Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas Dale Carnegie

Resenhas - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

JAlia.Juju 01/08/2023

Um guia para a vida
Contém inúmeros e valiosos ensinamentos que dialogam com vários exemplos citados pelo autor. A leitura não é fluida devido aos exemplos que, por algumas vezes, se fazem desnecessários e às propagandas do livro no próprio, tanto na introdução quanto no seguimento do enredo.

Polyane Cardoso 31/07/2023

Esperava mais
É um bom livro, os ensinamentos são bons, mas é bem enrolado nos exemplos, o que torna um pouco cansativo.

May 31/07/2023

Confesso que tinha um certo preconceito com esse livro por conta do nome, mas depois de muitas indicações, resolvi dar uma chance, e me surpreendeu muito positivamente, foi uma leitura um pouco mais demorada, porque segui a dica de reler pelo menos duas vezes cada capitulo, mas é um livro de linguagem simples, com muitos ensinamentos que pretendo levar pra vida.

Poly 31/07/2023

Mais ou menos repetitivo demais
O livro é bom considerando um panorama geral, mas poderia ter acabado muito menos. Não sei se é porque peguei uma edição mais velha, mas tudo parecia muito lotado de exemplos e demorava demais pra chegar no ponto que se precisa. Acredito que seja mais um livro pra saber lidar com pessoas que funciona, mas acaba sendo muito mais do mesmo pra alguns.

Flávio Fucks 29/07/2023

MUITO BOM
Mesmo depois de décadas que foi lançado esse livro continua sendo um fenômeno, repasse "regras simples" muitas vezes ignoradas mas se forem feitas farão uma diferença enorme na tua vida.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Como fazer amigos e influenciar pessoas" de Dale Carnegie

"Como fazer amigos e influenciar pessoas" é um livro icônico escrito por Dale Carnegie e lançado em 1937, que continua sendo um dos best-sellers mais influentes do mundo, com mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. A duradoura popularidade do livro pode ser atribuída ao fato de que ele aborda questões fundamentais relacionadas à interação humana e à comunicação, que são universais e atemporais.

Dale Carnegie originalmente escreveu o livro como um guia prático para um curso de relações pessoais que ele estava ministrando nos Estados Unidos. No entanto, o livro rapidamente transcendeu suas raízes educacionais e se tornou uma obra de referência em relacionamentos pessoais, profissionais e interpessoais. A razão para esse sucesso é que ele aborda um problema que é de interesse universal: a compreensão das complexidades das relações humanas.

O cerne da filosofia de Carnegie é baseado na empatia e na compreensão. Ele enfatiza a importância de ver o mundo através dos olhos do outro e de compreender a perspectiva do seu interlocutor. Isso implica em evitar julgamentos e críticas e, em vez disso, buscar genuinamente entender e valorizar o outro. Não se trata de fingir ser alguém que não somos, mas de se conectar com o outro de maneira autêntica.

Carnegie apresenta uma série de técnicas práticas que podem ser aplicadas para alcançar esse objetivo. Uma das ideias centrais do livro é a importância de evitar críticas e condenações, reconhecendo que as pessoas tendem a se defender quando são criticadas. Em vez disso, ele encoraja o uso de elogios sinceros como uma forma eficaz de motivar e influenciar os outros. Carnegie acredita que o desejo de se sentir importante é uma das necessidades humanas mais profundas e que elogios sinceros podem ser uma maneira poderosa de satisfazer essa necessidade.

Outra técnica crucial que Carnegie destaca é a importância de lembrar o nome das pessoas e usá-lo regularmente nas interações. Ele argumenta que o nome de alguém é a palavra mais importante em qualquer idioma, pois destaca a singularidade da pessoa e cria uma conexão mais pessoal. Isso demonstra respeito e interesse genuíno pelo outro.

O livro também aborda como fazer as pessoas gostarem de você, destacando seis maneiras de alcançar esse objetivo. Carnegie enfatiza a necessidade de ser sinceramente interessado nas outras pessoas, sorrir, lembrar o nome delas, ouvir atentamente, falar sobre tópicos que as interessem e fazê-las se sentirem importantes. Ele argumenta que ao reconhecer a importância de fazer os outros se sentirem valorizados e apreciados, podemos criar relacionamentos mais positivos e duradouros.

Na seção que trata de como levar as pessoas a pensarem do seu jeito, Carnegie sugere evitar discussões diretas e enfatiza a importância de ouvir ativamente as perspectivas dos outros. Ele incentiva a abordagem da persuasão de maneira indireta, permitindo que a outra pessoa pense que a ideia foi dela e enfatizando os pontos em comum antes de abordar as diferenças. Isso é baseado na ideia de que as pessoas são mais receptivas quando se sentem ouvidas e respeitadas.

A última seção do livro aborda como ser um líder eficaz, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Carnegie sugere que o reconhecimento e o elogio sincero são ferramentas poderosas para inspirar as pessoas a realizar seu melhor trabalho. Ele também enfatiza que os líderes devem ser exemplos de conduta e reconhecer que as pessoas são motivadas pela busca de uma boa reputação.

Embora "Como fazer amigos e influenciar pessoas" tenha suas críticas, a abordagem de Carnegie continua a ser uma referência valiosa para aqueles que desejam melhorar suas habilidades de comunicação, construir relacionamentos positivos e influenciar os outros de maneira ética e eficaz. O livro ressoa com a ideia de que, para ter sucesso nas relações interpessoais, devemos colocar os outros em primeiro lugar e valorizar a importância da empatia, da compreensão e do respeito mútuo.

As técnicas e princípios apresentados no livro são simples, mas extremamente eficazes quando aplicados de forma consistente. Eles se baseiam em empatia, compreensão e respeito pelos outros, criando relacionamentos positivos e produtivos. Carnegie acredita que as pessoas são emocionais e suscetíveis a elogios e reconhecimento, e seu livro oferece um guia prático para aproveitar essas emoções de maneira construtiva.

No entanto, é importante notar que o livro não incentiva a manipulação ou a falsidade. Carnegie enfatiza a importância da sinceridade e da genuinidade em todas as interações. Ele acredita que quando agimos com respeito e compreensão em relação aos outros, podemos alcançar o sucesso sem prejudicar os sentimentos ou a autoestima das pessoas ao nosso redor. "Como fazer amigos e influenciar pessoas" é um guia atemporal que nos lembra da importância de sermos humanos e empáticos em nossas interações com os outros, independentemente do tempo ou da época em que vivemos.

Nixolaas 27/07/2023

Leve, muito didático
O livro é um guia muito bom sobre como melhorar suas relações sociais, desde o ambiente familiar até o ambiente de trabalho ou acadêmico. A obra de Dale Carnegie, por mais que seja antiga, da década de 30 ou 40, carrega muitos ensinamentos importantes que, se pararmos para analisar, poucas pessoas aplicam no cotidiano. Mesmo sendo de uma época totalmente diferente, o livro possui uma linguagem simples, direta e com muitos exemplos sobre cada um dos ensinamentos propostos. Pessoalmente, achei que a quantidade de exemplos que o livro dá o tornaram um pouco monótono, mas fora isso, o livro é ótimo!

Lucas1429 26/07/2023

Um Guia Sobre Relacionamento Interpessoal
Excelente livro com lições valiosas sobre a principal habilidade das pessoas que obtêm sucesso, o relacionamento interpessoal.
Alguns dos princípios nós temos a sensação de serem óbvios, mesmo assim, esquecemos de aplicá-los no nosso dia a dia.
Algo interessante na obra é que cada um dos princípios é descrito com casos reais de seus alunos ou de personalidades conhecidas.
Livro muito bom para consultá-lo quando houver alguma situação em que nós tivermos a sensação de que poderíamos ter conduzido de forma mais adequada. Gostei bastante e pretendo o ler mais vezes.

Bianca.Patricia 24/07/2023

É uma leitura necessária.
"O feijão com arroz funciona" é uma ótima definição para esse livro, é básico e pontual, ideal como porta de entrada no desenvolvimento pessoal. Com simplicidade e uma sensibilidade ímpar, entrega diversos ensinamentos sobre empatia e prova que o óbvio as vezes não é tão óbvio assim. Recebi diversos tapas com luva de seda, gostei disso, principalmente por ter-me feito reavaliar os meus próprios comportamentos.

Acredito que uma leitura vale a pena quando ela nos transforma, não apenas reafirma as nossas próprias crenças. É um livro que pretendo reler futuramente. Obrigada, Carnegie!

Josiano.Lima 22/07/2023

Que livro maravilhoso
Cada dia mais necessário, pois a demanda por melhores práticas ao lidar com pessoas segue sendo uma necessidade urgente nos dias atuais.

Keidyagarcia_ 19/07/2023

Bom...
O livro ensina lições fáceis de colocar em prática.

Cada capítulo termina com uma pequena revisão.

Várias histórias ajudam a contextualizar o livro.

O autor escreve muito bem.

Muitos capítulos são praticamente repetições de capítulos anteriores.

Isabely77 17/07/2023

Todo mundo deveria ler
O melhor livro da minha vida!!! Sempre indico e vou sempre indicar. Nos faz refletir muito sobre como está nos agindo com as pessoas ao nosso redor.

Kariny.Klenp 16/07/2023

Muito bom estudar sobre inteligência humana, levo esse livro como um bom aprendizado para toda a minha vida

Lanny 14/07/2023

Só interessante!
Até a metade do livro, o conteúdo é interessante, depois disso, achei bem repetitivo. Fora a questão de narrativas exemplificativas no começo de cada título que acabam ficando cansativas. Mas dá pra extrair um pouco de conhecimento sobre como relacionar-se com as pessoas.