O milésimo andar

O milésimo andar Katharine McGee

Resenhas - O Milésimo Andar

mirna 24/02/2019

O Milésimo Andar
Apesar de ser uma história futurista, que é um tema que eu gosto, não achei interessante aqui. Pq tem algumas coisas que não conseguimos formar uma imagem de como seja. Cada capítulos fala de um personagem diferente e neles o que vemos é a rotina de adolescentes e suas frustações em seus romances e conflitos familiares. A história toda é pra que a gente conheça os personagens pq a ação deverá acontecer a partir do segundo livro. Tendo no final desse livro toda a ação que se espera encontrar no próximo. Não foi o que eu esperei.

mrlagb 11/02/2022

Esse livro é uma novela.

Avery, Leda, Eris, Rylin e Watt.

5 personagens totalmente diferentes, com dramas diferentes, contando seu lado da história em um pano de fundo futurista.

No começo do livro, sabemos que uma menina caiu do alto da torre que agora substitui a cidade de Nova York e todos os acontecimentos seguidos vão lentamente se desenrolar para esta noite.

Claro que, com tantos pontos de vista diferentes, não se pode aprofundar tanto em cada um e eu acho que isso pode acontecer melhor nos próximos livros. É tão interessante perceber que vidas diferentes se entrelaçam em algum ponto do livro.

Amei a leitura e recomendo fortemente!

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 07/02/2019

Já Li
O cenário de "O Milésimo Andar" foi inspirado no edifício chinês Sky City (Changsha), ainda em processo de aprovação e planejamento que contará com quase 900 metros de altura e abrigará a infraestrutura de toda uma cidade em seu interior.

A premissa da estória é muito interessante. Num futuro não muito distante, apenas cem anos adiante, Nova York se transforma em uma cidade vertical. O edifício que mais se destaca é a Torre, que tem exatos mil andares. Cada andar tem ruas, mercados, shoppings, escolas, hospitais, etc, como se fossem "mini cidades". O transporte coletivo são os elevadores, que tem linhas e funcionamento parecido com o metrô, além de hovers, veículos movidos a eletromagnetismo e que se movimentam verticalmente. Embora, no começo do livro, McGee tenha deixado a desejar na profundidade das descrições, conforme a leitura evolui, o que ela imaginou fica mais claro e mais gráfico para o leitor. É uma idéia muito interessante e que me fisgou logo de cara.

Além disso, o edifício também tem sua divisão de classes. Quanto mais baixo o andar que a pessoa mora, mais pobre ela é. Logo, quanto mais alto o andar, maior é o status de seu residente. Isso também se aplica à estrutura dos andares pois, nos mais baixos, falta limpeza, transporte, comida, água e luz elétrica, recursos que são reservados aos andares superiores.

O livro é escrito em terceira pessoa e cada capítulo é reservado a uma personagem e os acontecimentos são contados a partir de seu ponto-de-vista. Eu adoro quando o livro é estruturado desta forma e, por isso, gostei bastante da estrutura deste.

No milésimo andar, mora a família Fuller que, claro, é a família mais rica e mais poderosa de Nova York. Sua filha, Avery, foi "encomendada" geneticamente para que saísse a menina mais bonita e mais saudável possível. Na minha cabeça, a imaginei perfeita como a atriz Blake Lively. Avery tem um meio-irmão, chamado Atlas, que foi adotado pelos seus pais quando ela tinha seis anos de idade.

Além de Avery e Atlas, também faz parte da elite da Torre sua melhor amiga Leda Cole. Leda passou o verão internada em uma clínica de reabilitação por causa de seu vício em drogas, mas não quer contar isso para ninguém. Assim, ela mente para todos dizendo que passou férias nas casas dos avós no litoral.

Fora estas personagens, também temos: Rylin, que mora no 32º andar e tem uma relação esquisita com Coler, um riquinho dos andares superiores; Watt, um hacker que é contratado por Leda para vigiar Atlas, e alguns outros amigos de um e de outro.

O livro é cheio de plots paralelas e, por mais que eu tenha planejado evitar o clichê de comparar este livro com Gossip Girl, não vou conseguir escapar dele. Li várias resenhas dizendo que a estória parece Gossip Girl no futuro e é verdade. Atlas, Leda e Avery formam um triângulo amoroso típico do seriado.

A personagem mais interessante na estória, na minha opinião, é Eris Dodd-Radson. Embora Avery tenha jeitão de protagonista, para mim, quem roubou a cena foi Eris. No início do livro, Eris é uma das amigas de Avery e mora no 985º andar. Porém, no seu aniversário de dezoito anos, ela e seu pai descobrem que Eris não é sua filha e, sim, filha de um amante de sua mãe. Ambas são expulsas de casa e vão morar no andar 200-e-alguma-coisa, o que é uma tremenda humilhação para a família. Em paralelo, Eris se apaixona por uma garota do andar e tenta descobrir quem é seu verdadeiro pai.

Porém, as demais plots foram me deixando entediada ao longo da leitura. Avery não me conquistou e, pela sua presença maciça ao longo da trama, isso começou a me incomodar do meio para o final. Leda tinha tudo para ser uma personagem feminina badass mas, infelizmente, acaba tornando-se o estereótipo da garota adolescente que, uma vez rejeitada pelo seu crush, entra em crise. Atlas possuía potencial para virar um amor imaginário, mas é chato, egoísta e meio babaca. Mesmo a introdução de Rylin e Watt, que poderiam ter adicionado conflito e profundidade à trama, deixaram a desejar.

Assim, o que me manteve presa à leitura foi Eris, como mencionei acima, e o cenário futurista da obra. A única coisa que me incomodou, neste sentido, é que a ambientação de ficção-científica da estória não faz muita diferença na trama. Parece mais um enfeite, ou algo para diferenciar este livro da tonelada de Young Adult que existe por aí. Por isso, nem cheguei a colocar esta resenha como "ficção-científica" aqui nas categorias do blog, pois a mim soou como algo avulso, meramente decorativo, embora muito criativo e divertido de ler.

É uma leitura que recomendo, mas que não pretendo seguir na trilogia.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2019/02/ja-li-86-o-milesimo-andar-de-katharine.html

Luiza 03/06/2020

Tenho que assumir que vivi momentos de amor e ódio em várias etapas diferentes. Comecei achando que era uma coisa, terminei incrivelmente surpresa, mas não posso dizer que anseio pela continuação. Os diferentes focos em diversos personagens me deixou feliz, gosto quando isso está presente na estrutura e quando as personalidades são tão diferentes e mesmo assim semelhantes. Outro ponto forte do livro é o grande número de elementos para alimentar a imaginação, me perguntei o tempo inteiro como seria a estrutura e a engenharia da torre, para mim pelo menos tive que adaptar o "rascunho" na minha mente sempre que um espaço surgia. Senti uma relação com a série de Gossip Girl, as problemáticas de pobres meninos ricos e alguns poucos de fora da, literalmente, alta sociedade que conseguem se infiltrar.
Aline.Silva 03/06/2020minha estante
Tenho ele aqui e nunca li

Ema 10/04/2019

Onde está a continuação e o que eu preciso fazer para tê-la?
Não sei se tenho palavras para descrever o que foi esse livro. É chocante como ficamos imersos na trama mesmo depois que a história acaba. O enredo tem uma vibe meio de Gossip Girl futurística, mas essa distopia está longe de apenas se concentrar em uma rotina de adolescentes mimados, porque temos um mistério para descobrir aqui.

O primeiro volume da trilogia se passa em um prédio com mil andares, em Manhattan, projetado para atender a todas as necessidades e com tecnologia de ponta. Mas claro, nem todos vivem no topo. Sua condição financeira dirá seu andar. Quanto mais alto você estiver, mais status tem.

A história é contada em terceira pessoa e foca na vida de cinco jovens diferentes, de classes sociais distintas, mas que, de alguma forma, tiveram suas vidas interligadas por um único fato: alguém caiu do milésimo andar. Homicídio? Suicídio? Acidente? O que aqueles que presenciaram têm a esconder?

A escrita da Katharine McGee não é arrastada, de forma alguma, mas é tão rica em detalhes que é fácil imaginar tudo o que narra, mesmo que não exista. Essa aura de riqueza e luxo que ela evoca atrai nossa curiosidade, e não é difícil entender porque esse livro é um sucesso. Mesmo que tenha demorado a me apegar a alguns personagens, me encontrei completamente envolvida e desesperada pelos acontecimentos. Preciso da continuação!

Cheio de tretas, luxo, segredos, trapaças, revelações, a história nos mostra exatamente o que há na capa: Quanto mais alto você está, pior é a queda. Segredos pesam. Você tem algo a esconder?

Apesar de todos os elementos que deixam a narrativa um pouquinho menos crível, é impossível não se perguntar se o futuro será realmente desse jeito, como também não comparar esta torre com a pirâmide social em que vivemos. Entre os benefícios do trigésimo e milésimo andar, será que já não estamos vivendo assim?

Julia 03/08/2022

Segredos e intrigas na elite de uma Nova York futurista
Basicamente um Gossip Girl hi-tech, um dos motivos que me fez gostar. Confesso que se estivesse esperando um livro complexo e profundo minha nota não seria tão alta, mas foi prazeroso acompanhar o cotidiano de luxo (ou a falta dele), intrigas e amores dos personagens.
Mesmo gostando da história em geral não tive afeto pela maioria dos personagens, mas creio ser intenção da autora desenvolver a preferência por um ou outro considerando que cada capítulo é o ponto de vista de cada um.
Adorei o arco da Eris, sem dúvidas a personagem com mais camadas e personalidade e também do Watt, que sem querer acabou caindo na enorme teia de mentiras e segredos dos andares superiores. Peguei um enorme ranço da Leda por ter feito o que fez por puro ego e loucura e Avery não me desceu por causa de algumas atitudes estúpidas e mesquinhas, além de achar a trama da Rylin meio desconectada das demais, só servindo para aprofundar a personalidade do Cord (que também gostei muito) e nada mais.
Por fim, gostei muito da forma como tudo foi acontecendo até chegar ao final e revelar quem caiu (mostrado logo no início), como e o porquê.

Sofiacoelho 22/07/2019

Procurando um lugar nas alturas
O milésimo andar foi o primeiro livro da Katherine Mcgee que li e de cara me apaixonei, sendo envolvente, dramático, surpreendente, esse livro te prenderá até a ultima página.
Nesse romance vemos algo que de longe amo muito, o livro é escrito de acordo com vários pontos de vistas, levando-nos a locais distantes e ao mesmo tempo próximos, não sendo confuso. Mcgee soube ligar as histórias e a personalidade de cada personagem. Confesso que o mais difícil do livro foi escolher meu personagem favorito, são todos adolescentes maduros, na medida certa com suas imperfeições e erros , diversificados em todos sentidos.
Eu amei a história em si e como ela parece tão irreal, mas ao mesmo tempo próxima. A autora envolveu assuntos importantes de uma forma incrível, sabendo os pontos em que o assunto deve ser mais específicos, como a forma que a protagonista Avery trata sua beleza e outros assuntos, por exemplo, o status social e a sexualidade dos personagens.
O prólogo já começa nos surpreendendo com uma morte, a qual o leitor se vê na necessidade de descobrir: quem foi morto, o que aconteceu, quem estava lá e quem matou. Uma das coisas que eu mudaria seria dar mais atenção a alguns personagens como Eris, Atlas e Cord. Esses são alguns dos meus personagens favoritos, acho que mereciam uma chance a mais para mostrarem suas personalidades.
O Milésimo Andar é um dos livros que mais gostei, pois apresenta uma leitura leve e muito envolvente. Katherine soube equilibrar o mistério dos personagens até suas vidas luxuosas. E como melhor ensinamento do livro tem: “Quando se chega tão alto assim, não há mais pra onde ir além de para baixo”.

Matth 13/01/2022

Sinceramente achei que o livro seria ruim, mas acabou me surpreendendo, pois fiquei muito curioso pra saber quem tinha caído do telhado do milésimo andar. Entretanto, alguns acontecimentos não me agradaram nem um pouco como o trisal Avery, Atlas e Leda e no final do livro quando leda surta, toma milhares de drogas das mais variadas, fez o que fez e sai impune. Fora isso a história é interessante.

Isa 07/02/2021

Interessante
A leitura travou em alguns momentos, parei e precisei de um tempo pra pegar o ritmo novamente. O início flui e o fim também.
O livro é narrado por 5 personagens, dá para ter uma visão diferente da realidade na torre.
Algumas relações das personagens é irritante e sem noção.
O desfecho do acidente relatado no início do livro foi inesperado. Fiquei levemente frustrada por não ter sido com outra pessoa.

No mais, eu indicaria o livro.

Laura 10/12/2020

Humm
Nem preciso mencionar que a relação Atlas > Avery me incomodou, certo? Basicamente é um romance entre irmãos (eles não são irmãos de sangue, mas mesmo assim), a romantização dessa relação é meio...complicada.
Enfim, fora isso o resto é bem legal, por mais que o livro não tenha personagens dignos de um "NOSSA, QUE PERSONAGEM INCRÍVEL", eles foram o suficiente pra me manter presa na história.
Eu gostei bastante das tecnologias que ela apresentou para esse mundo e também fiquei bem curiosa para descobrir quem tinha caído da Torre como é narrado no prólogo.
Intrigada para os próximos livros.

HannaH 30/01/2022

Gossip Girl futurista!
Eu tinha criado na minha cabeça que era distopia, mas não tem nada a ver, está mais pra um "Gossip Girl Futurista".
No prólogo vemos que alguma garota vai morrer e foi basicamente isso que me prendeu até o final do livro.
O livro todo parece uma grande introdução aos personagens, e parece que nada realmente acontece até o finalzinho, o que eu achei um pouco chato.
Não odiei o livro, porém também não amei.
Fiquei curiosa pra ler as continuações mas talvez em breve eu esqueça da história e a vontade de continuar passe. Vamos ver né...

Paula Wiele 09/05/2020

SURPREENDENTE!
Iniciei o livro sem grandes expectativas, acreditando que a personagem pela qual me afeiçoei não chegaria ao final do livro, no entanto as reviravoltas durante a história são surpreendes e maravilhosas. A narrativa em terceira pessoa, contando cada capítulo um pouco sobre um personagem enriquece a história.
Ansiosa para ler os próximos livros!