Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Felipe 17/06/2022

Jerê
É a primeira vez que uma HQ me faz refletir tanto. A cada pensamento, uma lágrima, pois percebo o quanto precisa atentar-me para minhas próprias palavras e ações.

Marcos Toledo 19/06/2022

Muito bom. Que HQ perfeito, sem defeito.

Gostei muito do traço, dos diálogos, da história e dos personagens.

Foi muito emocionante de ler.

Que situações fortes e pesadas!

Emocionei demais!

Carol @solemgemeos15 05/07/2022

Acompanha Jeremias, enquanto ele percebe que é negro e como racismo acontece em várias situações de sua vida. Ao contrário, de outras graphics novels, a questão tratada não é reduzida a um problema individual, mas sim percebido em muitos momentos e em vários graus. Como a professora coloca Jeremias para representar a profissão de pedreiro; os comentários de colegas sobre seu cabelo crespo ser “duro”; a forma como os “amigos” podem ser coniventes com racismo; o perfilamento racial que acontece contra seu pai; a figura de único personagem negro em seu livro favorito sendo uma grande imagem de controle perniciosa.
O racismo pode até ser pontual para melhor compreensão do leitor, mas ele é feito de verdade com exemplos palpáveis. A família de Jeremias aparece como um real apoio para Jeremias, ensinando-o seu valor e o protegendo especialmente quando ele sofre racismo. O final possui um ideal muito positivo e satisfatório.

Lais 10/07/2022

Necessário
Faz pensar em tanto, em tudo... É intenso, triste e ao mesmo tempo trás esperando.
É interessante ver inclusive a perspectiva dos pais sobre como tratar ou ensinar um filho preto a lidar com o racismo desde cedo.

Lucas.Wanderley 16/07/2022

Pele
Perfeito seria a palavra pra descrever essa história, mas ela ainda não expressa o tamanho dela. É incrível como eles pegam um personagem secundário já conhecido, e da total destaque pra ele em um trama que tratou do tema que foi abordado de maneira real. Sem amenizar e nem tocar os assuntos superficialmente, essa é uma história onde agora muitas crianças vão se sentir abraçadas e representadas.

Davi.Paiva 22/07/2022

Uma das HQs mais completas que já li
Link Amazon: https://amzn.to/3zrawIq

Ao descobrir como funcionava o Projeto Graphic MSP, fiquei empolgado para escrever um roteiro para uma história do Jeremias e já estava pensando em qual amigo eu chamaria para compor os desenhos quando me surgiu uma dúvida: será que alguém já fez isso?

E bastou uma pesquisa rápida no Google... para os meus planos de ser roteirista de uma HQ irem pelos ares!

Se por um lado eu não ia ser produtor de uma HQ, pelo menos eu poderia aproveitar a oportunidade e ser leitor da mesma.

Fiz a aquisição de um exemplar e o resultado foi um sucesso!

"Jeremias - Pele", a meu ver, pode ser considerada a origem do Jeremias antes de ele entrar para a Turma da Mônica: embora ele já tenha consciência de que é negro e vive em um país miscigenado, ele ainda não passou pelo que eu chamo de "batismo de fogo" de saber o que é o racismo e como lidar com ele. Durante a leitura, pensei em como jovens têm sempre a lembrança de uma primeira experiência: a primeira escola, a primeira viagem ou a primeira namorada. No caso de um jovem negro, temos mais uma "primeira vez": a primeira discriminação.

Não é por acaso que essa obra ganhou o Prêmio Jabuti: tudo nela funciona muito bem: prefácio franco do Maurício de Sousa reconhecendo que Jeremias vive em um mundo "perfeito" onde nunca foi discriminado, roteiro ousado de Rafael Calça por colocar desde "brincadeiras" entre crianças para discriminar uma pessoa negra aos pequenos gestos de uma passageira de ônibus que abraça a própria bolsa ao ver Jeremias próximo a ela e os grandes gestos da abordagem policial, arte e cores de Jefferson Costa que, embora soem cartunescas, ainda dão a identidade do autor e mostram a sensibilidade e drama que Jeremias vive. Até a carta do rapper Emicida funciona para mostrar como as coisas acontecem na formação de caráter de uma pessoa.

Em suma, considero "Jeremias - Pele" uma das HQs mais completas que já vi: agrada quem é fã da Turma da Mônica, quem gosta do projeto Graphic MSP, quem gosta de quadrinhos e quem aprecia política em quadrinhos (e quem manja, sabe que é difícil uma arte como quadrinhos não ter política!).

Recomendo!

Cleber 23/07/2022

Obra extremamente necessária e urgente
Mais ótimo acerto da MSP! De um sensibilidade incrível e tratando de temas tão urgentes e que precisam ser falados e discutidos. Os autores conseguem contar tudo de uma forma que nos sentimos dentro da história através dos sentimos dos personagens. Já estpu louco para ler a continuação.

anaclaraleitegomes 29/07/2022

Sensível
Minha primeira leitura da MSP e gostei bastante, fiquei feliz em ler.
Gostaria de ler mais HQs da turma da Mônica.

Rafa569 03/08/2022

HQ perfeita, irretocável
Belíssimo trabalho de roteiro de Rafael Calça, aliado à arte de Jefferson Costa!! Estão de parabéns e mereceram demais a premiação. Aliás, acabei de ler outro vencedor do Jabuti, e também um Jeferson, e também sobre racismo e negritude (no caso, O Avesso da Pele, do Jeferson Tenório).
Aqui estão a descoberta do racismo, ainda na escola, os diferentes racismos que negros e negras sofrem, cada qual com suas particularidades. Aqui também está a abordagem policial truculenta, ou mesmo o assento vazio ao lado no ônibus, pois evitam sentar junto com o negro, e ao fim a aceitação e descoberta de como viver sendo negro no Brasil. Como o próprio Maurício diz no prefácio, esta Graphic MSP faz justiça a história do Jerê, e os aspectos do racismo nunca abordados nos gibis.

nikkelodeon 27/08/2022

Todos deveriam ler
Além de uma arte linda e expressiva, "Jeremias: pele" apresenta temas de extrema importância, por isso todos, sem excessão deveriam ler.

A arte acompanha o tema da cena, mudando de tons conforme os sentimentos das personagens no quadrinho em questão.

Essa graphic é uma lição completa sobre o racismo nos Brasil e seus efeitos, principalmente nas crianças.

Thaís 31/08/2022

Profundo
Uma Hq incrível que trata de um tema sério e triste de uma forma muito delicada e respeitosa!
Jeremias é um menino muito doce e foi muito legal conhecer mais dele e de sua família (pais arquitetos adoreii)
Um Hq pesada que te faz refletir, mas ainda assim carrega uma leveza!
Os desenhos são belíssimos, simplesmente incrível!
Graphic Msp não decepciona

Ulisses 12/09/2022

Um quadrinho super necessário, que nos faz enxergar através dos olhos de um menino o preconceito que se sofre por causa da cor da pele e o poder do amor dos pais que ajudam o filho a superar tudo.

Renan543 23/09/2022

Perfeita e Necessária
Eu amo essas Graphics MSP, porque elas podem nos mostrar várias facetas das histórias e personagens da turma. Essa vai abordar o personagem Jeremias e o racismo. É uma história muito emocionante, eu gostei muito do que li. Uma dor que eu nunca vou sentir na pele e que muita gente sofre todo santo dia. Eu chorei lendo essa HQ, isso só mostra o quanto o ser humano é falho, cada situação, cada dilema que o Jere e sua família sofrem são extremamente reais infelizmente. Eu amei o traço, os desenhos são lindos. Não consegui deixar de relacionar com muita coisa que li sobre o caso da Halley, uma mulher negra, interpretar a Ariel. Espero que cada vez mais tenhamos mais representatividade de todo tipo de pessoa, e que mais gente consiga se ver em histórias únicas!

Gabriel.Grilo 06/10/2022

BRILHANTE
Nada a dizer especificamente, a não ser: Rafael Calça e Jefferson Costa, muitíssimo obrigado por essa obra maravilhosa, necessária e emocionante. Quem leu sabe, quem não leu, leia! Se não é a melhor Graphic MSP até agora (digo de todas as que li), está empatada em primeiro.

Sabrina 16/10/2022

Mensagem importante e leitura rápida e tocante
Jeremias pele - 13/10/2022 início e término

Perfeito, importante e muito tocante, foi abordado do jeito certo (os Easter eggs tão importantes das cenas-), tudo muito bom e perfeito, Jeremias foi representado de forma tão especial que a única nota que poderia dar é 5 estrelas e favoritar?