De amor tenho vivido

Resenhas - De Amor Tenho Vivido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rodsluvian 21/08/2023

Hilda e seus desenhos
Primeira vez lendo Hilda, impactado com os desenhos e que seleção linda de poemas. Gostei bastante da escrita.

gabriel1994 13/08/2023

Hilda Hilst (1930-2004) foi uma renomada escritora, poeta, dramaturga e cronista brasileira. Ela é conhecida por sua voz literária ousada e inovadora, explorando temas complexos e muitas vezes controversos ao longo de sua carreira. Sua obra é marcada por uma fusão de estilos literários, abordando questões existenciais, metafísicas e filosóficas de maneira profundamente pessoal.

Josie 07/08/2023

Quem disse que é fácil amar? Quem disse que é fácil viver de amor? Nas palavras de Hilda, o amor assume (também) essa dimensão que incomoda, assusta, tortura, oblitera, dilui, aperta, soterra e sufoca; ao mesmo tempo em que empurra, nutre, deságua, liberta, ensina, afaga, acalenta e nos move. Não é fácil viver de amor, mas é de amor que todos temos vivido.

marina 02/08/2023

Hei de morrer de amor nascendo em mim.
Os poemas foram dispostos nesta edição de forma inteligente, nos permitindo ter um contato aprimorado com a obra; conhecendo a Hilda na sua infinita coletânea de antônimos.
Ela brinca com o significado das palavras, coloca juntos termos que não se encaixam, e assim dá a eles um sentido maior.
A Hilda é fogo, água, terra, pedra, carne, sangue, sêmen, ar e éter. Usa dos elementos da natureza e do corpo para tentar transcender a morte, por meio do amor. Em seus poemas, vomita a necessidade de ser ouvida; mais que isso: de fazer sentir como ela sente. E consegue.

"Nós, poetas e amantes
o que sabemos do amor?
Temos o espanto da retina
diante da morte e da beleza.
Somos humanos e frágeis
mas antes de tudo, sós."

"Aflição de ser água em meio à terra"

"E se eu soubesse que à morte
Meu muito amar conduzia,
Maior nobreza de amante
Afirmar-vos inda assim
Que ele tal e qual seria
Como tem sido até agora:

Amor do começou ao fim."

"Eu te pareço louca?

Tenho vivido."

"Me fizeram de pedra
quando eu queria
ser feita de amor."

"E se é que este arder há de ser sempre
Hei de morrer de amor nascendo em mim."

mari 20/07/2023

Vamos tingir o espaço. de luzes. de sangue. de escarlate.
Hilda como sempre extraordinária. ela escreve sobre amor como ninguém, de forma tão bela e crua. o compilado de poemas ta muito bom, tem desde os iniciais!!
dedico esse tesouro ao meu amor.

Daniele Freitas Pacheco 18/07/2023

Primeira obra que tive contato de Hilda Hilst. Alguns poemas me tocaram, achei as metáforas belíssimas. Outros nem tanto. É um livro com design muito bonito que reúne poemas de diversas obras da autora.

VictAria142 11/07/2023

"De amor tenho vivido" foi uma experiência íncrivel, a leitura super desenvolvida, ele te envolve com questões românticas, reflexivas e bonitas. Os desenhos que os livros mostram para a gente deixa a leitura muito mais vivida e relaxante. Apesar dele ter menos de 500 avaliações (eu o li para a mli2023) ele é um livro que eu super recomendo para pessoas que gostam de romance e etc... Além disso o livro também tem palavras difíceis, (que são as vezes providas por ser um poema) porém seus significados têm uma vida por trás. Eu acho muito curioso pois os poemas são compridos, não acabam em uma página entendem, são várias como se fosse uma história contada, vc se sente num palco contando as histórias e cada poema tem seus auges mesmo todos podendo se relacionar! Muito Bom!!

Laysa1997 03/07/2023

"Porque tu sabes que é de poesia/ Minha vida secreta..."
Com a leitura de "De amor tenho vivido" eu tive o meu primeiro contato com a poesia de Hilda Hilst e creio ter sido uma boa escolha para me "iniciar" na sua obra. O livro é uma reunião de 50 poemas que possuem como fio temático o "amor romântico" em suas diversas facetas - paixão, encantamento, desilusão, perda, esperança, sonho...). A poesia de Hilda é bastante envolvente e intensa e, em certos momentos, um tanto quanto enigmática (ainda estou com alguns poemas martelando na minha cabeça). Para finalizar, queria deixar um dos trechos de um dos poemas que mais me encantou: "Terreno, me adivinho montanha algumas vezes/ Recente, inumana, inexprimível/ Costuro o infinito sobre o peito/ Como aqueles que amam. "

Camila.Nunes 29/06/2023

Poesia de Hilda Hilst
Poemas românticos da autora Hilda Hilst. Não sou a maior especialista em poesia e pode ser que por este motivo não tenha apreciado o suficiente de sua escrita. Com toque romântico e ao mesmo trágico tem como companhia ilustrações na mesma pegada.

sophialudwigb 21/06/2023

?Te vi. Sangrando de morte rara:
A minha. Morrendo em ti.?
[LXIX, Cantares de perda e predileção]

?Aflição de ser água em meio à terra
E ter a face conturbada e móvel.
E a um só tempo múltipla e imóvel
(?)
E sendo água, amor, querer ser terra.?
[I, Roteiro do silêncio]

?Eu te pareço louca?
Eu te pareço pura?
Eu te pareço moça?

Ou é mesmo verdade?
Que nunca me soubeste??
[VI, Júbilo, memória, noviciado da paixão]

Alex215 20/06/2023

A poesia do amor.
O livro é curtinho e entrega exatamente o que ele promete em seu resumo. Eu não tinha uma familiaridade com a escrita do autora e confesso que amei, achei singular e quero ler mais trabalhos disponíveis dela. Comprei de presente para o meu namorado e a surpresa era fazer anotações românticas sobre, dentro do livro, e consegui com êxito! É uma indicação de leitura para casais, para solteiros (os românticos e os nem tanto), para desiludidos amorosamente e para quem começou a se apaixonar agora.

Hiária 15/06/2023

E tenho vivido de amor, poemas, prosa e poesias?

É um livreto tão objetivo que me obriguei a ler tomando vinho, para apreciar essa obra de arte??

Star 09/06/2023

Hilda
Que livro fantástico, teria uma infinidade de coisas para falar sobre cada um dos poemas que foram colocados cuidadosamente nesse livro.
Mas vou resumir em; Fantásticos.

Beatriz3345 11/04/2023

Leitura leve
O típico livro de poemas que, com sua sensibilidade, é como um carinho ao leitor. Poemas curtos, mas que, de algum modo, nos afetam.

Flôr 10/04/2023

As vezes, não compreendia nada...
Mas outras vezes, encontrei tesouros que me trouxera insights, epifanias e a lembrança do quanto a poesia é necessária ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5