O Enigma do Quatro

O Enigma do Quatro Ian Caldwell...

Resenhas - O Enigma do Quatro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Otavio Contente 31/05/2016

Tedioso
Não percebi a necessidade dos três primeiros capítulos. O melhor do livro se dá no prólogo e nos
capítulos finais referentes ao tempo passado. No mais, uma série de descrições sem necessidade deixam o livro com um ritmo lento. O final infelizmente é bem previsível.

Lila 24/03/2009

Eu tentei, tentei e tentei ler, mas não consegui. Comecei a ler um pouco depois d'O Código Da Vinci, achando que me chamaria a atenção tal qual o Código, mas não deu. Me forcei várias vezes a terminar de ler, mas não consegui e acabei desistindo. Achei maçante.

WallanS 19/11/2009

Pessimo!
Considero esse o pior livro da minha estante.

Mas é aquele negocio... posso ter odiado, outros podem ter amado.

Giu 20/01/2022

uma leitura cheia de detalhes insignificantes e com voltas desnecessárias, a história poderia vir a ser boa se o jeito de escrever dos autores fosse diferente...
li até o final só porque não gosto de abandonar livro no meio mas não indico pra ninguém essa leitura!

fdelrio 10/07/2011

Cadê o enigma???
Fujam!!! O livro é muito chato, não sei como terminei de ler. É enganoso, o enigma do título, parace que não existe no livro, pois não passa de um dramão envolvendo as peripécias de um grupo de jovens na universidade, comprei achando que seria um thriller, com códigos e pistas, porque isso é prometido na capa e contra capa, e a decepção foi grande! Não gastem seu dinherio com ele!!!
Ricardo_PA 26/11/2011minha estante
Também achei muito chato o livro.. lançaram na onda do Código da Vinci, mas não tem nem comparação.

fdelrio 27/11/2011minha estante
Ricardo, tomara que tenha conseguido trocar ou vender o livro igual a mim!! rs

Monibams 14/02/2020minha estante
Acho que quem faz a resenha não lê o livro. Acho que "chuta" um palpite e escreve, porque é impossível comparar com Dan Brown ou dizer que tem algum enigma. Chatice pura. Também terminei não sei como (porque não gosto de largar mas oooo perda de tempo, viu?

Andrea 22/01/2009

Quando li, achei que o final deixou MUITO a desejar. Acabei ficando com ele pra uma futura releitura, que ainda não aconteceu.

Como hoje estou mais tolerante com finais -- eles nem são tão mais importantes assim --, pretendo relê-lo logo.

kiirochan 28/10/2009

Razoável
A ideia e o assunto são bastante interessantes. O Hypnerotomachia Poliphili sempre foi um assunto fabuloso, porém... A forma como o livro se desenvolve é extremamente maçante e colocar os verbos no presente também não me agradou muito.
Demorei três meses para ler por completo, porque a leitura me cansava muito facilmente.
Mas dá pra ler pelo assunto.

livpresuto 12/05/2020

Achei o livro super interessante, com varias informações sobre o passado que trazem conhecimento. Foi uma leitura meio lenta, porém não me arrependo de ter lido

CleeBR 27/03/2009

Inquisidor.
A trama já começa interessante, e aos poucos vai indo num crescente sem igual. usa-se a idéia de flashbacks, e a cada momento que parece estar diante da impossibilidade de continuar a trama, ela prossegue. Valeu a pena a leitura.

Delgado 07/11/2009minha estante
Ainda estou lendo, então não posso fazer uma avaliação, apenas uma impressão inicial.

Nada de denso ou profundo, apenas um livro para se distrair e passar tempo. Se o leitor não tiver nada além dessa expecxtativa não vai se decepcionar. Um livro de fácil consumo, escrito provávelmente visando uma adaptação cinematográfica.

O Hypnerotomachia Poliphili é um assunto interessante e seria muito bom um livro sobre o tema escrito por Umberto Eco.

Camila.Yéboles 26/05/2015

Lento
Não consegui terminar de ler. ..me dava sono. ..a história é devagar. ..um pouco confusa.

Morfindel 03/11/2015

Objetivo: apenas mostrar erudição
O tema, um misterioso livro surgido na renascença, é um bom tema a se tratar. Mas o resultado é um livro chato, onde a única coisa boa é o mistério que envolve o livro renascentista. Parece que os autores só quiseram mostrar como eles conhecem a renascença italiana, fatos de medicina, filosofia, arquitetura e conhecimentos gerais sobre esse período da história. Quiseram mostrar erudição sobre um tema fascinante, mas a trama do livro é muito chata, entediante. No início do livro eu estava quase desistindo, querendo saber onde começava a ficar interessante, se arrasta muito, quem passa pelo início é um sobrevivente.

O mistério sobre o Hypnerotomachia Polyphili é muito bom, se o livro fosse só sobre ele seria um ótimo livro, mas como o tema principal não é ele, mas sim a vida de alguns estudantes em Princeton, isso acabou tornando o livro muito ruim.

Sem contar a tradução dos nomes próprios. Não sei se a culpa é apenas da tradutora ou da revisora também, mas alguns nomes são conhecidos o bastante pra serem ignorados na sua forma aportuguesada. Galen é Galeno, Aeschylus é Ésquilo. Pliny é Plínio. O aparente descuido na tradução desses nomes mostra muita coisa. A falta de coerência é gritante. Traduzem "Demócrito", mas não traduzem "Ésquilo"?
Gislendo 20/05/2017minha estante
undefined

Gislendo 20/05/2017minha estante
null

wandersonwhcr 23/12/2015

Chato
Li o livro 4 vezes, para tentar encontrar alguma coisa interessante. Não encontrei. Lamentável.

Monibams 14/02/2020

Não gostei
Achei muito arrastado... não me prendeu, nem os personagens me atraíram. Só terminei de ler porque detesto abandonar mas foi pura perda de tempo. Só dou uma estrela porque senão fica sem avaliação. Nem percam seu tempo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5