O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Caio 05/07/2021

No geral, aprendi que a escrita do Lovecraft não me agrada muito. Me deixa entediado. Mas gosto das imagens que ele pinta em seus livros e também gosto da sensação que elas me passam. Por mim o livro poderia ter só o conto A Música de Erich Zann e já estaria perfeito, porque é o único que tem um desfecho que realmente me agradou. Sei que é uma marca do Lovecraft não explicar o motivo das coisas bizarras que acontecem nas histórias, mas pelo menos neste conto senti que um ciclo se fechava. Senti um alívio que compartilhei com o protagonista, gosto disso.

Carla 02/07/2021

Eu confesso que, por Cthulhu ser tão famoso, esperava que a história fosse melhor. Não que seja ruim, só acho que criei expectativas demais. E quanto ao resto, é aquele negócio, eu não consigo aproveitar Lovecraft completamente porque os preconceitos dele me incomodam demais e prejudica minha leitura.
jonatan7 03/08/2021minha estante
Acabei de ler e concordo totalmente com você.

Jam Sales 30/06/2021

É clássico de terror que vc quer? (-?-?
Experiências com seres de outro mundo,casas assombradas, mistérios que te deixem com a pulga atrás da orelha , cultos misteriosos e ainda por cima, que seja um clássico da literatura?

Pois te convido a conhecer um pouco da mente assombrada deste escritor... Sim, falo isso pois boa parte do que escreveu é inspirado em seus próprios pesadelos. E aí, vc vai encarar? ?(????)?

Leticia2513 27/06/2021

o chamado do cthulhu e outros contos
Sinceramente esperava alguma coisa mais assustadora mas os contos não são ruins, a escrita é bem fluida e nem um pouco cansativa e os contos são bem gostosos de ler, apesar do racismo do autor ser bem presente ainda é são uma boa leitura

Beca Sasso 24/06/2021

Um começo curioso
Não sou uma grande fã do gênero, gosto bastante de Poe, mas confesso que fui vencida pela curiosidade. Precisava conhecer mais sobre a mitologia do Lovecraft.

Inicialmente, gostaria de salientar dois pontos: Em um primeiro momento me inquietou muito as questões raciais. Elas foram temporariamente apaziguadas pelo meus anos de cinema de horror que também trazem essa narrativa do Vodu e da Santeria como "a porta do inferno das malignas entidades que exalam enxofre e outros odores pútridos". Portanto, infelizmente, novidade nenhuma. O paralelo do preconceito racial é o mesmo. Se você assistiu "A chave mestra" deve entender do que falo. (Chamem os bombeiros! Queimem Lovecraft!)

O segundo ponto, é justamente o que eu citei ali sobre aos odores. Lovecraft é cinestésico, sensorial. Você lê e imagina a cena completa, dos olhos, ao ouvido, língua, é possível sentir a cena por inteira. Em algumas cenas senti náusea tamanha minha conexão com a leitura. Pra mim isso foi estupendo.

Eu fiquei fascinada pela história dos gatos e o último conto do livro me arrancou do sono no meio da noite com um pesadelo envolvendo uma casa assombrada.

Não posso dizer que não gostei, também não posso dizer que gostei, acredito que terei de ler mais alguns volumes para entender o cenário completamente inquietante e putrefato de Lovecraft.

Mr.racoon 21/06/2021

Livro mediano maioria das histórias já estão presentes no primeiro livro do primeiro box.Os outros contos são bons mais não tanto para segurar a leitura.Só terminei pois adoro as histórias do H. P. Lovecraft.

jmarceu 13/06/2021

É bom.
Comecei a leitura com a expectativa no topo. Fato que, com certeza, influenciou bastante na minha opinião final.
Esperava mais do conto principal e seu personagem: Cthulhu. Expectativas...
Porém, gostei da leitura. Principalmente, do último conto: sussurros na escuridão - dito como um dos melhores do autor.
Pra quem gosta do gênero ou tem curiosidade de conhecer um pouco do Lovecraft, este é um bom livro.

aleecardosoo 05/06/2021

Vou tentar, mas só tentar, não falar somente do conto ?O chamado de Cthulhu?!! Lovecraft, te conheci agora e já considero pakas!! Que terror gostoso esse de ?O chamado de Cthulhu?, eu me deixei mergulhar na história e quando me dei conta, estava realmente com medo de tudo o que estava lendo ali, a narrativa trás um mistério carregado de coisas um tanto quanto estranhas, mas que despertam a imaginação de uma forma tenebrosa.
Os outros contos contidos nesse livro, seguem a mesma riqueza de detalhes do Lovecraft, mas acredito que por estarem ao lado de um grande título a comparação fica meio injusta. A editora poderia ter escolhido com mais carinho os que ficariam nessa mesma edição, mas não deixa de serem ótimos contos (eu so não gostei de um deles). Mas recomendo bastante para quem gosta do gênero e quer experimentar uma história mais macabra.

Aninha 04/06/2021

Misterioso e obscuro
São vários contos envolvidos de mistérios e coisas sobrenaturais. Mortes ?acidentais? dão o tom nublado aos contos.
Os contos são:
- O Chamado de Cthulhu
- A Música de Erich Zann
- Dagon
- Os Gatos de Ulthar
- A Verdade Sobre o Falecido Arthur Jermyn e sua Família
- A Casa Abandonada

O meu preferido foi ?A música de Erich Zann?, um músico mudo cujo medo obscuro é estampado todas as noites. A chegada de um novo vizinho curioso revela esse mistério.
Nesta edição da Pandorga, o início de cada conto traz ilustrações complementando as estórias, e o trecho final sobre o autor tornaram a edição simples porém bem feita.

Beatriz2766 02/06/2021

Bom, mas não gosto
Acho que eu tenho pouca imaginação, porque eu não consigo enxergar as coisas direito nas histórias de H.P. Lovecraft.

Ludbilla 21/05/2021

Esperava mais
As adaptações para jogos, séries, sistemas de RPG, etc, são simplesmente perfeitos mas o livro....
Se propõe a ser um livro de terror, mas no máximo do máximo é um suspense
A maioria dos contos de estende muito de forma muito desnecessária e aí vai ficando cansativo.
Tiveram os contos bons? Claro.
Vi muitas influências dos RPGs do Cellbit aqui? Sim
Recomendaria esse livro ? Talvez, certeza q vai ter gente q vai gostar
Mas pra mim, particularmente, só me deu sono. Enfim.. é isso

Vinicius.Amelio 05/05/2021

Não atendeu às minhas expectativas
Pelo que sempre li sobre o Lovecraft e as recomendações que tinham sobre os livros, acreditava que ia me encantar logo de cara e isso não me ocorreu. Não sei se porque não estou acostumado com o gênero, mas apenas o conto da casa e dos gatos me chamaram a atenção. Não que os outros sejam ruins, mas não me prenderam tanto.

Helena 27/04/2021

Esse é um tipo de literatura que precisava ler para saber se é ou não do meu gosto. Resultado: não é.
Eu gosto muito de suspense, de histórias que trazem enigmas, dúvidas, possibilidades. Por isso gosto de Allan Poe.
Mas não posso negar que Lovecraft fez um bom trabalho. A forma como descreve seus monstros é magnífica, pois consegue desenhá-los com palavras e eu vi todos em minha imaginação a medida que lia.
É um bom livro, mas há algumas falhas que acredito que muitos saibam, como o racismo explícito. Havia momentos na leitura que eu ficava até enojada com o que estava escrito.
Tentando ignorar esse ponto terrível do livro, continuei a leitura e vi textos bem escritos, um autor com uma imaginação ímpar. Ele conseguiu criar um bom suspense, principalmente na última história, a única que eu realmente gostei. Em "A casa abandonada", vi o verdadeiro terror, aquele que prende a atenção de tal forma que sente até o receio do que pode acontecer. A narrativa foi bem fluída, história bem construída e um suspense surreal. Esse vale muito a pena a leitura.

Felipe.Sanvi 22/04/2021

Bom, mas depende
Esperava algo totalmente diferente de "O chamado de Cthulhu", mas ainda assim saí satisfeito com o conto. Minha maior surpresa foi "A Música de Erich Zann" pra mim é o melhor conto deste livro.
O "depende" no título é com relação a escrita racista dele, comprei o box sem saber que ele usava tais termos... Me incomodou bastante, mas no teor criativo me agradou muito.

kailane.mota 20/04/2021

Criei uma expectativa que não foi consolidada
Eu conheci o H.P. meses atrás enquanto procurava por alguns livros novos. Quando vi os temas dos contos e o gênero me interessei bastante e achei que fosse a hora de me afastar dos não-ficção e ficções (mais para fantasia) que tanto estava lendo.
Mas sendo bem sincera, eu só gostei de uns 2 contos e ainda daria no máximo 3 (de 5 estrelas).
Eu achei até criativas? Sim, mas outras nem tanto.
E eu ainda cheia de expectativa comprei o mini box e agora a última coisa que quero é ler os outros 2 livros ??
Daqui um tempo vou tentar revezar com outros livros e ver se saio do lugar ??