Pequenos incêndios por toda parte

Pequenos incêndios por toda parte Celeste Ng

Resenhas - Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Bru 19/07/2020

sinônimo de fogo no parquinho
amei o título e essa idéia de pequenas faíscas abordada, tanto na questão de problemas familiares quanto na abordagem de temas como sexualidade, racismo, machismo e outros assuntos polêmicos.

o que me decepcionou mesmo foi apenas o final, ficou meio confuso e deixou umas pontas soltas (espero realmente que tenha continuação )
Marinilsa0 19/07/2020minha estante
Terminei esse livro hoje e tb achei que o final deixou muito a desejar.

Bru 19/07/2020minha estante
simm, criei esperanças de uma possível continuação

Marinilsa0 19/07/2020minha estante
Pois é. Agora vou assistir a série. Mas o final permitia inúmeras possibilidades e a autora escolheu o mais sem sentido( na minha opinião ).

helodoll 31/12/2023

Pequenos incêndios por toda parte
Apresenta uma trama familiar rica e bem construída, explorando questões de raça, sexualidade e pressões sociais de forma intrigante. Celeste Ng tece uma narrativa oscilando entre o suspense e drama que, apesar de inicialmente lenta na descrição minuciosa do cenário, revela uma complexidade que prende o leitor desde a primeira página. A dualidade de perspectivas entre as personagens e os dilemas morais explorados, especialmente em torno da questão judicial da bebê, adiciona camadas significativas à história. Embora alguns possam achar a narrativa mais introspectiva, o livro oferece uma experiência imersiva, recomendada para quem busca uma leitura que transcenda os limites do óbvio.

Tamirez | @resenhandosonhos 14/09/2018

Pequenos Incêndios por Toda Parte
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e, certamente, uma surpresa. Quando comecei a leitura, estava esperando por algum grande mistério a ser resolvido e um clima de suspense no ar. Leve engano. Apesar de sabermos que há algo aqui que precisa ser revelado e que está escondido sobre camadas e camadas, essa não é a cereja do bolo em Pequenos Incêndios Por Toda Parte.

O que temos aqui é uma típica burguesia, que vive em um círculo de perfeição e que, qualquer coisa que se diferencie ou crie um distúrbio – Mia -, é visto como algo perigoso e a ser combatido. É por isso que Warren acaba por entrar no radar de Elena, após ajudar alguém com quem se importa, se colocando em uma posição que vai torná-la um alvo de uma mulher que tem tempo e recursos de sobra para investir em descobrir seus segredos.

Em paralelo a isso vemos o envolvimento da filha de Mia, Pearl, com a família Richardson, através da relação que se cria com os filhos de Elena. Todo o mundo de estabilidade e riqueza é algo novo para a garota, que acompanhou a mãe em sua jornada artística ao longo dos anos, mas que, ao mesmo tempo, se ressente por ter que ter mudado tanto.

“A raiva é o guarda-costas do medo.”

Mia é uma artista, trabalha com fotografia. Porém, não é algo tradicional. Ela estuda por muito tempo suas temáticas e instalações até finalmente ficar satisfeita com a obra final. E isso não tem sido o suficiente para pagar o alguém e por comida na mesa, por isso ela sempre precisa de um emprego em paralelo.

E essa narrativa já começa de trás pra frente, nos apresentando algo que acontecerá a frente como o ponta pé inicial: um incêndio e, talvez, uma possível culpada. Entretanto, como que essa pessoa chegou ao ponto de fazer tal coisa e porquê? A partir dai, voltamos para acompanhar tudo um pouco antes e nos embrenhamos no cerne de duas famílias que não poderiam ser mais opostas, mas que de suas maneiras bem particulares, escondem segredos.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte vai além do suspense e nos apresenta um drama familiar que retrata coisas reais e vívidas de uma realidade que só pertence a um lado e parece quase fantasiosa. A ilusão do mundo perfeito, da família bem estruturada que mora em uma casa perfeita, de pais amorosos, de irmãos unidos. Tudo isso que aos poucos vai se desvelando como algo diferente e que chega a um cataclisma ao bater de frente com a simplicidade e desprendimento de alguém que não disfarça que possui coisas escondidas.

Esse não é o meu tipo favorito de livro, mas fui consumida pela escrita de Celeste Ng. Ela desdobra pontos do nada e quando você vê, recebeu uma porção de informações que você sequer percebe de onde vieram. Isso, entretanto, pode ser um ponto negativo também, pois enrola mais a história e, não necessariamente contribui de forma ativa para a trama principal. Porém, é sim uma forma de envolver o leitor a se ver cada vez mais submerso no mundo desses personagens.

Se é um suspense de mistério que você procura, não é isso que vai encontrar aqui. Mas se é algo mais familiar, real em uma visão de subúrbio de primeiro mundo, esse pode ser o livro que vai deixar você preso a ele do início ao fim.

site: http://resenhandosonhos.com/pequenos-incendios-por-toda-parte-celeste-ng/
Laví 28/07/2020minha estante
Você acha que com 15 anos dá pra ler esse livro tranquilo?

sleepyintgarden 28/03/2021

drama familiar
Gostei muito da leitura. É um livro fluido, com uma história que vai sendo desvendada aos poucos. É uma obra detalhista, que se passa através dos pontos de vista de todos os personagens. Mia e sua história são muito interessantes.Confesso que esperei muito por um momento em que a confusão seria desfeita e tudo ficasse em seu lugar, mas infelizmente o livro acabou aqui. Indico muito. Principalmente pra quem tá começando a ler.

Camila 15/07/2020

Família perfeita (?)
Com uma escrita envolvente a autora nos deixa imersos nesse romance.

A história é baseada nas relações entre duas famílias bem distintas. Uma família rica considerada perfeita e uma outra família bem peculiar e cheia de enigmas.
A partir de um ponto chave dessa trama os personagens entram em vários conflitos e esses pequenos incêndios por toda parte criam uma história impressionante.

Renan 02/08/2020

Pequenos Incêndios por Toda Parte era uma leitura desejada. Não me decepcionou, porém, acho que o final poderia ter sido melhor trabalhado. Acho que merecia, inclusive, uma continuação. Moody me decepcionou um pouco. Lexie se tornou uma personagem mais agradável ao longo da história. Pearl e Tip são dois sem graça. Já Izzy e Mia se combinam, de fato. Uma boa história e um bom investimento de tempo.

Gabriel 29/08/2021

Um drama cheio de camadas
Esse livro me surpreendeu muito.

Comecei a leitura achando tudo superficial, lento, desinteressante e sem propósito. Só depois da páginas 100 eu comecei a me apegar a narrativa e aos "problemas" dos personagens. Ao passar das páginas, somos jogados no meio de um local de gente rica e escrota que tem zero capacidade de empatia e pouco de humanidade.

A Mia e a Pearl são de longe as personagens mais interessantes do livro, as duas são uma "quebra" no ritmo perfeitinho e redondo de Shaker Heights. Mia tem uma história de vida bem densa e cheia de tristeza.

Com exceção da Izzy, todos os Richardson são pessoas mesquinhas e vazias que só pensam em si mesmos. De longe, a Elena é a mais podre de todos (só passei ódio com essa personagem).

Gostei muito de como a história da Bebe foi inserida e de como ela terminou, principalmente (rsrsrs). A maneira como todos os pequenos acontecimentos se conectam é ótima e faz a leitura dos últimos 50% do livro ser frenética.

Gostei muito do livro (foi muito melhor do que pensei que seria), apesar do início difícil. Feliz de não ter abandonado

Kivia Raquel 27/08/2021

Leitura fluída e envolvente
Relações familiares nem sempre são fáceis e as mães não nascem mães, cada pessoa tem suas particularidades e muitas delas escondem segredos que talvez nunca sejam revelados.

Aline.Silva 03/08/2020

Tombo atrás de tombo
Amei, é um plot twist atrás de outro. Vale a pena cada letra.

CamiBrito 06/09/2020

Não é fácil mais vale a pena
A escrita da autora é diferente, na verdade a maneira como ela passa de um personagem pra outro complica um pouco. Questões como racismo, privilégio, aborto, aparecem no livro.
Eu realmente passei muita raiva por causa da família, como eles eram um bando de desajustados e egoistas. O final me agradou... no meu mundo Mia, Pearl e Izzy são felizes.

Tangerina 23/02/2022

Eu curti muito do livro. Ouvi muito sobre ele, mas sem nenhuma informação sobre a história em si.

Gostei muito do fim, achei diferente, e sobretudo sobre como foram descritos os personagens, nenhum personagem com o estereótipo perfeito, são todos retratados como humanos, falhos. Cada um com seus respectivos valores, alguns, não simpatizei, outros, me apaixonei.

*Fiquei com muita pena da Izzy.

@vcdisselivros 24/02/2020

De boas intenções o inferno está cheio
Regras, uma norma estabelecida por quem quer impor um padrão geral, no caso, a definição perfeita do lugar conhecido como Shaker Heighs.

Na cidade modelo não faltam regras, como exemplo, nos dias de coleta as latas de lixo devem ser deixadas nos fundos da casa, assim, quem passa pela rua evita aquela imagem desagradável de lixo amontoado. O mesmo vale para os carros dos moradores, eles não devem ficar visíveis, a garagem anexa serve para preservar a vista da rua.

Na prefeitura, as casas são categorizadas por estilo Tudor, inglês ou francês e as cores adequadas para cada uma são apontadas para os arquitetos e para os proprietários. Se a grama do imóvel ultrapassar 15cm de altura você será notificado, caso não resolva a questão em três dias, esteja preparado para ser penalizado.

E assim, Mia Warren e a filha adolescente, Pearl, chegam ao local para abalar o senso de perfeição daqueles que vivem e respiram as regras da cúpula que é Shaker Heighs. A artista enigmática indica não se preocupar em ter status, diferente da organizada Elena Richardson, proprietária da casa que Mia aluga ao se mudar.

Singulares, de pouco em pouco as estranhas despertam a atenção dos quatro filhos da família Richardson, Trip, Moody, Lexie e Izzie que se encantam com as novas inquilinas da mãe ao ver nelas um estilo de vida diferente do qual estão acostumados.

No entanto, toda a atenção que Mia recebe se torna incômoda devido ao passado que ela tenta ocultar. Ocorre que quanto mais ela despreza a rotina da sociedade em que vive, mais ela se torna alvo de Elena Richardson.

Para piorar, os ânimos atingem o máximo quando as duas mulheres se encontram em lados opostos durante uma batalha de adoção. Ocorre que um casal de amigos de Elena, típico de Shaker Heighs, adota uma bebê oriental, na medida que Mia conhece a mãe biológica da criança, que aparece e entra na disputa para reaver a guarda.

Qual é o preço da perfeição

Em Pequenos incêndios por toda parte são os relacionamentos robóticos. Tudo parece tão planejado que as coisas apenas seguem um fluxo. O resultado? Uma família que apesar de grande é solitária, mantendo as personalidades verdadeiras ocultas em prol da imagem imposta pelo padrão. Uma história que revela personagens rasos e justificam o egoísmo a soberba com o que chamam de boas intenções.

Desafie o padrão

A presença de Mia mostra ao leitor que é ok ter um problema, que o perrengue ali serve para o nosso crescimento pessoal e que na verdade a situação foi uma oportunidade, no fim tudo ficará bem.

Teremos série pela Hulu

Ainda não se sabe quando a série será disponibilizada no Brasil, mas lá fora a data está prevista para o dia 18 de março. No elenco estelar, Reese Witherspoon como Elena Richardson e Kerry Washington como Mia Warren.

site: https://instagram.com/vcdisselivros.oficial?igshid=1t5fxkf8aojpq

Pedro Fontes 01/05/2021minha estante
Amo

18/12/2020

Nem sempre as regras evitam os desastres
Escrito pela autora Celeste Ng e publicado pela Editora Intrínseca em 2018, Pequenos incêndios por toda parte vai nos mostrar que nem sempre seguir as regras evita todos os desastres.

Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, acaba de se mudar com sua filha adolescente para Shaker Heights, um bairro extremamente planejado e organizado. Ela aluga a casa de Elena Richardson e em pouco tempo mãe e filha se tornam mais do que meras inquilinas.

Os quatro filhos da família Richardson e a novas moradoras do bairro criam uma relação que afeta toda a dinâmica famíliar. Elena, que se idêntifica com o espírito organizado de Shaker, sempre se envolve na vida de todos alegando ser para o bem e Mia, uma mulher que não sabe seguir regras, carrega cicatrizes do passado e despreza o estilo de vida do seu novo bairro.

E é neste embate silencioso que digo que estamos diante do livro que mais me surpreendeu neste ano. Este é meu primeiro contato com a Celeste e fiquei apaixonada pela escrita dela. Passado, presente e futuro estão entrelaçados nesta narrativa que aborta temas como: classe social, racismo, eletismo e maternidade.

Os personagens são complexos e durante a leitura eu não consegui identificar quem era o vilão ou quem era o herói (se é que existe um ou outro), muito menos o que ia acontecer com cada um dos personagens, mas o que quero dizer é que não existe um certo ou errado, existe uma situação e um desfecho, mas a conclusão se foi bom ou ruim fica por nossa conta. Vou ser sincera com vocês, eu sou apaixonada por livros que não possuem um final óbvio demais e esse foi um dos motivos que me fez gostar dessa obra.

Pequenos incêndios por toda parte possuí críticas sutis e um desfecho muito reflexivo com possibilidade para uma continuação (mas já que sei que isso não vai acontecer) e agora só me resta assistir a série inspirada neste livro para saber se é tão boa quanto a leitura ou não.

Luiz 27/04/2020

Aconchegante
Primeiramente gostaria de dizer que esse livro já estava parado na instante a um bom tempo, já havia ficado antes sem coisa para lê e ainda assim não fui até ele. Durante essa quarentena estava passando pela estante e vi o titulo do livro "Pequenos incêndios por toda parte" e não sei porque, mas esse titulo falou tanto comigo nesse período que estamos vivendo. Comecei a leitura com um pouco de receio, visto que o prefacio não me instigou. Após algumas paginas, fui me envolvendo e ao decorrer da historia, a Celeste vai nos envolvendo cada vez mais na vida dos personagens, nos fazendo sentir uma empatia tão grande que começamos a duvidar de questões éticas e sociais que estão presentes no enredo. O livro terminou e estou com uma sensação de vazio, como se faltasse algo, como se estivesse me despedindo de amigos que já conheço a muito tempo. Num todo, a leitura de Pequenos Incêndios por Toda Parte, é extremamente envolvente e aconchegante, um livro que com toda certeza entrará na minha lista de favoritos.
YisraelC 28/04/2020minha estante
Muito bom! Adorei esse livro os assuntos abordados pela autora estão na minha mente até hoje. Achei a leitura muito envolvente mesmo! Eu entendi que os pequenos incêndios são pequenas situações não resolvidas que se tornam grandes incêndios.

YisraelC 28/04/2020minha estante
Inclusive tem a série, super recomendo você assistir. Estou gostando.

luquescunha 07/05/2020minha estante
Eu comecei a sentir falta dos personagens na hora que acabei de ler também

Luiz 07/05/2020minha estante
Yisrael, eu vou procurar a serie, só tenho receio de estragar a imagem que tenho do livro!

Luiz 07/05/2020minha estante
Luque, sim, me apaguei bastante aos personagens, o pior é que me apaguei num modo geral a todos.