Édipo Rei Sófocles
Cegalla

Resenhas - Édipo Rei

legolas_ 11/02/2024

Achei realmente muito divertido de se ler, como uma pessoa que não tinha muita noção da história de Édipo, ir entendendo o rumo da peça conforme ia lendo me deixou muito interessado nela. Pretendo ler mais peças gregas.

Romeo.Nina 26/01/2024

Édipo Rei
A versão teatral do livro (esta que li) é um pouco mais difícil por conta da linguagem, entretanto, a história de tragedia e horror continua a mesma. Algo bem leve, com cenas que podem ser confundidas com emoções vibrantes como num teatro grego mesmo.

Rebeka100 24/01/2024

Clássico!
Mesmo você já sabendo da tragédia de Édipo, o livro te surpreende de uma forma magnífica em sua escrita.

Uma leitura rápida e fácil de compreender. Indico para quem quer começar a ler clássicos.

maryelli0 21/01/2024

Sófocles
Incrível!! Uma leitura magnífica, dramática que te prende do início ao fim. Mesmo o plot já sendo esperado, a escrita torna a experiência genial mesmo assim.

Vale muito a pena! Uma leitura rápida e dr fácil compreensão.

Lunardi 13/01/2024

Tremendamente apaixonado
Deuses, que leitura incrível. Geralmente não sou o maior fã de teatro e evito o gênero, contudo me sinto transformado pela experiência de ler Édipo.
Mais do que entrar em contato em primeira mão com uma história que definiu milênios de produção artística e intelectual, sinto como se tivesse me conectado com uma história tremendamente humana e dramática.
Se apenas lendo o texto me senti assim agora desejo imensamente ver a peça ao vivo.
Além do mais, a edição antiga da abril, "teatro vivo", é bem redonda com textos de apoio e reflexão, e um glossário informativo enxuto, mas efetivo.

Alvin.Hercules 31/12/2023

"Édipo Rei" é uma tragédia grega clássica escrita por Sófocles no século V a.C.
O texto apresenta uma experiência única impactante com seu coro, diálogos poéticos e sua catástrofe inevitável.

A trama gira em torno de Édipo, o rei de Tebas, que, após receber uma sombria profecia, tentará a todo custo rebelar-se contra o destino, ao mesmo tempo em que, ironicamente, se afoga na sua inevitabilidade.

marcellinha 31/12/2023

édipo rei ?
Leiturinha pra escola que foi hiper aproveitada por causa da dinâmica gostosa que meu prof propôs!

pelo fato de esse ser um livro com linguagem rebuscada junto com a falta de tempo que a gente tinha para finalizar a leitura e análise do livro, esse professor resolveu dividir a turma em grupos, e cada grupo lia uma parte selecionada e fazia um vídeo lendo interpretando como os personagens. fizemos uma apresentação em forma de seminário com análise dessas respectivas partes, e acabou que todo o mundo super entendeu e gostou do livro. palmas pro meu professor.

a gente discutiu muito o gênero literário ?tragedia? e notamos padrões em todas elas, como a subversão da ordem familiar e outros.

eu adorei a história, e fiquei morrendo de vontade de ler o resto da trilogia tebana!!!!

Dani 28/12/2023

Um clássico é sempre um clássico. Já havia lido em outro momento da vida e parece que hoje li uma história completamente diferente da primeira. Nossa maturidade e percepção de mundo mudam demais a forma como compreendemos um clássico.

Adri 26/12/2023

Édipo Rei
Não tenho nem palavras, livro esquisito, primeiro clássico que li para a faculdade
livro bom, li em um dia por um audiobook!

Giovanna928 26/12/2023

Um livro simples so que não
São 112 paginas de puro entreterimento. Nao da pra fugir do destino, nos fudemos na vida e é isso. Muito bom super indico pros inicinates no estudo da mitologia grega, é um divisor de aguas.

EHenrique 22/12/2023

Peculiar, mas muito bom?
Particularmente eu sou um amante dos contos e mitos gregos, sendo o conto de Édipo algo que eu já conhecia antes mesmo da leitura do livro. Está tragédia grega se passa logo após os principais acontecimentos que dão vida ao famoso complexo de Édipo de Freud, mostrando o pós, o descobrimento da verdade de toda a profecia recaída sobre Édipo. De forma bem teatral por ser uma dramaturgia, por isso diria peculiar, já que nem todo leitor se sente confortável com essa forma de leitura e com o vocabulário arcaico, de rústica compreensão para alguns. Tendo paciência ou gostando disso, terá uma obra clássica e deveras interessante em mãos.

Luuaraa 19/12/2023

Trágico
Que tragédia a de Édipo não?!
Uma história de um destino bem sombrio pra nos mostrar que talvez não tenhamos como fugir de nada que já está declarado que seja nosso.
Lendo está peça pensei muito na astrologia e em uma astróloga em especial, que gosto muito, ela sempre diz, o que tem o teu nome não vai para mais ninguém, isso seja bom ou ruim. Não temos como fugir da chuva mas o máximo que podemos é evitar de nos molhar.
caio.lobo. 09/01/2024minha estante
Se pensou em astrologia, acho que pode ler Rei Lear do Shakespeare, tem uma passagem muito famosa sobre isso

Cristina 18/12/2023

Nunca tinha lido tragédia grega, e acho que comecei pelo melhor, eu achei incrível, triste e angustiante para Édipo.

Thais 17/12/2023

Graças a Milan Kundera
Em a Insustentável leveza do ser, Kundera cita bastante o personagem Édipo para relacionar a vida amorosa dos protagonistas do seu romance.

Eu sempre ouvi a expressão ?complexo de Édipo? mas nunca procurei saber a respeito. Pois então, li esta tragédia de Sofocles em forma teatral onde os próprios personagens narram os acontecimentos.

Tudo ocorre de maneira muito rápida. Tem poucas páginas e numa sentada concluímos esta leitura interessante.
Recomendo.