Pequenos incêndios por toda parte

Pequenos incêndios por toda parte Celeste Ng

Resenhas - Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Isa | @isatosta.pdf 01/02/2023

SURTO
Que doideira maravilhosa é esse livro, gente, nem sei por onde começar kkk você começa a leitura achando que vai ser um suspense por causa de um incêndio e aí quando viu tá chorando com drama familiar e desenvolvimento de personagens que você acabou de conhecer ?

JoAo1305 28/01/2023

Pequenos incêndios por toda parte - Bom
Gostei bastante da maneira como a autora desenvolveu os personagens ao longo da história, mostrando o que levou os personagens a tomarem tais decisões. A personagem Mia, sem sombra de dúvida, foi a personagem que mais agregou.
O livro aborda também questões importantes como a relação dos pais com os filhos, aborto, sobre não existir um lado certo e errado, e sobre segundas chances.
Não é um livro perfeito, mas gostei e me fez ficar entretido

Lucy 28/01/2023

Mulher e dignidade como tema central
O livro É sobre uma mãe e filha que se mudam muito, a mãe faz bicos e é fotógrafa artística, do tipo de exposição.
Elas chegam em uma cidade que é bem organizada e de classe média
Que foi fundada por um povo que teve um passado ruim, não me lembro o nome agora. Os cidadãos atuais (decada de 1990 no livro) sentem que não têm culpa pelos ancestrais e que são receptivos, não racistas e caridosos. Essa cidade existe e a autora viveu lá.
As ideias de meritocracia, religiosas (pouco abordadas) , de classe e de racismo ficam extremamente claras.
A temática central é a maternidade e as diversas maneiras de ser mãe, assim como o direito reprodutivo da mulher e o "como" as pessoas elencam aquilo que é realmente importante, criando discursos que viabilizam seus próprios desejos.
Porém, vemos como à mulher (através da temática da maternidade) é delegada a uma subclasse dentro de um sistema capitalista que as usa como ferramentas dos desejos do patriarcado.
E neste inteirim conseguimos verificar possibilidades de fuga desse sistema e como é que as mulheres que fogem desse sistema acabam vivendo na margem, não a margem das mulheres que estão dentro dele, mas em outro tipo.
O livro é bem amarrado e mexe com o lugar comum dos critérios do que é ser mãe, do que é ser mãe aceitável e do impedimento da maternidade. Dentro disto as mulheres que lá se encontram não são algozes e sim vítimas, todas elas, mesmo que algumas tenham alguns privilégios em relação às outras.
A série é um pouco diferente em sutilezas, mas as diferenças de um e outro n afetam a experiencia de ser uma derivada da outra.
O final da série e do livro mudam, mas a intenção, no final, se mantém.

Capitu.Jamaittes 25/01/2023

Toda família tem segredos, tem podres, por mais perfeita que possa parecer.
Pequenos incêndios por toda parte fala de pessoas, famílias, amigos, vizinhos, fofocas, julgamentos e consequências.
Leitura rápida e fluída.

cosmicss_ 25/01/2023

Um drama familiar do jeito que eu gosto
Escrita envolvente, personagens cativantes e dramas tão reais que você poderia facilmente encontrá-los em sua vizinhança.
A única coisa que me fez tirar uma estrela desse livro foi o final aberto (por mim poderia ter mais umas duzentas páginas).

Luiza 22/01/2023

? Mas o problema das regras, refletiu ele, era que subentendiam um jeito errado e um jeito certo de fazer as coisas, quando, na verdade, na maior parte do tempo havia apenas jeitos, sendo que nenhum deles era exatamente certo ou errado e nada podia indicar com certeza de que lado da linha você estava.

Gostei bastante da leitura e recomendo. A narrativa é simples, bem construída e os personagens são redondos, sem muitos excessos. Adorei como a autora conduziu as diferenças entre as mães/famílias, mas sem criar uma atmosfera de rivalidade.

Diego Alves Z 21/01/2023

Pequenos incêndios a cada página.
Celeste Ng fala sobre maternidade, do que é se tornar mãe, do que é confrontar a adolescência que quando você envelhece parece que você esquece que um dia já foi jovem, da busca pela perfeição que é apenas utópica.

Robson68 20/01/2023

Melhor que a série
Vibe bem "Big Little Lies", este livro tem um ritmo muito interessante e bastante envolvente. Gosto da maneira como a história é contada, sempre nos atiçando a querer saber mais. Personagens cativantes e misteriosos fazem aumentar nossa curiosidade. Vale a pena.

Manuela222 20/01/2023

EU AMEI!!!
Fiquei sabendo sobre esse livro em um encontro do clube do livro na minha escola!!! fiquei super curiosa e superou todas as expectativas ?

Dhienyfer 20/01/2023

Pequenos Incêndios por Toda Parte
Como falar desse livro sem soltar spoiler, vamos lá Pequenos Incêndios Por Toda Parte me surpreendeu muito, abordando uma temática em que não imaginava, a autora consegue se desenvolver dentro da questão abordada com muita maestria deixando o leitor bem confuso com seus próprios conceitos. Esse não é  um livro que tem um grande mistério para resolver, é um livro que aborda temáticas familiares e como toda família aqui  também tem seg
redos escondidos. Quando o mundo da família Richardson colide com as Warren a
linha entre o certo e errado acaba  misturando-se, e levando o leitor a pergunta-se até onde vai o certo e o errado.
Pequenos Incêndios Por Toda Parte é um livro que queima em fogo lento.

juderezende 18/01/2023

"Queime para reconstruir"
Não lembro qual booktuber me indicou esse livro, mas deixo aqui meu agradecimento.
Fui com expectativa baixas, porque li muitas resenhas sobre o livro ser entediante, mas não achei isso. Pequenos Incêndios Por Toda Parte faz jus ao nome. Cada coisinha que vai acontecendo aqui e ali, em diferentes núcleos de personagens, vai somando para um acontecimento: o final.
Achei a trama bem construída, os personagens humanizados, e a escrita da autora é muito boa.
A única coisa que me deixou não amar tanto o livro foi o final. Me pareceu que a autora já estava cansada de escrever e chutou o balde, fazendo um final rápido demais. Não que seja ruim, mas pela magnitude da história, esperava um final mais épico.

yasneryst 17/01/2023

Morno com gosto de água choca.
Vou dizer que esperava mais.
A escrita é fluída, o livro é fácil de ser lido, pode ser um livro bom para sair da ressaca literária, esses foram os elogios.
Mas sinto que falta um pouco ainda para ser um bom livro.
No começo da leitura estava bastante empolgada, porque essa coisa de comunidade reservada conservadora é um ótimo cenário para o plot do livro, que é a colisão de dois mundos.
Uma família com dinheiro, que segue os padrões versus uma família com bem menos, fora dos padrões.
A questão é: ÓBVIO que as coisas não seriam como parece ser. ÓBVIO que na família com mais dinheiro faltaria amor. ÓBVIO que uma invejaria a outra. ÓBVIO que em algum momento aconteceria uma confusão que expõe as hipocrisias.
É tudo muito óbvio, muito na superfície... e apesar de em um momento o racismo ser discutido e apesar da discussão o mundo continuar o mesmo não causa revolta, não causa nada, porque a narrativa não surpreende em nenhum momento.
É, infelizmente, um livro que não me marcou, dificilmente vou me pegar pensando nele no futuro e é quase impossível que eu volte a ler esse livro.

ka 17/01/2023

Um drama familiar que nos faz refletir muito sobre questões éticas e sociais. A autora traz um debate avassalador sobre a maternidade e sobre a hipocrisia de uma comunidade de classe rica, que é extremamente privilegiada

A Sra.Richardson é aquela rica que paga de boazinha e vive de aparências. Se ajuda alguém, ajuda com a intenção de que todos saibam e que comentem sobre como ela é uma boa pessoa. Acredita que tudo e todos que vivem diferentes dela estão errados e que ela está sempre certa. Uma chata

Apesar de me fazer refletir sobre muitas questões, a narrativa não é totalmente do meu agrado. A narradora começa falando sobre assunto X e do nada divaga sobre Y e Z, ai volta pro X. Não existem grandes acontecimentos ao longo do livro, o que deixa, as vezes, a leitura arrastada.

A autora constantemente falando que ?mãe de verdade? é a que pariu, a que tem o mesmo sangue, é algo irritante e incômodo

Lorena 17/01/2023

Muitos e muitos incêndios!
Eu simplesmente fiquei encantada com tantos segredos, tantas mentiras e tantas fachadas.
Cada personagem traz consigo um segredo e esse segredo embaralha toda a nossa forma de pensar. Muitas vezes me peguei dividida sobre cada personagem.
Muitas vezes parei e falei: uau, que coisa não?!

Vale a pena ler. Nos faz refletir muito !

Mike Moraes 17/01/2023

Fotos
Não me identifiquei muito com nenhuma delas
Sempre curioso pra saber os segredos da Mia
E o final foi oq mais valeu a pena, oque a Mia preparou pra eles foi incrível demais