O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

O Chamado de Cthulhu e Outros Contos H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Chamado de Cthulhu e Outros Contos

Lena ;) 25/09/2022

Primeiro livro de Lovecraft que tive contato, são três contos curtos que o compõem todos focados em mistério e suspense. O autor conseguiu descrever os horrores das criaturas em sua escrita de maneira que fui levada pela curiosidade a ler ainda mais sobre, ele explora o medo em alguns personagens mostrando que apesar de sobreviverem não quer dizer que a existência da criatura não impactou neles.
LarissaDa'Neer 26/09/2022minha estante
toma vergonha fêmea

Lena ;) 26/09/2022minha estante
O livro é bom juro, só me desanimou que até o demonio sabe nadar e eu não, mas considerando que o bicho é tipo um polvo saber nadar é o mínimo

Louise Rodrigues 19/10/2022

Maçante...
Demorei pra terminar,só não abandonei pq não tenho o costume,mas me senti tentada rs
As historias são interessantes mas a escrita é arrastada. Sem falar no racismo do autor...

Lily 17/04/2021

Poderia ter sido melhor...
Alguns contos achei bastante chatinhos e entediantes de ler, por isso demorei bastante para consegui finalizar esse livro. Gostei de alguns contos, e em específico, adorei A Cor Que Caiu do Céu. Esse conto simplesmente ganhou o meu coração, a atmosfera me lembrou muito o filme A Vastidão da Noite, que por sinal, é um dos meus favoritos. Contudo, dois contos em específico seriam muito mais aproveitados por mim durante a leitura se não tivessem um conteúdo carregado de racismo e xenofobia. Não consegui de forma alguma imergir na trama e nem sentir o horror que é esperado nesses dois contos em específico. De fato, Lovecraft foi um divisor de águas revolucionando o universo do terror escrevendo sobre suas criaturas cósmicas, mas não podemos negar o quanto sua raiz preconceituosa foi ignorada por tanto tempo e ainda relativizada por muitos. Se não houvessem tantas coisas problemáticas, com certeza experiência de ler esse livro poderia ter sido melhor.

Edit: 3 estrelas só por causa de A Cor Que Caiu do Céu ??

glorq 18/12/2022

É verdade que os contos são bem elaborados e têm uma escrita cativante, mas são mortalmente permeados pelos preconceitos do autor.
As histórias são bem construídas, têm um desenvolvimento e fim consistentes, mas são previsíveis. E com certeza, toda a ambientação e mergulho no universo eram simplesmente quebrados pelas explícitas expressões racistas e xenofóbicas. Chegando no nivel de o plot dos contos serem basicamente sobre isso. Só indico para ter conhecimento do nome H.P. Lovecraft.

Rabelo 27/12/2021

O conto "O Chamado de Cthulhu" eu achei péssimo, monótono e arrastado. Os outros contos do livro me cativaram muito mais e o último é maravilhoso.

O primeiro conto foi tão ruim que eu arrastei o livro por semanas.

jmarceu 13/06/2021

É bom.
Comecei a leitura com a expectativa no topo. Fato que, com certeza, influenciou bastante na minha opinião final.
Esperava mais do conto principal e seu personagem: Cthulhu. Expectativas...
Porém, gostei da leitura. Principalmente, do último conto: sussurros na escuridão - dito como um dos melhores do autor.
Pra quem gosta do gênero ou tem curiosidade de conhecer um pouco do Lovecraft, este é um bom livro.

Pedro Ramos 24/01/2023

Bom para passar o tempo
É um conjunto de contos do hp lovecraft bem divertidinhos e que pode render uma boa leitura no entanto não achei nada demais dado o histórico que eu conhecia do autor, talvez esses contos não sejam seus melhores ou eu simplesmente não esteja muito acostumado a ler contos.
karolina 24/01/2023minha estante
recomendo ler "o modelo de pickman", "na cripta" e "hypnos"que são contos bem curtinhos dele que podem melhorar tua experiência com a escrita do autor, as vezes realmente tem alguns contos que não são tão interessantes

isnarbru 18/03/2022

Começei esse livro por causa de um amigo, livro de terror cósmico? Oque e isso???? Então fui e li, a leitura e realmente boa, love craft consegue descrever bem seus ambientes e aspectos, de primeira pode parecer um pouco confuso, mas depois de um tempo você acaba se apegando

Guilherme 17/02/2023

Apenas mais um
Se alguém me perguntasse se vale a pena ler este livro, eu digo que não, tem alguns contos legais, mas o principal que é O Chamado de Cthulhu, não me prendeu, em parte, por ser um gênero que não me chama tanto a atenção, e em parte por não provocar "aquele horror" que se espera. Como dito, tem outros contos, que o mistério, o suspense, e o inimaginável são mais fortes.

Hollyson 18/07/2021

Alguns bons, outros nem tanto
Alguns contos muito bons. Já outros nem tanto. Racismo e xenofobia em alguns contos também. Ler Lovecraft é sempre um teste de se a repulsa que o racismo por ele explicitado vai superar a qualidade da escrita.
Sobre os contos em si, curiosamente um dos que achei de mediano para fraco é O Chamado de Cthulhu. Já outros como A Música de Erich Zann e Os Gatos de Ulthar são um deleite.
No mais recomendar um livro de Lovecraft pra mim é sempre complicado por suas obras estarem sempre carregadas desse racismo e dessa xenofobia que para muito faz com que os livros sejam intragáveis (e entendo perfeitamente esse sentimento).

Jefte.Arcanjo 21/02/2023

Inovador... Mas repetitivo.
Alguns contos como "O Chamado de Cthulhu", "A música de Erick Zann" e "Dagon" me chamaram muito a atenção e me deixaram muito apreensivo quanto a conclusão da trama. Os outros contos confesso que achei bem mais ou menos e repetitivo, me levando a terminar a leitura apenas por questão de honra. O livro valeu a pena pelos 3 contos mencionados acima.

Víviann 28/07/2021

Allan Poe é bem melhor
Bem, eu fiz a leitura dos contos e não senti aquela imersão tão completa que é típico dos contos de terror e suspense.

Ademais, o melhor conto é "Os gatos de Ulthar" que realmente traz uma trama interessante e que nos faz desejar ir até o final.

Por fim, leia Allan Poe que até o próprio Lovecraft recomenda como o mestre nesse gênero.

JL Marcal 12/08/2021

Não à toa é o pai do Horror Cósmico
Já havia lido todos os contos que esse livro traz, mas é mais surpreendente lê-los novamente. São contos geniais e com um horror que me fez ficar apreensivo em alguns momentos. Recomendo muito!!!

Alifer 19/08/2021

Um livro de contos que te levará a ter pesadelos
O livro composto pelos seguintes contos: O Chamado Cthulhu, A música de Erich Zann, Dagon, Os gatos de Ulthar, A verdade sobre o falecido Arthur Jermyn e sua família e A casa abandonada; lançado em 2018 pela editora Pandorga faz o leitor se impressionar a cada página lida. Cada conto possui uma ?capa? obscura para o leitor poder imaginar as cenas narradas e assim adentrar as histórias.

É certo que todos os contos possuem seu encanto, no entanto os que não saem da minha mente são:

Os Gatos de Ulthar

Conta-se que em Ulthar é proibido matar gatos. Certa vez morava um casal muito mal com os bichanos e todas as noites se ouvia miados dos animais que eram capturados pela dupla. Um dia porém um povo errante resolve passar pela cidade e um dos mancebos possuía um gato de estimação ao qual nutria grande sentimento como se fosse um ente querido. Então, o gato do jovem desaparece e o mesmo após saber o que provavelmente havia acontecido com seu amigo levanta as mãos aos céus e faz uma oração e assim todos os gatos somem da cidade. Quando reaparecem, estão mais rechonchudos e rejeitando sua comida o que intriga a todos moradores. Em contrapartida quem também não aparece mais na cidade é o casal que odiava os bichanos, então o prefeito reúne um grupo e juntos vão até a casa deles e o que encontram lá os deixam assombrados e perplexos pelos resto de suas vidas.

E A música de Erich Zann

Certo jovem, estudante de metafisica, se muda para uma casa localizada na Rua d'Auseil. Uma rua um tanto excêntrica, pois seus prédios eram tortos, seu cheiro um pouco forte e com pouca iluminação. Nessa casa o jovem conhece um músico que tocava a noite, porém toda madrugada o músico tocava uma canção que o deixava intrigado e o fez querer ser amigo do músico e descobrir mais sobre tal composição. Após algumas tentativas e insistências o músico decide tocar para o garoto, mas não a música que o mesmo queria ouvir. E após muito insistir o músico decide escrever o motivo de não poder tocar a música para o rapaz, porém uma ventania e escuridão toma conta do ambiente e fatos assombrosos acontecem.

Esses dois contos em específicos me deixaram um tanto curioso. Em Os gatos de Ulthar, toda a história se mostra intrigante e o final nos deixa com nossas suspeitas sobre o que realmente pode ter acontecido, porém nunca o autor revela a verdade o que nos faz adentrar mais na história na intenção de encontrá-la.
Já em A música de Erich Zann, nos deparamos com o medo do nada, da escuridão. O vilão nunca é revelado mas nos faz senti-lo e de certa forma teme-lo. Assim como também nos desperta curiosidade sobre a assombrosa canção tocada pelo curioso compositor.