O Enigma do Quatro

O Enigma do Quatro Ian Caldwell...

Resenhas - O Enigma do Quatro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Leonardo R. 22/07/2015

o enigma do quatro
Atenção!!!! Ele vai parecer muito chato, tedioso e que da muito sono, mas não desanime, continue lendo no final você vai ver que valeu apena! :)

Boa leitura!

Suiany 22/07/2013

O Enigma do Quatro, de Ian Caldwell & Dustin Thomason
"Caldwell e Thomason criaram um primeiro romance excepcional; uma mistura perfeita de suspense com uma história sensível e eletrizante. Se Scott Fitzgerald, Umberto Eco e Dan Brown se juntassem para escrever um romance, o resultado seria O Enigma do Quatro. Uma realização brilhante e extraordinária – não deixe de ler” - Nelson DeMille, autor de Up Country e The General’s Daughter

Minha decisão de ler O Enigma do Quatro resume-se a esta citação que está impressa na contracapa do livro. Apesar de não conhecer Umberto Eco, me prendi a ideia de unir Fitzgerald a Brown e foi amor à primeira vista.

O livro conta a história de Tom Sullivan, cujo pai viveu e morreu estudando a obra que mudaria a vida dos dois e também de Paul Harris, amigo de Tom na Universidade de Princeton e grande admirador do pai do amigo. Ambos passam a estudar e desvendar a obra Hypnerotomachia Poliphi, obra da renascença que permaneceu misteriosa durante 500 anos.

Ao fim da leitura, minhas conclusões foram um pouco decepcionantes. Afinal, é sempre complicado acreditar nas recomendações sem iludir-se. Por fim, o livro realmente lembrou muito Dan Brown, é clara a intenção de aproximar os estilos de narração. Porém, o grande problema do livro é a demora que a história leva para se desenrolar. Somente perto da página 300 (o livro possui 423 páginas) o enredo toma uma forma envolvente. Importante ressaltar que o final é muito bom, não deixa a desejar.

site: http://divinaleitura.wordpress.com/

Luciane 30/12/2012

É um bom livro. Contudo, a leitura é lenta, os capítulos são confusos... A parte final do livro melhora um pouco e o ritmo começa a acelerar. Achei mais interessante a história dos 4 amigos do que o enigma em si.
Este livro é do Grupo Livro Viajante:http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Potterish 30/11/2012

Enigmas e amigos
Romances que misturam uma aventura em busca de um segredo geralmente têm como alicerce uma boa relação entre os personagens principais para criar empatia e fazer o leitor investir na história.

No entanto, o livro “O Enigma do Quatro”, do autor norte-americano Ian Caldwell, peca por não ter um mistério suficientemente bem elaborado. Dessa forma, não há personagem interessante que segure a barra. Essa é a visão de Léo Scarpa em sua resenha sobre a obra de 2004 . Leia e deixe seu comentário!

“O Enigma do Quatro”, de Ian Caldwell e Dustin Thomason

Quatro estudantes de Princeton entram em uma aventura em busca de respostas para os enigmas propostos pelo misterioso livro “Hypnerotomachia Poliphili.” Paul, cuja tese de ultimo ano de faculdade era basicamente esse livro, é agora amigo de Tom, filhos de um dos maiores estudiosos do mesmo livro vinte anos antes.

Hypnerotomachia Poliphili é um livro enigmático, escrito e publicado durante o Renascimento italiano. O livro possui hoje muitos estudiosos em seu enlaço tentando desvendar por fim o misterioso sonho de Pholiphilo, que vive um intenso romance em Hypnerotomachia Poliphili. E a busca dos estudiosos por respostas desse livro que não possui autor é o foco principal de “O Enigma do Quatro”.

Várias historias se passam ao redor do foco dramático. Verdadeiras amizades e paixões são testadas por causa dos caminhos que os estudos do Hypnerotomachia Poliphili levam esses quatro companheiros a tomar.

Ian Caldwell e Dustin Thomason levaram seis anos para escrever a obra. O drama é baseado nos enigmas que Paul tenta desvendar, mas uma verdade precisa ser dita: não são os tais enigmas que nos prendem a ler o livro, mas sim as relações entre os quatro universitários e, muitas vezes, suas namoradas.

O livro teria feito muito mais sucesso se retratasse somente as relações em uma universidade. “O Enigma do Quatro” ressalta bem que o que é mais importante em nossas vidas são as pessoas ao nosso redor. Porém, assim como o conhecimento é o grande segredo do Hypnerotomachia Poliphili, as amizades são fortemente destruídas e as que restam são pela insistência.

A narrativa é em grande parte contada com flashbacks, apesar da historia ser um tanto longa, se pensarmos na ideia que o titulo nos sugere. Em suma, a grande obra desses dois jovens autores nos prende às paginas do livro, mas no final nos castiga pela curiosidade a cerca do segredo do Hypnerotomachia Poliphili.

Resenhado por Léo Scarpa

432 páginas, Editora Planeta. Publicado em 2005.
Título original: The Rule of Four. Publicado originalmente em 2004.

ACESSE: WWW.POTTERISH.COM/RESENHAS

arthur 11/10/2011

esse livro é misterio até o final muito bom
arthur 11/10/2011minha estante
ele prende você no livro até o final nao percam

Carolncb 26/03/2009

Misterioso
Gostei muito, um misterio ambientado nos dias de hoje, mas só descoberto com uma perspicácia de jovens que se entregaram a ele. A busca por pista, a forma como eram criados os enigmas a seculos atrás é muito interessante.
Daria uma adaptação muito interessante para o cinema.

1 | 2 | 3 | 4 | 5