O Segredo de Helena

O Segredo de Helena Lucinda Riley

Resenhas - O Segredo de Helena

Bia 12/08/2022

...
Tinha meses que eu queria ler esse livro, e quando finalmente pude ler percebi que minha ansiedade foi quase em vão.

O livro passa em torno de um segredo, um não vários, e por isso o nome segredo de Helena, já que os segredos são delas. Criei algumas teorias, mas não ao nível dos livros do Dan Brown, mas a autora escreve muito bem e a leitura e até cativante.

Espero que o proximo livro da autora também me surpreenda.

Geo 15/07/2022

Ótimo!
Foi com esse livro que minha paixão pela leitura começou. Foi meu primeiro livro sem ilustração e que não fosse infantil, que eu pegava emprestado na escola hahaha e eu o amo muito!

É fácil de compreender e a história te deixa curiosa então a leitura é rápida.

Li ele em 2019 e é um dos meus favoritos até hoje.

cbarbugiani 12/07/2022

Helena se apaixonou e teve sua vida modificada aos 15 anos, quando visitou o padrinho no Chipre. Agora, 24 anos após os acontecimentos que tanto a impactaram, ela recebe Pandora de herança e retorna com a família ao local que desperta nela sensações tão conflitantes. E, assim como no mito grego, Helena sente que sua caixa de segredos está para ser revelada, causando com ela a destruição de tudo pelo que ela mais lutou para construir.

O livro mescla diferentes vozes narrativas: o que abre e fecha o livro é a perspectiva de Alex aos 23 anos, filho de Helena, em primeira pessoa em uma linha temporal posterior aos acontecimentos centrais da trama; o enredo em si é narrado em terceira pessoa sobretudo pela perspectiva de Helena durante a estadia de sua família em Pandora ao longo do verão, embora a narrativa se aproxime também da visão de outras personagens; e na abertura de cada capítulo, há o diário de Alex aos 13 anos, o que permite ao leitor compreender as impressões do garoto durante o desenrolar dos acontecimentos. Com isso, Lucinda Riley garante alguns efeitos na leitura: em primeiro lugar, já desperta a curiosidade do leitor desde as primeiras páginas e incita algumas dúvidas a respeito do que ele poderá encontrar; depois, torna sua narrativa mais rica justamente por sua maior abrangência.
Ainda que o cenário de O Segredo de Helena basicamente se limite a Pandora, seu enredo acaba tendo maior complexidade pela gama de personagens presente e pelas muitas tramas que vão sendo desenvolvidas. Ao mesmo tempo em que elas dão substância à obra e apresentam novas facetas das personagens, permitem que, pouco a pouco, uma teia maior de eventos seja habilmente formada em torno do conflito central.
Fui cativada pelas paisagens acolhedoras, pelos conflitos das personagens e, sobretudo, pela escrita encantadora de Lucinda. Ainda que a leitura não tenha se mostrado de fato surpreendente, já que consegui perceber o segredo da protagonista bem antes de sua revelação, ela certamente foi acolhedora.
A temática central da obra é, sem dúvidas, a familiar e a autora desenvolve com sensibilidade as relações exploradas no romance. Mas, acima disso, adorei a forma de como apresentou as diferentes facetas da protagonista: Helena é mãe, madrasta, mulher e seus conflitos são vividos de acordo com seus diferentes papéis. Ela experimenta alegrias e angústias, dificuldades e acertos através deles e demonstram ao leitor a complexidade de ações e emoções que experimentamos ao longo de nossa existência.

Embora o foco de O Segredo de Helena seja sem dúvidas emocional, tanto pelos conflitos abordados quanto pelo que busca suscitar no leitor, essa não foi, de fato, uma leitura que me provocou lágrimas, por mais envolvida que eu estivesse e por mais que tenha gostado do que li.
Mesmo que o livro não tenha me impactado e, ao seu final, tenha sido até mesmo um pouco cansativo pelo excesso de desenvolvimento dos acontecimentos futuros ao verão em Pandora, ainda assim me proporcionou uma leitura na qual mergulhei por completo desde o início, me cativando sobretudo pela delicadeza com que as relações familiares foram tratadas.

Lanny 29/06/2022

Fan fiction
Gosto das histórias da Lucinda, mas confesso que tem vezes que eu me sinto lendo uma fan fic com esses diálogos perfeitinhos, simples e diretos. Nada contra na verdade, já que na vida temos mais chance de ter diálogos como esses do que como alguns outros que existem por aí. Mas cansa, por isso estou espaçando as leituras dos livros dela. Não consigo ler em sequência. Tem mais 5 aqui esperando e nesse ritmo vou demorar uns 5 anos pra ler

Mas enfim. Como sempre ela tem história dentro da história e só o relacionamento do Alex com a menina lá que foi contado brevemente no final daria outra história. E ainda teve a história da mãe de Helena que não foi contada que daria outro tanto.

No mais, achei a história bem construída, com personagens fofos e alguns babacas.

FlAvia 19/06/2022

N seu por que mas é meu livro fvrt, é gostoso de ler, no começo é lento mas vale super a pena, amo o livro

Nanda Bastos 13/06/2022

Um bom romance
Esse livro me conquistou com sua escrita fácil e com o enredo. Repleto de personagens, histórias entrelaçadas e reviravoltas, a autora fez com que a leitura fluisse e eu ficasse querendo saber mais e mais da história. Gostei bastante!

Janayna10 12/06/2022

Livro muito bom. História que te prende, mesmo saindo um pouco do estilo da autora, me agradou muito.

Tercya 12/04/2022

Lucinda entrega né mores? Um livro bem e escrito, fala sobre familia, amor, amizade, segredos e perdão, um lição de vida!

Jessica 18/02/2022

O Segredo de Helena
Aos fãs da Lucinda que ainda não leram esse romance por favor leiam rsrs.... A drama dessa familia me fascinou, não consegui parar de ler até chegar ao final do livro.
A história de Helena, tudo o que ela passou para dar ao Alex uma vida boa, uma familia, o amor de um pai. E depois a vida e a trajetoria do Alex contada através de um diário....

Vanêssa 27/01/2022

Adorei esse livro!!! Começa meio morno, mas logo bate a curiosidade pra saber qual o segredo de Helena e me surpreendeu demais!!!

ella 22/01/2022

Resenha: "O Segredo de Helena" - Lucinda Riley.
É uma história bem complexa, mas a autora escreve as coisas mais detalhadamente, facilitando o entendimento. No começo é meio confuso de entender, você vai querer desvendar os mistérios e principalmente o segredo da Helena, mas depois a história vai se desenrolando.

É uma leitura fácil e corrida, demorei aproximadamente duas semanas para ler.

A história conta a vida de duas pessoas, Helena e seu filho, Alex, tornado-os protagonistas.

O livro se passa em duas épocas, 2006, quando o personagem principal, Alex, ainda tem 13 anos e em 2016, quando ele tem 23 anos.

A história conta sobre uma moça, Helena, que passou grande parte de sua vida na casa de seu padrinho, e, depois de tantos anos, ela volta com seus filhos, seu marido, a filha de seu marido e a família de amigos deles, no local, e, também, voltam pessoas de seu passado, fazendo ter problemas em seu relacionamento e deixando a viagem menos agradável do que deveria ser.

É um bom livro, eu recomendo.

nota:?????+

Ju 13/01/2022

????????,5 e segredos
GENTE PARA TUDO!!!!!
sinceramente, Lucinda Riley deveria ser paradidático de escola.
o livro nos conta a história de helena, uma ex bailarina extremamente talentosa que, infelizmente, no auge de sua carreira precisou abandonar o que mais amava. em viena, local onde se faz presente boa parte da construção dessa história (foi onde ocorreu dois acontecimentos extremamente importantes para o desenvolvimento da história como um todo), nos mostra o amor, a paixão ardente, que helena vivenciou (quase que uma realeza, definitivamente). logo depois somos transportados para o chipre, quente pra caramba mas com paisagens maravilhosas e de tirar o fôlego de qualquer pessoa. acontecem coisas realmente difíceis e lindas na incrível pandora, uma casa adornada de uma beleza apaixonante, que nossa protagonista (pra deixar claro, pelo que eu entendi, o principal é o alex, filho dela, mas como boa parte do livro é narrado pelo ponto de vista da helena, eu vou considerá-la uma protagonista) tem que sentir, passar, absorver e enfim. foi aquela história ?eita atrás de vish?. realmente as história da lucinda riley são histórias assim, maravilhosas. são bem construídas, os personagens têm características marcantes e bem descritas, o enredo te prende de tal forma que você só quer saber o que aquelas palavras escritas no papel podem te revelar e sente aquela ânsia por mais.

DTK 13/01/2022

A narrativa é truncada, acredito que isso advenha tanto das escolhas da autora ao construir a trama e também seja em parte resultado de uma ineficiência da tradutora da obra. Ainda que a história seja interessante, a forma como é contada a torna pouco atraente.

Outra coisa que me incomodou muito: os pensamentos das crianças e adolescentes não são bem escritos, claramente feitos por uma pessoa já desconexa com a dinâmica. Quer ler uma representação fiel de pensamentos de criança? Leia Se Deus Me Chamar Não Vou da Mariana Carrara, impecável. Isso sem nem falar sobre o quão ruim achei a ilustração dos pensamentos do Alex quando na dúvida sobre sua orientação sexual.

Apesar de tudo, o final é bem fechadinho e me deixou mais feliz (apenas não o suficiente para ter vontade de indicar o livro a alguém)

LE 10/01/2022

Pandora e seus segredos
Denominada Pandora, uma casa é a herança de Helena, a qual trará a tona pessoas e fatos do passado que aos poucos serão revelados... Até onde o amor pode suportar o revelar desses segredos? E o fazer tudo por amor será mesmo válido? Num cenário lindo do Chipre embarque nessa loucura de férias com Helena, sua família e seu passado...