Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Luiza.Oliveira 30/04/2023

Uma forma linda e sensível para falar do racismo, não só através de Jeremias, o protagonista, mas também através de seus pais, que desempenham um papel muito importante no letramento racial do menino.

Kel.T 16/05/2023

Jeremias:resenha
A professora nos passou este livro para ler, e eu adorei. Geralmente não curto muito os livros que ela passa, mas esse é realmente bom. O livro trata de assuntos sérios, como o racismo e até mesmo um pouco de machismo. O melhor é que este quadrinho aborda o assunto de uma forma mais descontraída, ao mesmo tempo que é profunda. Sendo assim, pessoas de qualquer idade poderiam ler esse livro.

Beta 05/06/2023

Ótimo
Muito bom a mensagem que passa, os gráficos e a arte, que tudo junto deixam uma atmosfera mais intensa. A mãe do Jeremias é a mais bonita que tem.

hscardigan 12/06/2023

Uma lição de vida
Que livrinho lindo, é tão rápido de ler e com uma mensagem tão profunda!!
Te faz pensar muito a respeito de nossas atitudes, de nossos valores e de como é a realidade para as outras pessoas, muito bonito de se ler.
recomendo.

nathally.alvarenga 17/06/2023

Todas as graphics da MSP são fabulosas, mas essa aqui tá em um nível inexplicável de bom.
como esperado, aborda o racismo de uma forma muito realista e bem mais séria, com diálogos e situações que acontecem na vida real inclusive com crianças.
adoro a forma como essas GN's retratam esses assuntos sem nenhuma censura ou distorção da realidade.
fora que as ilustrações são magníficas, extremamente belas. dá gosto de ler uma história com desenhos tão perfeitos!

Giovana.Kutschenko 02/07/2023

É muito difícil e também tocante, ver uma criança passar por discriminações. A parte que mais me quebrou, foi a cena da vitrine das lojas, quando Jeremias percebe que seus pais também têm suas dores de crianças, e que infelizmente ele não foi o único a viver atos racistas.
É lindo o apoio que ele recebe de sua amiga e sua família, o encorajando a realizar seus sonhos e ambições.
Eu achei muito linda história, além de ter uma ótima ilustração.

Bibis8 03/07/2023

Em frangalhos mas resistindo por você, menininho que quase perdeu a fé
Começo logo avisando que me emocionei mais do que o planejado. Olhando para essa capa jamais iria estar preparado para o peso de uma bigorna clássica cartunesca que esse HQ, só de lembrar já me enche os olhos.
É lindo.
É difícil.
É minimalista.
É intimo.
É perfeito...

Assim como viver.

Pamela.Nascimento 06/07/2023

Leitura necessária
Super necessária a leitura pois retrata o racismo de uma forma gente sério sem palavras pra descrever como esse livro é maravilhoso, além de maravilhoso é super rápido a leitura então pra vc q não é muito fã de ler tá aí uma boa opção de livro .

oariellucas 12/07/2023

Uma história que precisava ser contada
Confesso que essa foi uma das histórias que mais mexeu comigo principalmente por conta do fato dele sofrer racismo assim tão novo, pelo fato dele ser ridicularizado e tal, mas também gostei muito dos Easter Eggs que apareceram de outras histórias do selo graphic MSP.

Guilherme.Monteiro 15/07/2023

A inocência em meio ao racismo
Discutir sobre temáticas de preconceitos é na maioria das vezes complexo, por serem problemas que persistem até os dias atuais e vêm se camuflando cada vez mais, e pode acabar ficando na superficialidade do tema. Mas aqui, Rafael E Jefferson conseguem alcançar a proeza da simplicidade do diálogo e da narrativa e demonstrar o que é o racismo de forma bem direta, e principalmente como ele está tão presente no cotidiano ao nosso redor.

E ter o Jeremias como o ponto de vista dessa história faz com que tenha um teor didático muito assertivo, ao colocar uma criança negra começando a entender o mundo em que vive, e esse aprendizado é cruel e injusto. A inocência do protagonista, observando e entendendo que as coisas não funcionam para todos da mesma forma, e que deve aceitar isso por simplesmente não ter o que fazer, cria um impacto ainda mais forte na mensagem passada.

Os autores utilizam de suas experiências pessoais para moldar essa história, tornando o quadrinho, também, um relato de vida. E com isso, há muito o que absorver disso tudo. Pois, apesar de ser um tema pesado, é feito de forma leve para poder dialogar com um público mais novo, mas também não se permite a ficar na superficialidade, e desenvolve em camadas discretas o peso que há no tema abordado.

É o tipo de quadrinho que não se limita apenas a um público específico, e acaba sendo essencial em âmbito social, para que todos possam entender o que é e como funciona o racismo.

Matheus.Soares 21/07/2023

Perfeito!
Que hq sensacional. Não tenho palavras pra descrever o quanto eu tô maravilhado com essa Graphic MSP do Jeremias.
A maneira como o racismo é abordado aqui é dura, bruta e muito real. Tudo isso sendo mostrado pelos olhos de uma criança negra, então... é uma mensagem mais forte ainda. Tudo é perfeito nessa hq, seu roteiro, a arte, tudo.
Essa é uma leitura obrigatória pra todo mundo, sem exagero algum. Vou encarar como uma missão divulgar essa obra maravilhosa.

Mafê 30/07/2023

Caramba, que história! Apesar do traço "fofo", e de explorar as personagens e o universo da Turma da Monica, esta história não é tão leve e cômica como as histórias dos quadrinhos tradicionais. O racismo é abordado de forma explícita e direta neste volume, sendo até difícil ler em muitas partes. Acho que, todo mundo deveria ler esta história.

anee 30/07/2023

Conforto em um livro só.
Que livro gostosinho de ler, os traços dos desenhos são incríveis, o desenvolvimento dos personagens, as falas, tudo é surreal de bom.
Li por conta da escola, mas com certeza leria novamente, recomendo muiiito! li em menos de um dia.

beIinha 12/09/2023

Mt necessario !!
Poxa, essa graphic novel foi um choque de realidade. duro, bruto e bastante real. chorei bastante. todo mundo deveria ler.

mt triste perceber as situações de racismo no cotidiano do jeremias, da família dele, e de todas as pessoas pretas num geral, desde as formas mais escancaradas, até as formas que normalmente passam despercebidas e podem até parecer ""inofensivas"" pela maioria das pessoas, mas que não deixam de ferir a dignidade e configurar um desrespeito à humanidade de pessoas pretas.

essa graphic novel trata questões raciais como nunca vi em muito tempo nas hqs da tmj, sem medo de falar sobre o assunto, que eh extremamente urgents, e fico feliz que essa seja uma pauta de preocupação da msp, que inclusive ta reavaliando e se autocriticando pela falta de diálogo a respeito de alguns assuntos importantes, falta de protagonistas negros, quesitos que aos poucos estao sendo consertados. eh de extrema importância que as crianças pretas tenham referências, tenham representatividade, sintam-se reconhecidas, que possam identificar suas vivências também!

o jeremias mereceu demais esse destaque, merece mais ainda. apesar de gostar muito da turma da mônica, espero que a msp continue nesse caminho, se distanciando cada vez mais do que era muito comum em suas histórias: personagens pretos como plano de fundo para os protagonistas brancos.

lembrando que não sou a pessoa mais adequada a falar sobre isso, e que nessa pauta a opinião/visão de uma pessoa preta tem muito mais valor que a minha. estou escrevendo aqui apenas as minhas percepções da experiência da leitura, que não contam com a vivência de ser uma pessoa preta no Brasil, o que torna a discussão muito mais rica e completa. escrevo apenas como uma eterna aliada e integrante (até onde me convém, sem tomar o espaço dos verdadeiros protagonistas) do movimento anti racista.

te amo mauricio de souza