatos da Rua Morgue", que são contos que foram trazidos para a obra.

E tenho que dizer que cada um deles possui uma peculiaridade e uma trama INCRÍVEL, o horror que Edgar nos faz sentir lendo eles é demais. Os detalhes, os pensamentos são muito bem feitos e descritos, de certo modo você entende o porquê das ações e as motivações dos personagens.

Alguns deles são menores, mais rápidos de ler, e outros já são mais longos, com mais páginas. Mas quando você começa a ler a vontade de parar some, você continua até o final, porque a história te prende! As reviravoltas e as revelações de cada conto são surpreendentes e o jeito que o autor traz as informações do nada, sem você esperar por algo, é perfeito.

Edgar é demais, eu amo ler seus contos!

Hugo.Miranda 27/09/2022

Poemas e contos , Edgar fez eu gostar de um gênero novo
Recomendo demaiss aos que buscam conhecimento e beleza na forma de escrever, esse livro me fez lê bem mais as entre linhas e pensar do que jamais tinha feito antes , os contos são fantásticos e surpreendesse , não se podia esperar menos de Allan Poe.

Jessica 10/10/2022

O corvo e outras histórias
Contam 5 historias de Alan Poe a primeira é uma poesia, a segunda um assino explicando como ele matou a vitima as outras tres são histórias de assassinato a última por sinal me lembrou um pouco o investigador Hércule Poirot pela forma como conduziu a investigação eu gostei das ultimas 4 histórias do livro

astroJess_ 19/10/2022

surtei
Edgar, eu te amo, mas o último conto desse livro não descia para mim. Logo, minhas notas individuais para os contos desse livro do box:
- O Corvo ???? (3,5)
- O Coração Delator ???? (4)
- O Barril de Amotillado ?? (2)
- A verdade sobre o caso do senhor Valdemar ?? (1,5)

eu reconheço que são obras magníficas, infelizmente, creio que clássicos não são para mim.

Deghety 19/10/2022

Poe
A característica mais marcante que acho nos contos do Poe é a forma como consegue transmitir o horror psicológico do protagonista ao leitor.
Nesse livro se vê isso no clássico O Corvo e em O Barril de Amontillado, esse segundo com menos intensidade do primeiro. Mas justiça seja feita. A perspicácia em Os Assassinatos da Rua Morgue e o suspense em A Verdade Sobre o Caso Senhor Valdemar são dignos de nota.
O Coração Delator traz um pouco de apreensão e horror psicológico também,  no entanto, para mim, pareceu um pouco forçado.
Mas ainda acho O Poço e o Pêndulo o melhor conto de Poe.
(Não está nesse exemplar)
4/5

Thaisa 25/10/2022

Se nunca leu Edgar Allan Poe, comece por essa coletânea!
Se eu fosse recomendar para alguém que nunca leu Edgar Allan Poe por onde começar essa leitura, com certeza eu indicaria esse livro, pois ele mostra as várias facetas, estilos narrativos e gêneros literários pelo qual o autor transitava!
"O Corvo", obra mais famosa de Poe, é um poema sensacional e aterrorizante sobre um homem que perdeu a mulher que tanto amava (tema clássico em histórias do autor) e é atormentado por um corvo que constantemente o relembra de dores que ele quer esquecer. Apesar de, pessoalmente, preferir a tradução de Fernando Pessoa, que consegue exprimir toda a agonia do protagonista, também gostei bastante dessa releitura e aproveito para recomendar aos leitores o texto "A Filosofia da Composição", ensaio em que Poe descreve como foi o processo de criação desse poema tão icônico.
"O Coração Delator" traz uma história levemente similar ao conto "O Gato Preto": um homem inescrupuloso acaba matando um senhor com quem dividia a casa por não suportar mais ver seu olho cego, enterrando-o debaixo do assoalho da moradia. No entanto, dia após dia, o narrador vai enlouquecendo ainda mais ao ouvir, cada vez mais alto, o coração do velho batendo sob seus pés. Esse conto é genial, nauseante e assustador, mostrando como o sentimento da culpa pode ser até maior do que um terrível ato.
Em "O Barril de Amontillado", temos uma trama de vingança no melhor estilo "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas: o narrador, se sentindo prejudicado e zombado por um colega há anos, decide arquitetar uma terrível vingança contra ele. O mais interessante nesse texto é como Poe traz uma temática que explorava em outras histórias - o vício da bebida e como isso pode arruinar a vida de alguém, seja ela do protagonista ou do antagonista, justamente pelo próprio autor ter sido viciado em diversos tipos de entorpecentes e colocar nos contos os seus próprios tormentos.
"A Verdade Sobre o Caso do Senhor Valdemar" é um conto macabro, em que um senhor, já perto de falecer, concede que seu amigo cientista lhe faça uma hipnose para que, quando ele morrer, seu cérebro ainda possa processar informações e contar sobre o outro lado do véu. Quando esse conto foi publicado, muitos leitores da época acreditaram ser um relato real, pois a descrição de Poe sobre o ocorrido é brilhante e aborda um assunto que todos questionam: o que será que acontece depois que morremos?
Por fim, temos o famoso mistério "Os Assassinatos da Rua Morgue", protagonizado por aquele que é considerado o primeiro grande detetive da literatura, C. Auguste Dupin, que inspirou o Lupin de Maurice LeBlanc, o Sherlock de Arthur Conan Doyle e o Poirot de Agatha Christie. No conto temos Dupin desvendando um crime em que mãe e filha foram mortas de maneiras horrendas em um quarto de pensão, mas tanto portas quanto janelas estavam trancadas... Confesso que esse está longe de ser meu mistério favorito, pois é intrigante e, ao mesmo tempo, inverossímil, mas como obra de ficção, ele realmente teve um impacto imenso na literatura.
Todos esses contos foram uma releitura pra mim, me permitindo capturar ainda mais nuances nas histórias e aproveitar as bizarrices incríveis que só Edgar Allan Poe poderia colocar em palavras!

Bruno B. 29/10/2022

TERROR COM O MESTRE
O livro apresenta uma coleção com alguns contos do mestre do terror literário Edgar Allan Poe. Vai iniciar com aclamado poema "o corvo"o qual tem toda a razão todas as aclamações!!
Mas de fato o conto que mais me chamou atenção foi "o coração delator" de 1843. Esse contexto em específico me fez pensar a relação entre crime e doença mental. O que podemos pensar quando um acontece por causa do outro?
Podemos considerar um doente mental criminoso ou sua doença pode por assim dizer justificar o seu ato??
Recomendo demais a leitura desse grande gênio da literatura.

Drielle01 26/11/2022

É um clássico que não tem erro dentro de sua categoria. Edgar Allan Poe é um autor clássico que tem essa característica de mostrar o pior lado dos seres humanos. São ótimos contos.

Lua 13/12/2022

Gostei bastante
Não sou muito fã de contos, mas gosto muito do Poe. Fiquei imersa nesses que terminei super rápido enquanto não tinha aula. Indico demais essa coleção, ótimo passa tempo.

mrhoudiniclown 05/01/2023

Perfeito.
Mais uma vez estou encantada com a criatividade de Poe. Adorei as apresentações no início sobre o processo de tradução, explicando que a escrita dele permaneceu rebuscada pra que a gente mergulhe de cabeça nas histórias da época. O suspense, o horror psicológico, a genialidade com o poema do Corvo, meu Deus! Não consigo transcrever em palavras o quanto curti!

Cristiane 07/01/2023

Como eu demorei tanto para ler esse autor??
O livro todo é muito bom, mas o que mais me ganhou foi "O Corvo".
Retratando os delírios de um homem que sofre com a dor de um coração partido, ao ponto de tomar por verdade as "respostas" de um animal que pousa no busto de Atena, Poe nos apresenta um poema bem estruturado que contém uma história que cativa e emociona, te prende e te permite se envolver pela dor daquele que ficou.
Acredito que, para aqueles que possuem um certo receio em começar a ler as obras de Poe, seria um bom começo iniciar pelo "O Corvo", pois é de fácil compreensão e sutil, mesmo em toda a dor e tristeza carrega pelo personagem principal.
Vale muito a pena, gente.
Leiam!