A Verdade Vencerá

A Verdade Vencerá Lula

Resenhas - A verdade vencerá

Pedro.Henrique 01/05/2018

Registro histórico relevante
O livro impressiona pela qualidade da edição em pouquíssimo tempo entre a realização da entrevista (janeiro de 2018) e seu lançamento ainda no primeiro trimestre do mesmo ano.O prefácio de Luis Felipe Miguel é a parte do livro que mais consegue mediar o histórico de atuação de Lula com críticas à sua política de conciliação e alianças com parte da burguesia que mais tarde iria promover o Impeachmant de sua afilhada Dilma Rouseff, e apoiar fortemente as movimentações jurídico-policiais que levariam a sua prisão.

A entrevista em si é permeada de anedotas, causos e metáforas, bem à característica dos discursos do ex-presidente. Sua capacidade de articulação, raciocínio e sedução em relação às suas ideias parecem atingir os próprios entrevistadores em alguns instantes. Apesar de um enaltecimento a si próprio exacerbado (que se segue no prólogo), o livro é um importante registro de opiniões e impressões da maior liderança popular da história recente brasileira semanas antes de sua polêmica prisão. Certamente vale a leitura

Onyxia 28/03/2022

Mesmo lendo esse livro agora, quase 4 anos depois do lançamento. Ainda é um livro necessário para entender aquele momento político do país.
Independente de ideologia, é fato que houve excessos nesse processo de condenar o Lula.
O livro trata-se de uma entrevista, está organizado com muitas notas de rodapé e é bem contextualizado. Vale a pena a leitura e observar que muitas das acusações feitas e convicções exibidas estão sendo desmascaradas atualmente.

caio.cidrini 01/06/2023

Documento pra entender o Brasil
O livro é basicamente uma entrevista longa que ajuda a compreender o Brasil no período de 2016 a 2018 e que reverbera até hoje. Mesmo 5 anos depois, com Lula preso, inocentado e eleito, é um documento que toca em assuntos chaves que depois da sua publicação se confirmaram. Obviamente a perspectiva é panfletária, mas se nem a justiça é imparcial às vezes, porque o livro precisaria ser? Acho que faltou um pouco de cuidado na edição e nos textos complementares, mas fica nítido que a urgência de publicar tendo em vista a prisão de Lula falou mais alto que o requinte editorial.

É impressionante ouvir (em palavra escrita no caso, né?) o que Lula fala. Além de suas convicções, a forma clara e ao mesmo tempo profunda que disserta sobre temas tocantes à sociedade. No entanto, mais interessante do que isso pra mim que já conheço seu discurso e inclusive apoio, o que mais gostei foram os momentos que ele conversa sobre fazer política, empatia, saber sair e entrar nos lugares, perdoar, cobrar, enfim, uma espécie de tratado repleto de analogias com o futebol e com casamento. Sua capacidade política transcende ideologias e é fortemente enraizada no direito à democracia. Melhor ainda são as notas de rodapé que com tantos personagens e marcos históricos citados ao longo da entrevista nos faz conhecer ainda mais o Brasil.

daiane301 17/01/2021

Todos vimos o que aconteceu no Brasil mas ter a visão da vítima, se é que esse homem voraz e apaixonado pode ser chamado assim, é arrebatador. Lula fala sobre diversos assuntos durante esse livro e o que fica claro, pelas palavras dele e pelas ações inconstitucionais de outros, é a inocência do melhor presidente que o Brasil já teve. Lula tem razão, uma ideia não morre, somos todos Lula e a verdade virá a tona, o Brasil vai ser feliz de novo!

Icaro.Jatoba 01/12/2020

Como é um livro escrito em 2018 e eu só li em 2020, muita coisa já mudou. Pois é, o Brasil não é para amadores. Mas a escrita não deixa de ser fundamental para entendermos passo a passo do que esteve por trás do golpe parlamentar de 2016.

eduarda 06/04/2024

Interessante conhecer mais sobre esse período da vida do Lula, um livro diferente baseado em entrevistas dadas durante a prisão.

Rê Lima 07/12/2022

Acho que faltou uma edição mais cuidadosa, talvez com uma parte mais documental talvez, mas no geral um livro interessante e que renova um pouco as nossas esperanças no futuro do Brasil.

Ingrid Bays 21/05/2020

A escrita não permite que essa história seja silenciada. Seguimos. A luta segue.

Gu Henri 28/10/2019

Não leria este livro se o curso da história se mantivesse o do progresso, mas a exigência que a atualidade requer me colocou como uma certa obrigação ler esta entrevista. E, longe de eu ser petista, de não ter muitas críticas ao PT e ao próprio Lula, mas fato inegável é o tamanho que essa personalidade é! Não há como dizer que não! É fato! E não por menos, já que um presidente preso recebe mais visita do que o próprio presidente em exercício. Soa constrangedor uma pessoa como Lula, com sua idade, com sua história, com acusações caluniosas e infundadas, e pelos lutos sofridos recentemente, tenha que além de tudo provar que merece estar livre, pois o processo não se sustenta por si só, e mais que claro está que tudo foi orquestrado para dar continuidade ao golpe de estado.

Com toda certeza, para quem diz que o Lula é analfabeto, burro, idiota, e o que quiserem acusar, não devem ter a capacidade que esse cara tem! Porque se uma pessoa analfabeta e burra pensar como ele pensa, como ele age politicamente, o mundo seria outro!
Apesar de o conteúdo ser mais pela exigência, ainda mais quando se privava de Lula poder dar entrevistas estando preso, o livro foi lançado como uma ótima estratégia, já que foi disponibilizado gratuitamente, e é a transcrição de uma entrevista bem interessante e ponderada.
priscila.bassipenteado 28/10/2019minha estante
Tem parte do áudio da entrevista no Anticast, é incrível haha

Gu Henri 28/10/2019minha estante
Eu ouvi a entrevista bem antes de ler o livro. Por isso li o livro. Muito bom mesmo. O cara tem uma retórica e um jeito de conquistar as pessoas. Isso é inegável, o carisma é gigante. O Caetano Veloso certa vez falou que o Lula era grosseiro e analfabeto, e a mãe do Caetano, fez questão de ligar pro Lula pra pedir desculpas pelo filho...

priscila.bassipenteado 29/10/2019minha estante
Nossa sim, ele imitando os cubanos, é demais

Gu Henri 29/10/2019minha estante
Sim... Rs praticamente eu vi todas as entrevistas que ele deu.

Ronaldo.Dalbianco 30/10/2019minha estante
Tem gente especialista em Cuba comentando. Sempre a mesma ladainha. Quem não tem argumentos...

Marc 31/10/2019minha estante
"Com toda certeza, para quem diz que o Lula é analfabeto, burro, idiota, e o que quiserem acusar, não devem ter a capacidade que esse cara tem!"
Parabéns pelo argumento, hein! Ao contrário de vc, não vou escrever um livro cheio de erros de concordância, talkei?

Anna.Alves 06/08/2020

Tão atual...
Em determinadas passagens pensei estar lendo sobre situações de hoje. Que privilégio poder ter sido testemunha do mundo na era Lula. Livro muito necessário para entender tudo sobre o golpe de 2016!

Maick 03/07/2020

Uma bela história de vida
O livro é recomendado a todos que tem interesse em conhecer mais sobre a história de vida de Lula e como foi sua jornada até se tornar presidente do Brasil. Os temas são abordado através de perguntas que o Lula respondeu detalhadamente e sem fugir de nenhum tema. Fala da seu começo, sua vida sindical, construção do PT, sua vitória como presidente e seus projetos que trouxeram melhorias e direitos básicos a milhões de brasileiros, e como não tinha como deixar de fora: fala sobre golpe construído pra tirar a presidenta Dilma e logo mais, tirar ele da disputa eleitoral de 2018, através de provas frágeis que numa situação onde a constituição é respeitada, não seria o suficientes para condenar alguém. A questão é que o Lulinha paz e amor fez muito pelo Brasil, e se por um lado transforma ele numa pessoa amada por muitos, também faz ser odiado por outros.

Christiane.Leite 02/05/2023

Lula prova que tem segurança em suas palavras e exemplos de como fazer um bom governo. Os temas são abordado através de perguntas que o Lula respondeu detalhadamente e sem fugir de nenhum tema. Fala da seu começo, sua vida sindical, construção do PT, sua vitória como presidente e seus projetos que trouxeram melhorias e direitos básicos a milhões de brasileiros, e como não tinha como deixar de fora: fala sobre golpe construído pra tirar a presidenta Dilma. Foi uma leitura forte, intensa e necessária.

Iuan Lima 28/04/2019

Lula por Lula!
A grandeza do maior estadista e líder político brasileiro é sem igual. A penas leiam!

Luiza 03/07/2018

Um Grande Estadista
Conduzido de maneira espetacular por Ivana Jinkings, Gilberto Maringoni,Juca Kfouri, Maria Inês Nassif, o livro traz uma entrevista bastante descontraída com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que são tratados pontos sobre os quase 16 anos do governo petista.
Ao longo da entrevista é possível compreender melhor algumas ações tomadas em ambos governos (Lula e Dilma), levando em consideração os bastidores da política.
Lula é um grande estadista, com uma visão bastante clara sobre o que é a política, e como ela funciona aqui no Brasil. É impressionante ver sua lucidez ao tratar de temas desde o começo de sua carreira como sindicalista até o momento do golpe de 2016. Indico a todos Anti-Lulistas, que estejam dispostos a compreender o outro lado, que leiam e compreendam melhor as ideias deste grande político brasileiro.

Wagner 15/05/2018

A GUERRA DO GUARARAPES....

(...) a elite brasileira é tão perversa que, na Batalha dos Gurarapes, os coronéis não deixaram nem os negros nem os índios participarem e diziam: " Se a gente ganhar com eles, depois eles vêm para cima de nós "

* A mesma lógica aplica-se também à um grande contigente da classe média, que se reduz a famílias que articulam os mais variados pré conceitos que não atendam aos seus interesses. (Wagner Paulin)

In: A verdade vencerá. São Paulo : Boitempo, 2918 . Pp 79.
Lisandro 18/07/2018minha estante
Legal.