Jeremias: Pele

Rafael Calça
Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Nessa 24/12/2022

Um HQ sensível que mostra coko um tapa na cara o racismo diário que Jeremias (e milhões de pessoas no mundo ) vivem diariamente.
Comentários sutis , outros nem tanto , mostram uma sociedade racista.
Essa sociedade que alega nao saber quando é, não sabe identificar quando mudar. Alegando sempre ignorância e inocência. Devastando vidas ao longo do caminho.
Essencial para TODOS.

Luísa 31/12/2022

Jeremias - Pele
Novel linda sobre o racismo e como as crianças entendem isso.
Muito bom, amo a turminha conscientizando as pessoas sobre esses problemas, recomendo mto!!!

Leitura 05/01/2023

A história, de traços infantis (e para por aí), é igual a história de tantas outras crianças negras. O preconceito aparece de várias formas através de uma professora, um colega de classe, um policial, uma desconhecida no ônibus, talvez até dentro da própria família direta ou indiretamente (devido ao passado vivido, talvez). Está tudo bem ali. As experiências vividas pela dupla (Rafael Calça e Jefferson Costa), ajudou bastante na veracidade da Graphic.

lettcadona 17/01/2023

a história aborda um assunto muito importante que é o racismo e nos ensina a ter mais empatia ao próximo, muito bom!

Mayara 20/01/2023

Satisfatório e simples, porém pesado
A história deu um pouco mais de vida pro personagem secundário da turma, de uma forma simples, porém pesada. Senti vontade de socar vários personagens, racista tem que queimar no quinto dos infernos mesmo. Muito bom, recomendo para crianças apartir de 8 anos, mas qualquer um pode e deve ler essa obra.

Willi Vieira 19/02/2023

Jeremias - Pele
Extremamente necessário, HQ incrível.

- Meu pai me disse que eu deveria criar uma casca. Achei que era pra me esconder. Mas não era. Eu me enganei. Era pra eu me preparar.

- Ele me disse pra ser duas vezes melhor. Mas isso não é justo. Por que eu preciso ser duas vezes melhor que o tem , e não duas vezes melhor que vocês?.

Mari 21/02/2023

Necessária releitura!
Uma releitura pessoal e sensível de um personagem clássico da Turma da Mônica, que relata os primeiros contatos de Jeremias com o racismo, seja de forma escancarada representada pelo colega de escola que o ofendia ou de forma "mais leve" com a professora que escolheu pra ele a profissão de pedreiro e pros coleguinhas brancos as profissões de médico, engenheiro, etc, apesar de ele ser um dos melhores alunos da turma e filho de arquitetos.

Como o Jerê sempre foi um personagem muito coadjuvante da turminha, só passando a ter mais destaque recentemente, os autores puderam colocar muito de si próprios e de suas próprias experiências na história, o que a tornou ainda mais pessoal e emocionante.

Juliana Maggi 05/03/2023

Uma HQ extremamente importante e necessária. Deveria ser lida em escolas!
A trajeto do Jeremias é difícil, mas que te mostra como o racismo está intrínseco na sociedade.

eu_lucasx 08/03/2023

Bom livro
Por ser uma leitura obrigatória escolar, não consegui o aproveitar tanto, mas a importância da mensagem que ele passa é inegável.
Recomendo, não é meu favorito, mas mesmo assim continua sendo muito bom.

Mari 16/03/2023

Uma Hq importante que aborda sobre o racismo que Jeremias sofre já desde muito pequeno.
Gostei da história e das artes.

Jeorgia 16/03/2023

Leitura Obrigatória
Eu AMEI, para ser sincera não estava muito animada com essa leitura, mas a cada página que passava fui me surpreendendo cada vez mais. Os traços são lindos e a história é extremamente importante, muito bom mesmo!

sosoresenhas0 18/03/2023

Jeremias - Pele
Nesta obra iremos acompanhar o Jeremias. Um jovem menino que desde muito cedo é descriminado por conta da cor de sua pele e que tem o sonho de ser um astronauta.

Algo que achei muito interessante/melancólico da narrativa do livro é que muitas das situações vividas por Jeremias e seus familiares foram experiências pessoais dos próprios autores.
Eu acredito que todas as pessoas precisam viver num ambiente ideal, em que todos vivem em perfeita harmonia, independentemente da cor da pele. Mas sei que, infelizmente, essa não é a realidade da vida real.
Nunca sofri algum ato de racismo, por isso não tenho propriedade para dizer como que é, mas tenho certeza que quem sofre deve ter memórias duras sobre, pois é algo impossível de esquecer, mas deve, com certeza, fortalecer.
Todas as pessoas precisam criar um casca. Não para se esconder, mas sim para se preparar.
Está é uma história forte, verdadeira, emocionante e profundamente necessária. As pessoas tem que se concientizar sobre à realidade que nos cerca.
Jeremias mostra que é muito mais do que uma questão de pele; é uma questão de coração.

Evy 20/03/2023

Leitura extremamente necessária e essencial.
Nesta 18ª edição intitulada Jeremias Pele, Rafael Calça e Jefferson Costa foram escalados para, através do personagem Jeremias, abordar o racismo desde a infância. O personagem, que até então não havia protagonizado uma revista sequer, ganha esta edição toda sua e conta uma história necessária e bem a vida como ela é, com momentos felizes e doloridos. Rafael Calça, que já conhecia da Graphic Novel O fim da Noite, nos conduz com maestria através de um enredo que ora traz uma cena feliz, ora um momento difícil num misto de sensibilidade e realidade que nos arrebata. Aliado às ilustrações de Jefferson Costa que transbordam beleza, riqueza em detalhes e cores que acompanham os movimentos e o clima da trama, tornam Pele, essencial.

Jeremias é um dos melhores alunos de sua sala, tem vários amigos e uma vida feliz em família, ao lados dos pais e do avô que tanto ama e se orgulha. Segue os dias tranquilo até que se depara com uma situação de preconceito em uma das aulas na escola, quando a professora está escolhendo profissões para os alunos apresentarem aos demais. Além desta, outras situações que parecem banais e simples do dia a dia na escola também vão mostrando o quanto o racismo estrutural está enraizado nas falas e atitudes de algumas crianças e o quanto isso é reflexo de como a sociedade em geral vem lidando com o assunto em questão.

A Graphic MSP vai abordar também a forma como os pais de Jeremias vão lidar com o acontecido, já que passaram por situações semelhantes na infância e continuam passando por outras tantas na fase adulta. Uma cena do pai de Jeremias tentando conversar com o filho e perdendo a paciência dizendo verdades duras demais de serem aceitas, mas tão reais que chegam doer, ficou gravada na minha memória e me arrancou lágrimas dos olhos, tamanha força e sensibilidade dos artistas em retratar de forma tão real, a vida, como, infelizmente, ela é.

Uma história forte, emocionante e extremamente sensível, que vai atingir fundo o coração daqueles que estão abertos a um novo olhar sobre esse assunto que está longe de ser esgotado e que precisa cada vez mais de atenção. Que pode também, e assim esperamos, ser o primeiro incomodo para aqueles que ainda se recusam a ver, mas acima de tudo e mais importante, que seja representatividade e acolhimento às crianças e jovens.

Em 2019, Rafael Calça e Jefferson Costa ganharam dois troféus HQ MIX (Melhor Edição Especial Nacional e Melhor Publicação Juvenil) e o maior prêmio literário brasileiro, o Prêmio Jabuti de Melhor História em Quadrinhos, por Jeremias – Pele. Leitura extremamente necessária e essencial. Recomendo a todas as idades!

Juliana 26/03/2023

Linda história!
Baseada na vida do próprio autor da HQ, Jeremias trata de um tema sensível e complexo com grande sabedoria e sensibilidade.

Uma leitura que todas as pessoas deveriam fazer para entender um pouco mais sobre racismo estrutural e seus impactos na vida das pessoas.

Ilustrações lindas que refletem exatamente o sentimento vivido pelos personagens.

Foi a primeira MSP Graphics que eu li e pretendo ler outras. É muito legal dar vo e aprofundar nos personagens da Turma da Mônica, tratando de assuntos importantes de maneira tão sensível.

MatthewsVianna 11/04/2023

É incrível a sensibilidade dos autores ao tratar de um tema tão complexo. A maneira como eles conduzem a narrativa me pegou logo de cara. Foi muito fácil me conectar com os personagens e sentir pelo que eles passaram nessa curta narrativa.

Precisamos de mais literatura como essa, que exploram as diversas vivências e conseguem, mesmo que por um curto período, fazer com que coloquemos os sapatos do Outro, em um gesto de empatia para compreender o nosso entorno com mais clareza.