O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

AlefRamos 01/09/2021

Coletânea inominável
Esse livro é uma coletânea de 10 contos de Lovecraft. Vai desde contos curtos como "Os gatos de Ulthar" a contos maiores como "Sussurros na escuridão".

Não é meu primeiro contato com o autor, já tinha lido outra coletânea dele há uns anos, no início demorei um pouco a me adaptar a leitura, mas depois fui ficando cada vez mais interessado pelo horror cósmico.

Essa coletânea traz alguns dos mais famosos contos do autor, tive a oportunidade de ler "A cor que caiu do céu" e simplesmente entendi a tão boa fama dessa história, que se tornou até o momento meu conto preferido do autor.

A edição do e-book é um pouco confusa, mas fora isso não tem problema algum, gostei muito da tradução da editora.

É coletânea boa tanto para iniciantes nos contos Lovecraftianos, quanto para aqueles que já o conheciam de antemão.

Taylor 01/09/2021

Melhor do que eu esperava
Eu gosto muito da escrita do Lovecraft e desse ar de conspiração macabra sempre rondando o clima das histórias.

Esse livro me surpreendeu, não pelo conto que já leva o nome e a capa do livro ? esse eu já esperava muito, e não me arrependi. Mas os outros contos também são excelentes, bom demais.

Tati- Leitora 30/08/2021

Por conta de expectativas minhas, eu esperava mais da história do Cthulhu. Em relação aos outros contos eu gostei muito do último já que acredito que ele foi o mais divertido de ler.

Noemy.Nayara 28/08/2021

Nessa primeira parte do conto em O chamado de Cthulhu, acompanhamos a narrativa do sobrinho-neto de George Gammell, um professor de universidade em Rhode Island.

George Gammel estava procurando por alguns documentos e ao invés disso, encontra na verdade uma caixa que o deixa bastante curioso ao abri-la.

Uma escultura de barro retratando uma criatura intrigante e bizarra que ele mal consegue descrever, tratava-se de um monstro de corpo grotesco e escamoso, possuidor de tentáculos e asas rudimentares.

A partir desse momento, o sobrinho de Angell busca uma forma de desvendar o mistério que ronda a morte de seu tio-avô.

Que havia tentado descobrir a relação entre cultos, acontecimentos estranhos e uma criatura denominada de "Cthulhu", presente em diversas culturas da humanidade, em épocas e lugares distintos.

E então somos levados a diversas desconbertas perturbandoras.

***

O livro também conta com as histórias: Dagon, A música de Erich Zann, os gatos de ulthar, a verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família e a casa abandonada.

***

São contos rápidos e intrigantes. Uma escrita viciante.

Alifer 19/08/2021

Um livro de contos que te levará a ter pesadelos
O livro composto pelos seguintes contos: O Chamado Cthulhu, A música de Erich Zann, Dagon, Os gatos de Ulthar, A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família e A casa abandonada; lançado em 2018 pela editora Pandorga faz o leitor se impressionar a cada página lida. Cada conto possui uma ?capa? obscura para o leitor poder imaginar as cenas narradas e assim adentrar as histórias.

É certo que todos os contos possuem seu encanto, no entanto os que não saem da minha mente são:

Os Gatos de Ulthar

Conta-se que em Ulthar é proibido matar gatos. Certa vez morava um casal muito mal com os bichanos e todas as noites se ouvia miados dos animais que eram capturados pela dupla. Um dia porém um povo errante resolve passar pela cidade e um dos mancebos possuía um gato de estimação ao qual nutria grande sentimento como se fosse um ente querido. Então, o gato do jovem desaparece e o mesmo após saber o que provavelmente havia acontecido com seu amigo levanta as mãos aos céus e faz uma oração e assim todos os gatos somem da cidade. Quando reaparecem, estão mais rechonchudos e rejeitando sua comida o que intriga a todos moradores. Em contrapartida quem também não aparece mais na cidade é o casal que odiava os bichanos, então o prefeito reúne um grupo e juntos vão até a casa deles e o que encontram lá os deixam assombrados e perplexos pelos resto de suas vidas.

E A música de Erich Zann

Certo jovem, estudante de metafisica, se muda para uma casa localizada na Rua d'Auseil. Uma rua um tanto excêntrica, pois seus prédios eram tortos, seu cheiro um pouco forte e com pouca iluminação. Nessa casa o jovem conhece um músico que tocava a noite, porém toda madrugada o músico tocava uma canção que o deixava intrigado e o fez querer ser amigo do músico e descobrir mais sobre tal composição. Após algumas tentativas e insistências o músico decide tocar para o garoto, mas não a música que o mesmo queria ouvir. E após muito insistir o músico decide escrever o motivo de não poder tocar a música para o rapaz, porém uma ventania e escuridão toma conta do ambiente e fatos assombrosos acontecem.

Esses dois contos em específicos me deixaram um tanto curioso. Em Os gatos de Ulthar, toda a história se mostra intrigante e o final nos deixa com nossas suspeitas sobre o que realmente pode ter acontecido, porém nunca o autor revela a verdade o que nos faz adentrar mais na história na intenção de encontrá-la.
Já em A música de Erich Zann, nos deparamos com o medo do nada, da escuridão. O vilão nunca é revelado mas nos faz senti-lo e de certa forma teme-lo. Assim como também nos desperta curiosidade sobre a assombrosa canção tocada pelo curioso compositor.

Joaoitalo18 14/08/2021

Lovecraft
Ótimos contos, um Lovecraft né amigos?
1º livro do box que comprei, já quero terminar os outros 2 kk

JL Marcal 12/08/2021

Não à toa é o pai do Horror Cósmico
Já havia lido todos os contos que esse livro traz, mas é mais surpreendente lê-los novamente. São contos geniais e com um horror que me fez ficar apreensivo em alguns momentos. Recomendo muito!!!

Duda 31/07/2021

Primeiro contato
Gostei muito da forma como as histórias são contadas, todos os contos tem uma pessoa que ouviu histórias, viu ou escutou coisas estranhas. O que leva o principal a procurar mais informações e acaba se deparando com criaturas e seres cósmicos. Tenho curiosidade de ler outros contos dele.

price; 30/07/2021

Ao mesmo tempo que Lovecraft provou ser uma mente genial ao desenvolver todo esse universo repleto de terror cósmico, ele também provou ter uma mente fechada e preconceituosa típica da época em que viveu e bom, alguns desses pensamentos estão inclusos em alguns dos contos presentes neste livro. Nada muito explícito, apenas trechos sutis que carregam um significado diferente de como deveria ser.

Tirando isso, todos os contos são incríveis. Os personagens, os seres místicos, as histórias e reviravoltas... Tudo me envolveu numa sensação de ansiedade que me fez querer ler mais e mais até acabar o livro. Com esse, encerro a leitura do box e tenho certeza que no futuro, irei ler mais e mais contos desse universo de horror cósmico que eu aprendi a amar.

Víviann 28/07/2021

Allan Poe é bem melhor
Bem, eu fiz a leitura dos contos e não senti aquela imersão tão completa que é típico dos contos de terror e suspense.

Ademais, o melhor conto é "Os gatos de Ulthar" que realmente traz uma trama interessante e que nos faz desejar ir até o final.

Por fim, leia Allan Poe que até o próprio Lovecraft recomenda como o mestre nesse gênero.

Ghellem Pires 19/07/2021

Não gostei rsrs
História chata e nada envolvente. Mesma pegada do outro livro q tbm não gostei rsrs.

Hollyson 18/07/2021

Alguns bons, outros nem tanto
Alguns contos muito bons. Já outros nem tanto. Racismo e xenofobia em alguns contos também. Ler Lovecraft é sempre um teste de se a repulsa que o racismo por ele explicitado vai superar a qualidade da escrita.
Sobre os contos em si, curiosamente um dos que achei de mediano para fraco é O Chamado de Cthulhu. Já outros como A Música de Erich Zann e Os Gatos de Ulthar são um deleite.
No mais recomendar um livro de Lovecraft pra mim é sempre complicado por suas obras estarem sempre carregadas desse racismo e dessa xenofobia que para muito faz com que os livros sejam intragáveis (e entendo perfeitamente esse sentimento).

JoAo366 18/07/2021

O chamado de Cthulhu
Essa foi uma leitura muito boa, eu gostei muito, a história te prende muito querendo saber mais as descobertas do personagem principal, gostei muito, recomendo a leitura

Zagato 14/07/2021

Uma resenha indescritível
Um livro com contos realmente interessantes e que valem a leitura, como um todo eles não deixam a desejar, mas em certos momentos tornam-se confusos, não sei se isso é pela escrita de Lovecraft ou pela tradução.