O que é empoderamento? Joice Berth

Resenhas - O Que É Empoderamento?

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rodrigo | @muitacoisaescrita 21/05/2020

Empoderar, ao pé da letra, seria dar poder a alguém. Mas quem dá essa poder e que poder é esse?
Depois que assisti uma palestra/seminário/mesa no YouTube com Joice Berth, Carla Akotirene e Djamila Ribeiro, fiquei mais entusiasmado em ler esse livro para (tentar) entender esse conceito que, dentre outros (incluindo os que compõe a coleção Feminismos Plurais), sofreram um esvaziamento político e foram reduzidos, em sua maioria, a atitudes individuais e/ou a atitudes que não são antisistêmicas (e que, portanto, não contribuiriam para a alteração do status quo).
Neste livro, Berth nos explica desde o primeiro uso da palavra (sua etimologia), a maneira como Paulo Freire a utilizou e a maneira como feministas negras, através da interseccionalidade, melhoraram o conceito. O empoderamento não é individual, é coletivo.
"(...) empoderamento já era utilizado como importante estratégia de sobrevivência e resistência de mulheres negras, e após sua teorização, as mulheres negras, marcadamente as feministas negras, pensam de uma maneira mais abrangente ao ter a interseccionalidade como ferramenta essencial de estratégia e de luta política" (p. 108)
Quando Joice Berth fala sobre autoestima, afetos, empoderamento = TUDO.
instagram.com/muitacoisaescrita

Kiki 24/12/2022

Verdadeiro significado de "Empoderamento"
Livro maravilhoso e impaciente que nos instiga a pensar o verdadeiro significado de "Empoderamento".
Empoderamento implica na construção de outra sociedade e não no significado vazio do narcisismo repleto de egos.
Empoderar é trabalho essencialmente político e que envolve a coletividade.
Autora faz uma excelente discussão sobre o conceito empoderamento.

Marília 17/03/2021

Um novo conceito a ser trabalhado
A autora parte como ela mesmo diz ?daqueles e daquelas que entendem o empoderamento como a aliança entre conscientizar-se criticamente e transformar na prática, algo contestador e revolucionário na sua essência. Partimos de quem entende que os oprimidos devem empoderar-se entre si e o que muitos e muitas podem fazer para tornar o empoderamento fértil, tendo consciência, desde já, que ao fazê-lo, entramos no terreno do inimaginável: o empoderamento tem a contestação e o novo no seu âmago, revelando, quando presente, uma realidade sequer antes imaginada. É, sem dúvidas, uma verdadeira ponte para o futuro.?

Juliana Civitavecchia 18/10/2021

"Sou estrangeira num país que se ergue à minha custa..."
Dentre todos os conceitos inerentes a Teoria Feminista, de longe a questão do Empoderamento foi a mais coaptada pelo discursinho reformista liberaleco. O termo que trás em si um universo de possibilidades materiais, se perdeu em meio ao glitter e a simbologias esvaziadas de sentido.
Trazer a raiz do problema, com dialogo entre conceito e prática enriquece o discurso de certa maneira que não nos cabe mais superficialidades acerca do tema.
Um livro que todo ser humano que se presta ao pensamento crítico, deveria ler.

Abraao Nobrega 01/04/2022

Meu xodozinho
Até agora foi meu livro favorito da coleção feminismos plurais. A linguagem é bastante acessível e abrange com muita diversidade a lógica do poder e empoderamento, sem desconsiderar as relações com diversos campos do conhecimento. Uma leitura super importante e, de certo modo, fácil. O livro é denso e tem muitos desdobramentos e reflexões possíveis, mas é super tranquilo de ler. Maravilhoso

Marina 15/02/2024

Tema incrível, escrita cansativa
Esse tema é super importante e dá pra perceber que a autora sabe muito e tem contribuições relevantes para dar.

Para mim, o único problema foi o estilo do texto. Existe um excesso de citações, com parágrafos longos que tentam passar o máximo de informação possível em pouco espaço.

Levo a crítica construtiva para a minha própria escrita - acho que tendo a fazer o mesmo na minha dissertação - mas para o leitor esse formato se torna cansativo e difícil. Às vezes menos é mais e cabe abrir mão de algumas referências e confiar mais na própria escrita.

Domi 15/03/2021

O que é empoderamento?
No livro ?Empoderamento?, Joice Berth tenta desconstruir a imagem do senso comum sobre o que é empoderamento, termo que constantemente sofre um esvaziamento e afastamento do conceito original, mas que possui extrema importância para os debates do feminismo negro, visto que o empoderamento pauta as relações de poder e questiona como é o poder.

Joice Berth ressalta que o empoderamento proposto na obra ?(...) não visa retirar poder de um para dar a outro a ponto de se inverter os polos de opressão, e sim de uma postura de enfrentamento da opressão para eliminação da situação injusta e equalização de existências em sociedade.? (p.19)

A autora aponta que o poder só existe de maneira justa quando é coletivo, assim sendo, o ato de empoderar-se deve estar atrelado à busca por alterar as estruturas de relações de poder na nossa sociedade, pois o empoderamento coletivo gera união, conscientização crítica e transformação prática da comunidade. Nesse sentido, o empoderamento é um instrumento de emancipação política e social.

Natham 04/08/2021

Um livro mais que necessário, fundamental!
É incômodo pois a ignorância e racismo enraizado em nós se contorce de agonia,agonia pois por muito tempo esteve confortável em seu lugar de privilégio por ser branco e estar nos moldes estabelecidos pelos Europeus séculos atrás. Termino a leitura desse livro diferente. Pretendo ler toda a coleção de feminismos. Nota mil!

null 25/12/2020

Livro essencial para rodas as mulheres. Achei bem complexo, mesmo sendo um ponto positivo deve ser lido mais de uma vez para compreensão total.

acarolfeliz 04/10/2022

Em alguns momentos me pareceu um complemento do livro ?lugar de fala?. Mas o livro é bom, a autora apresenta bastante referências e a narrativa é bem acessível.

Luana.Rosario 23/03/2021

Poderoso!
O livro começa detalhando o neologismo empoderamento desde Paulo Freire, passando por vários autores até chegar aos dias atuais onde é muito usual, principalmente no movimento feminista negro. Apesar de um livro curto, passa muitas referências para aprofundamentos. A parte final me tocou bastante... irei reler com toda certeza!

Mari.Alves 24/10/2021

Esvaziar de sentido e superficializar conseitos tem sido uma forma de banalizar pautas, enfraquecer movimentos e torná -los "mimimi".
Empoderar não é apenas um ato individual e sim coletivo. Um indivíduo empoderado sozinho permanece sofrendo a mesma opressão de sua classe, uma comunidade empoderada é forte para poder mudar a sua realidade!

tbbrgs 14/08/2022

O que é empoderamento?
Joice Berth elucida a questão do empoderamento, explicando a raiz de sua teoria, que remonta à Teoria da Conscientização proposta por Paulo Freire; demonstrando com exemplos práticos na área do Serviço Social; e falando como o sentido dessa palavra tem sido esvaziado pela sua superexploração. O empoderamento é um processo individual, mas, acima de tudo, é coletivo, pois, para que um grupo de pessoas historicamente oprimidas possa ter voz dentro de uma sociedade supremacista branca partriarcal, é sumariamente necessário que elas se empoderem enquanto coletivo. Contudo, para que isso aconteça, cada pessoa que compõe esse coletivo também deve individualmente passar por um processo de empoderamento pessoal. Além disso, é importante destacar o fato do empoderamento coletivo não pretender tirar o poder dos poderosos e dá-lo aos oprimidos, invertendo a lógica do poder. Na verdade, essa lógica tem de ser subvertida, de modo que haja uma equidade de poderes na sociedade. Joice é bastante didática em suas explicações, apesar de algumas frases aqui e ali terem sido escritas de forma confusa. Recomendo esse livro e toda a coleção Feminismos Plurais para quem tiver interesse em entender mais sobre o assunto.
tbbrgs 14/08/2022minha estante
aliás, tb recomendo o instagram da joice onde ela ta sempre fazendo reflexões atuais e necessárias ?

Gabriel1994 15/08/2021

Escurecedor
Trago a palavra "escurecedor" como sinônimo de elucidativo, pois esse é mais um livro extremamente necessário da coleção.

Fiquei muito reflexivo sobre como utilizamos conceitos no dia a dia sem ter um conhecimento mais aprofundado sobre. Empoderar é sobre si, mas principalmente sobre o outro.

Amanda 07/09/2020

Esclarecedor
A autora introduz uma discussão extremamente relevante acerca do empoderamento, tendo por viés o feminismo negro e o interseccional (abordando não apenas a questão de gênero e, no caso, raça, mas também de classe) e reflete sobre o esvaziamento do conceito de empoderamento, apropriado pela classe dominante e opressora em uma tentativa de desvirtuar os movimentos das minorias, e preza por abordagens clássicas do termo, que vai desde um empoderamento individual, pessoal e íntimo, mas com o objetivo de atingir a comunidade como um todo. São discutidos pontos muito relevantes como educação, política e economia, autodefinição, autoimagem, autoestima, representação imagética e midiática entre outros, pontos esses que precisam ser conhecidos, debatidos e absorvidos não só pelo movimento feminista negro, mas por toda a sociedade a fim de que se combata a opressão em todos os níveis. Só resta dizer que o material é excelente, bem escrito, bem colocado e, apesar do diminuto tamanho, denso e profundo o suficiente para possibilitar a devida análise e reflexão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5