O Alforje

O Alforje Bahiyyih Nakhjavani

Resenhas - O alforje

Livia M. 05/02/2023

O encaixe. A costura. O arremate.
Conflitos internos. Teorias da conspiração.
A tempestade que varre. A palavra que semeia.
Caminhos que se cruzam de forma brilhante através de um elo comum: um alforje mensageiro da morte, vida ou amor.
A riqueza. O detalhe. O primor.
Por vezes perdida no deserto.

#voltaaomundoem50livros
12/50
Irã

Lili 11/02/2023

Uma experiência diferente
O livro é bem interessante, cada capítulo tem o ponto de vista de um personagem, mostrando como cada acontecimento ou mesmo cada objeto (como um alforje, por exemplo) impacta de maneiras totalmente diferentes a vida de cada pessoa. E que cada pessoa tem sua história, suas razões, suas dores e escolhas.

Gostei da história, mas em toda a leitura, o que mais gostei foi um trecho sobre a autora, em que ela comenta sobre uma fala da primeira-ministra Theresa May. Vou reproduzir o trecho aqui:

"Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, em seu discurso a respeito da saída de seu país da União Europeia (Brexit), disse que um 'cidadão do mundo' é cidadão de lugar nenhum. Ao ouvir isso, Nakhjavani sentiu um forte aperto no peito. 'Ser acusado de não ter ligação a este planeta e a seus povos pode ser surpreendente para uma considerável camada daqueles que nasceram em um país, foram criados em outro, educados em um terceiro, casaram-se, tiveram filhos e enterraram seus entes queridos em um quarto, um quinto e um sexto país. E ainda aos que viveram e trabalharam em sete ou oito outros países e agora podem ser obrigados a pedir naturalização em um nono lugar devido ao Brexit. Pode, também, ser novidade para todos nós que fomos forçados a fugir, desesperados, de nossos países de origem em consequência de guerra, fome, doenças, terrorismo, perseguição e desastres de ordem tanto natural quanto financeira.' Seu incômodo diz respeito à necessidade de rotulação e estereotipagem excludentes que marginalizam, incentivam nacionalismos exacerbados e a consequente violência que deles provém. Ela suspeita, ainda, que essa necessidade tenha íntima relação com 'o tribalismo e o marketing'."

Coincidentemente (ou não) acredito que duas das maiores armas contra o preconceito sejam justamente as viagens (com a versão mais intensa de morar em diferentes lugares) e a leitura. Conhecer um pouco de cada cultura, ouvir como as pessoas se tornam o que são, costuma ser letal às ideias e julgamentos precipitados que nos jogam na lama do preconceito.

Recomendo viagens.
Recomendo leitura.
Recomendo especialmente essa leitura ??

Slydrco 01/03/2023

...
Nono livro do catarse da ju (https://www.catarse.me/juelivros)

É uma leitura extremamente viciante e cansativa ao mesmo tempo, todas as histórias se conectarem é muito interessante mas chega a um ponto que só cansa e tem certos pontos de vistas que eu só queria pular mas a escrita supriu pra mim o que eu achava estranho na história em si.

Erika Santos 23/03/2023

Acho que não não foi para mim. Não gostei muito. Tem alguns momentos legais mais não consegui embarcar na história.

Queila 04/04/2023

A leitura traz constantemente os mistérios do deserto à nossa mente. Os personagens são muito diferentes, tornando impossível adivinhar o próximo passo, e, talvez por isso mesmo, prende a nossa atenção do início ao fim. Gostei muito.

Luma 08/04/2023

Leitura muito interessante. Os capítulos vão sendo narrados por personagens diferentes, cada um com sua relação única com o alforge. Acho que um dos pontos altos do livro é perceber como o conteúdo do alforge afetou diferentemente cada personagem.

Priscila.Damiani 27/04/2023

#dll23 - Sobre uma cultura diferente
@ler.terapua

(Esta resenha não contém spoiler)

?O que lhe permitiu compreender, numa idade ainda precoce, como se podia morrer de uma variedade de maneiras, entre as quais se incluía uma aparência de vida ."

O alforje é aquele tipo de livro que você pode ler inúmeras vezes que sempre terá uma nova reflexão.
Este livro apesar de complexo foi uma verdadeira surpresa pra mim. Ainda estou estagnada com a essência que ele nos trás.

O livro conta a história de 9 personagens, que seguiram junto com uma caravana das cidades sagradas de Meca á Medina.

São nove personagens com religiões, culturas, passados, vivências, influências completamente diferentes.

O livro começou a fazer sentido pra mim a partir do terceiro capítulo. Foi onde percebi a intenção e a sensibilidade da autora.

Cada capítulo descreve a perspectiva de cada personagem. Como eles veem a morte, a felicidade, a fé, a desgraça, o divino, o passado...E a única coisa que eles tem em comum é o Alforje. Que passa de mãos em mãos, trazendo assim, as reflexões para cada um, com uma verdade diferente, nos mostrando assim que não existe uma verdade absoluta.

A leitura é, principalmente, sobre a diversidade e como a humanidade pode viver em harmonia. Sem julgamentos e sem crer que só a sua verdade é possível. Que podemos explorar várias interpretações, sem represálias.

Bahiyyih Nakhjavani, uma escritora iraniana, que escreve sobre a cultura iraniana.
A autora é seguidora da Fé Bahá'í. Uma religião que defende a união, independente da sua fé, já que o objetivo é sempre o mesmo. Estar próximo de uma divindade, do bem maior. Uma religião que preza pelo amor, unidade e igualdade.

Depois da leitura, pesquisei um pouco sobre a Fé Bahá'í e passaria horas falando sobre todo o contexto desse livro. Mas numa breve resenha e ainda mais sem spoiler, impossível, rs.

Não é uma leitura fácil, ou fluida, mas leiam!!! Esse livro é necessário.

"Deveríamos viver como se fôssemos morrer para sempre. Faz mais sentido."

Sr. Quadros 01/05/2023

Mais do que uma ficção, é um exercício de reflexão
"O Alforje" é um romance histórico ambientado no século XIX no Oriente Médio. A autora Bahiyyih Nakhjavani narra a história de um grupo de viajantes que se encontram em um caravanserai em uma jornada rumo à Terra Santa. Cada personagem carrega consigo suas próprias bagagens físicas e emocionais, e a autora habilidosamente constrói uma narrativa que explora questões universais como liberdade, justiça, amor, religião e identidade.

Uma das maiores qualidades deste livro é a maneira como a autora entrelaça as histórias dos personagens, revelando seus passados e motivações enquanto a trama avança. Através de personagens bem desenvolvidos, a autora transmite temas complexos e profundos de uma forma emocionante e envolvente.

A mensagem central da obra é a importância de valorizar diferentes pontos de vista e compreender que a verdade não pode ser vista apenas de um ângulo. Cada personagem apresenta uma perspectiva única, e o leitor é desafiado a examinar suas próprias opiniões sobre questões como justiça e liberdade.

Além disso, a obra oferece uma visão autêntica e respeitosa da cultura e religião da região além de pinceladas na história e na tradição do Oriente Médio.

A narrativa flui de forma orgânica e natural, criando uma sensação de imersão no mundo do livro, entretanto, é importante observar que o livro pode ser um pouco denso para leitores que não estão familiarizados com a cultura e a religião da região. Algumas referências podem ser difíceis de compreender sem um conhecimento prévio, o que pode comprometer a capacidade do leitor em apreciar completamente a riqueza e complexidade da obra.

Em resumo, "O Alforje" é um romance histórico fascinante que aborda temas universais de uma forma emocionante e envolvente. A autora Bahiyyih Nakhjavani é uma escritora habilidosa que cria personagens complexos e uma narrativa profunda, capaz de desafiar as opiniões e perspectivas do leitor. Altamente recomendado para fãs de literatura histórica e de ficção em geral.

Veridiana4 03/05/2023

Ameii!!
O alforje conta a história de uma travessia pelo deserto de Najd. Cada capítulo mostra essa história pela perspectiva de cada viajante. Conforme a leitura de cada personagem, a história vai fazendo cada vez mais sentido. O elemento em comum que une cada personagem é o alforje, que vai passando de mão em mão e transformando a vida daqueles que o abrem e veem o que tem dentro.
O livro tem uma escrita muito bem elaborada e encantadora, a história acaba parecendo um sonho magico. Cada personagem lida com alguma questão e nos mostram grandes aprendizados da vida. Esse livro é com certeza muito bonito e transformador!

Niara.Cunha 05/05/2023

Não há uma única verdade
Cada capítulo conta a história de um personagem, sob a perspectiva psicológica, moral e religiosa de cada um. Mas no centro da história há o alforge e seu conteúdo.
Essa narrativa nos mostra como cada um traz consigo preconceitos, valores morais e religiosos, conhecimentos, enfim uma carga pessoal que pode fazer a interpretaçao de mundo e de um acontecimento ser diferente para cada um.
Lendo cada história em sua perspectiva somos despidos até de nossos "pré conceitos" para entrar na cabeça de cada personagem e ver através dele a sua verdade.
Um livro super interessante que detém a atenção, muito rico em culturas diferentes.

Clarissa Rachid 13/06/2023

Uma escrita rica, uma visão poética e uma lição importante.
Se alguém me pedir para explicar esse livro, minha resposta será: não sou capaz de fazer isso.
É uma história simples, porém contada de forma poética, para demonstrar 9 pontos de vista de um mesmo acontecimento.
Cada personagem é tem sua fé, seu caráter, seus traumas, seus medos.
Foi uma leitura que saiu totalmente da minha zona de conforto, algumas vezes me deixando confusa, em outras me deixando encantada.

Acredito que não seja um livro que agradará a todos. Mas quem conseguir enxergar além do explícito, vai gostar muito.

Acredito que a lição maior é: tudo é uma questão de ponto de vista. Ninguém está certo, ninguém está errado. Cada bagagem cultural molda um tipo de moral e personalidade.

Brilhadori 14/06/2023

Posso ter lido errado, ou na fase errada da minha vida, mas a leitura não fluiu absolutamente nada! Achei complexo e cheio de detalhes e conexões que não me fizeram muito sentido.
Entretanto, o livri contem histórias interessantíssimas, entrelaçadas pelo tal alforge, e foi interessante ver como cada história de vida com suas próprias bagagens, são afetadas se formas diferentes, pelo mesmo "instrumento".

Séh 09/07/2023

Encantador
Fui sem ter muita noção do que me aguardava e com enorme curiosidade. No decorrer da leitura me deparei com uma escrita extremamente envolvente que me fez mergulhar na história de cada um desses nove personagens.

As histórias se encaixam de forma delicada e intrincada, são mostradas perspectivas culturais diferentes que fazem sentido sem serem expositivas demais e sem tratarem com condescendência o leitor.

Leitura incrível que vale a pena demais!

Karine 12/07/2023

Não foi pra mim
A escrita é bem diferente do que estou acostumada a ler; no começo foi um pouco difícil de entender, mas logo me adaptei.

No entanto houve muitas partes enfadonhas, em que eu estava pouco interessada. As personagens femininas foram as mais interessantes de se ler.

No geral, não curti muito a leitura. Não acho que seja um livro ruim: a ideia e o cenário são muito interessantes, mas preferiria que fosse desenvolvido de outra forma. Além disso, contém certos termos ofensivos que já não se usam mais, e é compreensível por se tratar de um livro publicado no ano 2000, mas fica o aviso de qualquer forma

Thais.Carvalho 06/11/2023

Um alforje une a história de várias personagens no deserto. Por meio das histórias conhecemos um pouco das culturas e religiões do oriente.