Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Lets 26/10/2023

Poirot decide resolver os últimos 12 casos fazendo referência aos 12 trabalhos de Hércules (da mitologia grega) já que eles possuem o mesmo nome.
Algumas das histórias são boas, outras bem fraquinhas, mas sempre amo a Agatha

Helena 19/10/2023

Hercule Poirot quer se aposentar para plantar abobrinhas. Interesse muito peculiar, até mesmo para esse homenzinho de bigodes peculiares. Mas antes de se aposentar, ele decide realizar tarefas como seu homônimo grego, Hércules. Como na mitologia, nosso amado detetive cumpre 12 tarefas que de alguma forma lembram os desafios originais. Começando por Leão de Nemeia até o feroz Cão Cérbero.
O livro traz mais o lado humano de Poirot, seus desejos e vontades. Também há presença de pessoas importantes na vida dele, mesmo que não aparenta, como seus funcionários, senhorita Lemon e Georges, seu criado de quarto. Por trazer 12 histórias curtas, o livro deu mais ênfase a vida do personagem, o que foi bem legal. Conhecemos o lado orgulhoso e vaidoso de Poirot e rimos bastante com seu jeito presunçoso e inteligente.

tadeumonteiro 13/10/2023

O livro apresenta uma proposta muito interessante dividindo os capítulos nos doze trabalhos de Hércules e fazendo um paralelo com casos de Hercule Poirot. São casos bem curtinhos, ideais para quem não tem paciência de ler um livro inteiro de investigação do Hércule Poirot. Obviamente as histórias não se desenvolvem tanto quanto num livro inteiro, mas conseguem surpreender bem.

Raisa 11/10/2023

O livro conta 12 aventuras de hercule poirot, e por ser dividido em contos achei o livro muito corrido, teve contos que eu adorei e alguns achei bastante chato e muito rápido. Mas vale a leitura.

mariribooks 09/10/2023

Não curto mto os livros da Agatha Christie, mas, consegui ler esse (normalmente não chego nem na metade)

mariahferraz 05/10/2023

É o primeiro livro de Agatha Christie que eu leio. Foi uma leitura bem arrastada, alguns casos me prendiam, outros não. É fato que todos são bem escritos e que é difícil suspeitar do verdadeiro criminoso, a resolução dos casos sempre surpreendiam. Tentarei ler os outros títulos da autora.

LisboaPB 26/09/2023

Achei o livro bem batido. Uma obra diferente do padrâo que achei esperar da Christie. Parece mais uma coletânea de contos de Poirot com uma associacão a mitologia grega que por mais ser conhecida acho que muitos não entenderiam boa parte das referências. E sem contar que os mistérios em cada "conto" eram muito fracos e pouco interessantes. Esse infelizmente não rolou.

m4nueli 22/09/2023

Os trabalhos de Hércules
O livro conta a história de um detetive cujo nome é Hércule Poirot, e se assemelha com o nome do herói grego Hércules, baseado nisso, ele escolhe 12 casos para resolver antes de se aposentar

Peretti.is.reading 22/09/2023

Se Hércules não desistiu, então desisto.
Entendo o esforço criativo da autora em assimilar o nome de Hercule Poirot com os feitos do Hércules mitológico. Porém, que livro mais monótono e raso. Li-o completo, porque sou teimosa, senão teria abandonado. Os contos curtos lembrou-me a escrita de Conan Doyle em Sherlock Holmes, mas não foi o suficiente para me conquistar.

Lidiane 21/09/2023

Achei muito bacana como nesse livro ela traz uma forma diferente de apresentação dos casos e como fica dinâmico ler vários casos em livro só

Bekampos 14/09/2023

Doze histórias
O livro conta doze pequenas histórias de casos solucionados por Hercule Poirot. É uma maneira diferente de ler casos da Agatha Christie, já que eles tem menos detalhes e são resolvidos mais rápidos. Foi legal que a maioria deles eu desconfiei da pessoa certa, coisa que nos livros normais eu nem sempre acerto.
Não está na minha lista de livros preferidos, mas foi uma leitura bacana de fazer. A maioria das vezes li uma história inteira no mesmo dia.

Viviane 21/08/2023

Aqui nossa Hercule Poirot se propõe a fazer os 12 trabalhos do Hércules da mitologia grega, por puro capricho mesmo.

akemikkjk_ 14/08/2023

Agatha Christie nunca decepciona.
No livro, são retratados os "últimos" trabalhos de Poirot antes de se aposentar da carreira de detetive,e como o nome da lenda é Hercule Poirot, ele decide ir atrás de 12 casos para encerrar sua carreira. São retratados os 12 trabalhos de hercules, e cada capítulo é um mistério a ser solucionado.
Vale muito a pena a leitura, e como sempre, a nossa rainha nunca decepciona.

Marlonbsan 06/08/2023

Os Trabalhos de Hércules
Hercule Poirot nunca para, mesmo aposentado continua na ativa em casos desafiadores para solucionar. E em cada história, Poirot procura relacionar uma investigação com as façanhas de Hércules.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos basicamente o que acontece com Poirot, a linguagem é simples e fluida.

A construção inicial da história faz com que o livro seja dividido em 12 contos curtos que coloca Poirot em situações diversas para descobrir o mistério da vez. Com isso, não há muito aprofundamento nas soluções, sendo muitas delas com desfecho de forma bem abrupta.

Mas a construção das histórias e as explicações são bem interessantes, apesar da simplicidade, assim como os diálogos, que sempre são fundamentais nos livros da Agatha, que interligam os personagens, motivações e suas peculiaridades, com os mistérios a serem analisados.

Quanto aos contos, Agatha cria situações e analogias com os próprios trabalhos realizados por Hércules, da mitologia grega, claro, trazendo alguns contextos que podem ser correlatos, ou referenciados. Algumas histórias são mais dinâmicas e interessantes, enquanto outras mais monótonas.

O ponto que achei mais interessante foi ver também situações que fogem um pouco do comum que seria ?corpo e culpado?, com elementos voltados às substâncias químicas e situações que as envolvem, então cria um dinamismo diferente.

Fernanda631 31/07/2023

Os Trabalhos de Hércules
Os Trabalhos de Hércules foi escrito por Agatha Christie.
Trata-se de um dos livros de contos da Dama do Crime, que traz casos do detetive Hercule Poirot. Intrigante e divertido!
Hercule Poirot já havia se aposentado da polícia belga, mas ainda continuava sua carreira como detetive. Ele estava pensando em se aposentar desta também, porém estava na dúvida de como fazer isso, quando uma grande ideia lhe ocorreu ao conversar com um amigo seu, o Dr. Burton, professor de Oxford.
Eles estavam discutindo sobre o primeiro nome de Poirot, Hercule, e o Dr. Burton desejava saber por que haviam escolhido um nome pagão para ele assim como para o seu irmão, Achille, ambos com origem na mitologia grega.
Ele começou a falar, então, de como acontecia de várias pessoas terem um nome que significava algo, porém elas não se assemelharem em nada com ele, chegando a claramente inferir que Poirot era muito diferente do herói da mitologia, principalmente no aspecto físico, o que deixou o detetive cada vez mais indignado.
Hércules, cuja força descomunal foi sua maior aliada para realizar doze trabalhos que lhe garantiram a imortalidade. Poirot está disposto a amenizar tamanha diferença, resolvendo assim encerrar sua carreira com doze casos que remetessem à odisseia mitológica de seu colega de nome, contudo usando sua inteligência e astucia descomunal.
Após terem continuado ainda a conversar sobre aquilo por certo tempo, o professor decidiu ir embora, porém deixando algo que não esperava atrás de si: uma Ideia. No final da conversa, ele havia feito menção aos 12 Trabalhos de Hércules, dando uma brilhante ideia ao detetive de como ele poderia concluir a sua carreira antes de se aposentar.
E assim ele começa com O Leão da Nemeia, em que dois sequestros misteriosos de cães da raça pequinesa são relatados, com relativamente grandes quantias de dinheiro sendo pedidas para o resgate. Um caso que aparentemente nada tinha de especial, mas que acabou por desvendar uma série de mais de 15 sequestros de pequineses, além de possivelmente ter impedido um assassinato.
Depois desse e de vários outros casos que se seguem, Poirot deverá enfrentar diversas aventuras e perigos, e, talvez, chegar até As Profundezas do Inferno para solucionar cada um deles.
É claro que nem todos foram fantásticos, mas dentre eles, vários se destacaram por serem curtos e conterem ainda assim uma grande revelação no final, tendo mais profundidade do que imaginado anteriormente. O único problema era que alguns acabavam rápido demais e, às vezes, tinham uma conclusão deveras resumida, ou um tanto confusas, por terem sido deixadas em aberto em alguns aspectos.
Todos eles se relacionam com cada um dos 12 trabalhos, e seguem uma linha de desenvolvimento semelhante à de cada trabalho. Em alguns casos, tais semelhanças foram bem visíveis, combinando perfeitamente com a história do mito, enquanto em outros parece que foram um pouco forçadas, e só se conectavam em pequenas partes.
No início, Poirot disse que esses casos seriam bem selecionados e ele só aceitaria aqueles que verdadeiramente lhe chamassem a atenção, e que tivessem alguma semelhança com os de Hércules. Porém, ao longo da narrativa, percebemos que nem todos foram realmente grandiosos como o detetive esperava, e na verdade, o que realmente chamava a atenção em cada um deles era o fato de serem justamente simples e, muitas vezes, um pouco peculiares.
Todos os casos foram protagonizados por Poirot, com exceção de alguns que contaram com a participação de outro detetive da região, ou algum ajudante de sua escolha. A maioria é resolvida rapidamente, e com destreza pelo genial detetive, e somente uns poucos demoraram mais de um mês, o que mal dá para se notar em vista de que cada conto contém, mais ou menos, 20 páginas.
Um ponto a se destacar são os cenários predominantes em cada conto e a região em que eles se passam, além dos vários assuntos tratados (desde política até desaparecimento de cães, casos de loucura e roubos de obras de arte), o que garante maior diversidade e variedade na obra, sem deixar que esta se torne muito cansativa.
Outra coisa que achei interessante foi que, durante o decorrer desses contos, pudemos conhecer um pouco mais sobre Hercule Poirot, o que raramente eu via em outros livros da autora, apesar de ter lido apenas uma pequena parcela deles. Considerei isso algo fascinante, pois ele é um personagem bem curioso e de uma personalidade singular, que foi pouco explorado nas outras obras dela.
Ele é um pouco mais orgulhoso e arrogante do que eu imaginava, porém não posso deixar de admitir que esse é um dos fatores que deixa toda a história mais divertida.
A linguagem utilizada é como a da maioria dos livros da Rainha do Crime, simples, direta, e levemente cômica em algumas partes, e a leitura se dá de forma fluida e agradável, podendo esse livro ser lido em pouco tempo e sem dificuldade alguma.