De amor tenho vivido

Resenhas - De Amor Tenho Vivido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

deeia_rodriguess 18/05/2020

Amei
Poemas encantadores! Alguns bem profundos, outros meio indecifraveis.

Virgilio_Luna 19/05/2020

O mundo sem espaços para Hildas Hilsts
"Para cantar mais alto é preciso
Desdobrar-se em afetos e amar
Seja o que for, luares e desertos
E cantigas de roda e ditirambos"

A sensação de ler Hilda é a da presença de algo invisível, de um fino tecido de fantasia dito por aquele que é, por excelência, o que diz além da verdade: o poeta.

A verdade da poesia vem de seu modo de compreender o comportamento, de perceber o movimento das coisas, ou daquilo que é e não é. Muito mais que definições de amor, Hilda nos mostra seu comportamento dual, ódio-amor, asas que não se concretizam, mas se refazem, mesmo assim, inventando o amor, como as crianças inventam a alegria.

É presença? Não. Presença daquilo que está ausente, melhor: daquele que está ausente.

"Na madrugada

Porque de amor
Tenho vivido

Simples e atemporal

Mari Gil 15/06/2020

Os mais belos versos de amor...
Essa seleção é encantadora, pura, inspiradora e nos transporta até lembranças e sentimentos que já se passaram e também pelo sentir que ainda pulsa. Apaixonante, perfeito... Impossível definir com precisão!

Bruna | @livrosdebruna 28/06/2020

Descoberta sem fim
Aprendi muito nas aulas de literatura sobre poesia mas nelas muito escutava sobre Olavo Bilac, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade.

Pouco tempo atrás ainda ficava na dúvida se chamava uma mulher de "poeta" ou "poetisa". Até que conheci a Hilda Hilst e encontrei em suas frases uma compreensão do meu ser de uma maneira tão intensa que Carlos Drummond nenhum poderia colocar defeito.
Pois bem, desde então : de amor tenho vivido.

Por isso é tão importante ler mulheres e valorizar a literatura nacional ??

Aguinaldo 23/07/2018

de amor tenho vivido
Nesse pequeno livro estão reunidos 50 poemas inspirados pelo amor, cousa que a autora deles viveu plenamente, sem amarras, sem pudor, sem afetação. Hilda Hilst sempre estará numa coletânea dos mais importantes poetas brasileiros de todo e qualquer tempo. Esse livrinho dá uma pequena mostra da técnica e capacidade alegórica de Hilda, funciona como uma porta de entrada para seu universo mágico. Os poemas foram produzidos e publicados em um largo período de tempo, os mais antigos em "Presságio", livro seu de 1950, os mais recentes no "Cantares do sem nome e de partidas", de 1995. A edição é caprichada (foi produzida por conta da homenagem que neste ano a FLIP faz a Hilda), oferece ao leitor ilustrações belíssimas de Ana Prata (cousas engendradas a partir de pinturas a óleo, encomendadas e inspiradas nesse projeto, nos poemas reunidos nele). Cada poema guarda uma alegria e uma dor, imagens sempre potentes e um rigor formal qualificado. Como todos poemas de amor já escritos pelos homo sapiens sapiens há lirismo no limite do patético e iras colossais, sanguíneas, coalescidas pela dor. Num curto posfácio se conta algo da agitada biografia de Hilda Hilst e se listam os livros de onde brotaram os 50 poemas nele reunidos: Presságio; Balada de Alzira; Balada do festival; Roteiro do silêncio; Trovas de muito amor para um amado senhor; Ode fragmentária; Trajetória poética do ser; Memória, noviciado da paixão; Da morte. Odes Mínimas; Cantares de perda e predileção; Poemas malditos, gozosos e devotos; Sobre a tua grande face; Amavisse; Do desejo; Da noite; Cantares do sem nome e de partidas. Não é possível que eu leia Hilda Hilst e não lembre da Misa e do Péricles, daqueles dias em que vivíamos todos "drowing in honey, stingless". Estes poemas não foram feitos para serem lidos em dias sombrios. O sujeito leitor precisaria ser obrigado a guardá-los para dias alegres, estivais, plenos. Vale!
Registro #1294 (poesia #96)
[início: 12/05/2018 - fim: 16/07/2018]
"De amor tenho vivido: 50 poemas", Hilda Hilst, ilustrações de Ana Prata, São Paulo: Editora Schwarcz (Grupo Companhia das Letras), 1a. edição (2018), capa-dura 15,5x20,5 cm., 96 págs., ISBN: 978-85-359-3089-4

site: http://guinamedici.blogspot.com/2018/07/de-amor-tenho-vivivo.html

carol 03/09/2020

Primeira vez que li Hilda e amei demais. Vou procurar mais obras dela. Simplesmente lindo de todos as formas.

Joyce 03/02/2021

Sobre lê poemas..
Não lembro de ter lido um livro de poemas por inteiro, entao, este é meu primeiro.

Foi uma experiência um pouco diferente, ele me trouxe sentimentos diversos, e acredito ter sido isso que a Hilda quis evidenciar em seus versos.

Lembro que a primeira coisa que pensei quando iniciei a leitura foi: será que os poemas dela sao sempre essa busca constante pelo amor? Esse amor que me parece algo platônico na maioria das vezes? Esse amor que dói e que aprisiona? Será essa dor vivida pelo eu lírico da Hilda? Foram meus primeiros questionamentos.

Como leiga, foi sútil ao meus olhos, entender as questões que iam além de seus versos, perceber os temas que ela trazia. Claro que isso tem uma relação com o fato da proximidade que temos com xs escritorxs.

Nessa obra ela apresenta questões referentes ao amor e a relação com o ser amado, dos conflitos, das dores, das mágoas, da busca constante pela liberdade. Liberdade não como algo abstrato, mas como fim último no processo de ruptura com a dor causada por aquilo que se compreende como amor e suas contradições. Mas ao mesmo tempo, o amor seria um paradoxo, pois seria via para essa liberdade, seria ele quem proporcionaria a realização dos sonhos, dos desejos que ora são os seus ora são os do ser amado.

A Hilda utiliza de muitas metáforas em seus versos, o que numa leitura desapercebida, esvazia-se dos sentimentos que ela traz.

Maia 27/03/2021

Excelente seleção de poemas desta poeta com tantos matizes e facetas, aqui tematicamente selecionados poemas de amor e paixão.

Sancha 12/06/2021

"Me fizeram de pedra Quando queria Ser feita de amor"
A obra é uma coletânea das principais poesias que em sua essência retratam o amor, entrega, paixões, desencontros e despedidas,  tanto que observamos a presença de Ricardo, Dionísio e Túlio, nomes que marcam a sua obra poética.
Este livro foi construído  a partir da 16ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) da qual Hilda Hilst foi homenageada.

Mari 14/06/2021

poético
achei muito avançado pro meu gosto nem entendi alguns poemas mas bem poético vibes

Marina 24/06/2021

A sensibilidade e a força nas palavras da Hilda é certeira. Não tenho costume de ler poemas, mas esse livro é maravilhoso, deslumbrante, tocante e incrível!!! Esteja preparado para sofrer.

Marília Medeiros 15/07/2021

Vida & Morte
Poesias reunidas de diversas obras da Hilda.
Quanto a mim: de amor tenho vivido e por ele ei de morrer.

Aline 02/01/2022

Estou apaixonada
Me apaixonei por esse livro, me apaixonei pelos versos, me apaixonei pelas imagens? dá para sentir o amor em casa poema. Simplesmente lindo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5