Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos




Resenhas - Vidas Secas


2873 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


spoiler visualizar
luisa972 07/01/2021minha estante
que mais me fizeram**




spoiler visualizar
Becca Miller 01/09/2020minha estante
Eu li na época do meu meu vestibular. Ainda penso neles... E em baleia.




Carol 07/05/2021

Li apenas por indicação de professores e também para vestibulares. Foi uma leitura bem arrastada porém muito importante.
Cristiane 07/05/2021minha estante
Releia daqui alguns anos, será diferente, garanto a você




Alan.Nina 16/04/2021

Baleia, a cachorra, rouba a cena...
Um clássico da literatutra brasileira, é também um romance que tem um ar de conto, ou mesmo uma crônica, com poesia. Não a toa o capítulo intitulado "Baleia" (a cachorra mais famosa da literatura) era , antes, um conto, e depois serviu de fio condutor à história.
Representando a vida difícil no sertão nordestino, impressiona como Graciliano admira a natureza, praticamente um personagem a mais, e de como natureza e trabalho são temas fortes para a formação da identidade nacional.
É também uma obra de um intelectual crítico, que olha as mazelas sociais com inquietação.
O tom pessimista pesa. A pobreza pesa. São tantas passagens maravilhosas (o trabalho árduo de Fabiano, a relação com a palavra "inferno" de um dos filhos, as imagens e sonhos da própria Baleia, etc) que poderia ser um livro maior, fiquei com a sensação de que caberia muito mais. Uma leitura que não cansa, e que nos faz refletir o quão o Brasil precisa voltar-se para seus próprios personagens.
Clássico indiscutível.
Cled 29/05/2021minha estante
Fiquei triste com a morte da baleia. Coitada....




Joel.Martins 25/02/2021

Tão triste. Porém, tão real.
É o tipo de leitura que deve ser analisada academicamente para tentar destrinchar tudo que o autor quis dizer.
Gostei muito da leitura; me transportei para o sertão; sofri com as mazelas da Família do Fabiano e sinhá Vitória; admirei o amor e união dessa família.
E ainda tem a cachorra Baleia, Meu Deus, a cachorra Baleia ???
Aline Michele 26/02/2021minha estante
Ahhh quero ler




nick 19/06/2021

livro importante de ser lido
um clássico brasileiro
ganhei de presente de uma amg e demorei um bocado pra ler.
embora pra mim, qualquer clássico tenha uma leitura difícil, este me pareceu inteiramente necessário de se ler pelo menos uma vez na vida.

ser apresentada aos sofrimentos, perspectivas e sonhos de Fabiano e sua família fazem a gente se sentir um pouco mais grato sobre o que tem

(achei diferente a descrição física deles, geralmente o q se tem ideia de nordestino em situação de miséria são só pretos de cabelo escuro e eles são brancos e ruivos)
Bruno Gordiano 19/06/2021minha estante
3 estrelas? Mds, difícil te agradar kk




bianca 15/05/2021

Sensível e real, o livro é curto mas consegue te levar direto para o sertão, em um cenário de seca e miséria, que te faz refletir o quão diferente essa situação é do cenário atual do país mesmo após décadas da sua publicação? Injusto, doloroso e legítimo.
Nana 15/05/2021minha estante
Amei, apesar de triste.




LetAcia972 10/07/2021

Te amo baleia.
BALEIA MINHA VIDA MINHA LUZ UMA PERSONAGEM MUITO PRÓXIMA AO MEU CORAÇÃO ELA SEMPRE ALI DANDO APOIO PRA TODOS MUITO QUERIDA BALEIA ESTÁ NO CÉU COM TODOS OS PRÉAS DO MUNDO PRA ELA CAÇAR SENDO FELIZ TE AMO BALEIA
Gabetots 11/07/2021minha estante
Comentário 10/10!!!!! Amei. CONCORDO PLENAMENTE ???




Mariana113 12/10/2021

Sensível, reflexivo, entristecedor são palavras que podem ser usadas para descrever Vidas secas.
Foi muito triste ver a realidade de Fabiano e sua familia e saber que ainda existem pessoas nessa situação atualmente, quase 90 anos depois do lançamento do livro.
Ryou 12/10/2021minha estante
O tipo de livro infelizmente atemporal.




paulapereirar 08/09/2021

as críticas feitas por meio desse livro são incríveis, é o romance de 30 perfeito. porém, não foi uma leitura agradável para mim por caisa do tema pesado.
ana :) 08/09/2021minha estante
É realmente uma leitura cansativa... Mas a história e a moral compensam




rdrg 09/07/2021

O posfácio...
... ao final do livro já disse tudo e mais um pouco.
É um livro como extensão de um conto, sendo o conto originário da obra o melhor, sim, é de Baleia que eu falo.
Muitos termos específicos, uma imersão no pensar e nas memórias dos personagens, nas suas interpretações de mundo e sentimentos.
machadolug 09/07/2021minha estante
Ahhhh




spoiler visualizar
gablues 12/11/2021minha estante
mano os erros de portugues isso q da nao revisar o q escreve




Jordana 14/04/2020

Vou estar indo contra todos aqui, mas essa leitura não me prendeu muito. Acho que foi um dos livros que mais demorei terminar. Quem sabe um dia dou outra chance pra ele e o releio.


Mila F. @delivroemlivro_ 23/04/2012

Secas Vidas
Vidas Secas, Graciliano Ramos, ed. 71, Rio de Janeiro: Record, 1996, 160 pág

Publicado originalmente em 1938 “Vidas Secas” é considerado a obra-prima de Graciliano Ramos um dos mais importantes escritores do século XX, outro romance seu bastante conhecido é “Angústia”.
“Vidas Secas” é narrado em terceira pessoa e tem como personagem principal Fabiano, abordando a história deste e de sua família constituída de Sinhá Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia (pois ela é considerada da família). A história retrata uma família de retirantes, castigada pela seca e vivendo em situações degradantes e cercada por problemas sociais (pobreza, fome).
Fabiano sobrevive com sua família nas terras do patrão, que sempre consegue lhe passar a perna na prestação de contas. Fabiano é injustiçado, agredido e preso sem nenhum motivo aparente. Provavelmente a única culpa que carrega é a pobreza, a covardia e a ingenuidade.
"Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça." (p.10)
O livro é um retrato da realidade brasileira da época, mas pode-se fazer uma associação com a atualidade, pois o que faz uma obra ser perene é as temáticas sempre atuais e Graciliano Ramos conseguiu tal proeza.
"Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas." (p. 20)
Uma parte que me deixou muito comovida foi Fabiano considerar a cachorra Baleia como um membro da família, e a cachorrinha agir como tal, sempre ao lado de Fabiano e, em alguns momentos Graciliano descreve tão bem as atitudes de Baleia que você acaba notando a humanização do animal em contrapartida com a animalização do homem.
Vidas Secas, não se tornou um dos meus livros favoritos, mas é impossível não reconhecer seu enorme valor literário. Acredito que não apreciei muito o livro pelo fato dele não apresentar tantos diálogos e isso tornou a leitura bastante cansativa. Contudo, Ramos escreve de uma forma peculiar, sua narrativa é cheia de delicadezas e reflexões profundas.
Então quem apreciar um clássico, eis uma boa sugestão de leitura.

Camila Márcia
http://delivroemlivro.blogspot.com.br/
Yasmin 10/06/2012minha estante
foi, disparado, um dos melhores livros que eu já li. a primeira vista parece uma leitura chata e cansativa, mas se você se deixar levar e entrar na história, absorver o sentimento dos personagens, em especial, de baleia, é absolutamente sensacional.




2873 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |