A ordem do tempo

A ordem do tempo Carlo Rovelli




Resenhas - A ordem do tempo


48 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Gabz 10/05/2024

?Saciada de dias?
O livro tem uma abordagem sobretudo teórica, porem para alem da fisica aborda tambem o que tamge os aspectos filosóficos e antropológicos da nossa perspectiva e vivencia. É um livro lindo, me deixou estranhamente ansiosa ?o tempo é antecipação?, mas também uma certa calmaria, no aspecto fundamental o tempo nao existe, são concepções, todavia, podemos descreve-lo como a passagem da nossa individualidade. É complexo e em alguns momentos contraditório, tudo e nada importa, coisas complexas e difusas ou apenas o objetivo. Enfim, valeu muito.
comentários(0)comente



Oziryon 09/05/2024

QUE LIVRO que coisa linda de ler
O que dizer sobre livro? Ganhei ele de um professor da Universidade ele tava todo rabiscado e tal, nao tava esperado quase nada, so um livro algumas ideias fisicas, mas ganhei uma das melhores leituras do ano.
Eu como físico sou completamente fascinado pela a ideia do tempo, sobre como a gente estuda essa ideia (criada pelo humano??), e usando ela como ferramenta podemos resolver varios problemas.
Mas pegar um livro que pega essa ideia, e sendo derivado de um trabalho de anos de um fisico teorico, com varias ideias filosóficas, pessoais do autor, e com um embasamento físico ABSURDO foi uma experiência surreal.
A ideia do livro é bem simples, o linguajar é mediano, tem somente uma equação (da entropia), mas mesmo assim em alguns momentos sinto que precisa ter um leve conhecimento se fisica moderna, mas nao é um problemas se vc for curioso para ir atras de conhecer esses conceitos.
Amei tudo nesse, tudo mesmo, a escrita, os resumos, toda a estrutura que o autor resolveu apresentar q ideia central, o autor (inclusive quero conhecer o trbalho dele em fisica quântica), tudo.
Com certeza uma recomendação certeira se vc ja tem um costume com fisica moderna, ou se voce é um curioso e quer aprender sobre esses temas fisicos.

"Dos eventos menores aos mais complexos, esta é dança de entropia crescente, alimentada pela baixa entropia inicial do cosmos, a verdadeira dança de Shiva, o destruidor."

"Mas não é a ausência que provoca dor. São o afeto e o amor. Se não existisse afeto, se não existisse amor, não haveria a dor da ausência. Por isso, também a dor da ausência, no fundo, é boa e bela, porque se alimenta daquilo que dá sentido a vida."
comentários(0)comente



driesvansteen 14/12/2023

Fim dos tempos
Mais difícil. Penei. Mas divertido, lindas imagens, grandes conceitos. Me endoideci de curiosidades mas só entendi algumas delas. A peteca caiu; várias vezes. De grandes alturas. Enormes, galáticas. Valeu a viagem. Mas chega de física.

obs.: O melhor foi a última página: matei um mosquito fechando o livro. Ri, circulei y repeti a frase final: ?Isso é o tempo.?
comentários(0)comente



André_Tarbi 14/08/2023

Poético e didático
Explícita muito bem as ideias sobre o que o tempo (obviamente, é sobre isso que o livro se trata) representa não só para nós humanos como para o universo, e se é possível que nós meros mortais o compreenda. Gostei das reflexões que ele fez, apesar da maioria ser de uma crise existencial extrema, nunca tinha lido livros dele e fiquei muito feliz de ter conhecido pois com ele eu finalmente entendi algumas ideias da física q eu, antes, tinha dificuldade de entender. Obviamente eu n entendi absolutamente tudo, tive q ler rápido por ser um livro da biblioteca mas quando eu comprar minha edição, poderei revirar mais em algumas ideias. Não é um Cosmos, mas aquece meu cérebro de uma forma gostosa.
comentários(0)comente



Pittspin 12/08/2023

Tempo ...
Jó morreu quando estava `sacando de dias 'belíssima expressão. Eu também gostaria de chegar a me sentir .saciado de dias. Gostaria de saber o quanto fui feliz, o quanto aproveitei a vida ...
comentários(0)comente



Davi 18/07/2023

"O mundo é feito de eventos, não de coisas"
A ordem do tempo é um livro de divulgação científica e que como tal busca ser uma "ponte" para aqueles que são curiosos.

A linguagem aqui é um diferencial em relação a outros, Rovelli trás um quê de poesia, fazendo algumas alusões e citações, torna a leitura bem interessante.

A primeira parte do livro me pareceu a melhor, com uma segunda parte muito próxima, mas que por ser muito curta pareceu um pouco abaixo. Essas duas vão do entendimento "básico" do tempo até a sua desconstrução, promovem reflexões muito interessantes.

A última parte é quem me gerou um certo desconforto, quando o autor passa a falar sobre o "desconhecido" e os temas mais atuais, ele parece 'perder a mão' no lado poético para justificar as respostas que não temos, nada ruim, mas um pouco estranho se comparado ao restante da leitura.

É uma obra que eu realmente recomendaria para um público mais geral que se interesse pelo assunto.
comentários(0)comente



Camisjbj 14/07/2023

O tempo
A compreensão do tempo é muito mais complexa do que imaginamos. O tempo é a percepção humana e não uma grandeza física que existe de fato.
comentários(0)comente



nenos 25/06/2023

A fragilidade da intuição
Diante do nosso olhar míope da realidade, vemos um mundo coerente extraído da nossa interação com o universo, organizado da forma que nosso cérebro é capaz de manipular. Esse livro é sobre o reflexo desfocado de uma misteriosa improbabilidade do universo num ponto do passado, mais conhecido como o mistério do tempo.
Nas equações elementares do mundo não existe a variável tempo. O cosmos é uma rede de eventos interligados, que respeita regras probabilísticas da entropia crescente, ou como descreve o Prof. Carlo, uma estrutura com flutuação efêmera que nos deu origem.
Não é difícil conceber um cosmo com a ausência do tempo, o constante acontecer do mundo não é ordenado por um tempo universal regidos por relógios sincronizados e sim pela noção do presente estendido, descrito na teoria da relatividade especial e geral de Einstein. No vasto universo não existe presente, o substrato que determina as durações do tempo não é uma entidade independente, e um de seus aspectos é o campo gravitacional, uma entidade real com uma dinâmica própria.
Frágil, curta, repleta de ilusões, nossa vida é, como dizia Carl Sagan: uma maneira do cosmos de conhecer a si mesmo e, em direção à entropia crescente, num canto um pouco particular deste imenso e desordenado universo, nosso conhecimento e intuição são filtrados radicalmente pelo modo como funciona o instrumento limitado que é a mente.

Aproveite a leitura!
Link para meus highlights: https://drive.google.com/file/d/1VpoDdZacWzwliSvJtU6eBk7TXmXN3d1v/view?usp=sharing
comentários(0)comente



luizfsricardo 29/05/2023

Expectativas não atendidas
Esperava mais do livro, o início é muito bom mas acho que do meio para o final o livro se torna uma leitura chata, muitas vezes técnica e de muita abstração.

Não gostei.
comentários(0)comente



tamachunas 16/05/2023

O mundo é mais como Nápoles do que Singapura!

estou em luto há alguns meses e muitos trechos foram especiais nesse momento, é um livro sobre física mas que vai muito além disso, com uma escrita tranquila e poética :) não entendi algumas coisas que eram teóricas demais, mas não me atrapalhou. é bem diferente do que costumo apreciar, mas me surpreendeu de forma muito positiva
@marcel, obrigada amigo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo.Bittencourt 01/05/2023

Precioso como o tempo
Carlo Roveli mais uma vez se supera ao demonstrar seu poder de destrinchamento das premissas elementares da física. De forma simples, mas não superficial, consegue abordar a natureza do tempo com base científica, sem deixar de apresentar suas descobertas e seus palpites. Roveli fala de física envolvendo-a em filosofia e não deixa de lado a natureza humana em suas avaliações.
comentários(0)comente



Linhares 17/03/2023

Seria Rovelli o novo Carl Sagan?
Carlo Rovelli é um comunicador incrível além de ser um dos maiores físicos da atualidade. Em "A ordem do tempo" ele simplesmente destroi a concepção que temos de como funciona o tempo e explora teorias que ainda não são um consenso na comunidade científica (deixando bem claro o que é fato e o que é teoria.) Ele explica assuntos extremamente complexos de forma muito clara e cristalina. Como nem tudo é perfeito, o que me encomoda um pouco em suas obras, é sua militância ateísta sempre dando cutucadas no Cristianismo. Quando compro um livro sobre física, espero encontrar conteúdo de física não de religião. Mas isso não chega a estragar a experiência do livro. Recomendo para mentes curiosas como a minha.
comentários(0)comente



Vanessa453 24/02/2023

Carlo Rovelli nos mostra que a estrutura do tempo não é o que parece, é diferente desse curso universal uniforme. Apesar da complexidade inerente ao próprio assunto, o autor consegue abordar o tema com bastante leveza, oferecendo muitas referências da física, mas também literárias e filosóficas. Recomendo uma leitura sem pressa.
Pittspin 24/02/2023minha estante
Quero lê...




Ana Pereira 18/01/2023

“O tempo se temporaliza apenas na medida em que existem seres humanos.”

Este é um livro que, parece ser sobre física, mas na realidade é sobre o significado e a plenitude da vida. A combinação de necessidades, desejos, aspirações, ambições, ideias, paixões, amor e entusiasmo, que surgem em várias medidas e em diferentes versões naturalmente de dentro de nós. Sendo a vida uma explosão de significados. Se quisermos aprender mais sobre o universo, temos que mudar a nossa visão do tempo.
comentários(0)comente



48 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4