O Amante da Princesa

Resenhas - O Amante da Princesa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcia Pimentel 15/11/2022

Uma boa leitura
Gostei da história que a autora inventou para Maria Amélia. Gostei muito da mudança do Klaus no decorrer da história. Uma história triste tal como foi a vida de Maria Amélia. Recomendo a leitura.

Erika 27/05/2018

Decepcionante - em todos os aspectos!
Respeito o romance histórico no qual, mesmo havendo situações e diálogos criados (sendo isso já sabido pelo leitor), há forte alicerce de pesquisa e verossimilhança dos fatos narrados, sem haver vilipêndio aos personagens existentes e tampouco graves afrontas ao que efetivamente ocorreu.

Contudo, não é o caso da obra em questão. O livro “O Amante da Princesa” narra um falso (e tórrido) caso de amor envolvendo Maria Amélia de Bragança (filha de D. Pedro I e da Imperatriz Amélia de Leuchtenberg) e Klaus, personagem 100% ficcional. Entretanto, tal episódio não ocorreu de forma alguma e vários aspectos da vida da protagonista são distorcidos, colocando-a em ações constrangedoras e incompatíveis com sua biografia.

De histórico não há nada senão dados básicos acerca de sua vida, de fácil obtenção pela internet. O resto é pura criação. Seu noivo (e grande amor, na realidade), o Arquiduque Maximiliano de Habsburgo-Lorena, é propositalmente retratado como um rapaz inculto, desinteressante e ainda detentor de uma amante (o que também é uma inverdade). Tudo isso para antipatizá-lo perante o leitor, a fim de exaltar o co-protagonista, Klaus (bem clichê esse recurso, não?).

E, para quem não se importa com esse aspecto, vamos à análise da narrativa: é vulgarmente comum, previsível, de fórmula facilmente encontrável em romances do gênero (que se vendem aos montes nas livrarias) e novelas de época, cheia de lugares-comuns e diversos clichês (ex: o casal que no início se embate e depois se apaixona, o cafajeste redimido, o romance proibido, a falsa amiga, etc – deixo de listar mais para não dar spoiler). Os conflitos se resolvem facilmente e mesmo os momentos de maior tensão não convencem, pois toda a estrutura do livro já indica como irão ser finalizados. Enfim, nada, mas nada especial mesmo. Talvez por isso o recurso de lançar mão de personagens históricos: chamar a atenção para o livro e elidir sua banalidade.

Pessoalmente, penso ser desrespeitoso usar de uma pessoa que realmente existiu e colocá-la em situações vexatórias (como nas cenas praticamente explícitas de sexo no livro), devassando sua memória. Imagine seu nome usado em um livro e a você sendo atribuído um ato não praticado e contrário aos seus princípios (que não seja sexo ou traição, mas um crime, por exemplo).

Enfim, seja pela questão histórica, pelo desrespeito à memória da Princesa Maria Amélia e do Arquiduque Maxilimiliano, ou pela fraca e rasa narrativa, não recomendo.
Arish 28/05/2018minha estante

Erika 28/05/2018minha estante
Certamente!

Lídia 20/06/2018minha estante
Concordo com sua resenha. Acho que nao foi certo a autora usar personagens reais se ia modificar tanto a história deles. Isso sem contar que a história da princesa Maria Amélia e do Arquiduque Maximiliano e linda e trágica. Eles já se conheciam e se amavam muito. Algo que não acontecia nos casamentos arranjados daquela época. Os dois estavam muito felizes com o casamento. Mas, infelizmente, a princesa morreu de tuberculose antes do casamento. Deixando o arquiduque infeliz até a sua morte. Depois da morte da princesa ele usava um cacho do cabelo dela dentro do seu anel. Ele se casou, mas não por amor, mas por dinheiro. Anos depois ele visitou a casa onde ela morreu e escreveu em uma carta o quanto sentia a falta dela. Escreveu que ele era infeliz, que um futuro feliz ele só podia ter com ela. Anos depois ele morreu fuzilado no México e antes de morrer ele pediu que entregasse para a mãe da princesa um medalhão que ele usava e que tinha a imagem da princesa. Até antes da sua morte ele pensou nela. Uma história de amor muito linda para a autora ter transformado nisso.

MayLestat 06/07/2018minha estante
O pior é ter gente achando que é baseado em fatos reais, tirando conclusões a partir daí e achando lindo. É uma verdadeira pichação na memória da princesa e do arquiduque que teria sido seu amado marido se não fosse pela morte prematura dela (a história de amor na verdade era deles dois e não envolvendo um tal de Klaus). Ou seja, é ficção da cabeça dessa autora que pegou uma personagem real e "repintou" como achou melhor.

Maria Amélia, apelidada 'Princesa Flor', certamente não achou nenhuma graça e se revirou no túmulo depois de ter sua vida exposta dessa forma. Isso porque ela está morta há séculos, mas tem algum parente ou descendente da família por aí... Eu, como alguém que gosta de História, me importo com esse aspecto, e muito. A fidelidade aos fatos é inexistente aqui. Simplesmente acho ridículo, para não dizer falta de originalidade.

Markarroni 15/07/2018minha estante
Não sei em que lugar vocês viram que é um romance biográfico. É uma FICÇÃO. Joga no Google pra saber do que se trata. Inclusive no final do livro tem uma nota da autora dizendo que a obra foi INSPIRADA por personagens reais e que a história diverge da realidade. Vamos procurar saber mais sobre o livro antes de passar vergonha falando mal dele injustamente, né!? Não gostou do livro? Ótimo, seu direito. Mas falar que não gostou porque a história é um insulto à Princesa... Se poupem.

LBL 18/07/2018minha estante
Tb detesto quando o autor se utiliza de pessoas da vida real para criar uma ficção...se a autora queria falar sobre a corte brasileira ou sobre o império Áustro-húngaro, poderia ter situado o livro em uma dessas cortes e trazido personagens fictícios. Tirei da minha lista!

Carous 07/09/2018minha estante
Detesto quando isso acontece, se vai distorcer TANTO a história real não é melhor criar todos os personagens e não utilizar pessoas reais? [2]

Depois de tudo o que eu li fico pensando se não seria melhor que ela tivesse escrito um romance de ficção entre Maria Amélia e o Arquiduque. Pra que formar um triângulo amoroso e destruir uma história de amor que realmente existiu?

Silvia AC/DC 21/03/2020minha estante
Ainda bem que li a sua resenha. Me salvou de gastar com esta porcaria! Obrigada!

Mel 15/04/2020minha estante
Puxa, que triste saber disso. Sou uma admiradora da casa imperial brasileira, e sei o quão pura foi a princesa Maria Amélia, e o quanto era apaixonada pelo arquiduque Maximiliano. Era conhecida como a princesa Flor. Fiquei decepcionada por saber disso. Estava ansiosa para ler mais autores brasileiros, e até marquei esse livro como "quero ler". Mas não sei se vou aguentar ler tanto insulto à memória da princesa, que morreu tão jovem de tuberculose.

oluccaspedro 05/06/2020minha estante
Uma análise sensata e ponderada.

David.Silva 13/07/2020minha estante
Poderia ter sido uma grande tragédia romântica para se tornar uma fanficiton de amor proibido.

Mika 24/02/2022minha estante
Que ódio que tô. Anem. Não quero terminar. Ela tá doente, e eu esperava um final totalmente diferente. Que raiva.

Nathy @peculiareslivros 10/03/2023

Romance de época em Portugal
Adorei esse livro! As provocações deles são ótimas e trazem risadas e arrepios aos leitores. Ao mesmo tempo, você se envolve na felicidade e na tristeza deles, sentindo como pequenos e cruéis atos podem gerar graves consequências. Apesar da dramaticidade de Amélia em diversos momentos, não pude deixar de adorar a leitura!😍

site: https://www.instagram.com/p/Bm_QEkRnPl5/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Bi Faria 31/07/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura muito envolvente e com fortes emoções. É favorito de 2020!
Maria Amélia é princesa do Brasil, uma moça forte e determinada, mas está prometida ao arquiduque da Áustria, Habsburgo, e aguarda ansiosa a sua chegada a Portugal, para que possam se conhecer. Espera que se dêem bem, que seus gostos sejam parecidos pois não deseja esse casamento, nem o conhece.
Com o Habsburgo veio um amigo, Klaus Brachmann, um homem bem apessoado, mas que olha para o Palácio das Janelas Verdes e tudo a sua volta com desdém, mal se direciona a princesa.
Os dias passam, a imperatriz-viúva gosta muito do arquiduque, mas o mesmo não se pode dizer da princesa.
Ela constata a falta de interesse dele por seus assuntos. E ainda tem seu amigo, que começa a lhe lançar olhares sem o menor pudor.
Klaus começa a reparar na princesa e como sempre gostou de aproveitar tudo o que as mulheres têm a lhe oferecer, um jogo de sedução começa.
E quando o arquiduque precisa fazer uma viagem pessoal e ele lhe pede para que cuide da princesa, ele não imaginava que um encontro por acaso na biblioteca lhe proporcionaria o seu primeiro e verdadeiro amor.
Proibido, escandaloso, mas recíproco e impossível. O que o corroía por dentro, pois quando Habsburgo retornasse Maria não seria sua.
Ela tenta se proteger daquele homem que balançou o seu mundo, pois está comprometida, mas nunca imaginou tamanha felicidade.
Ele nunca imaginou querer a presença de alguém para sempre em sua vida, gostar de Portugal e mudar sua forma de ver a vida.
Só que o destino ainda reserva muitos acontecimentos entre tantos sentimentos .

A autora com uma escrita fluída nos apresenta um romance de época nada clichê, divertido, sensual e com uma linda história de amor, que me arrancou lágrimas ao final. E o quanto as escolhas influenciam a vida e ter as rédeas dela nas mãos proporciona momentos únicos e inesquecíveis. "O amor assume diferentes formas para cada um srta. Amélia, e pode despontar mesmo que não exista paixão." "...mas sei que, se é amor que deseja, deveria encontrá-lo. Não conheço ninguém mais merecedora." "O homem não pode viver sem seu coração, e o meu lhe pertence."

Brenda Hévene 09/07/2020

Um livro que te prende, cheio de reviravoltas, um final mega inesperado, estou em choque e em uma ressaca literária daquelas!

Resenhas.da.Panda 21/07/2020

O problema de mexer com uma história real de amor
Antes de tudo, é necessário que você, como leitor, saiba que esse livro é muito bem escrito e tem um ótimo desenrolar. Ficamos arrebatados com Amélia e Klaus. As cenas eróticas são bem desenvolvidas, a paixão arrebatadora entre os dois protagonistas são ótimas, mas vou indicar o que faz com que os leitores não gostem, fiquem desapontados ou tenham um estranhamento diante da história:
1- A história foi vendida como romance de época (o que não se encaixa no gênero, na verdade, é um romance histórico meio híbrido, já que apenas utiliza-se de nomes de pessoas históricas);
2 - O uso de nomes e pessoas prejudicou a obra. Todos conhecem a história de amor entre a Princesa Maria Amélia e o Arquiduque Maximiliano da Áustria, e por isso, talvez sintam que a história canônica tenha sido maculada por esse romance. Realmente a história real de amor entre esses dois seria melhor aproveitada do que inventar um protagonista para ser amante de Amélia. Sinceramente, acho que de longe esse foi o maior erro da autora.
3 - Como o livro era considerado um romance de época, o desfecho trágico não foi aceito, visto que foge completamente do gênero.

Enfim, como apontado antes, é uma boa história e muito bem escrita. Recomendo a leitura, mas saiba que você vai se deparar com esses erros. Lembrando que não é um livro histórico nem tem a pretensão de reproduzir os acontecimentos reais. É uma nova história, mas que vale a pena ser lida.

Ju 31/05/2022

Essa merda não é um romance
Esse livro me deixou frustrada, fui ler esperando um romance e não foi isso que recebi.
Pra um livro ser considerado romance ele só precisa de duas coisas, que o foco principal seja o casal e que o livro tenha um final feliz, e esse livro não tem essa última coisa.
Não é um livro ruim, mas ele definitivamente tá na categoria errada.
SPOILER
A protagonista morre, eu esperei até a última página achando que ela se recuperaria por achar estar lendo um romance, mas não, ela realmente morre

Kennia Santos | @LendoDePijamas 18/08/2018

Uma história que poderia ter sido tão, TÃO melhor aproveitada... :(
Título: O Amante da Princesa
Autora: Larissa Siriani
Classificação: 1,5/5

Maria Amélia de Bragança é princesa do Brasil, prometida ao arquiduque da Áustria, Maximiliano Habsburgo. Ela sabe que, devido ao seu título e as imposições da sociedade, ela não poderia desejar muito do seu futuro, mas ela sequer conhece Maximiliano, e não entende como vai conseguir casar com um homem que ela sequer conhece.

Quando seu noivo chega ao Palácio das Janelas Verdes, em Lisboa, acompanhado de seu melhor amigo, Klaus Brachmann, um homem muito bonito e de presença -que posteriormente ela descobre ser um libertino- ela sente o desespero se acumular cada vez mais só de pensar na ideia do casamento.

E então, Maximiliano precisa fazer uma viagem inesperada, e Klaus, fazendo jus à sua reputação, sequer hesita em seduzir a princesa para mostrar a ela todos os seus métodos e segredos no que diz respeito à uma relação. Conforme todo esse jogo de sedução avança, Amélia se vê cada vez mais envolvida, e o casamento a apavora mais e mais. Será que a jovem vai conseguir proteger seu coração e seguir com as suas obrigações de princesa?

Em "O amante da princesa", Larissa Siriani apresenta o que era pra ser uma releitura da história da princesa Maria Amélia (sim, ela existiu!)... mas definitivamente, a história deixa muito, mas MUITO a desejar.

A primeira questão que me incomodou foi o fato de a autora sequer permitir que o leitor conheça Klaus no seu modo libertino. Ele olha para a princesa e BAM, de repente esbalda gentilezas e sentimentalismo. Acho que não é segredo que ninguém, repito, NINGUÉM, muda da água pro vinho de um dia para o outro.

"Para vê-la sorrir de novo, percebo, contaria meus maiores segredos. Felizmente, por ora, os menores bastam." (p.41)

PÁGINA QUARENTA E UM E JÁ PENSANDO ASSIM, VOCÊS CONSEGUEM ME ENTENDER?

Segundo, o envolvimento deles? Simplesmente não convence. Não me senti em momento algum compadecida ou conectada, tudo aconteceu de forma muito rápida e automática, como se um homem e uma mulher -independente de atração ou outros sentimentos- não conseguissem em nenhuma hipótese permanecer no mesmo ambiente sem:

a)sentir falta de ar
b)se tocar secretamente
c)sentir fogo !@#$%¨&

Terceiro, a verdadeira história é tão romântica e linda, e poderia ser facilmente adaptada pela autora em algo arrebatador, mas é claro que tinha que envolver brigas IDIOTAS e dramas bobos pra tentar "dar mais emoção" a algo que em sua originalidade já era bem emocionante, né?

Na história verídica, Klaus NÃO existe. Na história real, Maximiliano e Maria Amélia já se conheciam e se amavam intensamente, algo que sabemos ser muito raro na época. Os dois estavam muito felizes com a relação, mas infelizmente, Maria Amélia morreu de tuberculose antes do casamento, deixando Maximiliano completamente infeliz e desgostoso. Depois da morte dela, Maximiliano usava um cacho dos cabelos dela em seu anel. Posteriormente, ele se casou, mas de forma alguma por amor, apenas por questões de dinheiro. Ele realizou uma visita na casa onde Amélia veio à óbito e escreveu uma carta revelando seus sentimentos -o quanto ele a amava e sentia muito a sua falta-. Anos depois, ele morreu fuzilado no México, mas antes ele pediu que entregassem à mãe da princesa um medalhão com a imagem dela que ele usava. Ele a amou e pensou nela até seu último suspiro.

Uma história muito, muito linda e trágica que daria um livro e tanto, mas que definitivamente não foi bem aproveitada. Não tenho queixas com relação à escrita da Larissa, mas as demais coisas me deixaram tão frustrada e decepcionada que não poderia dar nota maior, não seria justo com minha verdadeira opinião.
Érica | @aquelacomlivros 19/08/2018minha estante
Sinceridade sempre! Certíssima!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 19/08/2018minha estante
Tem que ser, né hahahah

Nathany Teixeira 08/10/2018minha estante
Kennia, estou me esforçando para ler esse livro até o final. Estou para mais da metade e concordo com você em número gênero e grau. Não estou conectada com nenhum dos personagens. É até triste isso. Criei muita expectativa.

Larissa 22/03/2020

Romance legalzinho
O livro escrito pela minha xará (Larissa Siriani) é um romance de época com uma pitada histórica. A protagonista existiu de fato, mas de acordo com a minha pesquisa a vida dela não condiz com o que é relato no livro.

?O amante da princesa? conta a história da Maria Amélia que está de casamento marcado com o arquiduque Maximiliano e aguarda a chegada do mesmo na sua resistência, e percebemos logo nas 5 primeiras páginas que nenhum deles quer subi ao altar. O melhor amigo do arquiduque, o sr. Klaus também o acompanha.
O romance acontece entre A princesa e o sr.Klaus no estilo gato-rato. Eles começam se odiando,e quando vão conhecendo o amor floresce entre eles.

O livro tem uma pitada sensual e o casal não é tão carismático. Porém é uma leitura agradável com um romance bonitinho ( embora no final força um chororô com o desfecho do livro ).

Gostei, mas não vá lendo achando que é uma incrível história de amor pois irá se decepcionar. É um livro que faz sim você suspirar mas na sua próxima leitura nem irá lembrar direito do essa história.

Eu indico mas não se tornou meu favorito do gênero. ***

Quote : ?Não importa em que parte do mundos você esteja, onde há livros há um lar.?

Isabella.sana 06/12/2021

Escândalo real
O livro não é ruim, mas também não é um dos melhores!
A história em si é bem previsível. Quando os personagens são apresentados você já tem uma certa ideia de como será o decorrer da mesma.
É bom lembrar que tanto Maria Amélia, quanto Maximiliano realmente existiram. Maria Amélia era filha de Dom Pedro I e D. Amélia de Beauharnais, Maximiliano era primo de Dom Pedro II. Entretanto, Maria Amélia veio a falecer de forma trágica antes mesmo de se casar com seu grande amor (Maximiliano).
No livro toda essa história é retratada de forma diferente, fazendo com que pareça mais uma fanfic.
Ps: Tanto Klaus quanto a Condessa nunca existiram, são personagens 100% ficcionais.
Sendo assim, a leitura é divertida e não é cansativa. No geral até gostei da mesma, mas mudaria alguns pontos.
Vale a pena ler! É um romance bem gostoso de apreciar e acompanhar.

Maiara.Alves 07/05/2020

Decepcionante
Aqui nos é narrado um falso caso de amor envolvendo Maria Amélia de Bragança (filha de D. Pedro I e da segunda Imperatriz do Brasil Amélia de Leuchtenberg) e Klaus, personagem totalmente ficcional. Maria Amélia é prometida a Maximiliano Habsburgo, arquiduque da Áustria. Maximiliano chega ao Palácio das Janelas Verdes em Portugal acompanhado do melhor amigo Klaus Brachmann, que logo desperta a antipatia em Amélia. Conforme os dias passam Amélia começa a pensar no melhor amigo do noivo e tudo muda quando o Arquiduque precisa fazer uma viagem e deixa a noiva na companhia de Klaus.
Tal episódio JAMAIS ocorreu na vida real e muitos aspectos da vida da protagonista são distorcidos, colocando-a em situações extremamente constrangedoras e incompatíveis com sua posição social.
.A escrita da autora é boa e flui bem, no entanto trata-se de uma trama clichê, previsível e sem grandes novidades.

Como já expus no início dessa resenha, o romance entre Maria Amélia e Klaus (que não existiu na vida real) jamais aconteceu.
Na realidade Maria Amélia e Maximiliano foram uma exceção e apaixonaram-se a primeira vista quando se conheceram. Infelizmente Maria faleceu muito jovem antes da realização do casamento devido a tuberculose. Maximiliano, que viria a se tornar imperador do México, jamais esqueceu de seu amor por Maria e foi julgado e fuzilado no México tempos depois, mas a amou até o final de sua vida. .

Nayara375 07/03/2024

Além do romance, o livro também aborda temas como lealdade, poder e sacrifício, explorando as diferentes facetas dos personagens e os dilemas morais que enfrentam.
A escrita de Siriani é fluida e envolvente, transportando o leitor para um mundo mágico repleto de magia e perigos."O Amante da Princesa" é uma leitura cativante que irá encantar fãs de fantasia e romance.

David.Silva 13/07/2020

História mediocre
Esse livro além de mediocre, foi desrespeitoso com a memória de Maria Amélia que amava maximiliano, mas não se casou com ele devido a sua morte prematura.
A autora deixou de escrever uma tragédia romântica que foi o amor entre maria Amélia e maximiliano para escrever um livro mediocre que não se compara a verdadeira.

Duda Felix 02/09/2022

Decepcionante!!
Uma leitura que infelizmente me decepcionou, uma pena pois a escritora consegue fluir a história.
A escrita é fluída e o aspecto do livro é leve e divertido.
Você vai gostando dos personagens e torcendo por eles para no final a autora tentar dar o ar pesado ou importante que a história em si não possui.
Foi minha pior leitura do ano.
Uma grande pena.
Paula.Soares 02/09/2022minha estante
Eu gostei do final?

Stitcha 25/03/2021

Meu coração chorou...
Aí gente..... Confesso que no começo achei estranho mas depois me apeguei tanto ao casal que era impossível não me apaixonar! Chorei no final e fiquei mal por um tempo... Lindo demais! Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6