Sherlock Holmes - Volume 1

Sherlock Holmes - Volume 1 Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Fernanda.Marques 12/05/2021

Clássico
Conheci o mundo da investigação na infância, lá com meus 11 anos.
Com Pedro Bandeira - os karas- e me apaixonei, resolvi procurar "drogas mais fortes". Descobri então o Sr Sherlock Holmes e Agatha Christie.
Lembro de ter devorado os dois e hoje me sinto nostálgica em reler o começo da minha vida de leitora, e onde cheguei.
Tô com o coração quentinho.

Nina 12/05/2021

Legal
Meu primeiro contato com um personagem literário que influenciou e ainda influencia muitas pessoas. O livro contém dois romances e um livro de contos. A leitura foi legal, mas confesso que criei uma espectativa alta que não foi suprida, mas acho que valeu muito a pena fazer essa leitura e pretendo ler os outros volumes. Recomendo!

Daniely 02/05/2021

Sherlock Holmes é incrível
As histórias do Sherlock são ótimas! A cada história, conto que a gente lê, mas queremos saber da mente brilhante o personagem! Confesso que me surpreendi em todas as vezes que ele falava como chegava a uma conclusão, que por sinal era óbvia, mas que nem prestamos atenção!
Fora os casos, um mais interessante e cativante que o outro!
A relação entre ele o Dr Watson também é um ótimo ponto a ressaltar! A parceria deles é muito boa!!

IsabelaFeh 29/04/2021

Eu nunca tinha lido a obra de Arthur Conan Doyle, apenas um conto ou outro perdido nessa minha vida de leitora.

Ganhei de presente o box - lindíssimo - da Harper Collins com a obra completa de Sherlock Holmes e resolvi começar a empreitada de lê-la. Eu fui totalmente enredada no primeiro romance ?Um estudo em vermelho? e atrevo-me a dizer que poderá ser o meu favorito de todos.

O segundo romance ?O sinal dos quatro? também foi muito fluido, gostei de toda trama e o rumo que ela tomou. Mas como nem tudo são flores, quando chegou na parte dos contos, ?As aventuras de Sherlock Holmes?, eu achei um pouco massante... Os dois primeiros contos eu adorei, até pensei que Doyle poderia ter feito deles um romance e nos dado mais profundidade, assim como o último conto!

Bom, no geral eu gostei muito da obra, mas é aquilo... os contos não foram minha parte preferida, achei algumas coisas previsíveis e a narrativa um tanto quanto igual, tanto é que resolvi ler um conto por dia, a fim de tornar a leitura mais prazerosa!

Reccanello 27/04/2021

...jamais viveu e nunca morrerá!
Quando, em 2009, lançaram o filme Sherlock Holmes, houve alguma reclamação de fãs dizendo que o personagem era aventureiro demais, físico e atlético demais ("onde já se viu um Sherlock lutador de rua?"), irônico e piadista demais. Eu mesmo, mais acostumado às antigas representações do cinema e da TV, achei o personagem um tanto "diferente".
Entretanto, ao ler esse primeiro volume de suas aventura completas (e relembrar a leitura de "Um estudo em vermelho", feita há quase 30 anos), percebi que, de todas as versões cinematográficas e televisivas, a de Robert Downey Jr. é a que mais se assemelha ao personagem real: uma pessoa que, apesar de toda sua capacidade intelectual, não deixa de ser humano, não deixa de ser engraçado e atlético (um exímio lutador, esquiador e até mesmo alpinista), de se preocupar real e verdadeiramente com a felicidade de seus clientes e de seu mais fiel e íntimo amigo - Dr. Watson, muitas vezes aplicando ele mesmo alguma forma de penalidade ao criminoso que ajudou a descobrir; uma pessoa que tem momentos de tristeza e de depressão, um usuário de drogas e, ainda assim, a epítome do cavalheiro inglês, ao mesmo tempo solícito e distante, muito próximo dos seus e ao mesmo tempo reservado ao extremo. Um ser humano, enfim.
===
Quanto ao livro, em si, não há muito que se dizer: Sherlock faz parte do imaginário coletivo e, mesmo que todos já conheçam suas histórias e peripécias, ainda conseguimos torcer por suas aventuras, mesmo sendo plenamente conhecidas. Mesmo se utilizando de uma de vocabulário e estrutura um pouco mais arcaicas, a escrita fluida e simples do autor só faz aumentar o prazer da leitura.
===
Um clássico imortal que merece ser lido e relido!

Keell 26/04/2021

Obra ímpar
A cada história de Sherlock, eu fico mais encantada com a personalidade e a forma de trabalho dele. Destaque especial para Escândalo na Boêmia que se tornou (até então), meu conto favorito.

Bruno.Marconato 25/04/2021

Elementar!
O livro é composto por dois romances e uma série de contos. Os dois romances são incríveis, conseguem prender o leitor na história. Gostei muito do Estudo em vermelho, apesar de a segunda parte ser um pouco monótona.

As aventuras de Sherlock Holmes são sensacionais, um conto melhor que o outro, com finais surpreendentes. A escolha do último conto em particular para fechar o livro foi incrível.

Recomendo!!

Noemy.Nayara 25/04/2021

« Resenha »

Livro: Sherlock Holmes Vol. 1
Páginas: 512
Autor: Arthur Conan Doyle

***

?Quando eliminamos o impossível, o que resta, por mais improvável que seja, deve ser verdade?

***

Esse livro é uma coletânea de histórias do detetive Sherlock. Contendo: Um Estudo Em Vermelho, O Sinal Dos Quatro e Aventuras de Sherlock Holmes (vários contos reunidos)

É narrada pelo seu amigo e parceiro John Watson, um ex-oficial médico do exército britânico.

Se inicia com o primeiro encontro de John e o excêntrico detetive, que logo deixa Watson deslumbrado com sua inteligência.

A partir desse momento John passa a narrar as peculiares aventuras de Sherlock, da qual ele sempre acompanha de perto.

As histórias tem algo em comum, sempre uma narração dos fatos, feita pela "vítima", da qual você e todos não encontram a solução.

Mas no fim da história, o detetive relembra cada fato, agora expondo os pontos chaves do qual ele tirou uma pista, te deixando surpreso e boquiaberto.

No decorrer da história conhecemos vários personagens com as mais diversas personalidades.

Não é uma narrativa cansativa, apesar de ser um livro grande.

Madu 14/04/2021

Primeiras histórias de Sherlock Holmes
Esse primeiro volume foi realmente encantador! Não poderia ter me dado impressão melhor das histórias de Sherlock! Os dois romance são muito bons e muito bem desenvolvidos, e sobre os contos, nem tem o que falar, são ótimos também! Meus contos preferidos foram:
? Escândalo na Boêmia ?????
? O mistério do Vale Boscombe ???? e ?
? O homem de lábio torcido ???? e ?
? A pedra azul ?????
? A banda pintada ?????
? As faias roxas ?????

Deny.Gabriel 12/04/2021

Olha, consegui acabar Sherlock Holmes sem minha cabeça explodir de tanto pensar é uma grande conquista, skskskskskskksks.
Eu jurava que a escrita do Doyle seria uma escrita difícil e complicada, mas assim que comecei a ler, vi que é um escrita muito simples e fácil, isso só fez com que eu gostasse mais ainda do livro.
Os romances "um estudo em vermelho" e "o sinal dos quatro" se desenvolveram muito bem e só fui conseguir entender o que estava acontecendo mais para o final da história.
Já os contos de "As aventuras de Sherlock Holmes" posso dizer que ficou um pouco cansativo, mas vale muito a pena ler, é uma conto melhor que o outro.
Eu indico muito esse livro para quem quer quebrar a cabeça tentando seguir o raciocínio do Sherlock.

Gege 08/04/2021

Com certeza um livro incrível!! Você fica encantada e impressionada com Sherlock e sua inteligência e claro que também conhece mais de Watson, o meu preferido foi "Um estudo em vermelho".

Sherlock o homem que "jamais viveu e nunca morrerá".

Duda Lindartevize 27/03/2021

Perfeitoooo
Eu sou muito suspeita a falar, pq sou super apaixonado por tudo que esse autor escreve, mas é fora do comum, quando vc acha que não vai ter sentido o final, daí que tem. Eu só falo para quem quer ler, que se vc gosta de suspense e de tentar ser o detetive essa é livro é para vc, simplesmente perfeito ??

Paula.Dayana @pauladayanaalves 27/03/2021

AMEI
Sempre tive vontade de realmente conhecer as histórias do nosso querido Sherlock Holmes e seu amigo Watson. Confesso que os dois livros e as aventuras dele nesse volume fez com que me apaixonasse e ficasse presa a cada história. Um estudo em vermelho é fabuloso, o sinal dos quatro nem se fala. Eu não consigo nem dizer qual gostei mais. Só sei que vou continuar lendo os outros 3 volumes desse box.

Pam 26/03/2021

Totalmente envolvente e apaixonante.
De novo aquilo... não é à toa que se tornou um clássico. De cara, no primeiro livro, "Um Estudo em Vermelho", vemos um caso complexo e chocante, que Sherlock Holmes resolve com aquela destreza e habilidade que são só dele. É inigualável acompanhar o desenvolvimento dos raciocínios do Sherlock, e ver tudo pelos olhos do incrível dr. John Watson, o nosso narrador, deixa ainda mais legal, porque ele fica tão maravilhado quanto a gente.
Nessa edição ainda temos em seguida "O sinal dos quatro", que nos apresenta a Mary, mas acho que o livro não alcança o nível do primeiro, apesar de também ser muito bom. Também conhecemos a imbatível Irene Adler em uma das histórias, é tão bom ver a inteligência do Sherlock desafiada!
Por último, temos diversos contos. É muito legal ver que conforme os contos vão passando, algumas coisas se desenvolvem: John e Sherlock mais amigos, o John também aprendendo algumas deduções, e muito mais. Os meus contos favoritos foram "Um caso de Identidade", "A banda pintada", e "As faias roxas". Teve até conto de Natal, tivemos direito a tudo.
Gostei muito de ver em vários momentos o lado mais humano do Sherlock, que muitas vezes é deixado de lado nas adaptações pra TV e cinema. Diversas vezes ele se compadece pelas vítimas, tenta ajudá-las além da resolução do caso criminal, ou também, não ajuda (ou até "pune") o culpado. Acontece, inclusive, dele se solidarizar por algum culpado, dependendo do caso. É muito interessante ver isso, apesar de ser um personagem movido pela razão e lógica, ele não é alheio a sentimentos e à justiça.

Micaelle 22/03/2021

É elementar!
Um livro incrível composto por dois romances e dez contos das aventuras do conhecido investigador Sherlock Holmes e seu amigo dr. John Watson.