Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


462 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Luiza.Campello 08/04/2024

Édipo Rei
A leitura de Édipo Rei me fez revisitar a história que há tantos anos tenho em minha mente, o homem que matou o pai e casou com a própria mãe. A primeira vez que tive contato com ela eu estava no 6° ano e até hoje me recordo da perplexidade que senti ao escutá-la. Agora, anos depois, ter a oportunidade de lê-la, alterou tudo que imaginei saber sobre ela. Primeiramente, a história não é contada enquanto acontece, mas sim revisitada por memórias anos depois, e o cenário que importa na verdade é o de Édipo descobrindo a verdade e não a sua jornada até virar Rei.
Tudo começa quando um mal assombra a cidade, o Rei com esperança de se livrar da maldição manda o seu cunhado, Creonte atrás de um Deus-profeta, Febo, e este lhe diz que faz-se necessário punir aquele que matou o antigo rei Laio. A princípio Tirésias, sábio profeta, o diz que sabe quem matou mas não quer lhe contar, depois de muita insistência, ele assume que quem o matou foi ele, Édipo. O rei não acredita, depois, Jocasta, sua mulher lhe conta a maldição, e explica como foi que o antigo Rei morreu, e mesmo sendo semelhante com sua história ele ainda não acredita, ainda, o mensageiro de seu antigo reino, vem com novas evidências, que havia sido adotado vindo de Tebas, e nem assim o Rei Édipo acredita. Ele fica nessa negação incessante até que o pastor, confirma a história toda, e tudo cai por terra, Jocasta se mata e o Rei se cega, lamentando-se por sua vida horrível e pelas de suas pequenas filhas, ele está pronto para ser punido.
Algo que achei curioso, é a forma com que na idade heróica da Grécia aquele que profetiza sempre é castigado. Tirésias desde sua primeira aparição, na história de Narciso, foi cego pelo seu saber, e novamente em Édipo Rei, ele é julgado e maltratado por saber demais. Isso me fez perceber que até na era contemporânea isso se repete, um exemplo é o filme da Disney ?Encanto?, em que o personagem Bruno que tem o poder de ver o futuro é exilado de casa.
comentários(0)comente



Madxugh 08/04/2024

FANFIC
Mesmo já conhecendo a história é uma leitura muito boa, nunca tinha lido uma peça pareceu que estava lendo uma fanfic (e por isso amei kkkkk)
comentários(0)comente



Caique91 05/04/2024

Complexo de Édipo
Sempre me questiono sobre o efeito da anunciação de uma profecia. O medo que ela se realize é um agente que cria o cenário para seu acontecimento, ou a ausência do saber em nada mudaria o rumo da história? É claro que, dada a forma como Édipo foi entregue por Jocasta, em comum acordo com o pai dele, ao servo, este poderia encontrar com a desgraça que lhe aguardava. Mas, o que seria do miserável rei se este não tivesse sido enviado para a morte?

O fio da vida, o destino, Deus ou Deuses, sempre levará as pessoas para onde é o seu destino, independente dos movimentos que elas façam e, por tanto, não se deve enxergar a vida com olhar de satisfação antes de termina-la, pois, assim como Édipo, a desgraça pode está esperando para um encontro antes de ir ter com a morte. Pessoalmente, não acredito nisto. Talvez seja o esforço de um ser pequeno para que assim possa se achar maior, a vida não está dada.

Rei Édipo é uma leitura divertida, mesmo com todas as tragédias e dramas. É um exemplo fictício espetacular de como as vicissitudes da vida podem ser assombrosas. É sobre as relações das pessoas com profetas, esfinges, oráculos e todos os outros símbolos do saber.

A forma como Sófocles escreve é muito bonita. A parte do coro faz parecer que estamos lendo poesia. Os diálogos são vividos e provocantes, é possível, até rir, às vezes.
comentários(0)comente



Bookworm! 03/04/2024

Interessante... Preocupante, mas interessante.
Li para fazer um trabalho da escola, mas achei a história muito legal (o que é um milagre, já que não tenho o costume de ler livros desse gênero).
É uma história interessante, com um "plot twist" bemmmm maluco KFKDKCKDKCKFKC
Gostei bastante, recomendo para quem gosta de histórias malucas mas que de certa forma, fazem sentido.
comentários(0)comente



Aline Araujo 31/03/2024

Obra magnífica, edição ruim
Infelizmente meu primeiro contato com a obra foi em uma edição ruim e muito antiga. Vou procurar uma edição melhor com uma introdução mais profunda. No mais, adorei ler!
comentários(0)comente



Wederson.Pires 30/03/2024

Uma leitura rápida
Confesso que não li a introdução de 32 páginas que por si só é maior que a história.
Achei que não conseguiria compreender a história mas fiquei feliz porque consegui entendê-la talvez por volta de 80%.
Acredito que este seja um livro que a cada vez lido é compreendido uma parte um pouco maior. Claro, partindo do ponto que li pela história e não como um estudo da obra ( que deve ser incrível).
Uma experiência positiva.
comentários(0)comente



Catarina 22/03/2024

Uma tragédia surpreendente
Embora já conhecesse o núcleo do enredo - porque todos conhecem -, a leitura ainda assim me surpreendeu pelo modo com que a tragédia foi narrada.
Esperava encontrar os fatos acontecendo diante de mim, e na verdade encontrei personagens relatando os fatos, de modo que a verdadeira tragédia não é quando ocorrem em si, mas sim quando os personagens inegavelmente se dão conta do que ocorreu e apreendem o sentido de tudo. Isso foi bem interessante, e ainda assim, me surpreendi ao ver que não acabava aí e de fato eventos trágicos acontecem diante dos nossos olhos de leitor, elevando a miséria e a tragédia a níveis épicos.
Esta é, realmente, uma das principais tragédias da história da literatura, e uma referência importante para entender tantas outras obras.
comentários(0)comente



amandaoliare 22/03/2024

Surpreendente e trágico
Primeira peça que li por completo. Já conhecia a história, mas decidi escrever um projeto de pesquisa envolvendo a obra e optei por ler o livro completo para retirar trechos para citação, e mesmo assim posso afirmar: conhecer a história antes da leitura não a deixa menos surpreendente e trágica.
comentários(0)comente



Cristiane 19/03/2024

Clássico, trágico e tudo aquilo que já esperava de Édipo, saber do que se trata a história antes de ler (e como não saber?) não tira o prazer dessa leitura.
comentários(0)comente



Eduardoow 15/03/2024

Édipo rei
Foi interessante ler uma peça que não tenha sido do Shakespeare, achei essa bem promissora já de início, gostei bastante da história (apesar de já saber tudo do início ao fim, graças ao meu professor de literatura que amava falar sobre essa obra) gostei bastante, leitura rápida, curtinha e bem fluída, gosto muito de tragédias e pra quem gosta, recomendo essa também, valeu a pena.
comentários(0)comente



tobeeraf 09/03/2024

Édipo Rei
Li esse para literatura na escola, e me surpreendi.
Achei que seria uma leitura chata, difícil e parada, mas foi totalmente ao contrário (tirando a parte do difícil, isso realmente aconteceu)
O plot não foi tão surpreendente por que eu já sabia do final, mas mesmo assim foi uma leitura muito interessante e cheia de emoção.
Se você tem a oportunidade de ler Édipo Rei, ou tem que ler para a escola, assim como eu, por favor leia :D
comentários(0)comente



Ismarina 06/03/2024

Ler antes de morrer
Quem gosta de estudo sobre o comportamento humano, é uma leitura imprescindível.
Aborda:
Complexidade psicológica e mora
Conflito entre destino e Livre arbítrio
Exploração da ignorância humana
comentários(0)comente



Ingrid 24/02/2024

Bizarro
Eu não conhecia a história desse livro, li por obrigação para a Faculdade, e que história estranha, né?
comentários(0)comente



gspnetto 20/02/2024

Tragédia mesmo...
Édipo é o rei de Tebas e está procurando solução para o flagelo que aflige sua cidade. Creonte, seu cunhado, retorna com a resposta do oráculo de Delfos, após ser enviado para consultá-lo no templo de Apolo. As respostas criam várias intrigas e relembram a maldição que cerca a vida de Édipo.
comentários(0)comente



dan_dalsft 17/02/2024

O curioso enredo do Mito de Édipo
O mito de Édipo é um dos mais tradicionais da mitologia grega, com uma versão popularizada pelo dramaturgo grego Sófocles. Este mito faz parte de uma trilogia composta por Édipo Rei, Antígona e Édipo em Colona. A história de Édipo gira em torno de uma profecia perturbadora: ele seria responsável pela morte de seu pai e casaria com sua própria mãe. Confrontado com esse destino cruel, Édipo tenta evitar a profecia, mas, sem saber, acaba realizando-a. Quando a verdade finalmente é revelada, Édipo, tomado pelo desespero e horror, fura os próprios olhos e se torna um vagabundo errante, buscando redenção por seus atos. Essa tragédia grega explora temas profundos como destino, livre-arbítrio, culpabilidade e consequências inevitáveis dos nossos atos.

Eu realmente apreciei o livro. Inicialmente, pensei que seria difícil de entender, já que não tenho muita familiaridade com a mitologia grega, no entanto, a leitura fluiu de forma surpreendentemente tranquila. Considero o livro uma excelente opção para quem está começando a explorar os clássicos da mitologia grega. Mesmo para aqueles mais experientes nesse tipo de leitura, eu recomendo também. Podem considerar o pequeno resumo que fiz acima como um incentivo para mergulhar nessa fascinante narrativa.
comentários(0)comente



462 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR