Canção de Ninar

Canção de Ninar Leïla Slimani

Resenhas - Canção de Ninar

Andrea141 10/03/2024

Como poderia dar errado?
Um casal com filhos. Uma mulher que cansou de ser dona de casa full time. A solução? Uma babá. Perfeita. Cuida dos filhos, da casa, da família. Se torna indispensável. O que poderia dar errado? Tudo. O livro é curto e nem de longe se arrasta. Ele instiga, ainda que, ao final, deixe a sensação de que não entregou tudo.

Léo 10/03/2024

Comecemos do final
Facetas da maternidade (e aqui eu não tenho absolutamente uma vírgula de lugar pra falar, mas enfim). O livro te prende no início pela contradição da capa, título e primeiro parágrafo. Mas no decorrer, além de abordar a maternidade, Leila também aborda classe social, o que foi que mais me saltou aos olhos, porque foi um cutucão sutil, mas certeiro e quem se ligou nisso, sentiu bem. Do mais, a escrita é direta, objetiva (obrigado, Deus), sem rodeios e um surto atrás do outro até culminar na primeira linha do livro. Excelente livro, gostei de ter iniciado o ano com ele.

Elfa 04/03/2024

Embarquei nessa leitura sem saber muito do que se tratava e foi melhor assim, porque fiquei aflita a cada página virada querendo saber onde tudo iria chegar. Não preciso nem dizer que me prendeu do início ao fim.

Manú Tristíssimo 29/02/2024

Silêncio ensurdecedor em 192 páginas.
Tenho exatamente a mesma opinião que 90% pessoas que leram esse livro: definitivamente encheu linguiça e faltou capricho da autora com o final.

Desde o primeiro capítulo sabemos que houve uma tragédia entre a babá e as duas crianças que ela é responsável, mas o que eu e todo mundo esperou foi o desenrolar pra saber como ocorreu e porque chegou à esse nível, já que no decorrer dos capítulos a babá, Louise, parece ser um sonho de consumo de todas as mães sobrecarregadas com casa, filhos, marido e por fim, seu trabalho.

Com essa promessa desde a sinopse e o primeiro capítulo, não obtive minhas respostas e fiquei com mais dúvidas ainda, os capítulos foram focando em coisas que não tinham importância nenhuma na construção da protagonista ou do assunto principal do livro, as trocas de passado pro presente me deixavam confusa e capítulos inteiros com assuntos que fizeram apenas acumular páginas, apesar de ser um livro bem curto, se não tivesse tanta enrolação poderia facilmente ter sido desenvolvido em no máximo 120 páginas.

É uma leitura frustrante, pode ser bom pra uns essa frustração e ruim pra outras, é bem relativo mesmo. Mas como uma grande fofoqueira que sou, não gostei das pontas soltas e interrogações que provavelmente nunca vão ser solucionadas.

E o que eu senti lendo esse livro?
No início fiquei presa no mistério por trás dos acontecimentos banais do dia a dia, tentando adivinhar ou achar uma pista e se não fosse pelo final meia boca, a enrolação não teria sido um problema pra mim! Pra quem gosta de suspense da mesma forma que eu, não recomendo esse.

Giovana Nobre Netto 21/02/2024

Queria o meu tempo com essa leitura de volta!
No início a leitura é fluida, te prende com o desfecho da história, porém depois a história perdeu força e ficou apenas enrolando, não me envolvi com a história, nem as personagens.

A história não é de todo ruim, apenas não foi pra mim. Assim, com base na minha experiência de leitura, não recomendo!

Samantha103 19/02/2024

Vale a leitura
Gostei do desenvolvimento dos personagens, como as coisas vão acontecendo, mas confesso que teve hora que achei meio massante.
Valeu a leitura é um suspense estilo os outros vc é apresentado a uma situação e vai desenrolando ela.

Elizabeth 18/02/2024

Canção de Ninar
Canção de Ninar é um livro bem interessante e complexo. Ele mostra de forma bem atual os conflitos existentes dentro do trabalho doméstico desempenhado por pessoas de fora. Até que ponto posso permitir que uma funcionária seja parte da minha vida? Será que estou reprimindo as vontades e o interesses dessa pessoa? Devo realmente confiar?

Como muitos dizem, o fim deixa um pouco a desejar. Mas, eu mesma acho que em si todas as explicações foram dadas durante a leitura.

Em si, é uma leitura fluída e rápida. Vale sim a pena.

Januska 14/02/2024

Chato
Pior leitura de 2024 até agora. Pela primeira frase achei que seria o top do suspense bom, mas foi apenas a história da família e da babá. Chato.

Brenda.Nakagawa 14/02/2024

Quem cuida de quem está cuidando?
Foi um livro com uma boa crítica ao papel da mulher/esposa/mãe, em qual função iremos nos dedicarmos mais?

Gostei do livro, gostei bastante da escrita, me senti presa e curiosa por todos os capítulos, o livro acabou e eu nem senti mas foi o acabar que não me fez dar mais estrelas. Achei que faltou amarrar umas pontas, o final aberto não me incomodou, contudo, algumas pontas podiam ser amarradas para ter um desenlace mais satisfatório. Sou mt fofoqueira pra ficar com mts histórias mal acabadas.

Carlinha 11/02/2024

Foi um livro legal, não sou muito acostumada com esse tipo de livro mas achei bom!
A escrita é muito fluida, achei que o final ficou corrido um pouco queria que detalhasse mais? Mas as vezes pode ser justamente o objetivo né deixar as coisas como mais abertas. Certas coisas na vida dos personagens principalmente na de Louise também ficaram bem soltas acho que pra deixar a personagem ainda mais enigmática.
Mas no geral foi um bom livro me diverti e fiquei curiosa em vários momentos foi uma boa leitura.

Lilly 10/02/2024

Assim que fiquei sabendo da existência desse livro fiquei curiosa, iniciei a leitura e não fui adiante, comecei a leitura esse ano com altas expectativas, na metade para o final essa expectativas foram ficando baixas, o que foi uma pena, se o livro mantivesse o mesmo ritmo do inicio seria bem mais interessante.

bellabuffon 09/02/2024

Ainda tentando definir minha opinião
Este livro me fez ter muitos sentimentos opostos ao longo da leitura, no início fiquei entusiasmada, logo depois me senti confusa com a escrita da autora. Fiquei curiosa em várias partes (em boa parte isso que me fez continuar a leitura). Do meio pra frente é criada uma tensão crescente, mas que nunca é concluída, isso é frustrante. É uma história curiosa, mas não tão impactante quanto promete. O livro chega ao final deixando várias pontas soltas que incomodam, mesmo você tendo entendido a história de modo geral. Meu sentimento agora ao final do livro é um misto de confusão, feliz por ter lido, mas nada marcante.

Vicky.Schneider 08/02/2024

Foi uma leitura rápida, mas tensa. Gostei da forma como o livro me manteve ansiosa, mesmo sem ter mencionado nada assustador. Gostei do final em aberto tbm.

Valéria Cristina 08/02/2024

Tensão crescente
Myrian, mãe de duas crianças pequenas, decide retomar sua carreira de advogada, uma vez que o marido, produtor musical, continua a com sua, mesmo depois do nascimento dos filhos.

Acordada a sua volta ao mercado de trabalho, partem em busca da babá ideal. As candidatas não agradam, por motivos diversos. Até que entrevistam Louise. Imediatamente ela conquista as crianças e os pais. É a perfeição encarnada. Disciplinada, correta, eficaz e cativante. Até que uma tragédia acontece.

Esse é o enredo desse livro que me fez ver o dia amanhecer.

Não há mistério, pois desde o princípio o leitor sabe o que aconteceu. O que há é uma tensão crescente e a apresentação de questões sempre muito atuais. A dicotomia entre profissão, carreira e filhos, que atinge a maioria das mulheres, é exposta de forma contundente. Primeiro, a frustração e a sensação de que a vida está interrompida. Depois, com o retorno ao trabalho, a culpa de não estar sempre com os filhos, as dúvidas e a percepção de que algo está se perdendo.

Outro tema muito bem explorado é a relação de dependência que se estabelece entre trabalhadores domésticos e empregadores, os limites nem sempre fáceis de estabelecer, a confusão entre local de trabalho e vida privada. Todo esse imbróglio leva invariavelmente a pequenas frustrações e decepções, de lado a lado, que ao longo do tempo se acumulam e geram conflitos difíceis de administrar sem desgaste.

A desigualdade social e os preconceitos de classe também são apresentados nessa história surpreendente.

Ainda, acompanhamos o estado de espírito de todos os envolvidos e vemos seus dramas, suas expectativas, suas dúvidas e o sofrimento que envolve suas vidas. Tudo isso aumenta a sensação de que um enfrentamento está prestes a eclodir.

Leïla Slimani é uma escritora e jornalista franco-marroquina. Ela também é diplomata francesa, na qualidade de representante pessoal do presidente francês Emmanuel Macron na Organização Internacional da Francofonia.