A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Loch 18/03/2021

Como o título já diz a história para quem tem pressa mas o livro é capaz de atingir certa espectativa e é bom para chamar a atenção e fazer com que o leitor se aproxime mais na história do Cinema.

Fabi princesa de Jesus 14/03/2021

Pra quem tem pressa.
Ótima leitura pra quem ama a sétima arte. Uma leitura rápida, esclarecedora e de muito proveito, para quem quiser ter mais conhecimento naquela arte que se tornou a mais lucrativa de todos os tempos, o cinema precisou se readaptar, durante seus mais de 120 anos de história, história essa que caminha lado a lado com os acontecimentos históricos e sociais de seu tempo. Como já dizia o ditado" A arte imita a vida". Recomendo demais a leitura, se vc for um cinéfilo(a) assim como eu, essa leitura não pode faltar.

Karoline67 01/03/2021

Que delicinha de ler ??
Comecei a ler por causa de uma matéria de faculdade e quando vi já tinha acabado em menos de 24h. Não consegui parar. Além de didático e interessante é super delicioso de ler!

Paola 06/02/2021

Como o autor mesmo diz (e o título também), é pra quem quer se iniciar ou ler um resumo da história do cinema e faz isso muito bem.
Somos apresentados a esses 126 anos de cinema de uma forma leve e interessante, com menções de alguns filmes importantes (que quem se interessar vai procurar pra assistir pra entender melhor do que se tratava o capítulo).

Luisa.Duarte 31/01/2021

Interessante
Claramente não é um livro que busca esgotar o assunto. Nem seria possível em 200 páginas (que na verdade são 182, se descartar bibliografia, páginas iniciais e sumário).

Mas acho válido para os curiosos, como eu, interessados em ter uma visão geral do cinema e aqueles que buscam um panorama geral antes de iniciar uma leitura mais aprofundada.

O livro fica mais focado no mercado europeu e estadunidense, mas dedica um último capítulo a outros países que não foi possível mencionar devido ao reduzido número de páginas.

Pablo 20/01/2021

Um bom início
Como os demais livros dessa série "pra quem tem pressa", essa obra vai abordar a História do Cinema, sua criação, movimentos cinematográficos, dentre outros assuntos, de forma resumida, logo como não poderia deixar de ser, e o próprio autor deixa claro no capítulo inicial e final, essa obra está longe de escassear todo o assunto proposto e nem é esse o seu objetivo, mas atiçar a curiosidade e nos levar a adentrar nesse universo fascinante.

Leandro 10/01/2021

Bom resumo do cinema americano
O livro se foca principalmente no cinema estadunidense, com algumas passagens ao cinema francês.
Se por um lado se aprofunda bastante no surgimento do cinema, dos anos 60 pra frente é bem superficial, parecendo que o autor é quem estava com pressa.

Gi Santos | @LeitoradeBuzu 07/01/2021

Para quem tem pressa... E memória boa
Ganhei esse livro em um amigo secreto literário e a vontade era de começar a ler imediatamente, mas como tinha uma leitura em andamento, deixei para iniciar a minha meta de 2021 com ele.
A leitura só foi demorada para mim, pois, como o livro propõe ser rápido em explicar muitos fatos, me deparei com muitos nomes e muitas datas e, como eu queria absorver o conteúdo, tive que fazer algumas pausas (deveria ter feito anotações? Provavelmente) para assimilar.
Mas é um livro muito legal e um ótimo conteúdo introdutório para as várias vertentes e facetas do cinema.
Podem sentir falta de alguns fatos ou nomes, mas, como foi necessário o poder de síntese do Sabadin, algumas coisas acabaram ficando de fora.

Carol 23/12/2020

Leitura Leve
Sempre gostei muito desse assunto e ler sobre a trajetória que o cinema teve (numa leitura mais rápida lembrando) me trás uma sensação muito gostosa. Me faz apreciar bem mais essa história e dar muito valor também.

Haddad 02/11/2020

Leitura prática e leve
Um livro sobre a incrível história do cinema contada de forma direta e concisa. Não é um livro para um estudo aprofundado, como o próprio título já informa, mas um estudo de abertura sobre a história da sétima arte. Interessantíssimo.

Bruna.Schmidt 29/09/2020

Muito bom! Interessante pra quem curte cinema, mas conhece pouco dos movimentos cinetograficos ao longo do século. Escrito de forma organizada e de fácil compreensão.

Dominik 09/09/2020

Um excelente primeiro contato
Para um livro que se descreve como um resumo bem básico da História do Cinema, achei-o bastante informativo e funcional até demais. De modo sucinto, porém não "apressado", o autor opta por apresentar o surgimento do cinema, bem como sua trajetória no passar dos anos, passando pelos grandes estúdios, movimentos importantes (e mencionando o contexto político e social de cada um), Cinema Brasileiro e dedicando ainda uma parte para falar sobre a importância da sétima arte de países como Índia, Irã, Nigéria etc. O livro ainda consegue abordar sobre os festivais e premiações, além de explicar as diferenças entre franquia, remake e continuações, típicos de Hollywood.

A leitura é fluida, fácil e agradável. O autor parece entender exatamente o que queremos saber e não perde tempo em rodeios nem estagna em um assunto. A linguagem usada é outro ponto que facilita a compreensão do leitor, uma vez que o livro não se utiliza de palavras difíceis ou técnicas demais (nesse último caso, quando o faz, não se demora para explicar do que se trata).

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa é uma excelente introdução para quem não tem familiaridade com a história da sétima arte. Preciso e claro, o livro apresenta ainda diversas informações sobre os festivais e premiações mais importantes do mundo, bem como a definição de blockbuster, franquia e remake. Um ótimo e proveitoso primeiro contato com a evolução do cinema.

Amanda 21/08/2020

O livro aborda movimentos importantes da história do cinema, de forma bastante breve, seguindo o que propõe. É um ótimo livro para quem gosta muito da Sétima Arte, mas não tem tempo (ou interesse) de ler algo mais aprofundado.

Achei a leitura muito leve e rápida, deixando aquele gosto de quero mais. Gostei que no fim abordaram o cinema de outros países (embora eu tenha sentido falta de alguns países com filmes de destaque nessa lista), saindo do enfoque norte-americano / europeu.

Com certeza minha lista de filmes para ver aumentou.

Assim, como leiga, embora muito fã de cinema, recomendo a leitura.

Rafa 01/08/2020

Introdutório
A história do cinema conversa com o próprio desenvolvimento mundial no século 20, sendo propaganda de guerra, modelo escapista e crítica social.

Carol 24/07/2020

Viagem no mundo do Cinema
Ler esse livro foi como fazer uma viagem na história do cinema. Me senti vivenciando cada momento, desde a criação do cinema até a sua evolução. Foi uma grande descoberta, detalhes que nem imaginava. É um livro curto, mas que transmite muito conhecimento.