Todas as Coisas Belas

Todas as Coisas Belas Matthew Quick

Resenhas - Todas as Coisas Belas

Ivania 21/02/2020

O livro é relativamente bom, no início senti dificuldade em continuar a leitura porque a história não conseguiu muito me atrair, porém com a continuidade da trama eu consegui me apegar aos personagens e entender as questões que envolviam os acertos, erros e, principalmente, as escolhas da personagem principal. No fim, fiquei encantada.
Recomendo muito!

Nath 06/03/2020

Entrega o que já conhecemos de Matthew Quick
Quem já leu outros livros do Matthew Quick, sabe o quão inteligente são suas histórias e seus personagens. Isso não quer dizer que o livro seja 100% agradável sempre, porque, irremediavelmente, algo de angustiante acontece em seus livros para por a prova o protagonista. Não é diferente em "Todas as Coisas Belas". Uma adolescente em transição chamada Nanette tem uma epifania sobre a própria vida e neste processo, se envolve com várias pessoas e várias coisas e descobre muito sobre si mesma, sobre os outros, tudo isso carregado de sofrimento e insights aqui e acolá até finalmente ter a sacada final que permite o autor finalizar a história. Personagens diferentes, mesma fórmula. Mas isso não é ruim, porque eu totalmente aprovo a fórmula do Quick: mais preocupado com a subjetividade dos personagens do que com o próprio sentido da trama em si. Mais preocupado em fazer grandes questionamentos do que um romance adolescente com final trágico. Eu acho a escolha de caminhos que o Quick faz fantástica e acredito que seja por isso que continuo a ler os livros dele. Me identifico com o drama das personagens, pois em algum momento parece que realmente estamos lendo sobre nós (olá, O Ceifador de Chicletes!). Ele entrega um número suficiente de referências e metáforas e foge o máximo possível do clichê. Não sei se conseguir encontrar tudo o que queria em Todas as Coisas Belas, mas encontrei o suficiente. Obrigada por isso, Matthew Quick!

Mônica Ellen 31/03/2020

Mais uma vez, Matthew Quick me faz questionar muitas coisas e passar a vê-las de uma outra perspectiva. Como sempre, uma ótima leitura.

vivianne 28/01/2022

Um achado?
Comecei sem nenhuma pretensão, mas a medida que a leitura se desenvolve não é possível parar, muito fluido e com tantas frases que nos fazem pensar bastante. Até que ponto estamos sendo nós mesmos ou somos aquilo que desejam que sejamos? E o quão mal nos faz optar por sempre estar agradando. E quanto as pessoas que entram na nossa vida por suas decisões mal sucedidas nós afetam. Dou 4,5 ? com o coração feliz, parece que agora que comecei meu ano literario. "As pessoas entram em nossa vida por uma razão, uma estação ou uma vida inteira."

Natalia1378 05/06/2022

Ok...
É um livro ok, acredito que por ter gostado de alguns personagens, acabei esperando mais da história, achei que acabou ficando um pouco repetitivo algumas ideias, mas a leitura é fácil, é um livro curtinho.

Gabi 24/09/2020

Seria esse livro o meu ceifador de chicletes??? Eu me identifiquei muito com a Nanette, e amei demais o desenvolvimento! Foi um livro de leitura muito fluida, passou tão rápido que sinto a necessidade de reler logo.

ana freitas 20/12/2020

esse livro foi uma boa surpresa porque, quando li a sinopse, não esperava que fosse tão bom e com reflexões sobre a juventude. acho que o foco dele é para adolescentes que estão entre a juventude e a vida adulta e precisam tomar decisões sobre o futuro.

beatlesisland 30/12/2020

Tive que pensar um pouco sobre o quanto as cabeças dos jovens são facilmente confundidas. Eu já estive no lugar dela, na realidade, já estive muito pior que ela. E ela já estava mal. A importância de um arcabouço sólido nas relações familiares e na própria adequação da realidade para que o adolescente seja poupado do sofrimento típico da época. As vezes ele fica achando que um livro escrito por uma pessoa aleatória é um mapa para a vida, exatamente porque ela pode ser falseada com facilidade. Faria bem se os adultos falassem logo: nada tem sentido fora de um propósito muito maior (que não precisa ser religioso). Mas eles mesmos não sabem, não é de hoje que o mundo é materialista e nervoso em excesso - e quando você passa por essa experiência, você sofre até maturar a sua personalidade e ser você mesmo.

Jordana 01/04/2021

Ainda pensando.
Esse é um daqueles livros que nos fazem refletir para o resto da vida. Deixa marcas e incógnitas até quando ficarmos velhos o bastante para não se lembrar mais. Eu senti uma proximidade com o livro "Por lugares incríveis" o clima do enredo parece ser o mesmo e me perdi nas lembranças do outro livro. Apesar da trama ser completamente diferente percebe-se o mesmo embate dos personagens principais. Mesmo que seja dois livros completamente distintos e inteiramente perfeitos a sua maneira. Amei.

Jéssica 16/08/2021

Em todas as coisas belas Nanette O'Hare é uma adolescente que é do time de futebol da escola, a melhor por sinal, mas não é bem isso o que ela quer fazer. Um professor da a ela um livro de presente chamado "O ceifador de chicletes" que transforma a vida de Nanette, esse livro contém um mistério, pois não relata o que aconteceu com o menino depois que ele saiu da água, então ela vai atrás de respostas com o professor, ele por sua vez fala que ela deveria perguntar para o autor do livro, o professor passa o contato do escritor, Nanette marca um café, ele aceita. Mas ele não gosta de falar da sua obra. Eles ficam amigos, Bokeer o escritor apresenta Alex um outro jovem solitário para Nanette, eles ficam amigos e depois começam a se relacionar amorosamente. Alex escreve poemas. O "Ceifador de Chicletes" é o livro preferido deles e eles tentam desvendar o mistério do livro inacabado, que não foi relançado e estava fora dos estoques a um bom tempo. Eles vivenciam muitas coisas... Mas o que me chamou a atenção, foi a transformação que aconteceu na vida de Nanette, uma adolescente que depois da leitura desse livro e de algumas sessões de terapia foi mudando sua perspectiva de viver, ela vivia para agradar os pais, as amigas do time... Mas não fazia escolhas que realmente quisesse, que realmente a fizesse feliz. Ela estava passando por uma crise existencial, até chegar no seu limite e depois disso ela começou a mudar a maneira de ver e vivenciar sua adolescência. Eu fiquei pensando em tantas outras Nanettes que passam por esse turbilhão que é a fase da adolescência e como pode ser uma fase muito dolorosa com algumas faíscas de felicidade e como muitas vezes eles passam por um monte de coisas sozinhos. É uma fase bem complicada quando se tem apoio emocional e quando não se tem piora infinitas vezes. Enfim é uma leitura bem agradável, é isso.

lendotetheus 16/08/2021

Esse livro é tão saboroso de se ler, que eu nem vi o tempo passar, a Nannete é um show à parte, a presença dos personagens como o Booker, Alex e Oliver, elevam a história a outro nível. Amei, recomendo e virou top 10.

Franciele.Rohr 29/03/2021

Diferente do que eu esperava, achei que seria só um romancinho, mas é um livro sobre descobrimento pessoal, interessante ver a trajetória da personagem e saber que um livro levou a tudo isso. Gostei bastante