A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Fe 26/04/2021

Uma obra evidenciando a interseccionalidade das lutas
Uma obra muito interessante, que retoma diversas falas de Davis em entrevistas e colóquios que participou levando a discussão quando ao aparato prisional contemporâneo como mais uma ferramenta racista. Vale ressaltar a brinlhante e clara forma que Davis constrói as relações interseccionais envolmendo o objeto às questões de raça/etnia, como já comentado, mas também de gênero, sexualidade e à tão necessária luta antiCAPETAlista.

Guynaciria 11/04/2021

A liberdade é uma luta constante- Angela Davis
@boitempo
Nota 10

O livro tem uma introdução da autora Conceição Evaristo, que nos dá uma ideia geral do que encontraremos nessa obra incrível.

Angela Davis é uma personalidade no mundo literário, ela integrou o grupo Panteras Negras, e já foi candidata a vice-presidente dos Estados Unidos.
Em 1997, ela veio ao Brasil, onde ministrou um curso.

Nesse livro ela novamente aborda o assunto da mercantilização das prisões e formas de acabar com esse sistema falho, que vítima as populações mais pobres e de minorias éticas.

Também trata da situação da Palestina, onde quase 40% dos homens já foram em alguém momento aprisionados, muitos deles eram presos políticos, que lutavam por uma Palestina livre.

Atualmente temos visto diversas reportagens a cerca da violência policial nos Estados Unidos, Angela já vem criticando a forma de atuação desse núcleo há muito tempo. Ela fala de forma incisiva sobre a militarização da polícia local, que produz o encarceramento em massa.

Levando em conta que a própria Angela foi presa injustamente, e por anos mantida na lista dos 10 mais procurados dos Estados Unidos. Lista que consta nomes de assassinos, terroristas e pessoas realmente perigosas para a sociedade. Daí podemos ver o absurdo desse sistema.

Esse livro vai te fazer entender que o racismo estrutural vem ceifando vidas a séculos e que não podemos permitir que ele continue a fazer isso.

#racismo #obama #prisoes #angeladavis #liberdade #panterasnegras

Be B 21/03/2021

Todas as lutas são uma só
A liberdade tem um preço muito alto na sociedade capitalista. Porém a única coisa que resta ao povos explorados e oprimidos é lutar para conquista-la! Entender que todas as lutas estão conectadas é um ponto chave para avançarmos até a vitória ?

Marita13 13/02/2021

a liberdade é uma luta constante vai falar sobre palestras e discursos de temas que são relevantes para a Angela Davis, como raça, classe, feminismo, o movimento black lives matter e importância de não deixar morrer as lutas contra o sistema prisional e contra a discriminação racial. É um livro de. leitura rápida, queria ter tido mas tempo antes pra ter terminado de ler, mas valeu super a pena a leitura

rebecavilela 04/02/2021

Leitura de grande importância
Primeiro livro que li de Angela Davis e me impressionei com a inteligência e domínio que ela apresenta sobre os assuntos. Diversos debates super necessários e que nos faz refletir. Foi difícil ler e não assimilar o caso Fegurson com o de George Floyd, muito triste ver que mesmo após anos nada mudou. Realmente a liberdade é uma luta constante! Até quando protestos "vidas negras importam" serão feitos?

Laureen.Scarelli 16/01/2021

O que seria do mundo sem Angela Davis? O que seria do ativismo sem ela? O que seria de mim? Fico me perguntando. Estou mais do que ansiosa para ler os próximos dela. Esse livro abriu meus olhos para a interseccionalidade: sou mulher, sou preta e sou pobre. Como não sentir as dores de se perceber no mundo?

Renata (@renatac.arruda) 07/01/2021

Durante o 2° mandato de Obama, que embora seja muito carismático não significou grandes avanços para a situação carcerária da população negra nos EUA, a redução do racismo no país e o fim do imperialismo estadunidense, Angela Davis comentou que o que faltou não era o presidente certo, pois não estariam melhores com outro, mas movimentos de massa bem organizados, capazes de fazer pressão para que o chefe de estado adotasse medidas mais progressistas, em vez de paralisar a esquerda.

É verdade que é difícil comparar a situação da época com a calamidade do governo Trump (e o de Bolsonaro) que temos visto, mas acho que a ideia central permanece válida: aprendemos com os movimentos sociais, tanto lá quanto aqui, que é sim possível conquistar avanços quando as pessoas se organizam e pressionam. O que não se pode fazer é apenas esperar que governos resolvam problemas que são estruturais.

Me vem à cabeça uma manchete recente da Folha que dizia que "Década colocou negros na faculdade" e muita gente apontou a artimanha do jornal de evitar dizer "O governo PT colocou negros na faculdade". No entanto, o que escapou a alguns é que pessoas negras tiveram acesso ao ensino superior no governo PT após décadas de luta do movimento negro. Foi a conquista de uma demanda por direitos finalmente atendida, não uma mera benevolência.

E este é um dos assuntos tratados por Angela Davis no excelente "A liberdade é uma luta constante". Em entrevistas, ensaios e palestras, ela nos lembra do caráter coletivo das lutas que aconteceram e acontecem ao redor do mundo, ressaltando como só será possível atingir mudanças estruturais através da solidariedade entre povos e da interseccionalidade das lutas antirracistas, feministas, indígenas, abolicionistas, LGBTQ+s, das pessoas com deficiência, dos imigrantes. Ela lembra ainda que a liberdade é mais ampla que direitos civis: a liberdade é uma questão econômica concreta, de acesso amplo à educação, saúde e moradia.

Citando Martin Luther King, ela compartilha o que acha que deveria ser o lema de todos os movimentos e serve pra gente refletir: "A injustiça em qualquer lugar do mundo é uma ameaça à justica em todo o mundo".

@renatac.arruda

Regiane 30/12/2020

O filme "A 13a Emenda" na Netflix complementa muito bem esse livro. Pra mim vale a máxima "só sei que nada sei". "O pessoal é político" é uma triste verdade. É preciso reumanizar o ser humano.

Sarah Duarte 02/11/2020

Fonte inesgotável de conhecimento
A fonte de conhecimento existente nos escritos de Angela Davis é inesgotável. Nesse livro eu pude conhecer sobre utilizar abordagens feministas enquanto uma metodologia, um guia de estratégia de luta, como ela mesmo fala. Falar sobre o uso de abordagens feministas é pensar na interseccionalidade de lutas de raça, gênero, antimanicomial, antiprisional. Contra o militarismo policial. Essas lutas não são isoladas. Assim como eu e você não somos isolados do mundo. É preciso abrir mão da visão fragmentada da realidade que persiste e que só converge com as visões da classe dominante. Partindo disso, é possível pensar em lutas de libertação que possam modificar as atuais estruturas da sociedade. E nunca se esquecer, que a liberdade é uma luta constante.

Manu 01/11/2020

Esse livro é muito bom e necessário. Um livro curto, me tornei fã da Ângela Davis, essa mulher é muito necessária!!!!

mons 26/10/2020

O problema foi eu
O livro tem reflexões e pensamentos sensacionais, porém cheguei a conclusão de que livro entrevista/discurso não funcionam pra mim. As falas da Angela são incríveis e ela é um acontecimento para humanidade, gostaria de ler uma biografia da mesma em texto corrido para aprender mais sobre essa mulher incrível, mas em modo entrevista não é algo que gosto tanto.
@thereader2408 30/06/2021minha estante
Tive o mesmo problema...foi o primeiro livro dela que eu li, gostei das falas delas e por isso vou procurar outros.

Jéssica Maria 24/10/2022minha estante
Pra mim também não flui tão bem esse formato. É bom para fazer pausas, mas eu acabo me entediando.

Antônio 20/10/2020

"A liberdade é uma luta constante" é o penúltimo livro publicado por Angela Davis até o presente momento, reunindo discursos e entrevistas realizadas pela mesma sobre pautas como abolicionismo prisional, interconexões entre as lutas das pessoas oprimidas na sociedade, solidariedades transnacionais e reflexões gerais sobre ativismo na atualidade. Na minha opinião, é um dos melhores livros publicados pela autora devido às suas contribuições para os mais diversos campos do ativismo.

Durante o livro, a autora faz críticas à era Obama em razão do apoio do seu governo aos genocídios autorizados no Oriente Médio. Em todos os capítulos, Davis fala sobre a causa da Palestina, reforçando o nosso dever de prestar solidariedade à luta pelo fim do apartheid e da ocupação na região, além de apoiarmos o movimendo BDS - o movimento por boicote, desinvestimento e sanções anunciado pela sociedade civil palestina.

Deixo aqui uma das melhores passagens do livro: "Pelo mundo afora, as pessoas dizem que desejamos lutar juntas, enquanto comunidades globais, para criar um mundo livre de xenofobia e racismo. Um mundo do qual a pobreza tenha sido expurgada e a oferta de alimentos não seja submetida às exigências do lucro capitalista. Eu diria um mundo onde uma corporação como a Monsanto seja considerada criminosa. Onde a homofobia e a transfobia possam ser chamadas de relíquias históricas, juntamente com a punição por meio do encarceramento e as instituições de confinamento para pessoas com deficiências físicas, e onde as pessoas aprendam a respeitar o meio ambiente e todos os seres vivos, tanto humanos quanto não humanos, com quem coabitamos".

fantanauser 18/10/2020

esse foi um dos livros que comprei sem pensar muito, sempre quis ler os livros da Angela, mas não sabia por onde começar, então acabei comprando assim que o vi em uma livraria. o livro é uma bomba de informação e tapa na cara que a gente precisa considerar para sermos pessoas melhores, os assuntos abordados são atuais e infelizmente antigos. as falas sobre encarceramento, feminismo interseccional e luta do movimento negro feitas por quem vive e estuda profundamente esses assuntos é algo essencial. precisamos correr atrás dessa temática, e consumir o máximo que der, porque as coisas não vão mudar por livre e espontânea vontade. é necessário buscar informação e deixar os preconceitos de lado, só assim será possível ter uma sociedade mais justa e igual.

Kelly Albuquerque 14/08/2020

Resenha minha publicada na revista científica fofoca abaixo