A Noite dos Mortos-Vivos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Gustavo_Caetano0201 02/03/2024

Um Clássico Antigo e Atual ao Mesmo Tempo
Primeiramente, acho importante informar que são dois livros em um (A Noites dos Mortos Vivos e A Volta dos Mortos Vivos), e portanto vou falar deles separados e depois da obra como um todo.
Em A Noite dos Mortos Vivos acompanhamos a saga de alguns sobreviventes que se refugiam em uma casa por conta do caos e do perigo causados pelos mortos vivos que, de alguma forma, voltaram a vida e buscam loucamente consumir carne humana a qualquer custo.
A primeira coisa que preciso apontar é a forma magnífica que o autor inicia a história, logo no primeiro capítulo você já sente o primeiro choque e fica claro como água que aqui não há misericórdia e muito menos favoritismo com os personagens, coisa muito característica de filmes de terror dos anos 70, 80 e 90 (com as chamadas "final girls" e coisas do tipo). Isso por si só, já é um grande diferencial e também é a intenção dos autores John Russo e George Homero, que idealizaram a obra, primeiro com a proposta, depois em forma de roteiro e por fim, a novelização que temos em mãos (escrita por John Russo). Desde o início, inclusive à partir da introdução do livro, o autor deixa bem explícito que a ideia era fazer com que aquela fosse uma situação muito real, onde os personagens pudessem ser o mais humanos possível, pro bem e pro mal, e a forma como fizeram isso no livro é brilhante, desde os conflitos entre os personagens até a forma como cada um reage aquela situação, as características deles como coragem e covardia, descontrole e discernimento entram em evidência e em contato direto o tempo todo. Ninguém ali é santo ou está isento de erro, a única coisa que possuem em comum é o medo e a noção de que, naquela situação, sua única chance é a cooperação.
Outra coisa que se desenvolve muito bem na história é a noção de que aquela é uma situação mundial, isso está acontecendo com todo o mundo e eles não são os únicos encurralados e precisando lutar pra sobreviver, e ao mesmo tempo, também não é como em The Walking Dead por exemplo, aqui a bala consegue resolver muito bem a situação e a sociedade não entra em colapso por assim dizer, portanto a contaminação aqui fica em segundo plano, o mais importante é a forma como as pessoas, cidadãos comuns, vão reagir a isso.
E o mais incrível disso tudo é que a história é construída na base do "E se?", "e se tal pessoa tivesse feito isso?" ou "e se outra não tivesse feito aquilo?" ou até "e se eu não estivesse aqui?". Vemos as ações dos personagens resultarem ou não, funcionarem ou não e por mais frustrante que seja não tem saída fácil ou caminho pré indicado, a sobrevivência deles é incerta e quando o leitor se dá conta disso... O impacto é tremendo. É como se o tempo todo, nós que vemos tudo em 3° pessoa soubéssemos de informações que os personagens não possuem e portanto, não temos como ajudá-los, só podemos assistir tudo se desenrolar.
Acho que as palavras para descrever esse livro são: VISCERAL e IMPLACÁVEL. O mais irônico é saber que essa história que influenciou tantas outras, fonte de tantos clichês que viriam depois, tantos lugares comuns e ainda assim, é muito mais original, muito diferente e principalmente muito atual, comparado ao tanto de material ruim que vemos. A diferença fica nítida.
Já em A Volta dos Mortos Vivos, toda a crítica acima se mantém, a única diferença está na abordagem que os autores dão. Se antes eles estavam encurralados, agora a história se desenvolve em múltiplos cenários, e se antes podiam contar (mesmo que relutantemente) com os outros, aqui os inimigos de verdade são os próprios seres humanos. Além disso, assuntos como estupro, fanatismo religioso e crueldade humana são bem acentuados nesse livro. A história fica ainda mais eletrizante e com muito mais ação, e nós como leitores conseguimos ver o amadurecimento daquela narrativa e de seus escritores, ouso dizer que gostei mais dessa história do que da primeira, que por si só já é sublime.
Por fim, gostaria de tratar sobre alguns comentários negativos que vi sobre os livros, e realmente acho que alguns são bem pertinentes como os que falam sobre o final por exemplo, que muitos não gostaram e outros muitos sim (eu particularmente adorei) e acho que é muito relacionado a forma como se vê a obra, é bem diferente do que estamos acostumados. Acredito que a maioria dos comentários negativos são de pessoas que decidiram ler o livro mas não conseguiram entrar no que o autor quis trazer aqui, ficando muito presos a noção mais básica do que conhecemos como terror ou zumbis, a proposta aqui é outra e acredito que só não foi o que muitos deles esperavam encontrar. Sobre a escrita ser ruim, discordo totalmente, não apenas é uma leitura muito fluída, fácil e instigante, como também é super bem adaptada do roteiro. Os filmes aliás, recomendo assistir depois da leitura dos livros, é muito mais interessante.
Para mim não há outra conclusão, é um 5 estrelas favoritado, me surpreendeu do início ao fim, me deixou chocado, abalado, horrorizado, com raiva, esperançoso e principalmente com medo pelos personagens, o que pra mim é bem mais potente do que o medo dos zumbis por si só. Leitura excelente que recomendo a todos que se permitirem entrar na proposta.

Evelyn 13/02/2024

Depois de uma pandemia em 2020 esse livro é fraco
Mais bonito do que bom. Faltou uma história mesmo. Senti que foi um livro escrito por uma pessoa que queria escrever sobre zumbis e foi isso que fez. Somos apresentados a esses seres, eles matam, as personagens morrem, passa um tempo e a história se repete. Muitas perguntas ficam em aberto em relação aos zumbis e as personagens. As informações são apresentadas e não são mais desenvolvidas, se tornando frívolo. Esse é um livro escrito em 1968, quando telefones, internet e casas com muros não existiam nos Estados Unidos, deixando a história com questões que seriam impossíveis de ocorrer no Brasil de hoje. Dessa forma, não consegui me conectar com essa história que parece não ter um objetivo.

Magne 15/07/2023

Terror 10, tbm
Leiam pra crl, vale muito.
Nem quero escrever mais.
Só vão
Leiam
Se não gostar, reclamem aqui.
Abraços.
P.s. repeti a resenha. Rsrsrsr

Nando Borges 07/12/2022

Fraco
Bom, é preciso levar em consideração a época em que foi escrito pra poder abstrair várias coisas. Os papéis das mulheres eram bem rasos, limitando-se a um comportamento desequilibrado e demente em sua maior parte, isso sem falar no soco na cara que a Bárbara leva apenas por estar nervosa. Bom, adorei a edição do livro com o furo no meio da capa mas detestei a história.

Emy 09/09/2022

É cansativo no início mas depois o livro te prende.
Devo adimitir que no início eu não aguentava mais olhar para esse livro, ele é bem pesado e em algumas partes decepcionante, mas chega em um dado momento que ele te prende de um jeito que a cada página você fica mais ansioso, não me arrependo nem um pouco de ter insistindo em terminar de lê-lo.
O maior defeito dele na minha opinião é que as letras são muito pequenas e acabava me dando dor de cabeça.

mirrorbel 04/07/2022

um clássico é um clássico
demorei pra ler porque não é muito meu tipo de leitura mas amei o livro, o clássico da história da noite dos mortos vivos com a narração do terror dos personagens, vou dizer a história te deixa de fato muito envolvido gente é babado

Caio.Rocha 22/06/2022

2 clássicos em 1 ...
Duas ótimas histórias contando o primeiro clássico com "A madrugada dos mortos vivos" e outro clássico com "A volta dos mortos vivos", duas narrativas que te prende do começo ao fim e que te surpreende no final das duas histórias, isso sim é um livro de zoombie

Paulinha 23/05/2022

Demorei um mês para terminar a leitura! A história até que é muito interessante, o
problema sou eu q estou sempre com preguiça.

Daniel 15/05/2022

Livro bonito, história fraca
Livro contém muitos detalhes (as vezes nem sempre muito necessários) porém a história é péssima, onde há todo o trabalho com o desenvolvimento dos personagens "principais" e a finalização é feita de uma maneira péssima. Acredito que ao se tratar de zumbis, não tenha que existir um final feliz com flores e tudo mais, porém acho que faltou criatividade ao finalizar a história dos personagens. Ponto positivo é a forma como os detalhes sangrentos são contados, fazendo com que o leitor sinta um certo "terror".

Daphine 05/05/2022

Esperava mais
Só li o primeiro livro (são duas histórias nessa edição) e não gostei do final angustiante e injusto. Acabou que me deixou sem vontade de ler a outra kkk

maju.Munimu 07/03/2022

A noite dos mortos livros kk
Um livro bem chatinho, admito que não sou a maior entusiasta de histórias com zumbis, mas mesmo assim eu esperava bem mais. O livro em si na edição da darkside já se vale ter na estante pois ele é com toda certeza uma obra de arte, super bem acabado e uma lindeza. Porém, o texto em si é cansativo e no final eu já tava querendo era que todo mundo morresse logo, principalmente na primeira parte, a segunda parte foi ainda mais exaustiva, só que eu gostei do final, e só pelo final eu dei mais 0,5 estrela, porque durante toda a leitura eu tinha certeza de que esse livro estaria entre 1,5 e 2 estrelas, como o final conta muito, subiu pra 2,5 considerando também que beldade esse livro é na minha estante.

Lygia X. 29/01/2022

São 2 livros em 1 edição: A noite dos mortos vivos e A volta dos mortos vivos. Ambos prenderam minha atenção de forma que eu me assustava com barulhos enquanto lia, mas o fim do primeiro livro me deixou frustrada, quase como uma apelação. O segundo livro redimiu a sensação ruim do final do primeiro.

Rosana.Oliveira 25/01/2022

Um livro bem raiz sobre zumbis
Trata-se de dois livros em uma edição, contando duas das primeiras histórias de zumbis, sem dó nem piedade.

1 | 2 | 3 | 4