A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Carina Generale 22/09/2022

Aprendi muito! Esse livro fez parte do Ciclo de Leitura Fundamentes (Tese Onze) em que participei e foi a primeira vez que li Ângela Davis, com certeza não vou parar por aqui!

Adriana 20/08/2022

A autora demonstra uma visão muito diferente do habitual sobre o mundo, um espírito inovador e emblemático que deve ser respeitado

RaAra0 06/08/2022

Nossa, que livro excelente! Eu já tinha lido Mulheres, Raça e Classe e Uma Autobiografia. É muito boa a sensação que tenho quando termino de ler alguma obra dela. Acho incrível como Angela Davis me coloca pra pensar tanto sobre as questões do feminismo negro.

Delma 31/07/2022

Ótima leitura
O livro conta com 10 discursos/entrevistas da Davis. É um bom livro para entender um pouco da história dela e de algumas histórias de lutas passadas que refletem muito com o nosso cenário atual.

Luma.Pacheco 24/07/2022

Ótimo livro pra começar a ler Angela Davis, por ser a transcrição de conteúdos orais em sua maioria. O doc A 13ª Emenda da Netflix complementa muito bem a leitura, o Libertem Angela Davis no YouTube também!

MaSantana 24/07/2022

As falas de Angela em si são ótimas porém achei a reunião do livro mediana.
As partes dos discursos são boas, mas as entrevistas são meio fracas.

Giovanna 11/07/2022

"Não queremos ser capazes de imaginar a expansão da liberdade e da justiça no mundo, como Hrant Dink nos incitou a fazer? (...) Se for esse o caso, teremos de fazer algo totalmente extraordinário, precisaremos ir às últimas consequências. Não podemos continuar a fazer o mesmo. Não há como se revolver em torno do centro. Não podemos agir com moderação. Teremos de ter disposição para nos erguer e dizer "não" unindo nossas almas, articulando nossas mentes coletivas e nossos corpos, que são muitos."

muito bom mesmo!!! achei que seria mais teórico quando comecei mas gostei muito mesmo assim. acho que é um bom livro introdutório pra começar a ler a Angela Davis porque fala muito bem de modo geral das principais pautas que ela defende e é uma leitura bem rápida e fluída.

Márcia 03/07/2022

Ativismo, o ícone.
Há leituras que são essenciais; há autores/autoras que não podem passar à margem em nossas vidas. Ângela Davis faz parte dessa turma. Negra, mulher, ativista, marxista, feminista, filósofa, professora, etc. e, acima de tudo, lutadora por um mundo mais justo.

O livro ?A liberdade é uma luta constante?, publicado originalmente em 2016, é resultado de um conjunto de entrevistas e discursos realizados por Davis em diferentes países entre os anos de 2013 a 2015. Nele, damos conta de situações como essa, em relação ao racismo nos Estados Unidos:
?Se a escravidão tivesse sido abolida em 1863, por meio da Proclamação de Emancipação, ou em 1865, por meio da 13ª emenda, a população negra teria usufruído de cidadania plena e igualitária, e não teria sido necessário criar um novo movimento?.
E acrescenta:
?Era uma questão de liberdades concretas. Era uma questão de educação gratuita. Era uma questão de assistência à saúde gratuita. Moradia a preço acessível. Essas são questões que deveriam ter integrado a pauta abolicionista do século XIX, e cá estamos, no século XXI, ainda sem poder dizer que temos moradia e assistência à saúde a preços acessíveis ? e a educação se tornou uma mercadoria?.
Pois é. Nem lá, nem cá; nem em lugar nenhum do mundo essa abolição de fato ocorreu. A dívida para com a escravidão é impagável e, infelizmente, ela continua a atingir milhões de pessoas. Angelas Davis são fundamentais.

Richard 18/05/2022

Qualquer livro da Angela é SENSACIONAL.
Esse livro é maravilhoso!! como qualquer livro da Angela. esse livro começa numa pegada de entrevista(achei isso positivo e negativo) achei positivo porque o entrevistador faz várias perguntas pra ela sobre coisas muito atuais apesar dos artigos e a entrevista serem de 2013/2014/2015 e achei negativo pq pra mim foi cansativo ler desse jeito. mas depois passa para os artigos da Angela que são a melhor parte e ver ela abordando temas atuais sobre várias questões, é realmente incrível. ela escreve e tem uma baita facilidade pra fazer a gente entender qualquer coisa que ela esteja falando! livro atual e ótimo pra revisitar sempre, como qualquer um dela!! RECOMENDO MUITO!

Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Livro de Janeiro do Fundamentes Ciclo
Esse foi o livro escolhido de janeiro para o @fundamentesciclo. Ele foi organizado pela @boitempo com entrevistas e discursos da filósofa e ativista norte americana Angela Davis.
To aqui há 30 minutos pensando no que escrever sobre a leitura mas qualquer coisa que eu falar vai ser superficial.

Esse é o meu primeiro contato com Angela e esse debate passa por trechos introdutórios e também assuntos mais complexos. Muito sobre interseccionalidade, vários esclarecimentos sobre a palestina, sobre os movimentos negros na América e no mundo, e, principalmente, sobre luta!
É um daqueles livros que abrem um leque de pensamentos, informações, vertentes e ligações sobre gênero, classe e raça.
Importantíssimo!

Uma honra poder contar com toda a estrutura do Fundamentes e da rainha da militância Sabrina e toda a equipe do @teseonze. 🖤

Bruna.Bandeira 09/04/2022

Indispensável
O livro reúne palestras, falas e discursos da autora do início até meados dos anos 2010.
São 10 falas contundentes, engajadas e esclarecedoras acerca das lutas globais por libertação e não só a racial.
Leitura indispensável.

Josi 09/04/2022

Uma boa porta de entrada para os escritos da autora
Li esse livro e, confesso, que o mesmo demandará releituras futuras. Não tenho a menor dúvida de que não apreendi todo o possível do texto assim, de uma primeira aproximação. É um compilado de várias palestras/falas da intelectual versando sobre vários temas em efervescência na atualidade: racismo, direitos das mulheres, direitos LGBTQIA+, encarceramento, etc.
Acho uma boa fonte de reflexões mas me chama a atenção a necessidade de, ao traçarmos paralelos com o que é aqui exposto, tenhamos consciência que apesar de problemas similares os mesmos tem raízes diferentes. As soluções dos nossos problemas precisam ser desenhadas por nós mesmos considerando nosso contexto local atual e nossa história de país escravocrata e mais desigual do mundo, além de sermos um país subdesenvolvido, coisa que os EUA não são. Me chateia que a academia do BR compre tanto tudo o que vem de fora, sendo que eles deveriam estar pensando nossos problemas e possíveis soluções à partir daqui mesmo, somos mais do que capazes disso. Usar o externo como referência para pensarmos nossa realidade e não aplicá-lo sem processamento a nossa realidade. Mas voltando ao livro ele leva sim a muita reflexão e ajuda a pensar no como estamos nos posicionando com relação às mudanças que queremos (o que realmente estamos fazendo, estamos fazendo alguma coisa pra isso mudar?), já que Angela Davis não é apenas acadêmica, ela é ativista desde os anos 60/70 e está ativamente engajada com relação aos interesses que defende. Recomendo a leitura.

tal 24/03/2022

o poder de Ângela Davis de te tirar do conforto!
Comecei o ano com esse livro que é uma arma contra o patriarcado racista, xenofóbico, fascista, machista suportado pelo capitalismo.

Ângela Davis é e sempre foi, uma mulher à frente do sei tempo.

Em liberdade é uma luta constante vemos várias palestras de Ângela em torno de assuntos que realmente são importante e que precisam cada dia mais serem debatidos, como o racismo, sistema carcerário, machismo dentre tantas outras prisões que massacram ?minorias? no sistema que lucra com a dor e a miséria de muitos para benefício de poucos.

Edna 27/02/2022

Uma luta constante
A justiça é indivisível. A justiça em qualquer lugar do mundo é uma ameaça à justiça em todo o mundo." Martin Luther King

"Uma das coisas que fiz na Carolina do Norte foi travar uma luta contra a Ku Klux Klan 1970(...) tínhamos medo de que nos elegessem como alvo. Quando falamos da KKK como símbolo de toda uma estrutura racista, qdo. pensamos na segregação racial, presumimos que ela tem origem na escravidão certo? A segregação racial foi instituída após a escravidão, após a Revonstrução radical negra, em uma tentativa de administrar a população negra."

"Essas são questões vom pautas abolicionistas do século XIX, e cá estamos buscando soluçoes no século XXI."
__________________Angela Davis

Chaiane Q. 23/02/2022

A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar
O título da minha resenha é uma citação de Martin Luther King Jr. que resume muito bem o objetivo deste livro. Nele são abordadas diversas pautas sociais e Angela Davis aponta como tudo está interligado, como as lutas raciais nos EUA são paralelas a luta pela libertação na Palestina e o impacto na luta no mundo todo.

É meu primeiro livro da Angela, ainda que não seja "escrito" por ela, mas sim uma coleção de discursos e entrevistas, no entanto já conseguimos perceber sua didática impecável que consegue simplificar o entendimento e despertar o interesse em nos aprofundarmos nos assuntos abordados.