O Enigma do Quatro

O Enigma do Quatro Ian Caldwell...

Resenhas - O Enigma do Quatro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

wandersonwhcr 23/12/2015

Chato
Li o livro 4 vezes, para tentar encontrar alguma coisa interessante. Não encontrei. Lamentável.

Morfindel 03/11/2015

Objetivo: apenas mostrar erudição
O tema, um misterioso livro surgido na renascença, é um bom tema a se tratar. Mas o resultado é um livro chato, onde a única coisa boa é o mistério que envolve o livro renascentista. Parece que os autores só quiseram mostrar como eles conhecem a renascença italiana, fatos de medicina, filosofia, arquitetura e conhecimentos gerais sobre esse período da história. Quiseram mostrar erudição sobre um tema fascinante, mas a trama do livro é muito chata, entediante. No início do livro eu estava quase desistindo, querendo saber onde começava a ficar interessante, se arrasta muito, quem passa pelo início é um sobrevivente.

O mistério sobre o Hypnerotomachia Polyphili é muito bom, se o livro fosse só sobre ele seria um ótimo livro, mas como o tema principal não é ele, mas sim a vida de alguns estudantes em Princeton, isso acabou tornando o livro muito ruim.

Sem contar a tradução dos nomes próprios. Não sei se a culpa é apenas da tradutora ou da revisora também, mas alguns nomes são conhecidos o bastante pra serem ignorados na sua forma aportuguesada. Galen é Galeno, Aeschylus é Ésquilo. Pliny é Plínio. O aparente descuido na tradução desses nomes mostra muita coisa. A falta de coerência é gritante. Traduzem "Demócrito", mas não traduzem "Ésquilo"?
Gislendo 20/05/2017minha estante
undefined

Gislendo 20/05/2017minha estante
null

Camila.Yéboles 26/05/2015

Lento
Não consegui terminar de ler. ..me dava sono. ..a história é devagar. ..um pouco confusa.

Re Nader 03/08/2023

Sensacional enigma
A primeira pergunta é: Ian Caldwell é parente de Taylor Caldwell? ?
Um livro que começa extremamente complicado com referência um livro antigo, humanistas e afins.
Achei que fosse demorar muito para ler, até porque os autores vão e voltam na narrativa frequentemente, deixando a leitura lenta e cansativa.
Além do enigma, um ponto muito bem descrito é a relação de amizade entre os personagens.

A leitura engata mesmo no meio do livro quando os enigmas começam a ser resolvidos e a história começa a ter um caminho mais misterioso, aí sim fica extremamente interessante.
Quando pensei que o livro fosse me decepcionar, houve uma reviravolta que fez valer cada página.

Vale a pena a leitura e todas as citações que são feitas!

Dora Aventureira 05/10/2022

Um livro bom, porém um pouco confuso.
Eu não criei muitas expectativas para esse livro, se eu tivesse criado elas não teriam sido atendidas.

O livro em si é bom, porém tem muitas informações confusas que acabam dificultando a leitura, parece que querem forçar algo e isso me incomodou, querem parecer sabidos mas acabam forçando a barra.
No final das contas achei o livro bom, mas tem lá seus erros.

Carolncb 26/03/2009

Misterioso
Gostei muito, um misterio ambientado nos dias de hoje, mas só descoberto com uma perspicácia de jovens que se entregaram a ele. A busca por pista, a forma como eram criados os enigmas a seculos atrás é muito interessante.
Daria uma adaptação muito interessante para o cinema.

Vi Sampaio 29/12/2019

Incrível mistura de aventura, mistério e sensibilidade
Um livro com grandes colheradas de sensibilidade e humanidade nas relações, além de uma narrativa que não te deixa desgrudar da leitura atenta até que ela se encerre. Conexões fantásticas, descrições vivas e o arrepio nas costas nas cenas mais aventureiras.
3 dias de leitura

arthur 11/10/2011

esse livro é misterio até o final muito bom
arthur 11/10/2011minha estante
ele prende você no livro até o final nao percam

Thaís 08/02/2020

Uma história americana
Parafraseando a crítica da contracapa, "se Scott Fitzgerald, Umberto Eco e Dan Brown se juntassem para escrever um romance, o resultado seria O Enigma do Quatro". Bem mais filosófico que as correrias cinematográficas de Dan Brown, com personagens bem mais realistas e menos estigmatizados a la Robert Langdon e suas mocinhas (não) indefesas, O Enigma balanceia conflitos familiares, expectativas frustradas, trapaças realistas e bem elaboradas, ação, aventura e uma dose de história renascentista. Já dá pra notar quem fica no chinelo, né?

Nina 23/05/2017

Aja Paciência
Nossa muita informação e pouco desfecho.... em todo o tempo que fui lendo pensava: Mais para o final vai esquentar... mais putz.... não... muito enrolado e eu jurava que ia participar da descoberta dos detalhes e nadaaaaaaaaaaaa só uma drama chato sem final.... achei um porre ..............

Sofia 22/04/2024

Horrível e confuso!
O final foi sem pé nem cabeça, além de deixarem muitas pontas soltas, o final foi em aberto e deixou os personagens com uma história corrida, chata e difícil de entender. Não recomendo!

Leonardo R. 22/07/2015

o enigma do quatro
Atenção!!!! Ele vai parecer muito chato, tedioso e que da muito sono, mas não desanime, continue lendo no final você vai ver que valeu apena! :)

Boa leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5