Stalker

Stalker Tarryn Fisher

Resenhas - Stalker

Ana Letícia 17/08/2023

Stalker.
O livro começa de uma maneira bem simples e comum, de primeira impressão eu pensei que seria apenas uma leitura normal. Mas como um passe de mágica vem a reviravolta e descobrimos coisas perturbadoras sobre os personagens, que coisas sombrias cercam Fig, Jolene e Darius. Eu li em tão pouco tempo que não tinha percebido que estava no final do livro, foi uma leitura extremamente satisfatória. Entretanto, pequenas coisinhas (o meio em específico) não fizeram com que o livro se tornasse o meu favorito.

Cris 11/08/2023

Todo mundo é afetado, sobretudo a autora...
Lançado aqui no Brasil em 2018 pela editora Faro Editorial, 'Stalker' de Tarryn Fisher promete um enredo instigante embora um tanto intimista, e personagens, completamente, afetados psicologicamente falando. Ele não apenas prometeu como conseguiu me entregar algo assustador e com a deixa de ser baseado em fatos, é mole? Foi minha primeira experiência com a autora e já deu para perceber que ela gosta de trabalhar com a psique humana, digo até que ela mesma pode ser uma afetada ... não sei, vou precisar ler mais livros seus para saber a fundo rs!

(...) Paciência, disse a mim mesma. As coisas importantes requerem paciência.

A historia dá início com Fig, uma mulher que após sofrer aborto e de viver por anos presa a um relacionamento abusivo, vive a base de terapia e medicamentos controlados. O laudo médico além de apontar que ela sofre de um transtorno psicológico muito sério, alerta a todo momento que sua psicopatia engana os mais céticos e entendidos do assunto. Tanto é verdade que ela conseguiu entrar na vida da família Avery. Jolene e Darius, para todos os efeitos têm aquilo que Fig mais deseja, Mercy, uma criança que Fig, cegamente, acredita ser sua filha reencarnada (?!?). No entanto, o que era para ser uma obsessão voltada para a menininha, ganha camadas e capítulos um pouco diferentes pois Fig não mais quer apenas se aproximar de Mercy, ela decide ter para si a própria vida de Jolene.

A grande sacada desse livro não está nas reviravoltas ou nos desdobramentos da trama, na verdade, a trama em si é um pouco previsível dado ao fato de eu ja ter lido histórias parecidas, Fisher me fez refém no momento em que colocou os 3 protagonistas donos de seus próprios pontos de vista, ou seja, é Fig quem dá às caras, mas não teremos apenas sua ótica, Darius e Jolene também apresentarão suas versões dos fatos no exato instante em que tudo acontece. Digo que esse livro tem o intuito de entrar em nossas mentes fazendo com que pensemos e/ou julguemos junto aos seus personagens, foi dificílimo escolher um lado e ao terminar a leitura só sabia que ao lado de Darius é onde não estaria... ele é um dos poucos "vilões" fictícios que não consegui desenvolver nenhum tipo de sentimento que não seja a repulsa e o ódio. Ele é doente, apenas!

Quando o assunto é construção, desenvolvimento e finalização no geral, achei que a autora fez um bom trabalho, nada excepcional, mas bem-feito. Não achei as conexões rasas ou aleatórias. O enredo em si me convenceu pois entendi a mensagem não esperando algo eletrizante. De novo, o foco foi trabalhar a psique humana, não as interações.
Li algumas resenhas criticando o final em aberto, para mim, foi coerente e totalmente dentro do contexto estabelecido. E se trago para a vida real é ainda mais compreensivo, afinal, a vida é um mistério e nunca vamos conhecer o outro como nos conhecemos, portanto, desista. Como está na Bíblia, basta cada dia o seu mal. ?

Livro mais que indicado aos amantes de livros perturbadores, 'Stalker' pode não ser aquele cujo os plots derrubam o leitor da cadeira, mas é aquele que invade os pensamentos a fim de nos ver absortos com a leitura até o seu epílogo. E cá para nós, Tarryn... do que você é capaz, hein?

(...) Fazer o quê? A vida é estranha e as pessoas são depravadas. A gente tem de tentar tirar o melhor proveito dela ou virar pro lado e morrer.

Ana Alice 07/08/2023

"Você confia demais na pessoas, Jolene."
Rendeu uma leitura obsessiva e muita coisa em que pensar. Não é exatamente eletrizante, mas tem algo que fisga a atenção.

Amei a escrita. Foi fluída, descontraída e muito agradável, li em três dias. Mesmo nos momentos mais calmos, sem muitos acontecimentos, a autora consegue manter o interesse do leitor com sua escolha de palavras e construção de enredo.

Os personagens foram bem desenvolvidos, com seus traços de personalidade trabalhados e suas camadas exploradas no decorrer da narrativa. A obsessão de Fig foi crescendo gradativamente, ao mesmo tempo que a percepção de Jolene começava a aparecer. As relações entre os personagens, românticas ou não, também foram analisadas.

O plot twist é incrível, surpreendente e magnífico. Confesso que não foi tão chocante quanto deveria para mim, pois já tinha lido um outro livro com uma reviravolta igual, mas sem dúvida é extraordinário. E tendo consciência de que foi baseado em uma experiência real da autora, fica ainda melhor.

No geral, eu esperava algo um pouco diferente da trama, um pouco mais extremo. Mas o livro cumpre o que promete e não decepcionou.

Recomendo como uma leitura mais despretensiosa que surpreende muito.

MayOnnaise 17/08/2023minha estante
O gosto das pessoas é elgo realmente interesante. Enquanto vc odiou o livro, eu amei kkkk

MayOnnaise 17/08/2023minha estante
Algo

Tuts 01/08/2023

Esperava suspense,recebi drama
A história é bem simples em sua sinopse. Fig Coxbury é uma mulher obcecada pela vida de Jolene Avery e deseja a todo custo ser ela, ter seu marido, sua filha, sua vida no geral. Darius é o marido de Jolene, e Mercy a filha dela.

A história não apresenta grandes reviravoltas nem muitas revelações bombásticas,e as que tem em geral são bem previsíveis,mas apesar disso eu gostei da história pelo drama de toda a situação. Os personagens são muito chatos,mas no final me compadeci por um deles. O drama é interessante e o final é bom até,dentro do esperado.

Concluindo,é uma leitura bem ok

Carol.Cavalcante 25/07/2023

Já vou começar a resenha falando: que final foi esse????????? Eu entrei nessa leitura de cabeça e eu simplesmente me surpreendi com esse livro, os personagens são completamente pirados da cabeça.

Marcello Ramalho 20/07/2023

Bom livro. Envolvente e bem amarrado. A autora escolheu mudar de narrador ao longo da estória o que fez com que o livro ficasse bem interessante.

Elizabeth201 19/07/2023

Tapeada
A história começa de uma maneira simples, como aquelas que você não dá nada por ela; mas aí vem a reviravolta e descobrimos que a muito mais por trás dos personagens, que a mais sobre a Fig, o Darius e da Jolene que são mostrados nos primeiros capítulo ou até mesmo parte, percebemos que é só a ponta do iceberg, e acaba devorando o livro, quando você se dá conta ele já está terminado e ainda tentando entender o que aconteceu mesmo uma hora depois de ter acabado. Leitura perfeita.

Marisa Sousa 14/07/2023

Primeiro eu pensei que tava entendendo, depois vi eu não entendi foi nada mesmo, ai por fim acho que entendi, me deixou doidinha, eu amei?

Amanda 03/07/2023

Stalker

Fig apresenta ser uma pessoa, que necessita ser aceita pelas pessoas. A trama começa com a Fig observando uma mãe uma filha em um parque, onde ela fica fascinada pela criança. Fica obsecrada por crianças após um aborto espontâneo. Após isso procurou uma médium, que lhe diz, que sua filha está viva e que as duas ainda iriam se encontrar.
Também podemos ver que Fig, não tinha relações muito boa com seu ex marido, ela o culpa a todo momento pela perda do bebê.
Fig, segue a mãe e a filha até em casa, passa hora dentro de um carro analisando cada detalhe da vida dessas pessoas. Ao passar um tempo, ela observa um homem, bem vestido entrando na mesma casa, onde deduz ser o pai da criança.

Vamos sendo imerso na trama na primeira parte com a versão da Fig dos acontecimentos . Vemos que essa necessidade dela ser aceita pode ter vindo de um trauma que ela sofreu.
Ela trata o seus transtornos e a suas dificuldades com uma psicóloga. Mas tudo é incerto.
Fig começa ficar obcecada pela família, onde ela ver a necessidade de ser introduzida na mesma família. Com isso ela vê diante dos seus olhos uma oportunidade, a casa ao lado da família está à venda.

A história no primeiro momento é mais lento, só que de acordo com os acontecimentos, a gente fica obcecado para saber o final e sobre o desenrolar da trama.
Também vemos personagens como Jolene ( a mãe da criança ) e Darius ( o pai da criança ), contando a versão dos fatos.

Tive alguns problemas com essa leitura, por ser um pouco arrastada no começo. Mas como livro é dividido em três partes e cada personagem vai contar a sua versão dos fatos, ficamos mais entretidos para saber o desfecho.

Indico esse livro para pessoas fascinados mistério e obcecada por desfechos incertos.
Vi muitas pessoas reclamando sobre o final, mas o final foi a parte que eu mais gostei. Onde a autora deixa a gente pensando o que poderia acontecer, mais pra frente com cada personagem.

Jordana Borges 29/06/2023

É um bom thriller, gosto desse tema, mas confesso que por vezes me estressei com a Jolene, como ela era tão passiva com a Figgy, aceitava cada coisa, mesmo desconfortável convidava cada vez mais a ?amiga? a entrar na sua vida e na sua família. Darios um completo sociopata, o que falar da Figgy então??? Louca!
Mas no geral é um bom livro pra passar o tempo, não dá vontade de parar de ler.

Le 27/06/2023

Esperava mais da estória algo mais elaborado, com Mais suspense mais enredo, algo que te prende.. mas foi tudo tão superficial sem lógica sem um término plausível.. não recomendo..

Jakevocelêtanto 27/06/2023

Um bom começo, um bom meio, mas cadê o final?
Quem nunca leu uma história de stalker, ou assistiu a filmes é uma trama que envolve, uma loucura que chega a ser viciante de acompanhar, e é sobre essa premissa que o livro Stalker me convenceu a le-lo (o valor tb caborou).

O início do livro nos dá a falsa ideia de que vai ser algo meio "A MAO QUE BALANÇA O BERÇO" mas depois vai mudando a narrativa quando aparece outros dois pontos de vista, o do marido e da stalkeada de fato. Antes era sobre uma criança, depois sobre inveja e então sobre querer o marido de alguém, e aí volta a ser sobre a criança.

Tarryn constrói bem a loucura da Fig, uma mulher obsessiva e cheio de transtornos mentais, mas então ela começa a se perder na narrativa quando apresenta a perspectiva do marido, e por fim a dela, a história de querer a criança se perde e não retorna tudo gira em torno de uma traição que até então não tinha sido abordada, e depois vira unicamente dela, a dor dela, e não sobre os desfechos.

O final nem da para comentar pois não tem um.

Aqui temos um livro de narrador não confiável, nada na história parece verídico apenas de usar esse jargão, todos os personagens são vilões, todas as cenas são falsas por se tratarem de perspectivas diferentes, e muitos mas muitos erros na condução, praticamente nenhum momento do livro tem desfecho o que é frustrante.

Mariana.Barbosa 01/07/2023minha estante
Esse livro é muito bom