A ordem do tempo

A ordem do tempo Carlo Rovelli

Resenhas - A ordem do tempo

1 | 2 | 3 | 4

Andre 15/01/2023

O tempo perguntou ao tempo
Vivemos com uma noção de tempo que nos é transmitida culturalmente e mantemos essa noção até o momento de nossa passagem para s eternidade.
No entanto, seja filosófica ou fisicamente, o conceito e a compreensão do que é o tempo nos escapa entre os dedos.
Carlo Rovelli, com sua escrita, desconstrói o tempo, quase destruindo-o, para depois nos ajudar a reconstrui-lo, de uma forma quase poética!

08/01/2023

No mínimo, revolucionário.
Ler esse livro foi como fazer um transplante cerebral, sem exageros ?. Comecei com uma consciência e sem expectativas, eu enxerguei mais, além da nossa contrução da realidade cultural, o livro faz uma análise sobre o tempo na física. Esse é o tipo de livro chave para quem gosta de um verdadeiro mistério. Tudo se torna abrangente quando se trata de perspectivas e há realmente muitas entre o que é de fato e o que vem da nossa conexão com o mundo, prepare-se então para questionar aquilo que pensa que sabe realmente. Entendi melhor sobre alguns dos meus questionamentos mais complexos, fiquei entusiasmada sobre as descobertas do tema, sobre a composição passado, presente e futuro, sobre teorias quânticas principalmente e o papel desses elementares nas lacunas antigas do conhecimento.
Indico essa leitura para todos... sem dúvidas, é uma leitura para favoritar. ?

Fernando Savian 27/12/2022

Somos seres feitos de tempo
A Ordem do Tempo é uma viagem filosófica.

Carlo Rovelli nos leva a compreender o que já sabemos e o que desconfiamos sobre esse grande mistério que é o tempo. Um livro que prende ao convidar o leitor às reflexões mais profundas da existência. Uma leitura leve e ao mesmo tempo inspiradora!

O que é o tempo? O tempo é uma entidade? É apenas uma percepção de nós, seres humanos? Por que lembramos do passado e não do futuro?

Essas e muitas outras perguntas encontram respostas nas páginas de Rovelli, mesclando conceitos vindos da filosofia, da física e da mecânica quântica.

Leia A Ordem do Tempo. Permita-se explorar essa obra magnífica.

Descubra por que, afinal, somos seres feitos de tempo.

Homerogoncalves 12/12/2022

Razão e humanidade
Apesar de técnico, o livro é didático e altamente instigante. Um pouco de física quântica permite que conheçamos o mundo além dos olhos e fora da nossa órbita de existência.
A relatividade do tempo parece mais simples quando quem nos apresenta faz de forma leve e bem conduzida.

Natalia.Souto 06/10/2022

Mesmo sendo um livro de divulgação científica, achei a leitura bastante fluída, era fácil passar pelas páginas.

Adorei a forma como o autor escreve e apesar de não ter entendido 100% ( e tá tudo bem), gostei de ver a visão geral do autor, de colocar aquela pulguinha atrás da orelha pra gente repensar o mundo e a forma como a gente o vê.

Muito interessante, recomendo a leitura!

Biblioteca Álvaro Guerra 21/09/2022

revelador e poético, A ordem do tempo nos mostra que para entendermos a nós mesmos precisamos refletir sobre o tempo - e que para entender o tempo temos de refletir sobre nós mesmos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788547000561

Reina0 06/08/2022

Relembrando física
Bem basiquinho e ainda assim estonteante.
Me fez relembrar meu amor pela física na época do ensino médio.
Também me fez gostar mais de histórias sobre viagens no tempo.

Tailane.Carine 25/07/2022

O que realmente é o tempo? Ele existe? Passado, presente e futuro são reais? Existe uma ordem do tempo? Ele é o mesmo em todas as possíveis eventualidades no mundo? É absoluto e universal?

LuBroggi 17/07/2022

Vai além da física
O autor te propõe analizar a física e as questões do tempo de uma maneira filosófica, eu diria. Vai muito além contas, teoremas, gráficos e palavras difíceis. É uma conversa inclusiva, sem jargão, para todos entenderem, com exemplos práticos e simples. E no final, eu estava chorando, a forma como ele termina o livro é tão sensível e delicado. Vale super.

Nicole 06/06/2022

Mais ou menos
O livro tem algumas passagens muito interessantes, mas a partir da metade achei que perdeu um pouco o interesse, não sei... Como o livro é pequeno não acho q seja grave, mas tive que me forçar pra terminar a leitura.

Roger Ruiz 31/03/2022

Que viagem
O livro não é simples, até porque a física não é e também crescemos num ambiente limitado, particular, que nos afeta em ampliar a nossa visão sobre o verdadeiro mundo. Achei ótimo a mescla do autor com filosofia e até uma escrita poética. Certamente terei de ler o livro novamente para absorver melhor o conteúdo pois vale muito a pena. Afinal, saber o que é O TEMPO é algo que vai além de nossas fronteiras.

Cristian Gusmão 31/12/2021

O tempo é ilusão
Com uma ilustração simples, envolvendo parte de conceitos filosóficos e teorias físicas, Rovelli traça com bastante clareza o caminho sobre como vivenciamos o "tempo" e suas complexidades epistemológicas.

Karoline 03/12/2021

Um livro para queimar o cérebro e perceber o quanto somos seres temporais.

A linguagem de Rovelli é bem clara e didática, o que tornou essa jornada louca e maravilhosa ainda mais apreciável. O autor nos leva a compreender a desintegração do que a gente conhece como Tempo, depois nos mostra como seria um mundo no qual o Tempo não estivesse presente (o que da nossa perspectiva é extremamente estranho de se pensar), e por fim, nos faz concluir que, na verdade, o tempo está na gente intrinsecamente: vivemos e somos no Tempo.

Recomendo para quem é fascinado pelo tema, mas que como eu, não se dá muito bem com os conceitos matemáticos. Uma obra que exalta a ciência, a história e a humanidade.

Dave.Christian 03/11/2021

Uma das coisas mais humanas? o tempo!
Apesar de ser técnico (física) em alguns momentos, a escrita de Rovelli mais um vez me surpreendeu?
O livro chega ser poético, filosófico? na tentativa de explicar o que pode ser o tempo?
Uma maravilhosa leitura extremamente reflexiva? RECOMENDO!!

1 | 2 | 3 | 4