A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Carolina 17/02/2023

Aulas!
Gostei muito da leitura porque os textos que compõem esse livro discutem diversas pautas do campo político da esquerda, como racismo, encarceramento, feminismo, educação, etc e portanto me "relembrou" com exímia argumentação tudo aquilo em que acredito!

Rebeca 09/02/2023

Um livro agregador para vida. Ângela é uma escritora extremamente lúcida, inteligente e direta sendo aprova que para ser acadêmico você pode ser direto com suas palavras para a compreensão popular.

Rayssa414 21/01/2023

Não achei nada demais
Contém debates interessantes, o livro é uma entrevista que discute assuntos polêmicos e que estão em pauta.

Porém, para mim a leitura foi cansativa e não tive muita vontade em ler, mas conhecimento nunca é de mais.

Fernanda Pereira Borges 16/01/2023

Eu fiquei mais fã ainda da Angela Davis depois de ler esse livro. O que essa mulher representou e ainda representa para a comunidade preta e de mulheres pretas é indescritível e além de tudo ela abraça todas as outras causas e lutas, porque como ela mesmo diz para conseguir a liberdade precisamos estar todos livres. Ela é uma mulher incrível e com uma inteligência e força admiráveis. Acho que todos deveriam ler suas obras um dia. Recomendo muito

souaval 15/01/2023

O coletivo é mais forte do que o indivíduo.
Angela Davis é uma mulher inspiradora. Esse livro contém entrevistas e discursos dela, onde conseguimos ver pouco de seus pensamentos, ações, e comprometimento para com as causas que ela apoia. Seu otimismo e força são contagiantes. Impossível não enxergar a grandiosidade de Davis. Sua noção de coletividade e interseccionalidade no ativismo é muito importante. Nossas lutas devem ser travadas juntas e não separadas, pois muitas delas tem um mesmo opressor.

jucamargo 29/12/2022

Ótimo e rápido
Tem entrevistas com a Angela e a também trechos de palestras dela, fala bastante sobre lutas atuais e como nós envolvermos nelas

GiArgia.Gschwendtner 29/12/2022

Simplesmente leia
O pensamento arrebatador e radical de Angela Davis é necessário para nossos tempos. Foi uma das leituras mais transformadoras e genuínas. É preciso sentir e integrar as palavras muito mais do que teorizar. É sobre vida que ela fala.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Leiam Angela Davis
As palestras e entrevistas concedidas por Angela Davis apresenta o aspecto internacional e intersseccional que as lutas devem tomar, sendo a invasão da Palestina, o genocídio do seu povo, o sistema prisional e o "terror" como forma de governo, exemplos de questões que todos devemos nos ocupar.

nicole.amanai 06/12/2022

O livro me fez pensar muito além em diversos tópicos, além de trazer reflexões muito importantes.
Senti que alguns pensamentos poderiam ter sido mais desenvolvidos.
O livro não segue necessariamente uma ordem cronológica dos discursos, o que eu entendo. Porém senti que houveram idas e voltas e repetições em assuntos.
A verdade é que não sou muito fã do modelo de transcrição de discursos também.

romulorocha 26/10/2022

A liberdade é uma luta constante, de Angela Davis - 10/10
Angela Davis é uma professora e filósofa estadunidense. Foi integrante do partido Panteras Negras e já inclusive chegou a se candidatar a vice-presidente dos Estados Unidos. Suas obras versam sobre os direitos das mulheres, em especial mulheres negras, discriminação social e racial nos Estados Unidos.

A liberdade é uma luta constante é uma coletânea de entrevistas realizadas por Frank Barat, ativista de direitos humanos e escritor francês, com Davis e transcrições de seus discursos em conferências em universidades ao redor do mundo. Embora com temas e cenários variados, o cerne das falas de Davis possuem um mesmo conteúdo presente, a importância de lutar permanentemente pelos direitos humanos e a consciência de que esta luta não acontece sem a coletividade. Um dos temas centrais do livro em especial é sobre a realidade do encarceramento nos EUA e outros lugares do mundo. Para a autora, esta é uma das formas mais nocivas e presentes do racismo. Vende-se a ideia de segurança, mas o que se tem na prática são pessoas não brancas "escravizadas" novamente e silenciadas.

Foi o primeiro livro que li da autora e já estou ansioso para ler mais sobre o que ela disse e o que tem a dizer. Davis é uma daquelas personalidades que nos marcam, não só com suas palavras, mas com sua vida.

Trechos do livro:
"As prisões são a encarnação do racismo. "
“O passado nunca morre. O passado nunca morre. Nem sequer é passado”.
"maior desafio que temos diante de nós ao tentarmos criar solidariedade internacional e conexões que atravessem as fronteiras nacionais é a compreensão daquilo que as feministas chamam, em geral, de “interseccionalidade”. Não tanto a interseccionalidade das identidades, mas a interseccionalidade das lutas"

Jéssica Maria 24/10/2022

a luta constante por liberdade começa internamente
O livro é uma reunião de várias palestras, entrevistas ou discursos que Angela Davis deu. Ela fala muito como é comum colocar a violência em primeiro plano quando o centro das lutas é por justiça, todavia, essa "sede por justiça" tem sua base estrutural no racismo.

Considerar a prisão como o local de punição pra quem cometeu um crime é reduzir-se a observar apenas uma face do todo. Atualmente, a instituição da prisão serve como local para depositar pessoas que representam grandes problemas sociais. Essas pessoas são vistas apenas como dificuldades com as quais o Estado não quer se responsabilizar. É mais fácil punir uma pessoa que cometeu um crime do que avaliar a questão racial que lhe cerca; do que se atentar ao sistema educacional; do que resolver as questões relativas à saúde, principalmente à saúde mental; do que lidar com a falta de moradia, esses problemas permanentes na atualidade.

Eu entendo demais quando a Angela Davis fala que problemas individuais não vão ser a solução para o racismo institucional e estrutural, mas eu não consigo me libertar desse sentimento de prisão como local de punitivismo. Por exemplo, os policiais que mataram Jonathan Farrell, eles foram condenados, mas essa ação individual não gera uma mudança sistêmica, o papel desempenhado pela polícia não mudou. Mas, ainda assim, não queremos que eles sejam presos? Eu ainda quero. Desculpa Angela Davis. Contudo compreendo que a aplicação legal tem se mostrado insuficiente, que é fundamental uma mudança econômica e transformações estruturais para erradicar o racismo presente na estrutura legal.

Além do abolicionismo penal, a autora trata da importância do posicionamento crítico na compreensão da realidade; da não necessidade de uma liderança heroica; da importância do feminismo negro; da necessidade da ampliação da liberdade para todas as pessoas, dentre outros assuntos relevantes, mas que achei um tanto quanto repetitivo, uma vez que os capítulos são divididos de acordo com os discursos dados.

Adorei saber mais da Assata Shakur, uma escritora, que está na lista dos 10 terroristas mais procurados dos EUA. Me interessei pela bibliografia dela e pretendo lê-la em breve.

@0Good_girl 18/10/2022

Foi o primeiro livro que li dela e eu achei muito interessante só que só começou a me prender nos últimos 3 capítulos que são em forma de discurso, achei que as entrevistas foram meio fracas.

Jessica1248 16/10/2022

Direta
Primeiro livro que leio dela e já quero ler os próximos! Nunca tive grandes conclusões quanto ao abolicionismo prisional e depois desse livro, sinto que minha mente se abriu, em busca de mais conhecimento.

Edu 23/09/2022

A palavra de ordem é interseccionalidade, conceito criado pela professora Kimberlé Williams Crensha. O conceito tem a ideia de abordar os mais variados fatores de submissão social, vale salientar que essa submissão não é voluntária, mas determinada pelo status quo de uma sociedade patriarcal, racista e colonialista.

Angela Davis nasceu em 26 de janeiro de 1944. Filosofa e militante feminista, que viveu a sua vida inteira lutando contra o racismo, machismo, encarceramento em massa da população negra e minorias étnicas, contra o apartheid (tanto o africano quanto o entre Palestino) e a favor dos direitos do movimento LGBTQIA+. Integrou o partido Comunista americano, O movimento Black Power (ou Movimento de libertação negra) e o Partido dos Panteras Negras (BPP).

A liberdade é uma luta constante foi publicado no Brasil em 2018, após duas monumentais obras da autora: Mulheres, Raça e Classe (2016) e Mulheres Cultura e Politica (2017). O Livro é um compilado de três entrevistas que Angela Davis cedeu a Frank Barat em 2014 e sete discurso proferidos entre 2013 e 2015.

Algumas das questões abordadas no livro podem ser resumidas nas palavras da própria Angela Davis, que diz:
?O feminismo envolve muito mais do que igualdade de gênero. E envolve muito mais do que gênero. O feminismo deve envolver a consciência em relação ao capitalismo ? quer dizer, o feminismo a que me associo. E há múltiplos feminismos, certo? Ele deve envolver uma consciência em relação ao capitalismo, ao racismo, ao colonialismo, ás pós-colonialidades, às capacidades físicas, a mais gêneros do que jamais imaginamos, a mais sexualidades do que pensamos poder nomear. O feminismo não nos ajuda apenas a reconhecer uma série de conexões entre discursos, instituições, identidades e ideologias que tendemos a a examinar separadamente. Ele também nos ajudou a desenvolver estrategias epistemológicas e de organização que nos levam além das categorias ?mulher? e ?gênero?[?] O feminismo insiste em métodos de pensamento e de ação que nos encorajam a uma reflexão que une as coisas que parecem ser separadas e que desagrega coisas que parecem estar naturalmente unidas?.(p.99).