Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

Michela Wakami 24/08/2023

Tragédia pouca é bobagem!
Mesmo tendo recebido diversas informações sobre os principais acontecimentos dessa obra, no decorrer da minha vida, não foi menos chocante lê-las.
Um livro escrito a mais de dois mil anos atrás, que permanece vivo entre nós é algo espetacular, só nos tem a provar a sua real grandeza.

Primeiro livro da trilogia.

Luis Felipe S. Correa 24/08/2023

Me perguntando por qual motivo não li antes
Não adianta mencionar o complexo de Édipo sem conhecer a história. Um clássico da tragédia grega. Esse livro me faz pensar na magia de poder ler uma obra escrita antes de cristo e em período que coincide com o apogeu da democracia grega. É realmente fascinante ter contato com essa obra que poderia ter sido perdida. A história é realmente bastante trágica e, sob meu ponto de vista, retrata que nem os poderosos estão livres de um destino trágico.

Ana 23/08/2023

Poderosa Afrodite (1995)
Pra quem também gostou desta tragédia sofocliana, recomendo muito a adaptação "Poderosa Afrodite", de 1995. A direção é de Woody Allen, então o filme é curto e "cômico".
Tem na Prime e coincidentemente assisti no último domingo. Por ser bem conhecido este livro, já estava na lista de Meta de leitura aqui do próprio Skoob, e adorei tanto que futuramente também lerei os outros dois livros da trilogia tebana: "Édipo em Colono" e "Antígona".

Giovanna 22/08/2023

Um viva ao meu professor g0st0s0 de Teoria da Literatura 1 que me obrigou a ler essa delicinha de livro

Andrecruz.psi 20/08/2023

O rei amaldiçoado
Essa é uma das histórias mais angustiante que li, não é por acaso que é considerada a maior das tragédias gregas.

É dessa tragédia que Freud desenvolve o seu complexo de Édipo, por muito tempo fiquei sem entender o que era esse complexo, mas após concluir essa obra ficou muito claro.

Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers, mas é uma tragédia que mexe com a imaginação do leitor.

Excelente leitura, principalmente para os estudantes de psicologia.

Daniella.Santos 20/08/2023

Babado, confusão e gritaria
Nada como uma boa tragédia grega pra chocar as pessoas mais de dois mil anos depois. Foi meu primeiro livro grego, eu já sabia a história, sabia o que ia acontecer, é mesmo assim fiquei chocada, passada

Dani 15/08/2023

Choque, desconforto e fel
O complexo de Édipo, e arrisco a dizer o de Jocasta também, é popularmente conhecido e por esse motivo, não há a quebra de expectativa quando se descobre ao final o que de fato aconteceu e como se sucedeu a ordem dos acontecimentos. Porém, se propusermos fingir que esquecemos como acontece a história e analisarmos como se nunca tivéssemos ouvido falar sobre a tragédia grega, você consegue sentir em primeiro impacto o choque pela possibilidade, o desconforto com o desenrolar da história e o gosto do fel junto a confirmação, mas o amargor não para por aí, caminha até o final da peça de um jeito cada vez mais profundo pela forma como é descrito o final de Jocasta e de Édipo. Na conclusão fica a curiosidade sobre como Édipo viverá até os seus últimos dias carregando essa culpa, como a descendência dos frutos do incesto lidará com esse peso e a incerteza do grau de culpabilidade de Jocasta, pela clara indiscrição com o desespero ao momento em que aparece o Pastor, que nos leva a perguntar se ela sabia desde o princípio ou se deduziu no desenrolar da investigação.
Romulo 18/08/2023minha estante
Gostei tanto da peça, que comprei o livro com a Trilogia Tebana.

Black Flower 25/08/2023minha estante
Já o li! É excelente

Davi785 25/08/2023minha estante
Quando eu estudava, minha escola fez uma peça sobre o Édipo Rei, eu participei, gostei, comprei o livro e gostei mais ainda kkkkkkk ?

biacalasense 10/08/2023

E bastava um kit de tipagem abo em 496a.C.
Caras como é difícil dar estrelinhas pra livro clássico, né? não sei como fazer isso? já sabia a história e é uma loucura, de uma criatividade que pensava só ser possível na cabeça de fanfiqueiros twitteiros mas sófocles fez em 500a.C., que loucura!!!!

além desse drama clássico tinha lido romeu e julieta, e eles se parecem muito pra mim. de novo, acho que não tem como ler essas obras sem pensar o quão clássicas são, o quão antigas são e o quão importante são pra história da literatura. pensando assim, pra mim fica uma leitura de curiosa: tenho vontade de ler pela curiosidade de saber como era escrita ou formulada uma história há 2500 anos. não é uma história ou escrita que me agrada, mas ela também não está aqui pra isso (por isso odiei ter que dar as estrelinhas pra esse).

como é de ler em uma sentada eu recomendo muuuuito!

duda 02/08/2023

Édipo pai de menina (a diva Antígona)
Queria dizer aqui desde o começo, que eu amo essa história e acho super legal contar aleatoriamente em um rolê. Mas enfim, nunca tinha lido ela propriamente em um livro e tô apaixonada com a escrita que estranhamente te prende bem rápido pra continuar lendo até o final. Não vou mentir que eu pulei algumas partes do coro, acredito que encenado deve ser bem mais interessante. Muito bom de verdade!

A. Mendes 27/07/2023

Oráculos e fofocas
Literatura grega está ganhando ainda mais o meu coração!
Ler Édipo Rei foi um misto de emoções e uma das melhores leituras que fiz até agora.
Li poucas peças, e o gênero nunca foi um dos meus favoritos, mas ler Sófocles foi maravilhoso. Ainda é uma sensação única ler essa tragédia que vive por tantos séculos.

Thiago.Napier 26/07/2023

Se ficar o bicho pega se correr o bicho come.
Não tem escapatória do destino. Esse caminhar incessante gera seus filhos que andam como seus pais. Herda-se os passos ancestrais. Seu futuro já está dado, faça proveito. Fico imaginando se ele não se cegasse. O que pensaria caso fosse um sobrevivente de seu destino? Se encarasse o povo além de sua família? Apolo sabia que ele não sabia...
Eu ficaria dividido. Mesmo sem saber eu teria feito algo bom ao matar meu pai. Mas ele não merecia morrer, ele também não sabia. Minha mãe, linda e que temos filhos, talvez devessemos continuar, mas ela é minha mãe, que nojo! Gera uma desconfiança, quebra o mundo em dois. Nada mais é o que parece.

Anna Clara 25/07/2023

Muito bom!
Primeira tragédia que li, e que talvez nunca leria se não fosse a faculdade de Letras... Me surpreendi muito, adorei o enredo; tem muita sabedoria por trás, vale muito a pena ler!

duda :) 19/07/2023

O q me prendeu mais nesse livro foi o fato de ser sobre mitologia (um assunto q eu gosto mt). achei a escrita dele meio arrastada, mas também faz referência a uma época bem distante e n estou acostumada com essa escrita rebuscada. resumindo, gostei, mas n leria de novo